Google+ Badge

Sunday, August 16, 2015

Cientistas e Inventores Famosos em Filmes Biográficos

A Ciência é o Conhecimento Organizado Que Inventa.

Comerciantes de dúvida - Merchants of Doubt (2014) é um documentário americano dirigido por Robert Kenner e inspirado no livro de mesmo nome por Naomi Oreskes e Erik M.  O filme traça o uso de táticas de relações públicas que foram originalmente desenvolvidos pela indústria do tabaco para proteger os seus negócios a partir de pesquisas indicando riscos para a saúde de fumar.
O mais proeminente dessas táticas é o cultivo de cientistas e outros que expressam com sucesso em dúvida os resultados científicos. Usando um mágico profissional, o filme explora a analogia entre estas táticas e os métodos utilizados pelos mágicos para distrair seus públicos de observar como ilusões são executadas. Para a indústria do tabaco, as táticas de atraso com sucesso regulamentação do governo até muito tempo depois do estabelecimento do consenso científico sobre os riscos para a saúde decorrentes do tabagismo. Como segundo exemplo, o filme descreve como fabricantes de retardadores de chama trabalhado para proteger as suas vendas, depois foram descobertos efeitos tóxicos dos retardadores. A preocupação central do filme é o uso contínuo dessas táticas para evitar a ação governamental para regulamentar as emissões de gases com efeito de estufa em resposta ao risco de mudanças climáticas globais. 
Entrevistados: Os realizadores entrevistaram mais de uma dúzia de indivíduos que estiveram envolvidos em uma série de conflitos que vão desde a regulação dos produtos de tabaco, devido aos riscos de saúde para a mudança climática global. Na sequência em que aparecem no filme, são eles:
James Edward Hansen (nascido em 29 de março de 1941) é professor adjunto americano no Departamento de Ciências da Terra e Ambientais da Universidade de Columbia. Ele é mais conhecido por suas pesquisas em climatologia, em 1988 ele fez depoimento no Congresso sobre mudanças climáticas que ajudou a aumentar a ampla conscientização do aquecimento global, e sua defesa de ação para evitar alterações climáticas perigosas. Nos últimos anos, tornou-se um ativista do clima para mitigar os efeitos das alterações climáticas, em algumas ocasiões levando a sua prisão
Naomi Oreskes (nascida em 25 de novembro de 1958) é uma historiadora americana da ciência. Ela tornou-se Professora de História da Ciência e Professora Afiliada de Ciências da Terra e Planetárias da Universidade de Harvard em 2013, após 15 anos como professor de História e Ciências Estudos na Universidade da Califórnia, São Diego. Ela tem trabalhado em estudos de geofísica, questões ambientais como o aquecimento global, e da história da ciência. Em 2010, Merchants of Doubt que identificaram alguns paralelos entre o debate sobre as alterações climáticas e controvérsias públicas anteriores Oreskes co-autoria.
Patricia Callahan e Sam Roe são repórteres do jornal Chicago Tribune, que em 2012 expôs "Os fabricantes que põem em perigo a saúde pública, continuando a utilizar retardadores de fogo tóxicos em mobiliário doméstico e de berço colchões, provocando esforços de reforma a nível estadual e nacional." Eles foram finalistas para o Prêmio Pulitzer de Jornalismo Investigativo
Stanton Glantz Arnold, Ph.D. (Nascido em 1946) é um professor americano, autor e ativista líder no controle do tabaco. Ele é professor de Medicina na Divisão de Cardiologia, o Professor American Legacy Foundation Distinguido de Controle do Tabagismo, e diretor do Centro para Controle do Tabaco Pesquisa e Educação na Universidade da Califórnia, San Francisco (UCSF) School of Medicine. A sua pesquisa incide sobre os efeitos de fumar. Ele é um ativista pelos direitos dos não-fumantes e um defensor de políticas de saúde pública para reduzir o tabagismo. Ele é o autor de quatro livros, incluindo o dos papéis de cigarro  e primer de Bioestatística. 
William O'Keefe é o diretor executivo da George C. Marshall Institute, uma organização que se opõe à regulamentação governamental das emissões de gases de efeito estufa.


A Febre da Partícula - Particle Fever (2013)
Este documentário segue meia dúzia de cientistas tentando isolar a partícula de Higgs, recriando um Big Bang no Grande Colisor de Hádrons, que foi construído para estas experiências, em Genebra na Suíça.O filme foi rodado ao longo de um período de sete anos. Foi dirigido por Mark Levinson, um ex-físico teórico. Mark produziu o filme juntamente com David Kaplan, professor de física na Universidade Johns Hopkins. A equipe reuniu cerca de 500 horas de filmagens de ambas as equipes de câmeras profissionais e vídeo amador auto-gravações filmadas pelos próprios físicos. 
Elenco
David Kaplan recebeu Prêmio do Sindicato de Produtores da América - Melhor Documentário
Fabiola Gianotti (29 de outubro de 1962)
Física italiana. Prêmio: Física Fundamental Especial
Kyle Cranmer (Nascimento: 1977) físico americano. Orientador Acadêmico: Sau Lan Wu
Monica Dunford é uma física experimental de partículas de alta energia.

Sonhos Tropicais 
Filme sobre Osvaldo Gonçalves Cruz  (05/08/1872 - 11/02/1917), um bacteriologista, cientista, epidemiologista, medico e sanitarista brasileiro.
Ele fundou o Instituto de Persia, transformado em Instituto Osvaldo Cruz

Madame Curie
A estudante polonesa Marie Sklodowska se destaca na Universidade de Sorbone  em Paris, o que leva seu tutor, o Prof. Perot, a indicá-la para trabalhar com o famoso pesquisador Pierre. Pierre não queria que nada atrapalhasse as suas pesquisas e a princípio não gostou de ter uma mulher em seu laboratório, mas com o tempo, ele reconhece a capacidade e a dedicação de Marie ao trabalho, se apaixona e o casal acaba por se casar.
Marie começara a investigar as propriedades radioativas presentes no minério de uranita, mais precisamente nas rochas de pechblenda, e suas medições a levam a deduzir que somente os elementos conhecidos não poderiam gerar o nível de radiação obtido. Assim, ela e Pierre, começam o extenuante trabalho de tentar isolar o novo elemento, que Marie denomina de Radio, usando o método da cristalização.
O primeiro casal a ter ganho um prêmio Nobel foi Marie Curie e seu marido Pierre Curie no ano de 1903. Curiosamente, os Curie eram uma família Prêmio Nobel de muito sucesso. 
                                           Irene Curie e marido
A filha dos Curies Irene Joliot Curie também ganhou um prêmio Nobel de Química, juntamente com seu marido Friedrich Joliot, em 1935, pela descoberta de novos isótopos radioativos preparadas artificialmente.
                                              Irene e Marie Curie em 1925
Marie Curie foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel, seguido por sua filha Irene.
Marie Curie nasceu Maria Sklodowka (7 de novembro de 1867 – 4 de julho de 1934) e 
Pierre Currie (15 de maio 1859 – 19 de abril 1906)


Alexander Graham Bell (03/03/1847 - 02/08/1922) foi um cientista, inventor e fundador da companhia telefônica Bell. Ele era em apessoado e com personalidade,   sociável e talentoso e cheio de imaginação. Ele gostava de estar no meio de pessoas alegres e de muitos amigos, tendo um ótimo senso de humor e sendo bom anfitrião. 
Ele tinha o dom da oratória,  e criava com espirito dinâmico, inquieto e otimista, ele foi o principal jogador de sua vida. Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antoni Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo  congresso dos Estados Unidos , através da resolução N°. 269. Antoni vendeu o protótipo do aparelho a Bell nos anos 1870.
Einstein e Eddington  é um filme britânico de 2008. O roteiro dramatiza o trabalho histórico dos cientistas inglês Arthur Stanley Eddington e o alemão Albert Einstein, empenhados em elaborarem e provarem a Teoria Geral da Relatividade enquanto os respectivos países se envolviam nos conflitos da I Guerra Mundial. 
                                           Arthur e Albert
 Albert Einstein (14/03/1879 - 18/04/1955) foi um físico teórico alemão, radicado nos Estados Unidos em 1933, que desenvolveu  a teoria da relatividade geral.A formula de equivalência massa-energia,  E=mc² — que foi chamada de "a equação mais famosa do mundo".
Arthur Stanley Eddington (28/12/1882 - 22/11/1944) um astrofísico britânico do inicio do seculo XX.





A Historia de Louis Pasteur
O francês Louis Pasteur (27/12/1822 - 28/09 1895) foi um químico e microbiologista, que criou a vacina contra a raiva e a pasteurização.


O Jovem Thomas Edison - Young Thomas Edison (1940)- O início da vida do menino gênio incompreendido começa com seu professora, que o expulsa da escola, jogado de um trem em que ele está trabalhando, e acusado de roubo, Edison começou a fazer seus primeiros experimentos químicos no porão de sua casa. Ele também teve que exercer vários comércios antes de registrar sua primeira patente. É de lembrar a cena do funcionamento da mãe, o adolescente Edison inventa um sistema de luzes com espelhos para iluminar a sala de cirurgia improvisada.  Tudo em seu caminho para se tornar um grande inventor
Edison o Homem é um filme biográfico 1940 que descreve a vida do inventor Thomas Edison.
Em 1869, ansioso para ser mais do que um operador de telégrafo, Edison  viaja para Nova York, a pedido de um velho amigo. Ele vai trabalhar para Mr. Els. Ele tenta convencer financista Sr. Taggart  para financiar o desenvolvimento de suas invenções, mas Taggart não tem interesse em financiar "trabalhadores verdes elétricos". No entanto, o general Powell , o presidente da Western Union, faz.
Edison eventualmente vende uma invenção para Taggart e Powell por US $ 40.000, permitindo-lhe  se casar e abrir a sua própria " fabrica de invenção" ​. Nos próximos anos, ele aperfeiçoa o fonógrafo com sua equipe dedicada.
 Edison "deixa ciência por trás", e com um esforço de tentativa e erro hercúlea, finalmente consegue inventar uma luz elétrica prático. Seus planos subseqüente à luz Nova York são novamente prejudicada pela Taggart, que trata-lo para que Edison só é dado seis meses para completar toda a tarefa. No entanto, Edison termina o trabalho na hora certa.

Thomas Alva Edison (11 de fevereiro de 1847 - 18 de outubro de 1931) nasceu no dia dos mestres, sentia se bem em estar em evidencia diante do publico, sua inspiração era fértil, e pratica. E ele era dotado de múltiplo talentos. 
Como agnóstico sofrera se não aprender a viver com a realidade.
 era um inventor e empresário norte-americano. Ele desenvolveu muitos dispositivos que influenciaram extremamente a vida em todo o mundo, incluindo o fonógrafo, a câmera de cinema, e a lâmpada elétrica. Apelidado de "O Mágico de Menlo Park"  ele foi um dos primeiros inventores para aplicar os princípios da produção em massa e trabalho em equipe em grande escala para o processo de invenção, e por causa disso, ele é muitas vezes creditado com a criação de o primeiro laboratório de pesquisa industrial.

Jogada de Gênio
Quando o professor universitário e inventor a tempo parcial Robert Kearns (Greg Kinnear) desenvolve um limpador de pára-brisa intermitente, ele acredita que ele, sua esposa (Lauren Graham) e seus filhos será definida para a vida. Embora a invenção é um grande sucesso com os fabricantes de automóveis em 1960 Detroit, ele encontra-se forçado a sair da imagem. Determinado a recolher o reconhecimento e a recompensa financeira que lhe era devido, ele trava uma batalha jurídica árdua com a indústria automobilística.
Robert William Kearns (10 de março de 1927 - 09 de fevereiro de 2005) era um inventor americano que inventou os sistemas de pára-brisa limpador intermitentes utilizados na maioria dos automóveis de 1969 até o presente. Sua primeira patente para a invenção foi apresentada em 01 de dezembro de 1964. Ele ganhou um dos casos mais conhecidos de violação de patente contra a Ford Motor Company (1978-1990) e um caso contra Chrysler Corporation (1982-1992). Tendo inventou e patenteou o mecanismo limpa pára-brisas intermitente, que foi útil em limpar chuva ou neblina, ele tentou interessar os "Três Grandes" fabricantes de automóveis em licenciar a tecnologia. Todos eles rejeitaram a sua proposta, mas começaram a instalar limpadores intermitentes em seus carros, começando em 1969.

Histeria
Dois médicos na Inglaterra vitoriana usar estimulação manual da genitália feminina para curar os males de seus pacientes, levando à invenção do vibrador.
Joseph Mortimer Granville
Data de Nascimento: 1833 - 1900
Religião: anglicanismo /
Profissão: Doctor, Inventor
Nacionalidade: Inglaterra
Resumo Executivo: vibrador elétrico
Joseph  inventou o vibrador elétrico, não como um dispositivo sexual, mas para aliviar dores musculares mais mundanas. Originalmente chamado de percusser ou mais coloquialmente "martelo de Granville", a máquina foi fabricada e vendida aos médicos, mas como se tornou cada vez mais popular seu inventor tentou dissociar-se do "mau uso" do dispositivo.

  Céu de Outubro - October Sky ( 1999) é um filme baseado no livro "Rocket Boys", de Homer Hickam. O livro foi relançado com o nome "O Céu de Outubro" Ele é baseado na história verídica de Homer, filho de um mineiro de carvão que foi inspirado pelo lançamento do Sputnik 1, em 1957, para assumir foguetes contra a vontade de seu pai, e que se tornou um engenheiro da NASA.

O livro baseia-se em fatos reais da infância de Homer; contudo, Lewis Colick, o responsável pela adaptação da história para o cinema, exerceu licença criativa em seu roteiro final.
Homer Hickam Hadley, Jr. (nascido em 19 fevereiro de 1943) é um autor americano, veterano do Vietnã, e um ex-engenheiro da NASA. Seus autobiográficos Meninos romance Foguete: Uma Memoria, foi  No. 1 New York Times dos mais vendidos, e é estudado em muitos sistemas escolares americanos e internacionais.
Freida Joy Riley (01 de março de 1937 - 05 de agosto de 1969) foi uma professora de ciências e matemática americana. Ela ensinou no Big Creek escola secundaria,  Oeste Virginia durante o final dos anos 1950 e início dos anos 1960, enquanto que sofria da doença de Hodgkin.

Steve Jobs: O Homem e a Maquina - The Man in the Machine é um documentário norte-americano lançado em 2015, com direção do ganhador do Oscar cineasta Alex Gibney.
A produção do documentário utilizou imagens de arquivos e entrevistas com pessoas que conviveram com o empresário Steve Jobs, como amigos e ex-funcionários. O filme  relata sua vida controversa, pois enquanto sua empresa faturava bilhões, utilizava mão-de-obra de operários chineses com baixíssimos salários, e utilizava conceitos budistas para criar uma das maiores empresas no mundo. O filme trata da sua visão geniosa e seu comportamento abrasivo.
Jobs é um  filme americano de 2013 inspirado na vida de Steve Jobs, a partir de 1974, quando ele estudava na Reed College até a introdução do iPod em 2001.    
                                               Ashton Kutcher como Steven Jobs
 Josh Gad intreperta o co-fundador da Apple Computer.(agora Apple Inc.)  Steve Wozniak.
Stephen Gary "Steve" Wozniak (nascido em 11 de agosto de 1950), conhecido como "Woz", é um pioneiro americano que como Thomas Edison sente se bem em estar em evidencia diante do publico, sua inspiração é fértil, e pratica. Ele deve evitar os sonhos de grandeza e tornar-se um realizador, sera um excelente conferencista, pois a tribuna é a sua casa. 
 Ele é dotado de múltiplo talentos. Deve aprender a viver com humildade sob os refletores da fama, pois dessa maneira o reconhecimento dos seus feitos, sera bem maior do que o esperado. Embora pareca calmo e senhor de si, é altamente tenso e seus projetos só serão realizados com bastante estimulo das pessoas que lhe cercam, caso contrario ira por água abaixo.  Ele conquista quando ajê moderadamente sem querer impor as ideias aos outros. Sendo um líder nato, ele expõe os motivos e coloca em pauta suas ideias, que serão bem recebidas.Embora inseguro e um tanto inibido. Ele é brilhante e inspirado para o pensamento e para ação. Ele tem o dom da intuição visionaria. Os ganhos financeiros só lhe darão prazer se ele estiver atendendo as necessidades dos outros. 
Mestre da revolução do computador pessoal da década de 1970 (junto com o co-fundador da Apple Computer, Steve Jobs). Steve é um inventor americano, engenheiro eletrônico, e programador de computador que, sozinho, desenvolveu de 1976 a Apple I, o computador que lançou Apple. Ele primeiramente projetou o Apple II 1977, mas Jobs supervisionou o desenvolvimento do seu caso incomum e Rod Holt desenvolveu a fonte de alimentação única.
Steve Jobs: Bilionário Dollar Hippie
A Apple tornou-se uma das maiores empresas do mundo. Seu líder, Steve Jobs  fundiu uma atitude contracultura californiana e uma mestria da arte da campanha publicitária com os avanços na tecnologia dos computadores explosivos. Os participantes entrevistados incluem o co-fundador da Apple Steve Wozniak, o presidente que deposto Jobs da empresa que ele fundou, e o chefe de software de Jobs, contam histórias extraordinárias da ascensão, queda e ascensão de novo da Apple com Steve Jobs à sua frente. Stephen Fry, Sir Tim Berners-Lee e a guru de marca Rita Clifton, Evan Davis decodificam a fórmula que levou a Apple a partir de garagem suburbana à supremacia global.
Timothy John Berners-Lee,  (nascido em 08 de junho de 1955), Interessado em administrar as finanças, em progredir e acumular bens materiais, ele é o organizador que poe as coisas em movimento. Ele tem visão e imaginação para negócios e vocação para executivo
Ele é criativo e jamais passara necessidade, se souber viver sem exageros e poupar para a velhice. Ele gosta de exibições em publico, doa dinheiro para depois ouvir comentarias de sua bondade e desprendimento. Ele gosta de colecionar antiguidades, selos, biblioteca, mais para aparecer do que fazer uso dos mesmos.também conhecido como TimBL, é um cientista da computação Inglês, mais conhecido como o inventor da World Wide Web . Ele fez uma proposta para um sistema de gerenciamento de informações em Março de 1989, e ele implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um Hypertext Transfer Protocol (HTTP) cliente e servidor através da Internet por volta de meados de novembro do mesmo ano. 

Steve Jobs Perfil: Como Um Sonhador Mudou o Mundo Este pequeno documentário apresenta entrevistas com vários dos colegas de Jobs e parceiros de negócios que contam as adversidades enfrentadas, e seu triunfo final como um pioneiro da computação.Um sonhador de cabelos compridos descrito por amigos como um tradicional "hippie", Jobs abandonei o Reed College e viajou antes de voltar para sua casa de infância na área da baía da Califórnia. Foi em seu retorno que ele apresentou o seu conceito de um computador pessoal para seu amigo e futuro sócio, Steve Wozniak. Juntos, eles projetaram o Apple I, colocando em movimento uma sucessão de eventos que impactam o futuro da tecnologia para as próximas décadas.Traçando a evolução dos modelos apple adiantados e seus recursos inovadores de gráficos a cores para o mouse, o suposto ponto de virada para Jobs e companhia veio em 1984 com o lançamento do Macintosh. 
Revolucionário em sua interface amigável, o Macintosh pavimentou o caminho para computadores pessoais ainda em uso hoje; no entanto, o lançamento inicial não traduz imediatamente em lucro, fazendo com que muitos no Conselho de Administração da Apple a questionar a liderança de Jobs na empresa e entregar um hit para a sua reputação.Em última análise ejetado da Apple, Jobs criou uma nova empresa, NEXT, com a continua ambição de criar um computador para mudar o mundo. 
Foi nessa época que Jobs voltou sua atenção para os sistemas operacionais em vez de hardware, focada em sua vida pessoal, e empreendeu um novo empreendimento em entretenimento com a compra da "Pixar Animation", um investimento que fez Jobs um bilionário graças ao sucesso de seu primeiro longa-metragem, Toy Story.
Nos dez anos que se passaram desde destituição de Jobs da Apple a empresa tinha sofrido muito,  deixando de competir com o Windows. Ter um interesse renovado na Apple, Jobs vendeu NEXT para a empresa e voltou como CEO interino. Em um movimento sem precedentes, Jobs garantiu um investimento ao concorrente Bill Gates, a fim de revitalizar a marca "Mac" com o lançamento dos computador de mesa iMac doces coloridos e laptops garra que pavimentou o caminho para a tecnologia pessoal ainda em uso hoje, a partir do iPod para o iPhone.
Representando Jobs como vendedor incorrigível e figura pública carismática, este documentário fornece uma visão sucinta do trabalho de sua vida.
Steven Jobs (24/02/1955 - 05 /10/2011) era propenso a fazer tempestade em copo d' água e desperdiçou muita energia com preocupações e raiva com as pessoas que o traíram. Ele aprendeu muito observando. Apesar da ma fama que ele recebeu por causa da teimosia e ser irredutível com suas ideias, no intimo mas excelente pessoa impossível.