Google+ Badge

Thursday, June 11, 2015

Os Super Ricos da Africa - Lista de Documentários

1- Aliko Dangote é um bilionário que nasceu numa rica família muçulmana no pais da Nigéria em 10 de abril de 1957. Ele é dono do Grupo Dangote, que tem interesses em commodities. A partir de janeiro de 2015, ele tinha um patrimônio estimado de US $ 18,6 bilhões. 

Carreira Profissional 
Em 1977, ele fundou o Grupo Dangote como uma pequena empresa de comércio. Hoje, o grupo Dangote é um conglomerado de um trilhão,  que cobre o processamento de alimentos, fabricação de cimento, e frete. com muitas das suas operações nos países da: Africa do Sul, Benin, Camarões, Gana, Nigéria, Tanzânia, Togo e Zambia. 
 O Grupo é o maior conglomerado industrial na África Ocidental. e inclui: Dangote Açúcar, Dangote Cimento, e Dangote Farinha. A empresa emprega mais de 11.000 pessoas, como resultado, Aliko foi homenageado em Janeiro de 2009 como o principal fornecedor de emprego na indústria da construção civil nigeriana.
                                                            Grupo Dangote
Na década de 1990 ele se aproximou do Banco Central da Nigéria com a idéia de que seria mais barato para o banco permitir que sua empresa de transportes  gerisse a sua frota de ônibus da equipe, o que foi aprovado.
Em julho de 2012, Aliko arrendou um pedaço de terra abandonado na Apapa Porto, do governo nigeriano, e construiu a sua empresa de farinha lá. 
O Grupo Dangote tem sua posição dominante no negócio do mercado de açúcar. É a maior refinaria na África e a terceira maior do mundo, produzindo 800.000 toneladas de açúcar por ano. 
O grupo possui fábricas de sal e moinhos de farinha e é um grande importador de arroz, peixe, massas, cimento e fertilizantes. A empresa exporta algodão, castanha de caju, cacau, semente de gergelim e gengibre para vários países. Ele também tem grandes investimentos no setor imobiliário, bancário, transporte, têxteis e petróleo e gás. 
Aliko Dangote diversificou em telecomunicações, e iniciou a construção de 14.000 quilômetros de cabos de fibra óptica para fornecer toda a Nigéria.

Outras atividades 
Na política, Aliko desempenhou um papel proeminente no financiamento de reeleição de Olusegun Obasanjo em 2003, a quem deu mais 200 milhões (US $ 1M). Ele contribuiu 50 milhões (US $ 0,25) para a Mesquita Nacional sob a égide do "Amigos de Obasanjo e Atiku". Ele contribuiu com 200 milhões para a Biblioteca Presidencial. 
                                                      O yacht de Aliko
Em 2014, o governo nigeriano disse que Aliko tinha doado 150 milhões de Naira (US $ 750.000) para travar a propagação do ebola. 

                                            A família de Aliko Dangote 
Prêmios 
Ele foi nomeado pela Forbes África como a Pessoa do Ano de 2014. Ele e outros seis nigerianos proeminentes foram conferidos a cidadania honorária de Estado Arkansas pelo governador Mike Beebe, que também proclamou 30 de maio de cada ano como o Dia da Nigéria. 
Em 14 de Novembro de 2011, ele foi premiado com a segunda mais alta honra da Nigéria, o Grande Comandante da Ordem do Níger (GCON) pelo Presidente, Goodluck Jonathan. 


2- Femi Otedola nascido em 1967 é um homem de negócios nigeriano. Ele é presidente e Diretor Executivo da Zenon Petróleo e Gás limitado. Ele tem  um patrimônio estimado de mais de US $ 1,2 bilhão. 
Ele é o filho do ex-governador do estado de Lagos Michael Otedola, e é casado com Nana, com três filhas e um filho, incluindo o DJ britânico e socialite Florence "Cuppy" Otedola.
Empreendimentos 
Zenon Petróleo e Gás 
 Zenon é a força dominante no negócio de diesel. Assim, fornece todo o combustível importante usado para conjuntos de geração de energia da maioria das indústrias da Nigéria e empresas de manufatura. Estas incluem: Dangote Group, Cadbury, Coca Cola, Cervejarias nigerianas, MTN, Unilever, Nestlé, e Guinness, entre outros. 
Femi possui uma das maiores instalações de armazenamento de petróleo do país, que ele adquiriu para N2.8 bilhão. 
Feni começou aZenon alguns anos atrás e dentro de um curto espaço de tempo tomou o controle do mercado. Hoje, ele tornou-se o precursor no sector a jusante ao expandir as fronteiras da competição. NNPC Grupo Managing Director, Eng. 
Feni e família
A sua empresa parece ter-se  preparado para a desregulamentação do setor de petróleo, evidenciado em suas compras. Ele comprou uma centena de novos caminhões adquiridos pop N1.3 bilhão para fortalecer o braço de distribuição da sua atividade profissional, e adquiriu por 6,8 milhões de dólares  embarcação bancas de fundo plano enorme, com uma capacidade de armazenamento de 16.000 toneladas métricas de diesel .Ele comprou três navios de carga em rápida sucessão. Todos têm o nome de seus pais e esposa. MT Sir Michael (seu pai), MT Lady Doja (sua mãe), MT Nana (sua esposa). Ele nomeou a sua mais nova aquisição como  Zenon Conquest. 


3- Folorunsho Alakija (1951) é uma mulher de negócios nigeriana. Ela é um magnata dos negócios envolvidos na moda,  indústrias de petróleo e de impressão.  Ela é o diretora-gerente do grupo de A Rosa de Sharon Grupo que consiste em A Rosa de Sharon Prints & Promoções limitadas e impressões Realidade Digital Limited e é vice-presidente executiva da Famfa Oil Limited. 
 Ela é classificada pela revista Forbes como a mulher mais rica na Nigéria, com um patrimônio estimado de US $ 2,1 milhões de euros. A partir de 2015, ela é listada como a segunda mulher mais poderosa da África depois Ngozi Okonjo-Iweala e a  87 mulher mais poderosa do mundo pela Forbes.
Folorunsho nasceu  nà família do Chefe LA Ogbara em Ikorodu, Lagos Estado. Aos sete anos, ela viajou para o Reino Unido para começar uma educação primária de quatro anos numa escola para garotas, no País de Gales. Depois de voltar para a Nigéria, ela estudou na escola secundaria muçulmana. Depois, ela voltou para o estrangeiro para seus estudos na faculdade de secretariado Central de Pitman, em Londres. Ela também estudou design de moda na faculdade americana, e Londres. 
Vida Pessoal 
Ela se casou com um advogado, Modupe Alakija em novembro de 1976. Eles residem em Lagos, Nigéria, com seus quatro filhos  e netos. O seu sobrinho é o britânico-nigeriano, DJ Xclusive 
                                          A família de Folorunsho Alakija
Carreira 
Folorunsho começou sua carreira em 1974 como secretária-executiva da Sijuade Enterprises, Lagos, na Nigéria. Ela mudou-se para o antigo First National Bank de Chicago, onde ela trabalhou por alguns anos antes de estabelecer uma empresa de alfaiataria chamada Supremo Stitches. Ela ganhou destaque e fama dentro de alguns anos, e, a Rosa de Sharon House of Fashion, tornou-se um nome familiar.  Como presidente nacional e administradora ao longo da vida da Associação Designers de Moda da Nigéria (FADAN), ela deixou uma marca indelével, na promoção da cultura nigeriana através da moda e estilo. 
                                           O Jet de Folorunsho 
Em maio de 1993, Folorunsho solicitou a atribuição de uma licença de prospecção de petróleo (OPL).  A licença para explorar petróleo em 617 mil acres bloco, agora designado por OPL 216 foi concedida à empresa de Alakija, Famfa Limited. Em setembro de 1996, ela entrou em um acordo de joint venture com a Star Deep Water Petroleum Limited (uma subsidiária da Texaco) e nomeou a empresa como um assessora técnica para a exploração da licença, transferindo 40 por cento de seu 100 por cento de participação em Star Profundo. 
Posteriormente, a Star Deep vendeu 8 por cento de sua participação na OPL 216 a Petrobras.


Interesses filantrópicos 
Folorunsho tem uma fundação chamada a Rosa de Sharon Fundação que ajuda viúvas e órfãos, capacitando-os através de bolsas de estudo e bolsas de negócios. 
Em 1 de Julho de 2013, o governo federal da Nigéria inaugurou o Conselho Nacional do Patrimônio eFundo para as artes e a nomeou  como vice-presidente do órgão. 
4- Isabel dos Santos nasceu no dia 20 /04/1973 filha do presidente africano Jose Eduardo dos Santos, investidora com uma fortuna de $ 3.7 bilhões de dólares.

5- Michael Adeniyi Agbolade Ishola "Mike" Adenuga Jr , nascido em 29 de abril de 1953, é um magnata dos negócios nigeriano, e a segunda pessoa mais rica na Nigéria. Sua empresa Globacom controla o segundo maior telecom operador da Nigéria, e também tem uma presença em Gana e Benin. Ele também detém participações na Equatorial Trust Bank e da empresa de exploração de petróleo Conoil . Forbes estimou seu patrimônio líquido em $ 3200000000 a partir de setembro de 2015.
O seu pai, era um professor de escola, e sua mãe Juliana uma mulher de negócios de ascendência Ijebu real. Ele trabalhou como um motorista de táxi para ajudar a financiar sua educação universitária.  Ele se formou em Northwestern Oklahoma State University e na Universidade Pace, em Nova York com formação em Administração de Empresas.

6- Patrice Tlhopane Motsepe nasceu em 28/01/1962 em Soweto na Africa do Sul. Ele  é o fundador da " African Rainbow Minerals" a sua fortuna esta estimada em $2.1 bilhões de dólares.
7- Mohamemmed "Mo" Ibrahim nasceu em 1946 no Sudão, Dr. Mohamed "Mo" Ibrahim  é um empresário de comunicações móveis sudanês-britânico e bilionário. Ele trabalhou para várias outras empresas de telecomunicações antes de fundar a Celtel, que quando vendida tinha mais de 24 milhões de assinantes de telefonia móvel em 14 países africanos. Depois de vender Celtel em 2005 por US $ 3,4 bilhões, ele criou a Fundação Mo Ibrahim para promover uma melhor governação em África, bem como a criação do Índice Mo Ibrahim, para avaliar o desempenho das nações. Ele também é membro do Conselho Consultivo Regional para a África da London Business School.
Em 2007 ele iniciou o Prêmio Mo Ibrahim para o Sucesso na Liderança Africana, que concede US $ 5 milhões de pagamento inicial e um pagamento anual de US $ 200.000 para a vida aos chefes de Estado africanos que entregam a segurança, saúde, educação e desenvolvimento econômico para os seus constituintes e transferência democraticamente poder para seus sucessores. Dr Ibrahim se comprometeu a dar pelo menos a metade de sua fortuna para a caridade ao se juntar Giving Pledge.

 
8- Sheikh Mohammed Hussein Ali Al Amoudi nasceu em 21 de julho de 1946 (69 anos), é um empresário saudita / etíope e bilionário que vive na Etiópia e Arábia Saudita. Patrimônio líquido: 11 mil milhões de dólares (2015) Forbes.
9- Tony O. Elumelu  é um visionário, empresario e filantropo que nasceu em 22/03/1963 na Nigéria. Ele primeiro adquiriu um banco e transformou o banco em "Pan African United Bank" para Africa, depois de vender o banco ele fundou a firma privada de investimento Heirs.
http://www.happyfamilyinlove.com/2015/06/a-africa-e-os-africanos-em-filmes.html