Tuesday, July 14, 2015

A Educação Revelada em Filmes Biográficos e Documentários

Diretores Extraordinários



Meu Meste, Minha vida - Lean on Me (1989)
 O filme conta historia do diretor Joe Louis Clark, (07/05/ 1938) enquanto ele era diretor da escola secundaria no Estado de Nova Jersey nos Estados Unidos.

 Ele também é o pai das atletas  Olímpicas Joetta Clark Diggs e Hazel Clark Riley, é o padastro da atleta olímpica Jearl Miles Clark.

Estudantes Extraordinários


1- Estudante Alex Chivescu

Finding a Family Alex  cresce em Michigan orgulhoso de sua mãe, imigrante romena Ileana, que se tornou uma professora, prometendo tornar seu sonho realidade por se formar em Harvard. Mas quando a mãe torna-se maníaca-depressiva e repetidamente é despejada por falta de sua medicação, 
Real Alex
  Alex é internado cada vez em um orfanato. Aos 16 anos, ele recebe emancipação legal e promete tomar conta de sua própria vida. E finalmente consegue entrar em Harvard.  
 
2- Estudante Ernest Green

A História de Ernest Green  (1993) Direção: Eric Laneuville. Em 1957, três anos depois da Corte ordenar integração em todas as escolas colegiais. Ernest Gideon Green (22/9/1941) entra com outros oito estudantes em uma escola só para brancos.
Estudantes: George Jenkins, Rameck Hunt e Sampson Davis
O Pacto - The Pact é um documentário dirigido e produzido por Andrea Kalin,  sobre três amigos de infância no tráfico de drogas, gangues e prisão. Eles vieram de lares pobres e solteiros em bairros urbanos onde a sobrevivência, e não o sucesso escolar, era a prioridade. Quando os três meninos se conheceram em uma escola de ensino médio, eles se reconheceram como espíritos afins que queriam superar as incríveis probabilidades contra eles e buscar oportunidades.
Fizeram um pacto de amizade, decidindo juntos enfrentar o maior desafio de suas vidas: a faculdade e depois as faculdades de medicina e odontologia. Ao longo do caminho, eles cometeram erros e enfrentaram decepções, mas trabalhando muito, encontrando os mentores certos, separando-se das influências negativas e apoiando uns aos outros, eles alcançaram seus objetivos - e muito mais.
Baseado no livro The Pact. Todos se tornaram médicos com sucesso. Os três agora são palestrantes motivacionais conhecidos como: Os Três Doutores.
O documentário segue os três médicos enquanto eles navegam pelos campos minados de seu trabalho comunitário, lutando com turnos exaustivos no hospital e lutando com suas próprias memórias dolorosas de infância enquanto espalham a palavra para inspirar outras crianças do centro da cidade a ficarem fora das gangues usam a educação para escapar de suas ruas urbanas. A narradora do filme, Malique Bazemore, de 12 anos, é uma residente de Newark que os médicos acolheram. Maliue mora com sua mãe e irmã mais nova, que sofre de um distúrbio neurológico raro e deformante. Seu pai abandonou a família quando sua irmã nasceu.
Em 6 de fevereiro de 1973, nasceu George Jenkins. Ele foi inspirado a se tornar um dentista depois de uma visita ao consultório do dentista para fazer aparelho ortodôntico quando era adolescente. Após os estudos de graduação em Seton Hall, ele completou seu D.M.D. na University of Medicine and Dentistry of New Jersey. Ele é professor assistente de odontologia clínica na Columbia University.
Rameck Hunt
A mãe de Rameck era viciada em drogas e ele foi criado principalmente pela avó. Ele lutou na escola, freqüentemente se metendo em problemas e tinha problemas de controle da raiva. Depois de completar os estudos pré-médicos na Seton Hall University, ele estudou na Robert Wood Johnson Medical School (RWJMS), então parte da University of Medicine and Dentistry de New Jersey, e completou sua residência em medicina interna no Robert Wood Johnson University Hospital. Ele é atualmente um internista certificado no University Medical Center of Princeton e um professor assistente. 
Sampson Davis, o quinto de seis filhos, cresceu em um bairro famoso pelo crime e pelas drogas. Ele concluiu a escola de medicina. Ele então completou sua residência em medicina de emergência no Newark Beth Israel Medical Center, onde agora é médico assistente. 

Estudante Gerica McCrary 
Por uma Noite Apenas - For One Night (2006) ‧ Direção: Ernest Dickerson. O filme é estrelado por Raven-Symoné, o primeiro papel de drama na carreira de Raven-Symoné depois de sair  do canal da Disney. Inspirado na história real de uma adolescente Americana, Gerica, que abalou a pequena cidade onde  os bailes de formatura do ensino médio tinha sido racialmente segregadas por décadas. Em meio aos protestos da comunidade e com a ajuda de um repórter de jornal que retorna à sua cidade natal para cobrir a história, as duas mulheres são capazes de reverter décadas de tradição racista e fazer história, pelo menos por uma noite.
Gerica McCrary ( 05 de setembro de 1984) diz que ficou "totalmente chocada" quando ela soube que o baile de sua escola era segregado, embora a própria escola estivesse integrada por três décadas.
"Se vivemos na mesma comunidade e frequentamos a mesma escola, por que precisamos de bailes separados?" ela perguntou, o que ela via como incongruência - estudantes juntos em todos os sentidos, mas baile separados.
"Tivemos uma classe muito unida", diz ela. "Nós saíamos juntos, ouvíamos a mesma música, íamos para a casa um do outro. Não estava clicando em minha mente que precisaríamos de bailes separados no novo milênio."
 Ela escreveu uma carta para estudantes sugerindo bailes combinando e foi recebida com respostas variadas.
"Algumas crianças amassaram a carta e jogaram- a no chão", lembra ela, "mas finalmente alguém veio para a frente e disse:" Espero que possamos ficar juntos sobre isso. '
Um ano após a realização de seu primeiro baile integrado, alguns estudantes da escola decidiram realizar novamente uma festa privada e separada apenas para brancos. Enquanto muitos brancos dizem que ainda pretendem participar do baile integrado da próxima semana, a decisão de realizar o baile só dos brancos, deixou triste Gerusa, que revelou ter chorado.

Estudante Kimani Maruge
Uma Lição de Vida -The First Grader (2010) é um filme dirigido por Justin Chadwick, e baseado na história verdadeira de Kimani Maruge, um homem queniano que matriculou no ensino fundamental na idade de 84 após a Governo queniano anunciou ensino básico universal e gratuito em 2003.
                                         Entrevista com Kimani Murasse
Estudante Liz Murray
Sem Teto Para Harvard: A História de Liz Murray  é um filme  americano dirigida por Peter Levin. Este filme é uma adaptação da autobiografia de Liz Murray.
Thora Birch estrela como Liz Murray, uma das duas filhas de uma família do bairro do Bronx extremamente disfuncional. Como uma menina jovem, Murray vive com sua irmã, sua, mãe esquizofrênica viciada em drogas e seu pai, também um viciado em drogas que é inteligente, mas tem Aids, falta de habilidades sociais, e não é consciente. Ela é removida da casa e colocada no sistema de cuidados por seu pai não poder cuidar dela. Aos 15 anos ela vai morar com sua mãe, irmã e avô que abusou sexualmente de sua mãe. Depois de um desentendimento com seu avô, ela foge com uma menina da escola que está sendo abusada em casa. Depois que sua mãe Jean Murray (1954-1996) morre de Aids, por ela ter de compartilhar agulhas durante seu abuso de drogas, ela recebe um 'tapa na cara' com a morte de sua mãe e começa seu trabalho para terminar o ensino médio, o que ela incrivelmente concluí em dois anos, em vez dos habituais quatro. Ela se torna uma estrela estudante e ganha uma bolsa de estudos para a Universidade de Harvard através de um concurso de redação promovido pelo The New York Times.

 Estudante Malala Yousafzai


Ele me Nomeou Malala - He named me Malala (2015)
Retrato Malala Yousafzai, uma jovem Paquistanesa ativista dos direitos pela educação para as mulheres. Que sofreu um sério atentado a sua vida e ganhadora do prêmio Nobel da paz.
Malala Yousafzai ( 12 de julho de 1997) é uma ativista paquistanesa. Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel. É conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional.
A família de Malala gere uma cadeia de escolas na região. No início de 2009, quando tinha 11-12 anos de idade, Malala escreveu para a BBC um blog sob pseudônimo, no qual detalhou o seu quotidiano durante a ocupação talibã, as tentativas destes em controlar o vale e os seus pontos de vista sobre a promoção da educação para as jovens no vale do Swat. No verão seguinte, o New York Times publicou um documentário sobre o cotidiano de Malala à medida que o exército paquistanês intervinha na região. A popularidade de Malala aumentou consideravelmente, dando entrevistas na imprensa e na televisão e sendo nomeada para o prêmio internacional da Criança pelo ativista sul-africano Desmond Tutu.
Na tarde de 9 de outubro de 2012, Malala entrou num autocarro escolar. Um homem armado chamou-a pelo nome, apontou-lhe uma pistola e disparou três tiros. Uma das balas atingiu o lado esquerdo da testa e percorreu o interior da pele, ao longo da face e até ao ombro. Nos dias que se seguiram ao ataque, Malala manteve-se inconsciente e em estado grave. Quando a sua condição clínica melhorou foi transferida para um hospital em Birmingham na Inglaterra. Em 12 de outubro, um grupo de 50 clérigos islâmicos paquistaneses emitiu uma fátua contra os homens que a tentaram matar, mas os talibãs reiteraram a sua intenção de matar Malala e o pai. A tentativa de assassinato desencadeou um movimento de apoio nacional e internacional. A Deutsche Welle escreveu em 2013 que Malala se tornou "a mais famosa adolescente em todo o mundo". O enviado especial das Nações Unidas para a educação global, Gordon Brown, lançou uma petição da ONU em nome de Malala com o slogan I am Malala ("Eu sou Malala"), exigindo que todas as crianças do mundo estivessem inscritas em escolas até ao fim de 2015, petição que impulsionou a retificação da primeira lei de direito à educação no Paquistão.
Em 29 de abril de 2013, Malala foi capa da revista Time e considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 12 de julho do mesmo ano, Malala discursou na sede da Organização das Nações Unidas, pedindo acesso universal à educação. Malala foi ainda homenageada com o prêmio Sakharov de 2013. Em fevereiro de 2014, foi nomeada para o World 's Children' s Prize na Suécia. Em 10 de outubro, foi anunciada a atribuição do Nobel da Paz a Malala pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação. Com apenas 17 anos, Malala foi a mais jovem laureada com o Nobel. Malala partilhou o Nobel com Kailash Satyarthi, um ativista indiano dos direitos das crianças.

Estudante Temple Grandin 

Temple Grandin (2010) Em uma escola para crianças superdotadas, o seu professor de ciências, que percebe o seu talento e a incentiva a prosseguir sua educação em uma universidade. O filme ganhou o prêmio Emmy em cinco categorias.
Estudante Wadjda
O Sonho Wadjda é um filme teuto-saudita dirigido por Haifaa al-Mansour em 2012. O filme foi o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher na história da Arábia Saudita.
O filme conta a história de uma menina chamada Wadjda, que mesmo sendo criada na doutrina muçulmana, possui um jeito de pensar e agir que se difere das outras meninas de sua idade. Ela sonha em ter uma bicicleta para brincar com seu amigo Abdallah, porém, em sua cultura, meninas não andam de bicicleta, nem brincam com meninos. Mas Wadjda não desiste, e faz pequenos trabalhos artesanais para juntar dinheiro, e também entra em um concurso religioso que iria premiar em dinheiro. Paralelamente à luta da menina para realizar seu sonho, há também os problemas que ela enfrenta na escola e em casa.
Uma temática interessante a ser observada no filme é a questão da visão da mulher, o modo que a mulher é encarada em diferentes contextos. A religião muçulmana também é explorada no filme, as principais crenças e dogmas.
Menina de Código - Code Girl  (2015) 
Meninas do ensino médio de todo o mundo colaboram em um esforço para desenvolver novos aplicativos e tecnologia para uma competição internacional.

Pais
Não  Recuaremos - We will not back down (2012) . Duas  mães  decidem assumir a responsabilidade pela escola publica que os filhos estudam. O filme é vagamente baseado nos eventos que envolvem o uso da lei de desencadeamento dos pais em Sunland-Tujunga, Los Angeles, Califórnia, em 2010, onde vários grupos de pais tentaram assumir o controle de várias escolas públicas em falência. A lei Trigger para Pais, aprovada na Califórnia e em outros estados em 2010, permitia que os pais reforçassem a revisão administrativa e anulassem os administradores em escolas públicas com baixo desempenho, se solicitadas. Se bem-sucedidas, as petições permitem aos pais direcionar mudanças, como demissão de funcionários e possível conversão de uma escola para uma escola charter.



 Pro Dia Nascer Feliz
documentário de João Jardim, realizado entre 2004 e 2005, que eu assisti  num festival de filmes brasileiros em 2007 em Washington, retrata a realidade de adolescentes em escolas brasileiras.


Ser e Ter. O documentário mostra a rotina de uma escola no interior da 
França  em que crianças de vàrias idades dividem a mesma sala de aula.
Educação ProibidaThe Forbidden Education (espanhol: La Educación Prohibida)  (2012) é um documentário independente que entrevista cerca de 90 educadores europeus e latino- americanos sobre formas inovadoras de se pensar o espaço e as práticas escolares.. O filme documenta diversas práticas alternativas de educação e escolas não convencionais na América Latina e na Espanha e inclui abordagens educacionais como educação popular, Montessori, educação progressiva, Waldorf, educação em casa . Foi o primeiro filme lançado em espanhol a ser financiado com uma metodologia de crowdfunding.
O documentário está dividido em 10 episódios temáticos, cada um apresentando uma vertente diferente da educação no contexto escolar e fora dele. Os tópicos incluem a história do sistema escolar, autoridade e poder nas escolas, avaliação e segregação de alunos, função social das instituições educacionais e o papel dos professores e das famílias.
O filme tem quase 30 minutos de animação e uma história dramática ficcional conectando os episódios. 

Esperando Pelo Super Homem
A crise da educação nos Estados Unidos e a busca incessante dos educadores por uma saída de um sistema problemático.
A Loteria é um filme de 2010 documentário sobre a controvérsia em torno de escolas públicas e charter nos Estados Unidos, dirigido por Madeleine Sackler.
O filme segue quatro famílias de Harlem e no Bronx nos meses que antecederam a loteria para uma das escolas Sucesso Academy Charter (então conhecido como Harlem Academia do sucesso), uma das escolas charter de maior sucesso em Nova York. O filme explora o debate em torno do movimento de reforma da educação. O filme destaca a oposição dos sindicatos de professores para as escolas charter (como eles geralmente não são sindicalizados), ea competição entre as escolas charter e públicas para a construção de espaço.
Colégio Conspiração  é o documentário mais completo já produzido sobre o ensino superior nos EUA. O filme expõe os factos e a verdade sobre o sistema de educação superior da América. Ele foi produzido ao longo de um período de seis meses pela equipe de NIA de economistas austríacos de peritos com a ajuda de milhares de membros de NIA que contribuíram suas idéias e histórias pessoais para o filme. NIA acredita que o sistema de ensino universitário dos Estados Unidos é uma farsa que transforma vulneráveis jovens americanos em escravos da dívida para a vida.
A NIA acompanha a inflação de preços em todas as indústrias dos Estados Unidos e não há indústria que tenha visto a inflação dos preços mais consistente nessa década que a educação universitária. Após o estouro da bolha imobiliária, os empréstimos estudantis são agora o empréstimo mais fácil de receber nos EUA, e agora a dívida total do empréstimo de estudante excedem as dívidas de cartão de crédito. O governo dá a empréstimos estudantis fáceis para qualquer pessoa, independentemente de notas, histórico de crédito, o que eles estão se formando em, e quais as suas perspectivas de emprego. NIA acredita que é ilegal para o governo dos EUA a estar no negócio de empréstimo do estudante, porque a Constituição dos Estados Unidos não a autoriza.

Os EUA t
êm avançado a 5,15% anual a mensalidade da faculdade inflação desta década. Apesar disso, 70,1% dos diplomados do ensino médio estão agora se matriculando na faculdade, um novo recorde todos os tempos. 2/3 dos estudantes universitários estão agora a se formar com uma média de US $24.000 em dívida. Não há nada especial sobre a obtenção de um diploma universitário, se todo mundo tem um, e certamente não vale a pena ficar $24.000 em dívida para camuflar-se no meio da multidão. 
 Educação na China
Nos tempos antigos na China, a educação era a única maneira de sair da pobreza -, nos últimos tempos tem sido o melhor caminho. Boom econômico da China e a fala dos méritos do trabalho duro ter criado uma expectativa de que o estudo é para escapar da pobreza. Mas o sistema de ensino superior nos dias de hoje da China só leva o empregos para alguns, educar uma nova geração para o desemprego e desespero. 
Como você escolhe um colégio quando você é a primeira pessoa em sua família que pode ler? Ou pagar por ele quando 4 anos de escolaridade custa sessenta anos de renda?
 Como é  se juntar a "formiga tribo", os 2 milhões de chineses recém-formados que, a cada ano, não conseguem encontrar trabalho? E se o único trabalho que você poderia encontrar, fosse vender educação para outros estudantes, mesmo sabendo que esta educação é inútil?

 Internato: Menino Tornando Homens
O fascínio com o internato Inglês, muitas vezes considerado como o campo de treinamento privilegiado para os políticos futuros e líderes de negócio só aumentou ao longo dos anos graças ao representações ficcionais como Hogwarts de Harry Potter. 
Este filme fascinante e perspicaz descobre como o sistema de internato tradicional moldou um grupo de homens primeiramente filmado há 33 anos atràs,  em uma escola de meninos de elite chamada Radley College. A série da BBC  pega as histórias dos meninos de destaque na série. 
Os homens estão abertos, articulados e é  surpreendente como eles permitem que os espectadores vejam as suas esperanças e medos. Como os meninos viram na filmagem e seus triunfos e decepções como os homens que são hoje. Uma coisa que eles compartilham é o impacto inegável que a escola teve em suas vidas. 
Radley Colégio  é um internato independente dos meninos perto de Radley, Oxfordshire, Inglaterra, fundada em 1847.  A escola cobre 800 acres (3,2 km2), incluindo campos de jogos, um campo de golfe, lago e terras agrícolas. É um dos quatro meninos-somente, internato seniores de  escolas independentes no Reino Unido, sendo os outros Winchester College, escola de grade e Eton College.


Agosto a Junho: Trazendo Vida para Escola (2011)
Um ano numa escola rural p
ública do norte do estado da Califórnia é narrado. Enquanto o ano letivo no Brasil normalmente começa em fevereiro  termina em novembro, nos Estados Unidos o ano letivo  começa em agosto e termina em junho.

No comments:

Post a Comment