Google+ Badge

Thursday, June 25, 2015

Escritores Ingleses em Filmes Biográficos

1- William Shakespeare (26/04/1564 - 23/04/1616)  As suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permanecem vivos até os nossos dias, sendo revisitados com frequência, especialmente no teatro, na televisão, no cinema e na literatura.
Última Vontade & Testamento - Last Will and Testament (2012) 
O debate sobre quem escreveu as obras atribuídas a William Shakespeare é explorado começando com os prós e contras que cercam a história ortodoxa de William que ha muito tempo tem sido abraçada pelo meio acadêmico. O documentário também escava em possíveis autores alternativos; e detalha os eventos históricos da era da Rainha Elizabeth da Inglaterra.
Shakespeare Apaixonado - Shakespeare in Love (1998)  dirigido por John Madden, co-produzido por Estados Unidos da América e Reino Unido.
William precisa escrever uma nova peça de teatro, uma história de amor com fim trágico, mas está sofrendo um bloqueio. Ao apaixonar por Lady Viola, ele volta a ter inspiração e escreve a peça Romeu e Julieta. Na época, mulheres não podiam interpretar peças de teatro, mas Lady Viola se veste de homem para poder participar da peça dele.


2- John Wilmot no espiritismo, é conhecido como J. W. Rochester (01/01/1647 - 26/07/1680) foi um libertino inglês, célebre figura da corte da Restauração inglesa e patrono das artes. Amigo do rei Carlos II e escritor de muita poesia satírica e obscena. Alem do inglês ele sabia o latim, o grego, o francês e o italiano.
Em 1661, aos 14 anos recebeu o título de Mestre das Artes da Universidade de Oxford. Ele foi para a França e a Itália; onde se tornou um intelectual carismático e prestigiado pela alta sociedade.
Em 1667, ele se casou com Elizabeth Mallet, com quem teve quatro filhos. No mesmo ano teve uma filha com a atriz Elizabeth Barry.
O Libertino - A história do Poeta John Wilmot (2004)  Dirigido por Laurence Dunmore, é uma adaptação da peça homônima de Stephen Jeffrey. 
Ele combateu a Marinha holandesa, envolveu-se em homicídio, escândalos sexuais, alcoolismo, charlatanismo e exercício ilegal da medicina.
Na casa dos trinta, já com a saúde em franco declínio por conta de sífilis, alcoolismo e depressão, dita suas memórias ao sacerdote Gilbert Burnet. As suas poesias hoje são sucesso de crítica.

3- Samuel Taylor Coleridge (21/10/1772 - 25/07/1834) era critico literário, filosófico e poeta. A sua principal obra é Biografia Literária (1817),
 uma série de dissertações e notas autobiográficas sobre diversos temas, entre os quais destacam-se suas observações literárias.
4- William Wordsworth (07/04/1770 - 23/04/1850) era um poeta  românticoOs dois são considerados fundadores do romantismo na Inglaterra. Eles escreveram em parceria Baladas líricas (1798), que se tornou um marco da poesia inglesa e em que se destaca a  famosa Balada do antigo marinheiro. O próximo filme  é a respeito do relacionamento entre eles.
  Confusão - Pandaemonium (2000)  dirigido por Julien Temple. 

5- Jane Auten (16/12/1775 - 18/07/1817) algumas de suas novelas foram transformadas em filmes como: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Emma.
Os dois próximos filmes são a respeito de sua vida.  O primeiro filme mostra Jane na juventude e o segundo nos ultimo dias de sua vida.
Amor e Inocência  (2007) é um filme inglês do diretor Julian Jarrold.
.O filme retrata o  romance de Jane com Thomas Lefroy, um advogado que fora obrigado por seu tio a ir passar um tempo com seus parentes. Com má fama, Thomas conquista Jane, e Jane o conquista com seu jeito diferente de ser e de pensar. O romance teria inspirado a obra Orgulho e Preconceito.

Austen Arrependimentos (2007) é um filme dirigido por Jeremy Lovering. Com base nas cartas sobreviventes de Jane a sua irmã Cassandra e sua sobrinha Fanny.  


6- George Gordon "Lord" Byron, 6º Barão Byron  ( 22 de janeiro de 1788 —  19 de abril de 1824). Ele é muitas vezes descrito como o mais extravagante e notório dos maiores poetas românticos  e permanece vastamente lido e influente. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão os extensos poemas narrativos Don Juan e A Peregrinação de Childe Harold e o curto poema lírico "She Walks in Beauty".
Byron (2003) é um filme britânico dirigido por Julian Farino.
Ele era filho do capitão John "Mad Jack" Byron e sua segunda esposa, Catherine Gordon. O seu pai era um soldado violento e acumulava monstruosas dívidas, fato que,  rendeu-lhe o apelidou de “Jack Louco”. O pai de Byron seduzira anteriormente a Marquesa de Carmarthen, que, após se divorciar de seu marido, casou-se com ele. O tratamento que ele lhe conferia foi considerado "brutal e vicioso", e ela veio a falecer após ter dado a luz a duas filhas, das quais apenas a primeira sobreviveu: a meia-irmã de Byron, Augusta. A sua mãe Catherine era uma órfã e herdeira escocesa. Ela teve que vender suas terras e título para pagar dívidas de seu novo marido. Depois de sua mãe perder toda a riqueza o seu pai de separou dela. 
George Byron percorreu toda a Europa, especialmente a Itália, onde viveu durante sete anos. No fim da vida, ele juntou-se à Guerra de independência da Grécia contra o Império Otomano, motivo pelo qual muitos gregos reverenciam-no como um herói nacional. Ele foi tanto festejado quanto criticado em sua vida pelos excessos aristocráticos, incluindo altas dívidas, numerosos casos amorosos com homens e mulheres, além de boatos de uma relação escandalosa com sua meia-irmã, e auto-exílio.
 A sua filha, Ada Lovelace, colaborou com Charles Babbage para o engenho analítico, sendo considerada assim uma espécie de madrinha da ciência da computação. 
Image result for Mary Shelley frases

7- Mary Shelley - Mary Wollstonecraft Shelley, nascida Mary Wollstonecraft Godwin ( 30 de agosto de 1797 — 1 de fevereiro de 1851), mais conhecida por Mary Shelley foi uma escritora britânica, filha do filósofo William Godwin e da pedagoga e escritora Mary Wollstonecraft.

Mary Shelley foi autora de contos, dramaturga, ensaísta, biógrafa e escritora de literatura de viagens, mais conhecida por seu romance gótico, Frankenstein: ou O Moderno Prometeu (1818).

8- Percy Bysshe Shelley (4 de agosto de 1792 — 8 de julho de 1822) foi um dos mais importantes poetas românticos ingleses.
Percy é famoso por obras tais como Ozymandias, Ode to the West Wind, To a Skylark, e The Masque of Anarchy, que estão entre os poemas ingleses mais populares e aclamados pela crítica. Seu maior trabalho, no entanto, foram os longos poemas, entre eles Prometheus Unbound, Alastor, or The Spirit of Solitude, Adonaïs, The Revolt of Islam, e o inacabado The Triumph of Life. The Cenci (1819) e Prometheus Unbound (1820) são peças dramáticas em 5 e 4 atos respectivamente. Ele também escreveu os romances góticos Zastrozzi (1810) e St. Irvyne (1811) e os contos The Assassins (1814) e The Coliseum (1817).
Remando ao Vento - Rowing with the Wind - Remando al vento  (1988)  é um filme espanhol descrito e dirigido por Gonzalo Suárez. O filme ganhou sete prêmios Goya. Trata-se da escritora inglesa Mary Shelley e seu círculo.

No verão de 1816, o poeta inglês Percy Shelley, sua futura esposa Mary Shelley  e a meia-irmã de Mary e sua companheira Claire Clairmont estão em férias com Lord Byron e seu médico John William Polidori em uma casa de campo Alugado por Byron no lago Genebra, Switzerland. Byron desafia cada um dos amigos a escrever uma história de horror, e Mary começa seu romance, Frankenstein. Ela imagina o monstro tornando-se real, e para os próximos seis anos, como a tragédia acontece aqueles ao seu redor, ela acredita que a criatura de sua imaginação é a causa. Enquanto isso, Claire tem o bebê de Byron, está distante dele e proibido de ver sua filha. Byron e Percy continuam. Os Shelleys se movem perto de Pisa.
Hugh Grant como Lord Byron
Lizzy McInnerny como Mary Shelley
Valentine Pelka como Percy Bysshe Shelley
Elizabeth Hurley como Claire Clairmont

José Luis Gómez como John Polidori

9 - John William Polidori (7 de setembro de 1795 - 24 de agosto de 1821) foi um escritor inglês e médico. Ele é conhecido por suas associações com o movimento romântico e creditado por alguns como o criador do gênero vampiro de fantasia e ficção. Sua obra mais bem sucedida foi a história 1819 curta, O Vampiro , uma das primeiras histórias de vampiros em Inglês. Embora originalmente e erroneamente acreditado em Lord Byron , Byron e John ambos afirmaram que a história é de Polidori.


Haunted Summer - Assombrado Verão (1988) é um filme  dirigido por Ivan Passer.
Em 1816, os autores Lord Byron, Mary Shelley  e Percy Shelley encontram-se para algumas discussões filosóficas, mas a situação deteriora-se logo nos jogos da mente, nas drogas, e no sexo. É uma ficção do verão que Lord Byron e os Shelleys, juntamente com o ex-amante de Lord Byron e seu médico, John Polidori, passaram na isolada Villa Diodati pelo Lago Genebra. É lá que eles planejam um concurso para apresentar a melhor história de horror para matar o aborrecimento do verão. É também lá que um dos livros mais famosos do mundo recebeu vida - Frankenstein de Mary Shelley.

Estrela Philip Anglim como Lord Byron, Eric Stoltz como Percy Shelley, Alice Krige como Mary Wollstonecraft Godwin, Alex Winter como Dr. John William Polidori e Laura Dern como Claire Clairmont


10- John Keat ( 31 de outubro de 1795 -  23 de fevereiro de 1821) foi um poeta inglês. Foi o último dos poetas românticos do país, e, aos 25, o mais jovem a morrer.A sua obra começou a ser publicada apenas quatro anos antes de sua morte. Durante sua vida, seus poemas não foram geralmente bem recebidos pelos críticos; sua reputação, no entanto, cresceu à medida que ele exerceu uma influência póstuma significativa em diversos poetas posteriores, como Alfred Tennyson e Wilfred Owen. 


 Brilho de uma Paixão - Bright Star (2009) é um filme dirigido por Jane Campion. A história do filme é baseada nos três últimos anos da vida do poeta John Keats, focando seu relacionamento com Fanny Brawne.
A poesia de Keats é caracterizada por um imaginário sensual, mais visível na sua série de odes. Atualmente seus poemas e cartas são consideradas entre as obras mais populares e analisadas na literatura inglesa. Filho de um cavalariço enriquecido, órfão a partir de 1804, muito jovem entusiasmou-se pela Grécia Antiga. Trabalhou como aprendiz de cirurgião durante cinco anos e depois foi nomeado externo do Guy's Hospital.
Ele estudou para ser farmacêutico, chegando mesmo a se formar. Porém, seu interesse por idiomas (dominava o latim e o francês), por história e mitologia o levou a exercer a literatura.
Em 1817, contra o conselho de amigos, publicou seus Poemas 
Entre 1818 e 1819, concentrou-se em dois poemas importantes. Endymion e Hyperion (inacabado)
Ele conhece Fanny Brawne, a grande paixão de sua vida. 
Em 1820, ele teve que separar-se dela devido à tuberculose que ele havia contraído. Foi para a Itália, onde morreu poucos meses depois. Sobre seu túmulo, no Cemitério Protestante de Roma, foi esculpida a inscrição que ele mesmo redigira: Here lies one whose name was writ in water (Aqui descansa um homem cujo nome está escrito sobre a água). E foram publicados Lamia, Isabelle, A vigília de Saint Agnes, Hyperion e cinco Odes. Os erros e imperfeições de seus poemas iniciais haviam desaparecido totalmente.


11- Elizabeth Barrett Browning ( 6 de março, 1806 - 29 junho de 1861) foi uma das mais proeminentes poetas ingleses da era vitoriana. A sua poesia era extensamente popular na Inglaterra e nos Estados Unidos durante sua vida. A mais velha dos 12 filhos, Elizabeth foi educada em casa. Ela escreveu poesia a partir dos seis anos de idade e este foi compilado por sua mãe,  o que é hoje uma das maiores coleções juvenil existentes  por qualquer escritor Inglês. Aos 15 anos ela ficou doente, sofrendo dores intensa na coluna para o resto de sua vida, tornando-a frágil.  A Sua primeira coleção adulta, O Seraphim e outros poemas, foi publicada em 1838. Durante esse tempo, ela contraiu uma doença, possivelmente, a tuberculose, o que a enfraqueceu ainda mais. Ela escreveu prolificamento entre 1841 e 1844. Ela fez campanha para a abolição da escravatura e seu trabalho ajudou a influenciar na reforma da legislação do trabalho infantil. Poemas de volume de Elizabeth (1844) se tornou grande sucesso. 
  1. Família Barret - The Barrets of Wimpole Street (1934) é um filme americano  que descreve o romance entre Elizabeth e Robert, apesar da oposição de seu pai Edward. 
Durante esse tempo, ela conheceu e se correspondia com o escritor
12-  Robert  Browning (07 de maio de 1812 - 12 de dezembro de 1889) foi um poeta e dramaturgo Inglês cujo domínio do monólogo dramático, fez dele um dos principais poetas Vitorianos. os seus poemas são conhecidos por sua ironia, caracterização, humor escuro, comentário social, cenários históricos, e vocabulário e sintaxe desafiadora. O poema longo Pauline trouxe-o à atenção de Dante Gabriel Rossetti, e foi seguido por Paracelso, e foi elogiado por  Dickens, mas em 1840 a difícil Sordello, que era visto como deliberadamente obscura, trouxe descrédito a sua poesia.  Levou mais de uma década para a sua  reputação se recuperar, durante o qual ele se afastou das formas de seu período inicial e desenvolveu um estilo mais pessoal. O namoro e casamento entre os dois foram realizados em segredo, por medo da desaprovação do pai de Elizabeth.
Na sequência do casamento, ela foi deserdada pelo pai e rejeitada por seus irmãos.
 na época era consideravelmente mais conhecida do que ele mesmo. Assim começou um dos mais famosos casamentos literárias da história.
O casal se mudou para a Itália em 1846, onde ela iria viver para o resto de sua vida. Eles tiveram um filho, Robert Barrett Browning, a quem chamavam Pen.
                                                          Elizabeth e seu filho Pen
 Uma coleção de seus últimos poemas foi publicado por seu marido pouco depois de sua morte.
Elizabeth foi educada em uma família fortemente religiosa, e muito do seu trabalho carrega um tema cristão. Seu trabalho teve uma grande influência sobre escritores proeminentes do dia, incluindo os poetas americanos Edgar Allan Poe e Emily Dickinson. Ela é lembrada por tais poemas como "Como eu amo Thee?" (Soneto 43, 1845) e Aurora Leigh (1856).
  1.  A Família Barrett (1957) estrelou Jennifer Jones e Bill Travers. 
  2. Ele havia publicado a coleção: Os Homens e Mulheres. A coleção Dramatis Persona e o livro do poema épico O Anel, que o tornou um poeta britânico líder. Quando ele morreu em 1889, ele foi considerado como um sábio e filósofo poeta que através de sua poesia tinha feito contribuições para o discurso político e social Vitoriano - como no poema Caliban upon Setebos, que alguns críticos viram como um comentário sobre a teoria recente da evolução. As sociedades para o estudo de sua obra foram fundadas, enquanto ele ainda estava vivo. Tais sociedades permaneceram comum na Grã-Bretanha e os Estados Unidos até o início do século 20.

13- Charlotte Brote nasceu em 21/4/1816 e morreu em 31/03/1855; foi uma escritora e poetisa inglesa, a mais velha das três irmãs Brontë que chegaram à idade adulta. O seu romance mais conhecido foi Jane Eyre com o pseudônimo Currer Bell. O romance foi adaptado para o cinema cinco vezes.

14- Emile Bronte nasceu em 30/07/1818 e morreu em 19/12/1848 foi uma escritora e poetisa britânica, autora do romance O Morro dos Ventos Uivantes, hoje considerado um clássico da literatura mundial. Era a segunda irmã mais velha das três sobreviventes irmãs Brontë, entre Charlotte e Anne. Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell. O Morro dos Ventos Uivante foi adaptado para o cinema doze vezes.
15- Anne Bronte (17/01/1820 - 28/05/1849). Poetisa e romancista, a mais jovem da família. Ela usava o pseudônimo Aston Bell. 
Ela deixou obras como "A Inquilina de Wildfell Salão" e " Agnes Grey ".
As Irmãs Bronte (1979) é um filme francês dirigido por André Téchiné. 
Elas morreram relativamente Cedo, Todas vítima da tuberculose.


16- Charles John Huffam Dickens (07/02/1812 - 09/07/1870) foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. 
O Nosso Segredo - The Invisible woman (2013) dirigido por Ralph Fiennes; é a respeito do relacionamento secreto que ele teve com a atris Nelly Ternan, que durou 13 anos até ele morrer.
 No início de sua atividade literária também adotou o pseudônimo Boz. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Ele contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.
Entre os seus maiores clássicos estão David Copperfield e Oliver Twist um Conto de Natal.

17- Oscar Fingal O' Flahertie Wills Wilde (16/10/1854 - 30/11/1900) foi um influente dramaturgo, escritor e poeta  britânico de origem irlandesa. 
Os Crimes de Oscar Wilde -The Trials of Oscar Wilde (1960)
Na Londres dos anos de 1890, no auge da fama Oscar  provoca a ira do Lorde Queensbury, que -o acusa  de manter um relacionamento romântico, com o seu  jovem. Quando o Lorde processa e ainda difama Oscar, o provocativo artista decide enfrentar na Justiça, revelando sua homossexualidade na tentativa de lutar pela sua liberdade de escolha. Mas naquele momento, diante de uma Inglaterra conservadora, tudo o que Oscar conseguiu foi sua própria derrocada.
Wilde (1997) dirigido por Brian Gilbert. Ele fez malabarismos entre o  casamento, a paternidade e o seu obsessivo amor obsessivo por Lord Alfred Douglas, apelidado de Bosie. Após a ação legal instigada pelo pai de Bosie.
                                 Oscar interpretado por Steven Fry
Oscar se recusou a fugir do país e foi sentenciado a dois anos de trabalhos forçados pelos tribunais de uma sociedade intolerante vitoriana.


18- Giles Lytton Strachey (01/03/1880- 21/01/1932) foi um biógrafo, critico literário e escritor britânico. Ele foi fundador/ membro do Bloomsbury group e autor do " Eminent Victorias". Ele se tornou conhecido por estabelecer uma nova forma de biografia na qual  noções psicológicas e simpatia são combinados com irreverência. Em 1921 ele publicou o livro "Queen Vitoria", biografia da rainha Vitoria que permaneceu no trono por 64 anos, de 1837 a 1901, ano de sua morte.
Carrington- Dias de Paixão  (1995) é um filme do Reino Unido, escrito e dirigido por Christopher Hampton. A história é sobre a amizade ente Giles e a pintora inglesa Dora Carrington (1893–1932), Baseado na biografia Giles Lytton, de autoria de Michael Holroyd.


19 - Adeline Virginia Woolf (25/01/1882 - 28/03/1941) foi uma da modernistas mais importantes do seculo XX, varias novelas escrita por ela como Mrs Dalloway se tornaram filmes. O livro-ensaio; Um Teto todo Seu (1929).
.
As Horas (2002) é um filme drama anglo-americano, dirigido por Stephen Daldry, baseado no livro As Horas, de Michael Cunningham. Em três períodos diferentes, vivem três mulheres ligadas ao livro Mrs. Dalloway. Em 1923, vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e ideias de suicídio. Em 1951, vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais, vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com AIDS e morrendo.


20James Mattheu Barrie (9/05/1886 - 19/06/193), nasceu na Escócia, mas se mudou para Londres em 1885 para seguir carreira de dramaturgo e escritor. Ele foi o criador do famoso Peter Pan.
Em busca da Terra do Nunca (2004) Um filme britânico-americano,  dirigido por Marc Forster, com roteiro baseado em peça teatral de Allan Knee.
 Segundo o filme, James Barrie estava encontrando dificuldades em escrever peças de teatro, pois suas criações não eram bem recebidas pelo público. Enquanto buscava inspiração, James conheceu uma viúva, mãe de quatro crianças, as quais ele entretinha com brincadeiras e histórias. A partir desse relacionamento, surgiu a inspiração para a sua grande obra, Peter Pan, que conquistou facilmente plateias pelo mundo.


21- C.S. Lewis (29/011/1898 - 22/11/1963) era novelista, poeta que nasceu na Irlanda mas que se mudou para Inglaterra, se tornando professor da Universidade de Oxford, entre outros escritos esta : As Cronicas de Narnia. 
Terra das Sombras  (1993) é um filme britânico dirigido por Richard Attenborough e baseado na peça teatral de William Nicholson sobre a relação de amor entre o acadêmico de Oxford C. S. Lewis e a poeta americana Joy, sua trágica morte de câncer, e como isso desafiou a fé cristã de Lewis. 
Joy Davidman nascida Helen Joy Davidman ( 18 de abril de 1915 - 13 de julho de 1960) foi uma poeta e escritora norte-americana.



22- Pamela lyndon Travers nasceu Helen L. Golf ( 9/08/1899 - 23/04/1996) ela era Australiana, porem ela migrou para Inglaterra em 1924 onde criou seu mais famoso personagem Mary Poppins.
Walt Nos Bastidores de Mary Popins  é um filme americano dirigido por John Lee Hancock, o filme é centralizado no desenvolvimento do filme Mary Poppins. Por volta da segunda guerra mundial, Walt Disney, conhece Pamela. Ele passa 20 anos tentando conseguir os direitos dos livros de Pamela para sua adaptação para o cinema, e quando ela finalmente aceita, Disney descobre que o roteiro do filme será ditado conforme as vontades da autora. Simultaneamente à história de Disney e Pamela, é contada a história da infância de Pamela, seus problemas com o pai, Travers Goff, e o porquê da existência do personagem do livro, Sr. Banks.


23- Enid Mary Blyton pseudônimo Mary Pollock (11/08/1897 - 28/11/1968) foi uma escritora de livros de aventura para crianças e adolescentes. Os seus livros encontram-se entre os mais vendidos desde a década de 1930, com mais de 600 milhões de copias.
Enid  (2010) é um filme britânico dirigido por James Hawes.
 Quando criança, Enid tinha uma relação próxima com o pai que ela idolatrava, até que ele resolve deixar a família por outra mulher. Ao atingir a idade adulta ela sai de casa para se tornar professora, mas sua ambição é se tornar escritora de livros infantis. Então ela conhece o editor Hugh Pollock, e os dois se casam. No início eles tem um casamento feliz, mas depois do nascimento de suas duas filhas, Enid se revela ser uma mãe fria e indiferente às filhas, enquanto dedica toda a sua atenção e carinho aos fãs. Eventualmente, a personalidade dominadora e egoísta de Enid acaba distanciando também o marido, que começa a beber. Enquanto ele está longe na guerra, ela conhece o médico Kenneth Waters e os dois iniciam um caso. Ela pede o divórcio à Hugh e o chantageia, usando as filhas para conseguir o divórcio nos seus termos. Ela e Kennet se casam, e ele é perfeito para ela, pois deixa que ela exerça a força dominante no relacionamento, o que só contribui para que ela se torne ainda mais egoísta. Mesmo com boatos de que ela era uma fraude, que não escrevia seus próprios livros, Enid teve uma carreira de sucesso até sua morte aos 71 anos.

24- Ian Lancaster Fleming ( 28 de maio de 1908 –  12 de agosto de 1964) foi um escritor, jornalista e agente de inteligência britânico, mais conhecido por criar a série de romances de espionagem James Bond.  Ian nasceu em uma família rica conectada com um banco mercante enquanto seu pai foi um membro do parlamento de 1910 até sua morte em 1917 na Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial. Ian estudou  nas universidades de Munique e Genebra, passando por vários trabalhos antes de começar a escrever.
Ele trabalhou na Divisão de Inteligência Naval britânica durante a Segunda Guerra Mundial, participando do planejamento da Operação Goldeneye e na supervisão de duas unidades de inteligência: a 30 Unidade de Assalto e a T-Force. O seu serviço na guerra junto com sua carreira como jornalista lhe deram grande parte do pano de fundo, detalhes e profundidade das histórias de James Bond.
Máquina de Espionagem: A Vida Secreta de Ian Fleming - Spymaker: The Secret Life of Ian Fleming (1990) é um filme biográfico sobre a vida de Ian Fleming, o criador do popular personagem espião James Bond, refazendo sua juventude como playboy, sua expulsão de várias faculdades, suas experiências como um escritor de jornal e sua turnê  para a agência de inteligência britânica durante a Segunda Guerra Mundial. 
Ele é interpretado por Jason Connery, filho de Sean Connery, o ator que ajudou a tornar James Bond um ícone, nos filmes na década de 1960.
Ele escreveu em 1952 seu primeiro romance, Casino Royale. Ele foi um grande sucesso, com três edições sendo encomendadas para atender a enorme demanda. Seguiram-se sete romances e duas coleções de contos entre 1953 e 1966. As histórias giravam em torno de James Bond, um agente do Serviço Secreto de Inteligência, comumente conhecido como MI6. Ele também é conhecido por seu codinome 007, sendo um comandante da Reserva Naval. Os romances de Bond estão entre os livros de ficção mais vendidos da história, com mais de cem milhões de cópias vendidas por todo o mundo.

 Ele também escreveu o livro infantil Chitty-Chitty-Bang-Bang e duas obras de não-ficção.
Ele se casou com Ann Geraldine Charteris, que se divorciou de Esmond Harmsworth, por causa de seu caso com o escritor. Ian e Ann tiveram um filho, Caspar. Ian bebeu e fumou muito durante a maior parte de sua vida e acabou morrendo em 1964 aos 56 anos por problemas cardíacos. Dois de seus livros de Bond foram publicados postumamente. Desde então outros autores produziram mais romances com o personagem, com sua criação também aparecendo em mais de vinte filmes interpretados por seis atores diferentes. Ele se casou com Ann Geraldine Charteris, que se divorciou de Esmond Harmsworth, 2.º Visconde Rothermere, por causa de seu caso com o escritor. Fleming e Charteris tiveram um filho, Caspar. Fleming bebeu e fumou muito durante a maior parte de sua vida e acabou morrendo em 1964 aos 56 anos por problemas cardíacos. Dois de seus livros de Bond foram publicados postumamente. Desde então outros autores produziram mais romances com o personagem, com sua criação também aparecendo em mais de vinte filmes interpretados por seis atores diferentes.
25 - Cristopher Isherwood -  Christopher William Bradshaw-Isherwood (26 de Agosto de 1904 – 4 de Janeiro de 1986),era um Ingles naturazido Americano. Um escritor reconhecido pelas suas obras relacionadas com Berlim, para onde foi atraído na juventude devido à relativa liberdade sexual que se vivia na cidade nos anos pré-guerra. Livros como Adeus a Berlim - Goodbye to Berlin , que foram fonte de inspiração para o musical, Cabaret, Adeus Berlim.
Christopher and His Kind (sem título em Português) é um telefilme do Reino Unido de 2011 da BBC. Narra a história do escritor Christopher Isherwood em sua juventude na Alemanha da República de Weimar, no começo da década de 1930. O filme foi adaptado por Kevin Elyot a partir da autobiografia homônima do escritor.

26Dame Jean Iris Murdoch nasceu na Irlanda em 15/07/1919 morreu em 08/02/ 1999. A primeira novela que ela publicou foi "Under de Net" ela foi casada com o também escritor e critico literário 
27- John Bayler (27/03/1925 - 12/01/2015) 
Iris  (2001) é um filme anglo-estadunidense, dirigido por Richard Eyre e com roteiro escrito por Charles Wood e Richard Eyre, baseado nos livros:" Iris - Uma Memoria" e "Elegy for Iris" de John Bayley.
O filme descreve os primeiros e os últimos momentos da relação de John  com a sua mulher Iris. Mostra a vida do casal enquanto jovem até os últimos dias de vida de Íris.
A história decorre no princípio dos anos 90, quando Íris, vista como uma das principais romancistas da sua época, começa a sentir as primeiras manifestações da doença de Alzheimer, que a levaria a perder as suas faculdades.
No princípio ela começa a esquecer-se das palavras, o que se revela uma experiência frustrante. Em seguida, perde mais do que as palavras, deixa de conseguir escrever e falar coerentemente. O marido John é, então, impelido para o papel de cuidador. Há alturas em que ele sente que não é capaz de suportar esta situação, mas o amor pela mulher é tal que não a abandona.

28Edward James "Ted Hughes" nasceu em 17/08/1930 morreu em 28/10/1998. Ele era poeta e dramaturgo. 
Sylvia- Paixão Alem das Palavras  conta a história verdadeira de um relacionamento de paixão, porém trágico, entre os poetas Sylvia e Ted, considerados dois dos melhores poetas do século XX.
Começando com o namoro dos dois, ainda como estudantes em Cambridge, o filme segue seu curso até o casamento, passando por um misto de amargura, infidelidade e até violência - uma seqüência de eventos, que dentro de um período de apenas alguns meses produziu tanto as poesias surpreendentes que fariam Silvia famosa, quanto seu profundo distúrbio mental, que a levaria à trágica morte, aos 30 anos, por suas próprias mãos.
29John Kingsley "Joe" Orton (01/01/1933- 09/08/1968) dramaturgo considerado um dos mais originais do seculo XX.
O Amor Não Tem Sexo
 Quando o jovem, atraente Joe encontra o mais velho, mais introvertido Kenneth Halliwell  na escola de drama, ele faz amizade com a alma gêmea e eles começam um caso. Como Joe torna-se mais confortável com sua sexualidade e começa a encontrar o sucesso com sua escrita, torna-se cada vez mais alienado ao ciumento Kenneth, que termina o matando.


30- John Ronald Reuel Tolkien ( 3 de janeiro de 1892 —  2 de setembro de 1973), foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, e autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. 
 JRR Tolkien  - Em 28 de março de 1972 Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II



31- James Graham "J. G." Ballard (15 novembro de 1930 - 19 de abril 2009) foi um romancista Inglês, contista e ensaísta.
James foi associado com a uma nova onda da ficção científica no início de sua carreira com romances apocalípticos, como "The Drowned World" (1962), "The Burning Mundial" (1964), e "The Crystal World" (1966). No final dos anos 1960 e início dos anos 1970 Ballard focou em uma variedade eclética de contos  Em 1973, o romance Bater altamente controversa foi publicado, uma história sobre symphorophilia e acidente de carro fetichismo; o protagonista torna-se sexualmente excitado, encenando e participando em acidentes de carro. A história foi mais tarde adaptado em um filme de mesmo nome por David Cronenberg.
A distinção literária da obra de Ballard deu origem ao adjetivo "Ballardian", definido pelo Dicionário Collins Inglês como "assemelha-se ou sugestivo das condições descritas em romances e histórias de JG Ballard, especialmente modernidade distópico, desoladas paisagens feitas pelo homem e o psicológico efeitos da evolução tecnológica, social ou ambiental.

E finalmente o filme da vida de Joanne 
Império do Sol  (1987) é um filme americano,  baseado no romance semi-autobiográfico de JG Ballard, do mesmo nome. Dirigido por Steven Spielberg.
O filme conta a história de Jamie "Jim" Graham, um jovem rapaz que vive em uma família britânica abastada, em Xangai, para se tornar um prisioneiro de guerra em um campo de internação de japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial.


32- Joanne K Rowling nascida no dia 31/07/1965.
Mágica Além das Palavras - A História J.K. Rowling
O filme mostra a trajetória de Joanne, desde sua infância até o lançamento do primeiro filme baseado em seu livros, Harry Potter e a Pedra Filosofal. O filme é focado em aspectos até então pouco conhecidos da vida da escritora: seu primeiro casamento em Portugal, o conturbado relacionamento com seu pai e o período de pobreza e depressão que viveu antes de seu primeiro romance ser publicado. O filme não foi autorizado por Joanne.
Escritores Franceses no Cinema:
http://www.happyfamilyinlove.com/2016/08/21-escritores-franceses-em-filmes.html