Google+ Badge

Friday, July 10, 2015

Alfabetização Financeira

Antes de se casar quando ainda jovem Roberta trabalhou como empregada. Porem ao se casar ela parou de trabalhar e começou a ser dona de casa, esposa e mãe.
Um dia Roberta estava assistindo o seu programa predileto, onde ela aprendeu uma nova ideologia, a ideologia do viver no agora, fazendo tudo com divina presença. Então a Roberta começou a fazer tudo de forma meditativa. Ela começou a limpar a casa, com total atenção no momento presente. Ela descobriu que todos bagunçavam pressupondo que alguém iria limpar.
E se ninguém limpasse?
E se ninguém sujasse?

No seu aniversario, Roberta disse a todos que se eles fossem dar presente para ela, que eles dessem presente em dinheiro.
No total ela ganhou 400 reais de presente. O marido a lembrou que eles tinham uma divida passada; sugerindo ou esperando que a Roberta usasse os 400 reais para resolver o problema. Todavia Roberta disse algo que ela nunca disse anteriormente:
- " Olha eu confiei e confio em você para pagar as dividas que você disse que iria pagar.
Roberta percebeu que da mesma maneira que as pessoas que bagunçavam e pressuporiam que alguém iria limpar. Esta era a mesma maneira que ela lidava com o dinheiro; presumindo.
A partir daquele momento, Roberta parou de presumir e começou a conversar e discutir sobre o dinheiro.
A verdade era que o marido e os filhos presumiam que ela limparia a bagunça feita por eles.
Ela decidiu parar de dar atenção a bagunça alheia; tanto a bagunça física. como a emocional,  e a espiritual.
Ela estava assistindo a televisão, quando no programa apareceu o teste para ver, se as pessoas conheciam uma note de dinheiro verdadeira diante de nota falsas. Ela fez o teste com as notas que eles mostraram e ela errou. Roberta se sentiu estupida, por não conhecer as notas de dinheiro. O apresentador parecia ter adivinhando o sentimento da Roberta e disse: " Não se preocupe se você não acertou, a maioria das pessoas não acertam.

Roberta percebeu que ela era uma analfabeta em relação ao dinheiro, ela nem sabia escrever milhões ou bilhões. Ela resolveu começar a se auto alfabetizar.
Roberta começou escrevendo os valores: 1,000,000 - 1,000,000 - 1,000,000 - 1,000,000 - 1,000,000 - 1,000,000.
1,000,000,000 - 1,000,000,000 - 1,000,000,000 - 1,000,000,000 - 1,000,000,000 - 1,000,000,000.



Roberta descobriu que se ela gastasse $1.000,00 por dia, levaria 3 anos para ela gastar $ 1 milhão de reais e 3 mil anos para ela gastar $ 1 bilhão. Quanto tempo ela levaria para gastar a fortuna do Bill Gates?

Roberta nunca teve aula sobre o dinheiro na escola, mas quem iria ensinar, se nem os professores sabiam lidar com o dinheiro, e sentir vitima ou arrumar culpados, não iria alfabetiza-la. Então a Roberta resolveu se tornar autodidata, 
Porque Roberta nunca se planejou para o sucesso financeiro?
Porque ela era uma Analfabeta Financeira.
O pior analfabeto é o analfabeto financeiro.
 Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos financeiros. 
Ele sabe que para comprar o arroz, o feijão, o peixe, o sapato , o remédio e pagar o aluguel, precisa se de dinheiro. 
Mas ele diz que: "Dinheiro, não é tudo e muito menos que é importante." 
O analfabeto financeiro é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que: " Dinheiro não trás felicidade". Não sabe o imbecil, que, da sua ignorância financeira, lhe falta tudo e seus filhos sofrem e o pior de todas as injustiças, 
o rico fica mais rico e ele mais pobre.

Existem 2 caminhos  fáceis para construir riqueza.

1- Antecipação; Começar o mais rápido possível.
2- Ter hábitos de poupar.
Existem 2 caminhos difíceis para construir riqueza.
1- Inflação
2- Altos Impostos.
Os ricos tem conselhos financeiros profissionais. Os pobres pegam suas opiniões em revistas econômicas. Mas no caso da Roberta nem em revistas econômicas.



Roberta começou a pensar nas razoes que ela tinha para planejar:
1- Para ela proteger a vida financeira contra os riscos financeiros.
2- Para eliminar os débitos que ela tinha.
3- Porque ela queria e iria viver uma vida longa.
4- Para viver uma vida num estilo que ate agora, ela apenas sonhou.
5- Para comprar um carro.
6- Para abrir um negocio.
7- Para comprar uma casa.
8- Para viajar.
9- Para passar alguma riqueza para sua futura geração.



Primeiro Roberta tentou entender o Mercado de Capital

Tem se vários ismos. A sociedade pode ter diferentes formas como o socialismo, o comunismo, o fascismo. Mas Roberta vivia numa sociedade capitalista e para viver nesta sociedade ela teria que começar a aprender sobre o capitalismo. O capitalismo vem do Latim Capitalis, (relativo a cabeça" metaforicamente " principal que manda", de Caput, " cabeça".
Passou a ter o significado de "propriedade, dinheiro", pelo seculo XVIII
 O capitalismo é dominante no ocidental deste do final do feudalismo.E passou a representar propriedade e dinheiro no seculo XVIII.
No capitalismo o governo e os negócios usa o capital(dinheiro) para realizar seus objetivos, seja o politico, social ou financeiro.
Negócios e governo aumentam o capital por imprimir e vender certificados que ele declaram ter valor  de compra. Ele alegam que ira aumentar o valor.
Isso começa com o processo de manufatura . Uma companhia manufatura um produto e depois vende o produto para um distribuidor.
E que o grande descoberta do seculo XX foi o compondo interesse
A regra do 72 permite você determinar quanto tempo ira levar para dobrar os vários interesses rate.
Justa divida 10 into 72 você devera ganhar 7.2% anualmente ,se você ganha 15% e deseja saber quanto tempo ira levar para o seu dinheiro dobrar, justamente divida 72 por 15. A resposta sera 4.8 anos, ou a taxa de interesse ou o tempo no numero.
Se você quiser continuar aprendendo continua seguindo os passos da Roberta, continue fazendo parte desta família. Ela continuara nos visitando, aqui na nossa "Family in Love" de agora em diante.