Google+ Badge

Monday, August 31, 2015

45 Pintores Famosos em Imperdíveis Filmes Biográficos - Você Entendera a Historia da Arte


Minha Filha Pode Pintar - My Kid Could Paint (2007) é um filme documentário do diretor Amir Bar-Lev. O filme segue a carreira artística precoce de Marla, uma jovem de  Nova York, que ganhou a fama pela primeira vez como uma criança prodígio  pintora da arte abstrata, e, em seguida, tornou-se o assunto de controvérsia: se ela realmente concluiu as pinturas por si mesma ou realizou-as  com a assistência ou direção de seus pais. 
O pai de Marla, um pintor amador, descreve como Marla olha para ele pintando, e quer ajudar, e ele da uma tela e suprimentos para ela. Um amigo pede para pendurar as pinturas de Marla no seu café e se surpreende quando as pessoas desejam comprá-los. A repórter de um jornal local, Elizabeth Cohen, escreve um texto sobre Marla. A história de Elizabeth é captado pelo New York Times, e Marla se torna uma celebridade da mídia, com aparições na televisão e shows em galerias em Nova York e Los Angeles. As vendas de seu trabalho passaram a custar mais de US $ 300.000.
O tom do documentário gira com uma cena dos pais de Marla assistindo a um relatório de fevereiro de 2005 pela CBS News "60 Minutes II que questiona se Marla pintou as obras atribuídas a ela. 60 Minutos recorreu à ajuda de Ellen Winner, uma psicóloga infantil que estuda cognição nas artes e nas crianças sobredotadas. Vendo as imagens de vídeo de algumas das pinturas atribuídas a Marla, Ellen inicialmente reage positivamente, afirmando: "É absolutamente linda Você poderia colocá-la no Museu de Arte Moderna e absolutamente fugir com ele.". O repórter Charlie Rose, em seguida, mostra para Ellen, o que ele descreve como "50 minutos de vídeo filmado por nós e pelos pais de Marla." Depois de ver este filme, Ellen diz: "Isto abriu os meus olhos, ao vê-la realmente pintar." Rose pergunta a ela: " como isso é "abrir os olhos". Ellen responde: "Porque ela não está fazendo qualquer coisa que uma criança normal não faria. Ela eata apenas empurrando lentamente a tinta ao redor.".
Charles, em seguida, afirma que, após "a nossa entrevista," os Olmsteads concordou em permitir que a equipe do canal, colocasse uma câmera escondida em sua casa para gravar sua filha pintando uma única peça em cinco horas ao longo de um mês. Quando Ellen revisou as fitas, a psicóloga disse: "Eu não vi nenhuma evidência de que ela era uma criança prodígio na pintura..."
Os pais de Marla a grava criando uma segunda obra, Oceano. Um casal é mostrado considerando a compra da Oceano. A mulher se queixa de que o Oceano não se parece com as outras obras de Marla. Mas eles compram de qualquer maneira. Em uma apresentação de slides, o diretor compara Oceano com a peça de 60 minutos e, em seguida, com várias outras obras atribuídas a Marla. Os espectadores são deixados para fazer seus próprios julgamentos.
1- Marla Olmstead (nascida em 2000, em  Nova York) é uma pintora de arte abstrata que aos quatro anos de idade  atraíu a atenção da mídia internacional por seu trabalho. 


Saída Pela Loja de Presentes: Um Filme de Banksy - Exit Through the Gift Shop: A Banksy Filme (2010) é um filme do artista de rua Banksy, que conta a história de Thierry Guetta, um imigrante francês em Los Angeles, e sua obsessão com a arte de rua. A partir de um encontro casual com seu primo, Thierry é introduzido a uma série de artistas de rua, com foco no Shepard Fairey e Banksy, cujo anonimato é preservado, obscurecendo seu rosto e alterando a voz, e a eventual fama dele como artista de rua. O filme foi nomeado para o Oscar de Melhor Documentário. 
Imagem do Homem nu por Banksy, sobre o muro de uma clínica de saúde sexual em Park Street, Bristol. 
Banksy faz Nova Iorque - Banksy Does New York (2014)
Documentário que narra o famoso artista de rua fazendo "31 obras de arte em 31 dias" na cidade de Nova Iorque. Diretor: Chris Moukarbel
2- Banksy é um artista de graffiti inglês, ativista político e diretor de cinema cuja verdadeira identidade é desconhecida. A sua arte de rua satírica e subversivas de comentário político e social combinam humor branco com grafite, executada em uma técnica de estêncil distintivo. As suas obras tem sido destaque nas ruas, paredes e pontes de cidades em todo o mundo. O seu trabalho que começou  em Bristol, cresceu envolvendo colaborações entre artistas e músicos.
Os observadores notaram que o seu estilo é semelhante ao Blek le Rat, que começou a trabalhar com estêncil em 1981, em Paris. Ele diz que ele foi inspirado por "3D", um artista de graffiti que mais tarde tornou-se membro fundador do grupo musical Inglês, Massive Attack. 
Ele não vende fotografias ou reproduções de sua grafites de rua, mas os leiloeiros de arte vendem sua arte por uma pequena fortuna.
3- Mr. Brainwash (escrito frequentemente MBW) é o nome usado por Thierry Guetta, cineasta amador e artista de rua que foi proprietário de uma loja de roupas usadas em Los Angeles, onde ele começou como um guarda de segurança, 
Ele filmou artistas de rua através da década de 2000 e "evoluiu" para um artista em questão de semanas, depois de uma sugestão de Banksy. O seu trabalho foi vendido pela soma de cinco dígitos em sua  exposição de estreia auto-financiada intitulada: A Vida  é bonita. 
 4- Frank Shepard Fairey (nascido em 15 de fevereiro de 1970) é um artista de rua americano contemporâneo, designer gráfico, ativista, ilustrador e fundador da Obey (vestuário) que emergiu da cena do skate. 
Ele se tornou conhecido por seu "Andre the Giant tem uma Posse "(... OBEY ...) campanha de etiqueta enquanto participava da escola de design de Rhode Island, que se apropriou de imagens do tabloide de supermercado "Weekly World News". Ele tornou-se conhecido durante a eleição presidencial de 2008  dos EUA, por seu cartaz da "esperança" de Barack obama. 
O  seu trabalho está incluído nas coleções de arte: do Smithsonian, no  Museu de Arte de Los Angeles, no Museu de Arte Moderna da cidade Nova Iorque, no Museu de Arte Contemporânea de São Diego, na Galeria National Portrait, em Washington, DC, no Museu de Fina Artes de Virginia, e no Museu Victoria e Albert, em Londres. 

Basquiat  é um filme de 1996 dirigido por Julian Schnabel baseado na vida do artista pós-modernista  / neo expressionista americano Jean-Michel Basquiat, que  usou suas raízes de graffiti como uma fundação para criar pinturas do estilo colagem sobre tela.

Criança Radiante - The Radiant Child (2010) Diretor Tamra Davis presta uma homenagem ao seu amigo neste documentário definitivo, mas também investiga Basquiat como um iconoclasta. Um artista bem-sucedido, ele estava constantemente confrontado por racismo e equívocos. Muito pode ser aprendido a partir de entrevistas de informação e imagens de arquivo privilegiada, mas são as suas próprias palavras e trabalho que poderosamente transmitem a mística e o fascínio de ambos o artista e o homem  Basquiat.
5- Jean-Michel Basquiat (22 de dezembro de 1960 - 12 de agosto de 1988) era um artista americano, músico e produtor. Ele primeiro alcançou notoriedade como parte de SAMO, um grupo informal de grafiteiros que escreveram epigramas enigmáticas no berço cultural do sudeste de Manhattan, em Nova Iorque, onde durante a década de 1970, o hip hop, pós-punk e os movimentos de arte de rua  se uniram. Na década de 1980 ele estava exibindo seu neo-expressionismo e pinturas primitivistas em galerias e museus a nível internacional. O Museu Whitney de Arte Americana realizou uma retrospectiva de sua arte em 1992.
A sua arte  focada em "dicotomias sugestivas", tais como riqueza contra a pobreza, a integração contra segregação, e experiência interna contra experiência exterior. 
Ele usou o comentário social em suas pinturas como um "trampolim para as verdades mais profundas sobre o indivíduo", bem como os ataques a estruturas de poder e sistemas de racismo.


A Luz da Cidade - Thomas Kinkade's Home for Christmas (2008)
Ao descobrir que sua mãe Maryanne Kinkade pode perder sua casa, o jovem artista Thomas (Jared Padalecki) decide ajudar e consegue um trabalho provisório pintando o mural da prefeitura para celebrar o natal. Inspirado por seu mentor e vizinho Glen (Peter O’Toole), ele deixa de lado seu orgulho e frustração. Ele não só desenvolve seu talento, como também ajuda a cidade a recuperar o verdadeiro espírito de natal. 
 6- William Thomas Kinkade III (19 de janeiro de 1958 - 6 de abril de 2012)  era um pintor americano de assuntos realistas, bucólico e idílico populares.
 Ele é notável pela a comercialização em massa de seu trabalho impresso, reproduções e outros produtos licenciados através da companhia Thomas Kinkade. 
Ele caracterizou-se como "Thomas Kinkade, pintor da luz", uma frase que ele protegeu através de uma marca, mas originalmente atribuído ao mestre Inglês William Turner.  Estima-se que 1 em cada 20 lares americanos possui uma cópia de uma de suas pinturas.

Meu Pé Esquerdo: A história de Christy Brown - My Left Foot (1989) é um filme de drama irlandês  dirigido por Jim Sheridan e estrelado por Daniel Day-Lewis.
Ele conta a história de Christy, nascido com paralisia cerebral, que poderia controlar apenas o pé esquerdo. Ele cresceu em uma família pobre, da classe trabalhadora, e tornou-se um escritor e artista. Ele escreveu a sua autobiografia  que se tornou o filme.

7-  Christy Brown (05/06/1932 - 07/09/1981) Era um novelista, poeta e pintor irlandês com paralisia cerebral que foi capaz de escrever com os dedos do pé.


Grandes Olhos 2014  
O filme é centrado no início da carreira da pintora Margaret Keane, o seu sucesso fenomenal na década de 1950 e as dificuldades legais subsequentes pelas quais passou com seu ex marido, que reivindicou crédito por suas obras na decada de sessenta. Direção: Tim Burton, que é um colecionador da obra de Keane.
8- Margaret D. H. Keane nascida Peggy Doris Hawkins em 1927, é uma artista norte-americana, que pinta principalmente mulheres, crianças e animais com olhos grandes em óleo ou noutras media.
O seu ex-marido, Walter Keane, vendia as suas pinturas assinadas pelo nome dele; ela tinha conhecimento e permitia porque ela acreditava que por este motivo se conseguia vender todas as peças.
No entanto, subsequentemente, Margaret Keane processou Walter num processo de difamação. O juiz exigiu que os litigantes pintassem um quadro na sala de audiências, mas Walter recusou, citando uma dor no ombro. Enquanto, Margaret produziu um quadro em 53 minutos. O júri atribuiu uma indenização a Margaret de $4 milhões.


O Mestre da Vida - Local Color é um filme de drama americano de 2006. Dirigido por George Gallo. É baseado na história real, do diretor/escritor quando ele tinha 18 anos. O caráter de Nikolai Serov foi baseado em George Cherepov, de quem ele tinha sido um aprendiz na década de 1970. 
9- George Cherepov (1909-1987) nascido na Lituânia e conhecido pelo uso da cor em uma ampla variedade de obra, incluindo paisagens, marinhas e naturezas-mortas. Ele é conhecido principalmente por suas pinturas a óleo de cores do outono da Nova Inglaterra.
Ele estudou pintura com Konstantin Wisotsky e Alexis Hansen. Depois disso, ele viajou e expôs em várias galerias e museus da Europa Central. 
Em 1952, ele emigrou para os Estados Unidos, onde se estabeleceu através de numerosos shows na região de Nova Iorque. Ele realizou cursos de pintura a óleo e publicou livros sobre as técnicas de pintura a óleo. Ele foi casado com Klara Cherepov, uma tecelã artística.
10- George Gallo, Jr. (nascido em 1956) é um americano pintor impressionista, roteirista, diretor de cinema, produtor e músico.  



Pollock é um filme biográfico lançado em 2000 e dirigido por Ed Harris que conta a história do artista.
11- Paul Jackson Pollock ( 28 de janeiro de 1912 —  11 de agosto de 1956) foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato.
Ele tinha a personalidade volátil e vários problemas com o alcoolismo. 
Em 1945, ele casou-se com a pintora Lee Krasner, que se tornaria uma importante influência em sua carreira e em seu legado.
Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. Pollock foi muito importante para o 'dripping'; o quadro "UM" é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, ele também não usa mais pincéis.
A arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da pintura de ação (action painting). A tensão ético-religiosa por ele vivida o impele aos pintores da Revolução mexicana. A sua esfera da arte é o inconsciente: seus signos são um prolongamento do seu interior. Apesar de ter seu trabalho reconhecido e com exposições por vários países do mundo, Pollock nunca saiu dos Estados Unidos. 


Frida é um filme de drama de 2002  americano que retrata a vida profissional e privada da pintora surrealista Frida. É estrelado por Salma Hayek  como Frida e Alfred Molina como seu marido, Diego Rivera.
                                         Frida Kahlo por Salma Hayek
 O filme foi adaptado  do livro Frida: Uma biografia de Frida Kahlo por Hayden Herrera. Foi dirigido por Julie Taymor. O filme ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora Original.
12-  Frida Kahlo de Rivera, nascida Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón  ( 6 de julho de 1907 - 13 jul 1954). 

Era um pintora mexicana, que é mais conhecida por seus auto-retratos.

O filme também mostra de relance a vida de alguns outros pintores importantes:
13- Diego María de la Concepción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera y Barrientos Acosta y Rodríguez, conhecido como Diego Rivera ( 8 de dezembro de 1886 - 24 de novembro de 1957) foi um pintor mexicano proeminente e marido de Frida. As suas grandes obras de parede em fresco ajudou a estabelecer o movimento muralista mexicano em arte mexicana.


 14- David Alfaro Siqueiros nascido José de Jesús Alfaro Siqueiros, (29 de dezembro de 1896 - 06 janeiro de 1974) foi um pintor mexicano realista social, mais conhecido por seus grandes murais em fresco. Junto com Diego Rivera e José Clemente Orozco, ele estabeleceu "muralismo mexicano." Ele era um membro stalinista do Partido Comunista mexicano que participou de uma tentativa frustrada de assassinar Leon Trotsky em Maio de 1940.


Debaixo da Minha Pele: Em busca de Frida Kahlo - In Search of Frida Kahlo  (2015). A artista musical Emeli Sande-traça a vida de Frida, e apresenta imagens de arquivo,

Verdades e Mentiras - F for Fake (1974) é um filme de arte teuto-franco-iraniano dirigido por Orson Welles, um dos maiores cineastas de todos os tempos; que dirigiu, co-escreveu e estrelou o filme.
O filme revela com códigos, filosofia,  psicologia e religião, as verdades e mentiras da arte.
O filme centra-se na recontagem da carreira de Elmyr de Hory como um falsificador de arte profissional. A história de Elmyr serve como pano de fundo para um ritmo acelerado de investigação, sinuoso das naturezas de autoria e autenticidade, bem como base do valor da arte. Vagamente um documentário, o filme opera em vários gêneros diferentes e tem sido descrito como uma espécie de filme ensaio. O filme também incorpora a companheira de Orson, Oja Kodar, e o notório "falsário-biógrafo" Clifford Irving.
15- Elmyr de Hory nascido Elemér Albert Hoffmann ( 14 de abril, 1906 -  11 de dezembro de 1976) foi um húngaro pintor e falsificador de arte que diz ter vendido mais de mil falsificações às galerias de arte de renome de todo o mundo.
                    Falso um livro de Clifford Irving (1969)
Clifford Irving nasceu em 05/11/1930  é um repórter investigativo e novelista. Cliford  fabricou uma "biografia autorizada" de Howard Hughes (a farsa foi posteriormente retratada no filme; O Vigarista do Ano). Alguns acontecimentos da carreira Howard "é descrito na forma de uma paródia do Noticias em Marcha " sequência em Cidadão Kane. Orson também traça um paralelo entre os vigaristas Elmyr e Clifford e sua própria vigarice com notoriedade no início, incluindo uma recriação de parte de seu 1938, Guerra do drama dos mundos de rádio, que simulou um noticiário sobre uma invasão de marcianos e provocou pânico entre alguns ouvintes.
George Orson Welles (06 de maio de 1915 - 10 de outubro de 1985) foi um ator, diretor, escritor e produtor americano que trabalhou em teatro, rádio e cinema. Ele é lembrado por seu trabalho inovador: no teatro, no rádio, e nos filmes.
Oja Kodar Nascida Olga Pálinkás em 1941, é uma atriz croata, roteirista e diretora, mais conhecida como parceira de Orson Welles nos últimos 24 anos de sua vida.

 Poucas Cinzas - Little Ashes é um filme cuja história se passa em 1922, logo após a 1ª Guerra Mundial, em Madri. Uma cidade, na beira de uma mudança, com os valores tradicionais desafiados pela nova e perigosa influências do jazz, de Freud e da vanguarda. 
Salvador Dalí chega à universidade na idade de 18 anos, determinado a se tornar um grande artista. A sua bizarra mistura de timidez e exibicionismo desenfreado atrai a atenção de dois membros da elite social da universidade - Federico García Lorca e Luis Buñuel. 
16- Salvador Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol ( 11 de maio de 1904 —  23 de janeiro de 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. 
O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí  também teve trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi Lançado postumamente em 2003.

 Ele também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista. Dalí insistiu em sua "linhagem judaica", alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.

 Georgia O'Keeffe: A Woman on Paper - Uma Mulher no Papel (2016)
O perfil do artista Georgia concentra-se em seu tempo como um instrutor de arte no Columbia College, na Carolina do Sul. Foi lá, no outono de 1915 e na Primavera de 1916 que ela encontrou sua voz com uma série de desenhos a carvão abstratas que uma ruptura com a tradição e levaram sua arte e carreira em uma nova direção.
17- Georgia Totto O'Keeffe ( 15 de novembro de 1887 –  6 de março de 1986)  é considerada uma das pintoras norte-americanas de maior sucesso do século XX.
Ela estudou pintura no Instituto de Arte de Chicago e mais tarde na Universidade de Columbia em Nova Iorque. Enquadrada na pintura modernista tem telas onde pinta os sedutores arranha-céus. Em 1916 conheceu o fotógrafo Alfred Stieglitz. Casariam em 1924 e Georgia começou por expor no seu atelier de Nova Iorque.
As suas telas de paisagens e flores foram muito apreciadas.

O amor é o Diabo: Estudo Para um Retrato de Francis Bacon - Love Is the Devil: Study for a Portrait of Francis Baconé um filme de 1998, escrito e dirigido por John Maybury, concentra-se em sua relação tensa com George Dyer, um ladrão. O filme inspira-se fortemente na sua biografia autorizada, The Gilded Gutter Vida de Francis Bacon por Daniel Farson, e é dedicado a ele.O filme ganhou três prêmios no Festival Internacional de Cinema de Edimburgo
18- Francis Bacon (28 de Outubro de 1909 - 28 de Abril de 1992) foi um pintor anglo-irlandês de pintura figurativa. Foi descendente colateral de Francis Bacon, filósofo do Período Elisabetano. Seu trabalho é mais conhecido como audaz, austero, e frequentemente grotesco ou imagem de pesadelo.
Nasceu em Dublin, ele sofria de asma. Esta debilidade irritava seu pai, um homem rude e violento, que o costumava chicotear para o "fazer homem". Devido a isto Bacon criou um comportamento de oposição a seu pai. Uma infância difícil, que sempre o influenciou na sua arte e lhe inspirou um certo desdém por essa Irlanda de sua infância, tal como Oscar Wilde e James Joyce.
Em 1926, Francis foi banido da casa da família, seguindo um incidente em que seu pai o viu se admirando em frente ao espelho usando as roupas de baixo de sua mãe.
Francis passou o outono e o inverno  em Londres, com a ajuda de £3 por semana que sua mãe enviava, vivendo uma vida simples, e lendo Nietzsche. Para incrementar suas economias, ele trabalhava como empregado doméstico, mas logo ficou entediado e resignado. Foi demitido de um emprego de assistente telefonista de uma loja de roupas femininas, depois do dono do estabelecimento receber uma carta anônima. 
Ele descobriu que ele atraia homens ricos, uma atração que ele estava tirando vantagem, tendo desenvolvido um bom paladar para vinho e comida. Um dos homens era um ex-militar do exército amigo do seu pai, outro criador de cavalos de corrida, com nome de Harcourt-Smith. O seu pai pediu a seu amigo para transformá-lo em um "homem". Indubitavelmente, seu pai sabia da fama de seu amigo de viril, mas não da sua atração por homens jovens.
Em 1927, Bacon foi levado por Harcourt-Smith para a opulenta, decadente Berlin da República de Weimar, ficando juntos no Hotel Adlon.
 Em 1928 em Paris, ele conheceu Yvonne Bocquentin, pianista e connoisseuse, ele viveu três meses com a Madame Bocquentin e sua família na sua casa próximo a Chantilly. Ele viu o quadro O Massacre dos Inocentes de Nicolas Poussin, uma pintura que ele se referiu várias vezes posteriormente em seu trabalho. 
Ele tratou com uma extraordinária complacência, as fantasias masoquistas, a pedofilia, o desmembramento de corpos, a violência masculina ligada à tensão homoerótica, as práticas de dissecação forense, a atracão pela representação do corpo (um especial fascínio pelos fluidos naturais: sangue, bílis, urina, esperma, etc.) e, no geral, com tudo o que está diretamente ligado à transgressão seja relacionada com o sexo, a religião (são paradigmáticos os seus retratos do Papa Inocêncio X que efetuou a partir da obra de Diego Velázquez) ou qualquer tabu, foram as peças com as quais ele construiu a sua visão "modernista" do mundo.
Em 1945, a sua primeira exposição individual na Lefevre Gallery, , provocou um choque e não foi bem recebida. Toda a gente estava farta de guerra e de horrores, só se falava da "construção da paz" e as imagens de entranhas dos seus quadros, com os seus tons sanguíneos, provocaram mais repulsa do que admiração.
Em 2007,  a obra Mulher Sentada avaliada entre 7,5 e 10 milhões de euros, foi leiloada. O quadro é o retrato de uma mulher, Muriel Belcher (fundadora do clube privado de bebida Colony Room em Londres), quase enrolada numa cadeira partida.

Em 2013,  a obra Tríptico foi vendida por 149 milhões.

Carrington Dias de Paixão é um filme do Reino Unido de 1995 do gênero Drama Biográfico escrito e dirigido por Christopher Hampton. A história é sobre a relação platônica entre a artista Dora Carrington e escritor Lytton Strachey no início do século 20.  O roteiro foi baseado na biografia do escritor e crítico Lytton Strachey (1880–1932)
19-  Dora Carrington de Houghton (29 de março de 1893 - 11 de marco de 1932), conhecida  como Carrington.

Dora Carrington foi uma pintora britânica e artista decorativa, lembrada em parte pela sua associação com membros do Grupo de Bloomsbury.



A Dama Dourada - Woman on Gold é um filme de 2015 Britânico drama dirigido por Simon Curtis, baseado na história real da falecida Maria Altmann (18 de fevereiro de 1916 - 07 de fevereiro de 2011), uma refugiada judia, residente em Los Angeles , que, juntamente com seu jovem advogado, E. Randy Schoenberg (nascido em 1966), lutou contra o governo da Áustria por quase uma década para recuperar a  pintura icônica de sua tia, Retrato de Adele Bloch-Bauer I (1881-1925), que foi roubado de seus parentes pelos nazistas em Viena pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Maria levoua sua batalha legal até o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, que se pronunciou sobre o caso República da Áustria v. Altmann (2004)
20- Gustav Klimt (14 de julho de 1862 - 6 de fevereiro, 1918), foi um pintor simbolista austríaco. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento art nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição acadêmica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Klimt foi também membro honorário das universidades de Universidade de Munique e Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena.
A sua obra  passa por fases diferentes: a primeira é marcada por um caráter histórico-realista, sendo também associada à dualidade de Viena (realidade e ilusão). Desta época, datam os desenhos para as alegorias "A Escultura" e "A Tragédia" (1896 e 1897).
Vida posterior e sucesso póstumo
Em 1911 a sua pintura morte  e Vida recebeu o primeiro prêmio nas exposições mundiais em Roma.
Em 1918, morre depois de ter sofrido um derrame e pneumonia devido à epidemia de gripe em todo o mundo daquele ano. Inúmeras pinturas feitas por ele foram deixadas inacabadas.
 Em novembro de 2003, Landhaus am Attersee foi vendido por $ 29128000.
Em 2006, o retrato 1907, Adele Bloch-Bauer I, foi comprado para a Neue Galerie Nova Iorque por Ronald Lauder, supostamente por US $ 135 milhões.
Em 7 de agosto de 2006, casa de leilões Christie anunciou que estava lidando com a venda dos restantes quatro obras de Klimt que foram recuperados por Maria  e seus co-herdeiros após a sua longa batalha judicial contra a Áustria.  A Tree I Apple (ca. 1912) vendido por US $ 33 milhões,
Birch Floresta (1903) vendido por US $ 40,3 milhões,
 E Casas em Unterach no lago Atter (1916) vendido por US $ 31 milhões. Coletivamente, as cinco pinturas restituídas rendeu mais de $ 327.000.000.
A pintura Litzlberg am Attersee foi leiloada por $ 40400000 em Sotheby em novembro de 2011.
A cidade de Viena, Áustria teve muitas exposições especiais que comemoram o 150th aniversário do nascimento de Klimt em 2012.

https://youtu.be/mh3kFFgsPYQ
A Lua e Seis Centavos - The Moon and Sixpence é uma adaptação filme de 1942 do romance de mesmo nome de W. Somerset Maugham


Gauguin - Um Lobo Atrás da Porta - The Wolf at the Door  is a 1986 Danish-French biographical drama film written and directed by Henning Carlsen.
21- Eugène-Henri-Paul Gauguin ( 7 de junho de 1848  —  8 de maio de 1903) foi um pintor francês do pós-impressionismo. Nascido em Paris, Gauguin viveu os primeiros sete anos da sua vida em Lima, no Peru, para onde seus pais se mudaram após a chegada de Napoleão III ao poder. Seu pai pretendia trabalhar em um jornal da capital peruana e foi o idealizador da viagem. Porém, durante a longa e terrível viagem de navio acabou por ter complicações de saúde e faleceu. Assim, o futuro pintor desembarcou em Lima apenas com sua mãe e irmã.
Em 1855, ele voltou para seu país natal, e aos 17 anos, ingressou na marinha mercante e correu o mundo. Trabalhou em seguida numa corretora de valores parisiense.
 Em 1873, casou-se com a dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos.
Aos 25 anos, após a quebra da Bolsa de Paris, tomou a decisão de  dedicar-se totalmente à pintura. Começou assim uma vida de viagens e boémia, que resultou numa produção artística singular e determinante das vanguardas do século XX.
Em 1876, expôs pela primeira vez . Mas não seria uma vida fácil, tendo atravessado dificuldades econômicas, problemas conjugais, privações e doenças. Ele foi então para Copenhagen, onde acabou ocorrendo o rompimento de seu casamento.
As suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no campo, algo que ele consegue com a aplicação arbitrária das cores, em oposição a qualquer naturalismo, como demonstra o seu famoso
Cristo Amarelo.
As cores se estendem planas e puras sobre a superfície, quase decorativamente.
Ele parte para o Taiti em busca de novos temas e para se libertar dos condicionamentos da Europa. As suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do lugar, e não faltam cenas que mostram um erotismo natural, fruto, segundo conhecidos do pintor, de sua paixão pelas nativas. A cor adquire mais preponderância representada pelos vermelhos intensos, amarelos, verdes e violetas.
Ele morou durante algum tempo em Pont-Aven, na Bretanha, onde sua arte amadureceu.
Posteriormente, morou no sul da França, onde conviveu com Vincent Van Gogh.
Em 1887, numa viagem à Martinica e retornou  à arte primitivista.
Tinha idéia de voltar ao Taiti, porém não dispunha de recursos financeiros. Com o auxílio de amigos, também artistas, organizou um grande leilão de suas obras.
Colocou à venda cerca de 40 peças. A maioria foi comprada pelos próprios amigos de Gauguin, como por exemplo Theo van Gogh, irmão de Vincent van Gogh, que trabalhava para a Casa Goupil (importante estabelecimento que trabalhava com obras de arte).
Mesmo conseguindo menos de 3 mil francos, em meados de 1891 regressou ao Taiti, onde pintou cerca de uma centena de quadros sobre tipos indígenas, como "Vahiné no te tiare" a("A moça com a flor") e "Mulheres de Taiti", além de executar inúmeras esculturas e escrever um livro, Noa noa.

Quando voltou a Paris, realizou uma exposição individual na galeria de Durand-Ruel, voltou ao Taiti, mas fixou-se definitivamente na ilha Dominique. Nessa fase, criou algumas de suas obras mais importantes, como "De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?", uma tela enorme que sintetiza toda a sua pintura, realizada antes de uma frustrada tentativa de suicídio utilizando arsênio.
Gauguin desenvolveu as técnicas do "sintetismo" e "cloisonnisme" (alveolismo), estilos de representação simbólica da natureza onde são utilizadas formas simplificadas e grandes campos de cores vivas chapadas, que ele fechava com uma linha negra, e que mostravam uma forte influência das gravuras japonesas.
A sua pintura é caracterizada por: Natureza alegórica, decorativa e sugestiva;
Formas dimensionais, estilizadas, sintéticas e estáticas.

Em fevereiro de 2015 a pintura «Nafea Faa Ipoipo», que pertencia ao colecionador suíço, Rudolf Stechelin, foi adquirida pela Autoridade de Museus do Qatar por 300 milhões de dólares (263 milhões de euros), e converteu-se assim na obra de arte mais cara da história. A venda, em leilão, supera em 50 milhões de dólares o quadro «Os Jogadores de Cartas» de Cezánne, que estava em primeiro lugar na lista das obras mais caras de sempre.



 Sede de Viver é um filme estadunidense de 1956, do gênero drama biográfico, dirigido por Vincent Minnelli, sobre a vida do pintor Van Gogh, conforme adaptação da novela do mesmo nome de 1934, escrita por Irving Stone. 

Nos créditos, tem uma extensa lista de museus e outras entidades e pessoas que cederam pinturas originais para serem usadas no filme.
                                   Vincent Van Gogh interpretado por Kirk Douglas
 22- Vincent Willem van Gogh ( 30 março, 1853 - 29 de julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista holandês cujo trabalho teve uma influência de grande envergadura na arte do século 20.

A sua produção inclui retratos, auto-retratos, paisagens e naturezas-mortas de ciprestes, campos de trigo e girassóis. Ele desenhou como uma criança, mas não pintou até seus vinte e tantos anos; ele completou muitas de suas obras mais conhecidas durante os dois últimos anos de sua vida.
Em pouco mais de uma década, ele produziu mais de 2.100 obras de arte, incluindo 860 pinturas a óleo e mais de 1.300 aguarelas, desenhos, esboços e gravuras.


A Casa Amarela -  The Yellow House (2007) Diretor: Chris Durlacher. Cobre o curto período os dois pintores gasto como companheiros de quarto na casa de Van Gogh e tensões e conflitos de personalidade que se seguiram.


Retrato de Wally - Portrait of Wally é uma pintura a óleo de 1912 do pintor austríaco Egon, de uma mulher que ele conheceu em 1911, quando ela tinha 17 anos de idade e que serviu de modelo para uma série de pinturas mais marcantes dele. A pintura foi comprada por Rudolf Leopold em 1954 e tornou-se parte da coleção do Museu Leopold, quando o governo austríaco, comprou  5.000 peças que Leopold tinha possuído.
Perto do fim de um 1997-1998 houve uma exibição do trabalho do artista no Museu de Arte Moderna de Nova York, a história da pintura foi revelada em um artigo publicado no jornal The New York Times. Após a publicação, os herdeiros de Lea Bondi Jaray, a quem a obra tinha pertencido, contatou um advogado que emitiu uma intimação proibindo o seu regresso à Áustria. O trabalho foi amarrado em litígio há anos pelos herdeiros de Lea, que alegou que a pintura era a pilhagem nazista e deveria ser devolvido a eles.
Em julho de 2010, o Museu Leopold concordou em pagar US $ 19 milhões para os herdeiros, sob um acordo que iria abordar todas as reivindicações pendentes sobre a pintura
23- Egon Schiele (12 junho de 1890 - 31 de outubro 1918) foi um grande pintor figurativo austríaco do início do século 20. Seu trabalho é conhecido pela sua intensidade e sua sexualidade crua, e os muitos auto-retratos que o artista produziu, incluindo auto-retratos nus. As formas torcidas do corpo e a linha expressiva que caracterizam as pinturas e os desenhos dele, marcam o artista como um expoente do expressionismo no início.

Modigliani - A Paixão pela Vida é um filme biográfico de 2004, drama americano-franco-alemão-italiano escrito e dirigido por Mick Davis e estrelado por Andy García.  O pintor judeu italiano Amedeo,  revolucionou o mundo das artes como um cometa. Inspirado pelo amor e consumido pela obsessão. um gênio criativo que viveu e absorveu a charmosa Paris do início do século 20 com uma atração incontrolável pela beleza. Sempre com a mesma intensidade, ele amou a católica Jeanne Hebuterne (Elsa Sylberstein) e odiou o genial Pablo Picaso (Omid Djalili).
24- Amedeo Clemente Modigliani (12 de julho de 1884 - 24 de janeiro 1920) foi um pintor e escultor italiano que trabalhou principalmente na França. Ele é conhecido por retratos e nus em um estilo moderno caracterizado pelo alongamento de rostos e figuras, que não foram bem recebidas durante sua vida, mas depois encontrou aceitação. Ele passou sua juventude na Itália, onde estudou a arte da antiguidade e da Renascença, até que ele se mudou para Paris em 1906. Lá, ele entrou em contato com artistas de destaque, como Pablo Picasso e Constantin Brâncuşi.
                                                                           auto retrato no Masp
A  sua obra  inclui essencialmente pinturas e desenhos. De 1909 a 1914, no entanto, ele se dedicou principalmente à escultura. Seu tema principal era retratos e figuras completos de seres humanos, tanto nas imagens e nas esculturas. Durante sua vida, ele teve pouco sucesso, mas depois de sua morte, ele alcançou maior popularidade e suas obras de arte alcançado preços elevados. Ele morreu aos 35 anos em Paris da meningite tuberculosa.
25-  Jeanne Hébuterne (06 de abril de 1898 - 25 de janeiro de 1920) sua esposa e  pintora francesa.

Picasso Jovem: 1881- 1906 è uma minissérie de televisão de 1993 do diretor  Juan Antonio Bardem.
Após iniciar como estudante de arte em Madrid, Picasso fez sua primeira viagem a Paris (1900), a capital artística da Europa. Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa. Max dormia de noite e Picasso durante o dia, ele costumava trabalhar à noite até o amanhecer . Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.
Em 1901 com Soler, um amigo, a revista Arte Joven, na cidade de Madri. O primeiro número é todo ilustrado por ele. Foi a partir dessa data que Picasso passou a assinar os seus trabalhos simplesmente “Picasso”, anteriormente assinava “Pablo Ruiz y Picasso”.
Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a solidão, a morte e o abandono. 
A morte de Casagemas. Esta pintura faz parte de uma sequência sobre a morte de Carlos Casagemas, filho do cônsul americano em Barcelona, pintor e amigo do artista. O suicídio de Casagemas, por causa de uma decepção amorosa, gerou profunda devastação no artista, que afirmou ter começado a pintar em azul após refletir sobre a morte do amigo.
Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905 - 1906).  Picasso pintou mais de 60 retratos de Fernande.
 Em Paris, Picasso conheceu um seleto grupo de amigos célebres: André Breton, Guillaume Apollinaire e a escritora Gertrude Stein.
Na fase rosa há abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, o mundo do circo. No verão de 1906, durante uma estada em Andorra, sua obra entrou em uma nova fase marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana, era o protocubismo, o antecedente do cubismo. O célebre retrato de Gertrude Stein (1905 - 1906) revela um tratamento do rosto em forma de máscara.

O mistério de Picasso - Le Mystère Picasso é um filme documentário francês de 1956 dirigido por Henri-Georges Clouzot, com música de Georges Auric. O filme não traz aspectos biográficos pois busca retratar o artista Pablo Picasso em exercício de seu processo criativo. É mostrada a produção de cerca de vinte telas, tendo sido utilizado um vidro transparente para exibir a evolução de cada obra desde uma folha em branco até o acabamento, sem mostrar o artista. O filme é em preto e branco para os traços com lápis, carvão ou tintas dessas cores, e colorido para as pinturas. Aparecem em cena por breves momentos, em filmagens em preto e branco, o próprio Picasso, além do diretor Clouzot e o cinegrafista Claude Renoir. Têm-se que as pinturas vistas foram todas destruídas, para serem apreciadas apenas através do filme, mas algumas podem ter sobrevivido.

Visita a Picasso - Bezoek an Picasso é um documentário belga de 1949 sobre o pintor Pablo Picasso, dirigido pelo cineasta belga Paul Haesaerts. Em um esforço para capturar a natureza do processo criativo de Picasso, Paul pediu ao pintor espanhol para aplicar suas pinceladas mágicas para grandes placas de vidro.
26- Pablo Ruiz Picasso Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso, ( 25 de outubro de 1881 —  8 de abril de 1973), foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida adulta na França. Considerado um dos maiores e mais influentes artistas do século XX, é conhecido por ser o co-fundador do cubismo - ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída, o inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Senhoritas d’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.
Picasso demonstrava talento artístico desde jovem, pintando de forma realista por toda a sua infância e adolescência. Durante a primeira década do século XX, o seu estilo mudou graças aos seus experimentos com diferentes teorias, técnicas e ideias. Sua obra geralmente é classificada em períodos. Enquanto os nomes de muitos dos seus períodos finais são controversos, os períodos mais aceitos da sua obra são o período azul (1901-1904), o período rosa (1904-1906), o período africano (1907-1909), o cubismo analítico (1909-1912) e o cubismo sintético (1912-1919).
Excepcionalmente prolífico durante a sua longa vida, Picasso conquistou renome universal e imensa fortuna graças às suas conquistas artísticas revolucionárias, tornando-se uma das mais conhecidas figuras da arte do século XX.
Embalado em Um Bau: A Arte Perdida de Edith Lake Wilkinson - Packed In A Trunk: The Lost Art of Edith Lake Wilkinson
 27-  Edith Lake Wilkinson, data de Nascimento: 23 de agosto de 1868, em West Virginia foram encontradas em um bau, onde estavam escondidos  por 40 anos, depois que ela foi internada em um asilo em 1925.
Séraphine é um filme de 2008 franco-belga dirigido por Martin Provost. É estrelado por Yolande Moreau como a pintora francêsa Séraphine Louis e Ulrich Tukur como Wilhelm Uhde. Ele ganhou o premio  César 2009 de Melhor Filme.
 28Séraphine Louis, conhecida como Séraphine de Senlis (03 de setembro de 1864 -1942), foi uma pintora francêsa no estilo ingênuo. Autodidata, ela foi inspirada por sua fé religiosa e pelas janelas de vitral das igrejas e outras artes religiosas. A intensidade de suas imagens, tanto na cor e no design replicativas, são por vezes interpretada como um reflexo da sua própria psique, andando numa corda bamba entre o êxtase e a doença mental.
 A mãe de Louis morreu em seu primeiro aniversário e seu pai, que se casou novamente, também morreu antes que ela tinha sete anos; e ela ficou sob os cuidados de sua irmã mais velha. Ela trabalhou pela primeira vez como uma pastora, mas, em 1881, ela foi contratada como empregada doméstica no convento das Irmãs da Providência. E a partir de 1901, ela se tornou empregada nas casas de famílias de classe média na cidade de Senlis.
Wilhelm Uhde (28 de outubro 1874 - 17 de agosto de 1947) foi um alemão colecionador de arte, comerciante, autor e crítico, um coletor de início da pintura modernista, e uma figura importante na carreira de Henri Rousseau, André Bauchant, Camille Bombois e Louis Vivin, conhecidos coletivamente como os pintores Sagrado coração.

Moulin Rouge (1952)
29- Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa ( 24 de Novembro de 1864 — 9 de Setembro de 1901) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. 


Lautrec (1998) Vida, paixão, amor ... tudo isso era parte da arte de Toulouse-Lautrec. Seu desenvolvimento artístico entre os mestres do impressionismo do cargo. Diretor: Roger Planchon
Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Ele revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. 
Nascido na nobreza, herdeiro de uma linhagem aristocrática francesa, seu pai era o Conde Alphonse de Toulouse-Lautrec-Monfa,e sua mãe Adéle Tapié de Céleyran. Seus pais queriam que o filho seguisse com esmero o mesmo caminho nobre de toda a sua família, tanto materna quanto paterna.
Ele sofria de uma doença genética rara, a Picnodisostoses, que ficou mais tarde conhecida como Doença de Toulouse-Lautrec. Trata-se de uma doença autossômica recessiva caracterizada por ossos frágeis e baixa estatura.  Henri não ultrapassava a altura de 1,52 m, tornando-se um homem com corpo de adulto, mas com pernas curtas de menino.

Aos dezesseis anos foi estudar pintura com Léon Bonnat, professor rígido que não o agradava. Logo depois foi estudar com Fernand Cormon, cujo estúdio ficava nas ladeiras suburbanas de Montmartre, em Paris. É lá que ele descobriu a inspiração que lhe faltava.
Frequentador assíduo do Moulin Rouge e outros cabarés. O tema principal de suas  pinturas era a vida boêmia parisiense.
A invenção do coquetel "Terremoto" (Tremblement de Terre) é atribuída à Toulouse-Lautrec. É uma mistura potente de 1/2 parte de absinto e 1/2 parte de conhaque, servido em copo de vinho sobre cubos de gelo ou batido com gelo em coqueteleira.
 Henri não apenas faz pinturas, como também cartazes promocionais dos cabarés e teatros, fazendo-se presente na revolução da publicidade do século XIX, quando a arte deixa de ser patrocinada e financiada apenas pela Igreja e os nobres, para ser comprada e utilizada pelo comércio crescente gerado pela revolução industrial. O cartaz litográfico colorido é uma nova ferramenta de divulgação de locais de lazer parisienses. 

Tinha habilidade em capturar as pessoas em seu ambiente de trabalho, com a cor e o movimento da pululante e opulenta vida noturna, porém sem o glamour. Usava muito vermelho, em geral de maneira contrastante, cabelos cor de laranja e a cor 


Renoir é um filme de 2012 drama francês com base nos últimos anos de Renoir, durante a Primeira Guerra Mundial. O filme foi dirigido por Gilles  Bourdos.
O filme conta a história Catherine,  que foi a última modelo do pintor impressionista Renoir e a primeira atriz nos filmes de filho dele, e seu futuro marido, o diretor de cinema Jean Renoir. Ela era o elo entre e dois famosos artistas aclamados, um pai o outro filho. Enquanto o pai está no final de sua brilhante carreira, o filho ainda está à procura de si mesmo, a sua futura grande carreira como um dos diretores de cinema mais célebres não tinha ainda começado.
30- Pierre-Auguste Renoir,  conhecido como Auguste Renoir ( 25 de fevereiro de 1841 a 3 de dezembro 1919) era um artista francês, um pintor líder no desenvolvimento do estilo impressionista. Como uma celebração da beleza, sensualidade feminina.
Bola no Moulin de la Galette, Montmartre ($ 78100000) 
Comumente conhecido como o Moulin de la Galette, é uma pintura 1876. Ele mostra uma cena de uma reunião social num distrito de Paris. Ela foi comprada em leilão em Maio de 1990 pelo Ryoei Saito - o empresário japonês Sami, que comprou por mais de $ 78 milhões.
Almoço na Festa no barco (1880-1881)  Incluída na Sétima exposição impressionista em 1882. Era aprovação como a melhor pintura no show por três críticos.  Ela foi adquirida do artista pelo comerciante Paul Durand-Ruel e Comprada em 1923 (por $ 125.000) do seu filho por Duncan Phillips. Ela está agora na coleção de Phillips em Washington, DC. Ela mostra uma riqueza de forma, a fluidez de um curso da escova, e uma luz bruxuleante.
Nude (1910) É óleo sobre tela, pintada em 1910 e em 1996 valia cerca de 6 milhões de dólares. A pintura está atualmente no Museu Nacional da Sérvia, em Belgrado. A pintura foi dada ao povo sérvio de Prince Paul da Jugoslávia. 
A pintura foi roubada em 1996 por um ladrão amador de Roma. Durante o roubo, ela foi seriamente danificada e foi: recuperada em más condições Exigindo um ano de restauração. 
Jean Renoir (15 de setembro de 1894 a 12 de Fevereiro 1979) era um diretor de cinema, roteirista, ator, produtor e autor. Como um diretor de cinema e ator, ele fez mais de quarenta filmes da era do cinema mudo até o fim da década de 1960. Seu filme Ilusão Grand (1937) e A Regra do Jogo (1939) são frequentemente citados pelos críticos como entre os maiores filmes já feitos.
Catherine Hessling (nascida Andrée Madeleine Heuschling, 22 de junho de 1900 - 28 de Setembro 1979) A  última grande musa do mais velho dos Renoirs, e primeira mulher do mais novo  Renoir, que estrelou o  vários de seus filmes iniciais e é creditada frequentemente de incentiva-lo para uma carreira no cinema.. Ela Apareceu em 15 filmes, na maior parte em silêncio, antes de se aposentar da profissão e se retirar da vida pública em meados de 1930.


Mr. Turner é um filme drama biográfico britânico, francês e alemão sobre o pintor Turner, escrito e dirigido por Mike Leigh.
e estrelado por Timothy Spall como Turner.  Ele estreou na competição para a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2014, onde Timothy ganhou o prêmio de Melhor Ator e o diretor de fotografia Dick Pope recebeu um prêmio especial do júri para a cinematografia do filme.
31- Joseph Mallord William "J. M. W." Turner,  ( 14 de maio de 1775  - 19 de dezembro de 1851) foi um pintor de paisagens Inglês Romanticista, aquarelista e gravurista. Turner foi considerado uma figura controversa em seus dias, mas é considerado agora como o artista que a pintura de paisagem elevada a uma eminência que rivaliza a pintura da história.
Embora ilustre para suas pinturas a óleo, Turner é igualmente um dos grandes mestres da pintura de paisagem britânica da aguarela. Ele é comumente conhecido como "o pintor da luz"  e seu trabalho é considerado como um prefácio romântico ao impressionismo.
Turner morreu na casa de seu amante Sophia Caroline Booth , e diz-se que pronunciou as últimas palavras "O sol é Deus".  A pedido  sua última exposição na Royal Academy foi em 1850.
Caixa de Pintura Real - Royal Paint Box (2013)
Obras reais de arte são destacados neste documentário, que é apresentado pelo príncipe Charles. Entre os artistas presentes: 
32-  Duque de Edimburgo, 
33- Rainha Victoria, 
34- Príncipe Albert
35- Mary Rainha da Escócia
36- Rei George III 
37-  Rainha Elizabeth.


Cinco Mulheres ao Redor de Utamaro, (1946) filme japones. Direção:Kenji Mizoguchi
38- Kitagawa Utamaro  ele era conhecido pelos nomes dados Yusuke e, mais tarde, Yuki(1753 - 1806) era um pintor de estampas japonês, considerado um dos melhores artistas das pinturas chamadas ukiyo-e. É conhecido principalmente por suas magistrais posições de mulheres, conhecidas como bijinga. Também desenvolveu estudos da natureza, em particular livros ilustrados de inseto. A sua obra chegou a Europa em meados do século XIX, onde se tornou muito popular, desfrutando especial aceitação na França. Influenciou os impressionistas europeus, particularmente por seu uso de olhares parciais, com enfase na luz e sombra. 

Ukiyo-e arte floresceu no Japão durante o período Edo dos séculos XVII ao XIX , e a forma de arte tomou como sujeitos primários cortesãs, atores do kabuki, e outros associados ao estilo de vida "mundo flutuante" dos distritos de recreio. Ao lado de pinturas, xilogravuras produzidas em massa eram uma forma importante do gênero. Ukiyo-e arte visava o povo comum na parte inferior da escala social, especialmente da capital administrativa da Edo. A sua natureza pública, temas, estética, e produção em massa a desconsiderou como arte séria. Em algum momento durante a sua infância Utamaro ficou sob a tutela do artista Toriyama Sekien, que descreveu seu aluno tão brilhante e dedicado à arte.  Sekien, embora treinados na classe alta escola Kanō de pintura japonesa, tornou-se na meia-idade de um praticante de ukiyo-e e sua arte foi destinado a pessoas da cidade em Edo. 
Sob o nome Kitagawa Toyoaki, o seu primeiro trabalho publicado foi a tampa em uma cartilha kabuki direito Quarenta e oito cenas famosas do amor. Utamaro continuou como ilustrador de literatura popular para o resto da década e, ocasionalmente, produzidos de folha única yakusha-e retratos de atores do kabuki. Em 1780, ele passou a viver com Tsutaya Jūzaburō. Estima-se que ele viveu lá por aproximadamente cinco anos. Ele parece ter se tornado um artista principal para o firme Tsutaya. O primeiro trabalho de Utamaro para Tsutaya apareceu em uma publicação datada em 1783:. As Viagens fantástica de um Playboy na Terra dos Gigantes.
Em 1791 Utamaro desistiu de projetar impressões para livros e concentrou-se em fazer retratos individuais de mulheres exibidos na metade do comprimento, em vez de as gravuras de mulheres em grupos favorecidos por outros artistas ukiyo-e.
Em 1793 alcançou o reconhecimento como artista, em seguida, passou a produzir várias séries de obras bem conhecidas, todas as mulheres que caracterizam do distrito Yoshiwara.
Ao longo dos anos, ele também criou um número de volumes de animal, inseto, e estudos da natureza e shunga, ou erótica. impressões shunga eram bastante aceitável na cultura japonesa, não associadas com um conceito negativo de pornografia como encontrado em culturas ocidentais, mas considerado mais como um aspecto natural do comportamento humano e circulou entre todos os níveis da sociedade japonesa.
Em 1804, no auge de seu sucesso, ele se deparou com problemas legais com a publicação de gravuras relacionadas com um romance histórico banido. As gravuras, intitulado Hideyoshi e seus cinco concubinas, descreveu a esposa e concubinas do governante militar, Toyotomi Hideyoshi, wh


A Maja Nua -The Naked Maja (1958), dirigido por Henry Koster. Um filme sobre o pintor Francisco Goya e da duquesa de Alba.
Doña María del Pilar Teresa Cayetana de Silva-Álvarez de Toledo y Silva, 13 Duquesa de Alba da Espanha (10 de junho de 1762 - 23 de julho de 1802), era um aristocrata espanhol e um tema popular do pintor Francisco de Goya y
39- Francisco José de Goya y Lucientes ( 30 de março de 1746  —  16 de abril de 1828) foi um pintor e gravador espanhol. Conhecido como "Goya, o Turbulento" e considerado às vezes como "o Shakespeare do pincel" , suas produções artísticas incluem uma ampla variedade representativa de retratos, paisagens, cenas mitológicas, tragédia, comédia, sátira, farsa, homens, deuses e demônios, feiticeiros, e um pouco do obsceno.
No final de 1771, inscreveu-se em um concurso da Academia de Belas Artes de Parma, recebendo uma menção honrosa e sua primeira encomenda: o afresco na Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça. A partir daí, seguiram-se encomendas para o Palácio de Sobradiel e o Monastério Aula Dei. Entre os anos de 1773 e 1774 foram executadas, provavelmente, as últimas pinturas desse período em que esteve em Saragoça.
Goya se casou com Josefa Bayeu, irmã dos artistas Francisco e Ramon Bayeu. Enquanto esteve em Madrid, trabalhou para várias fábricas, fazendo desenhos para tapeçarias. São desse período os desenhos que ganharam fama, com reprodução de cenas folclóricas e de paisagens. Contudo, ele não era um artista interessado em paisagens e o fundo de suas obras mostra o pouco interesse que ele tinha por elas.
O Reconhecimento
No ano de 1780, entrou para a Academia de São Fernando e apresentou a obra "La Crucificada". Nessa pintura, Goya seguiu as regras acadêmicas, provando que era um mestre do estilo convencional. Em 1785, começou a receber encomendas da aristocracia. A primeira encomenda foi para o "Festival Folclórico" do dia de Santo Isidoro. No mesmo ano, executou o primeiro retrato de um membro da nobreza, a Duquesa de Osuna. Em 25 de abril de 1785, depois da morte de Carlos III e da coroação de Carlos IV, foi nomeado "Primeiro Pintor da Câmara do Rei", tornando-se o pintor oficial do monarca e sua família.
Muitas de suas gravuras, em referência à moral, ao estranho e ao bizarro da alma humana, encontraram grande aceitação.
Em 1790, pintou um de seus autorretratos.
Em 1792, numa viagem a Andaluzia, contraiu uma doença séria e desconhecida,  ficando temporariamente paralítico, parcialmente cego e totalmente surdo. Com a doença, perdeu sua vivacidade, seu dinamismo, sua autoconfiança. A alegria desapareceu lentamente de suas pinturas, as cores se tornaram mais escuras e seu modo de pintar ficou mais livre e expressivo. Parcialmente recuperado, retornou a Madrid no verão de 1793 e continuou a trabalhar como artista da Corte, porém buscou outras inspirações para expressar sua fantasia e invenção sem limite, o que as obras sob encomenda não lhe permitiam.
Devido à doença, Goya passou a não ter mais muito respeito pela aristocracia, expondo nas suas pinturas as verdadeiras identidades e as fraquezas dos modelos. Um exemplo é o retrato do rei Fernando VII da Espanha. Seus retratos deste período mostram, todavia, a sua fascinação pelas mulheres e pelas crianças. Dois retratos de mulheres, executados nessa época, mostram claramente essa qualidade: Doña Antonia Zarate, orgulhosa, ereta, coquete e algo triste; e a Condesa de Chinchón, o mais terno de seus retratos de mulheres, no qual o rosto infantil e a postura frágil dos ombros contrastam com o traje elegantemente pintado. Estes retratos foram como um último adeus às alegrias da vida, porque pouco depois Goya se exilou em sua Quinta del Sordo, em Madrid. As guerras napoleônicas vieram e se foram, e os horrores sofridos pelos espanhóis deixaram um Goya amargo, transformando a sua arte em um ataque contra a conduta insana dos seres humanos, passando a retratar a falta de sentido do sofrimento humano, tanto injusto como não merecido.
Entre os anos de 1810 e 1814, produziu sua famosa série de pinturas "Los Desastres de la Guerra" e suas duas obras primas "El Segundo de Mayo 1808" e "El Tercero de Mayo 1808" . Estas pinturas demonstram um uso de cores extremamente poderoso e expressivo. Pela primeira vez, a guerra foi descrita como fútil e sem glória, e pela primeira vez não havia heróis, somente assassinos e mortos.
Em 1821, a Inquisição abriu um processo contra Goya por considerar obscenas as suas "Majas", mas o pintor conseguiu livrar-se, sendo-lhe restituída a função de "Primeiro Pintor da Câmara".
Durante a última parte de sua vida, Goya cobriu as paredes de sua Quinta del Sordo,  "Saturno devorando um filho" (1819-1823). Esta pintura constitui uma referência aos conflitos internos de Espanha, durante o reinado absolutista de Fernando VII, mas será também um reflexo da degradação da sua saúde física e mental. Em 1824, Goya exilou-se em Bordéus, França, vindo a morrer quatro anos depois naquela cidade. 
Rembrandt (1936)
Este personagem mostra o pintor no auge de sua fama em 1642, quando sua esposa adorada morre de repente e seu trabalho toma um rumo escuro, sardônico que ofende seus patronos. Em 1656, ele está falido, mas se apaixona pela empregada, a quem ele é incapaz de se casar. O relacionamento deles traz ostracismo, mas também alguma medida de felicidade. Porem ela também morre. As cenas finais encontrá-lo em seu último ano 1669.
Rembrandt (1999)
 40- Rembrandt Harmenszoon van Rijn ( 15 de julho de 1606 —  4 de outubro de 1669) foi um pintor e gravador holandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa. É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos. As suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.
Tendo alcançado sucesso na juventude como um pintor de retratos, seus últimos anos foram marcados por tragédia pessoal e dificuldades financeiras. No entanto, suas gravuras e pinturas foram populares em toda a sua vida e sua reputação como artista manteve-se elevada, e por vinte anos ele ensinou quase todos os importantes pintores holandeses. Os maiores triunfos criativos de Rembrandt são exemplificados especialmente nos retratos de seus contemporâneos, autorretratos e ilustrações de cenas da Bíblia. Seus autorretratos formam uma biografia singular e intimista em que o artista pesquisou a si mesmo sem vaidade e com a máxima sinceridade.
Tanto na pintura como na gravura, ele expõe um conhecimento completo da iconografia clássica, que ele moldou para se adequar às exigências da sua própria experiência; assim, a representação de uma cena bíblica era baseada no conhecimento de Rembrandt sobre o texto específico, na sua assimilação da composição clássica, e em suas observações da população judaica de Amsterdã. 
Moça com Brinco de Pérola é um filme de 2003 dirigido por Peter Webber. O roteiro foi  baseado no romance de mesmo nome por Tracy Chevalier.
Scarlett Johansson interpreta a jovem serva do século 17 na casa do pintor holandês Johannes
Vermeer (interpretado por Colin Firth),


Ele pintou a Moça com Brinco de Pérola (1665), na cidade de Delft, na Holanda.
Tim and Vermeer -Tim's Vermeer  (2013)
Um inventor vai em uma odisséia de oito anos para entender a técnica para celebrar o realismo da foto de Johannes e replicar estilo distinto do mestre. dirigido por Teller, produzido por seu parceiro fase Penn Jillette e Farley Ziegler
Tim Jenison é um inventor que se tornou o fundador da bem sucedida de NewTek, uma empresa que trabalha em vários campos da computação gráfica, mais notavelmente o software de modelagem 3D LightWave 3D. Tim um engenheiro e entusiasta da arte, torna-se fascinado com as pinturas de Johannes cujas pinturas foram frequentemente citada por ter uma qualidade fotográfica.
Tim estimulado pelo livro Conhecimento Secreto pelo artista britânico David Hockney e pelo British professor britânico de arquitetura Philip Steadman, teoriza que Vermeer potencialmente utilizou uma câmara escura para orientar sua técnica de pintura.
A idéia inicial, que Vermeer usou uma projeção de luz simples para pintar, é rapidamente descartada após concluir que a pintura sobre uma projeção torna quase impossível para combinar as cores corretamente. Tim, então, tem uma epifania de usar um espelho para monitorar partes da imagem: colocando um espelho pequeno, fixado acima da tela em um ângulo de 45 graus, ele é capaz de visualizar as partes da imagem original e a tela ao mesmo tempo, e obter um jogo de cores precisas, comparando continuamente a reflexão da imagem original com o que ele colocou na tela, movendo-se de uma área para outra, simplesmente movendo o seu próprio ponto de vista ligeiramente. Quando a borda do espelho "desaparece", ele tem isso direito.
41-  Johannes,  ou Johan Vermeer ( 1632 - dezembro de 1675) foi um pintor holandês que se especializou em cenas interiores domésticas da vida da classe média. Ele era um pintor de gênero provincial moderada bem sucedido em sua vida. Ele, evidentemente, não era rico, deixando suas esposa e crianças no débito em sua morte, talvez porque produziu relativamente poucas pinturas.
Ele trabalhou lentamente e com muito cuidado, e freqüentemente utilizando pigmentos muito caros. Ele é particularmente conhecido por seu tratamento magistral e uso da luz em seu trabalho.
Johannes pintou cenas interiores principalmente domésticos. "Quase todas as suas pinturas são aparentemente definido em duas salas de pequeno em sua casa em Delft;. Eles mostram o mesmo mobiliário e decorações em vários arranjos e muitas vezes retratam as mesmas pessoas, a maioria mulheres"
Ele foi reconhecido durante sua vida em Delft e Haia, mas a sua celebridade modesta levou à obscuridade após sua morte.  No século 19, ele foi redescoberto por Gustav Friedrich Waagen e Théophile Thoré-Bürger, que publicou um ensaio atribuindo 66 pinturas a ele, embora apenas 34 pinturas são universalmente atribuída a ele hoje. Desde então, a reputação dele tem crescido, e ele é agora reconhecido como um dos maiores pintores da época dourada holandesa.

https://youtu.be/ABOiJPovpIw
El Greco (1966) é um filme italiano dirigido por Luciano Salce e estrelado por Mel Ferrer e Rosanna Schiaffino

42- Doménikos Theotokópoulos  mais conhecido como El Greco, "O Grego" ( 5 de outubro de 1541 — 7 de abril de 1614) foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem.
Ele nasceu em Creta, que naquela época pertencia à República de Veneza e era um centro artístico pós-bizantino. Treinou ali e tornou-se um mestre dentro dessa tradição artística, antes de viajar, aos vinte e seis anos, para Veneza, como já tinham feito outros artistas gregos.
Em 1570 mudou-se para Roma, onde abriu um ateliê e executou algumas séries de trabalhos. Durante sua permanência na Itália, enriqueceu seu estilo com elementos do maneirismo e da renascença veneziana.
Em 1577 mudou-se  para Toledo, na Espanha, onde viveu e trabalhou até sua morte. Ali, El Greco recebeu diversas encomendas e produziu suas melhores pinturas conhecidas.
O estilo dramático e expressivo de El Greco foi considerado estranho por seus contemporâneos, mas encontrou grande apreciação no século XX, sendo considerado um precursor do expressionismo e do cubismo, ao mesmo tempo em que sua personalidade e trabalhos eram fonte de inspiração a poetas e escritores como Rainer Maria Rilke e Nikos Kazantzakis.
El Greco é considerado pelo modernos estudiosos como um artista tão individual que não o consideram como pertencente a nenhuma das escolas convencionais. É mais conhecido por suas figuras tortuosamente alongadas e uso frequente de pigmentação fantástica ou mesmo fantasmagórica, unindo tradições bizantinas com a pintura ocidental.

Em sua época teve somente dois seguidores de seu estilo: o seu filho Jorge Manuel Theotokópoulos e Luis Tristán.

43- Leonardo di Ser Piero da Vinci, ( 15 de abril de 1452 —  2 de maio de 1519), foi um polímata nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como anatomista, arquiteto, botânico, cientista, escultor, engenheiro, inventor, pintor,matemático, poeta e músico. É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística.


A Vida de Leonardo da Vinci (1971) é uma minissérie de televisão italiana dramatizando a sua vida. A minissérie Globo de Ouro e foi dirigido por Renato Castellani que escreveu o roteiro . Foi filmado inteiramente em locações na Itália e na França. O tempo de execução total dos cinco episódios é quase cinco horas.
Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. A profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos. Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.
Era Uma Vez os Inventores: Leonardo da Vinci
Nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, em Vinci, na região da Florença, foi educado no ateliê do renomado pintor florentino, Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza (Ludovico o Moro), em Milão; trabalhou posteriormente em Veneza, Roma e Bolonha, e passou seus últimos dias na França, numa casa que lhe foi presenteada pelo rei Francisco I.
Leonardo era, como até hoje, mais conhecido  como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelangelo.
O desenho do Homem Vitruviano, feito por Leonardo, também é tido como um ícone cultural, e foi reproduzido por todas as partes, desde o euro até camisetas. Cerca de quinze de suas pinturas sobreviveram até os dias de hoje; o número pequeno se deve às suas experiências constantes — e frequentemente desastrosas — com novas técnicas, além de sua procrastinação crônica. Ainda assim, estas poucas obras, juntamente com seus cadernos de anotações — que contêm desenhos, diagramas científicos, e seus pensamentos sobre a natureza da pintura — formam uma contribuição às futuras gerações de artistas.
Leonardo é reverenciado pela sua engenhosidade tecnológica;concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um protótipo de helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectônicas.Um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído durante sua vida (muitos nem mesmo eram factíveis), mas algumas de suas invenções memoraveis
O Livro de Leonardo da Vinci dos Segredos. Um Documentário que ganha especial acesso exclusivo ao Codex Atlanticus - 1.119 páginas privadas de notas, desenhos e diagramas de Leonardo.Na Biblioteca do Vaticano.Eu não encontrei o vídeo na internet, mas deixo a dica aqui.


A Agonia e o Êxtase - The Agony and The Ecstasy  (1965) O conflito entre o papa Júlio II e Michelangelo sobre a pintura da Capela Sistina. Dirigido por Carol Reed e com Charlton Heston no papel do artista.
44- Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni ( 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564),  foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou em Florença. Tendo o seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. 
Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. A sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. 
Várias de suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se na escultura:
 O Baco

A Pietà

O David
  Ele serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.
                                             As duas tumbas Médici e o Moisés
Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino. Michelangelo foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. A sua fama era tamanha que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo seu, sobrevivem registros numerosos sobre sua carreira e personalidade, e objetos que ele usara ou simples esboços para suas obras eram guardados como relíquias por uma legião de admiradores.
                                          O vasto ciclo do teto da Capela Sistina
 Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.
                                                    O Juízo Final
                                     Dois afrescos na Capela Paulina
Papa Júlio II, nascido Giuliano Della Rovere  ( 5 de dezembro de 1443 - Roma, 21 de fevereiro de 1513), foi Papa de 1 de novembro de 1503 ate à data da sua morte. Era frade franciscano.


Andrei Rublev (1966)
A vida e carreira do renomado ícone  pintor russo do século 15 são exploradas, seguindo a história do artista em meio à luta turbulenta de príncipes rivais e exércitos invasores. Direção: Andrei Tarkovsky. O filme tem 3 horas de duração.
45- Andrei Rublev (1360 ou 1370 —  29 de Janeiro de 1430) é considerado o maior pintor russo de ícones, afrescos e miniaturas para iluminuras. 
Há pouca informação sobre sua vida. A primeira menção de Andrei é de 1405, quando decorou os ícones e afrescos da Catedral da Anunciação no Kremlin em Moscou.
Na arte de Andrei duas tradições se combinam: a mais alto ascetismo e a harmonia clássica das maneiras Bizantinas. 
As personagens em suas pinturas são sempre calmas e pacíficas. Mais tarde, sua arte se tornou o ideal quando se fala em pintura de igrejas e arte icônica.


Ele foi canonizado em 1988 pela Igreja Ortodoxa Russa.