Google+ Badge

Tuesday, June 23, 2015

Jogos de Basquete

Esportes é um negócio como qualquer outro da sociedade.
E nós somos os consumidores.
O que você ganha quando assiste a uma partida esportiva?
E quanto você paga por ter este bem de consumo?
No negócio dos esportes americanos o futebol americano é o esporte mais lucrativo,  gerando a media de dois bilhões de reais.
Em segundo vem o Basebol com a media lucrativa de um bilhão de reais.
Em terceiro o basquetebol gerando em torno de 400 milhões de reais para os proprietários.
Todo negócio começa com uma ideia.
O  basquete foi criado em 1891 pelo canadense Dr James Naismith, professor de educação física no YMCA em Sprigfield Massachusetts USA.
Em 1949 foi criada a NBA  que é a associação dos donos do times americanos de basquete.
Hoje a associação tem 30 times no valor de 19 biliões de reais.
O mais valiosos time da NBA e o Kniks de Nova Iorque que atualmente custa em torno de 2.8 bilhões de dólares.
A media avaliada franchise da NBA  esta em torno $1.2 bilhões de reais.
Os times da NBA tem sido um bom investimento principalmente nas ultimas décadas. Mas quem são os donos?

Bom praticamente  99% são donos brancos, sendo 50% judeus.
O Michael Jordam  considerado o melhor jogador de todos os tempos e o único afro americano dono. Porem tem um grupo de 24 pessoas ( distribuídos entre latinos, afro- americanos e asiáticos) que são investidores, que têm uma pequena porcão de um time. Nesta lista se encontram O ator Will Smith e sua esposa Jada Pinkett Smith.
Em 1950 o basquete teve os três primeiros afro-americano jogadores. E em 1966 Bill Russell se tornou o primeiro treinador afro-americano. Em 2011 os times eram composto de 78% jogadores negros, 17% brancos 4% latinos e 1% asiáticos.
O Jogador mais bem pago é o Kobe Bryant e Lebon James R$ 57.000,00 reais. Entre a lista dos dez mais bem pagos tem apenas um jogador branco


E quem são os torcedores ? Se você vive na América não é difícil saber que os torcedores de Hockey são na maioria absoluta brancos, e do basquete os afro-americanos.
Na minha casa com marido branco a gente assiste hockey, na casa da minha irmã cujo o marido é afro americano se assiste basquete.
Eu nunca vi eles assistindo Hockey. Num artigo longo do colunista esportista  Buzz Bissinger ele demanda que "brancos torcedores querem brancos supertars"
Neste contesto o empresario Donald Sterling proprietário ha trinta anos, dos Los Angeles Clippers da Califórnia foi banido para sempre da NBA , alem de ter sido multado em cerca de 5 milhões , por causa de ofensa racistas a atletas negros.
[youtube=http://youtu.be/YhT6d5fMhzI]
A denuncia surgiu através da ex namorada, afro-americana que colocou o vídeo no Facebook.
A punição foi declarada pelo presidente da Liga Adam Silver, Que declarou : " Espero que os patrocinadores vejam isso e voltam as suas parcerias com os clippers."
Cerca de 15 patrocinadores romperam contratos com os Clipers.

Num pais com Presidente Afro americano e com uma comunidade afro-americana econômica e politicamente atuante. Anunciante são negócios que como esportes precisam sobreviver.
"Os Estados Unidos continua lutando com a herança de raça, escravo e segregação ,,,e eu penso que nós temos que denunciar e ensinar nossas crianças diferente." Presidente Barack Obama.

Eu recomendo que você assista ao documentário da rivalidade entre os dois jogadores Birds e Magic.

Obrigada por ter lido!