Google+ Badge

Sunday, August 16, 2015

Formula 1 e Automobilismo no Cinema

                                               Rápido é melhor que devagar

Eu cresci assistindo Speed Race. Eu torcia por sua vitoria, todos os dias. 



Quando adulta o meu líder se tornou Senna.
Senna - O Direito de Ganhar é um documentário lançado em 2010 que conta a trajetória de Ayrton Senna na Fórmula 1. É uma co-produção de França, Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. O longa foi produzido pela Working Title em parceria com a ESPN Films.
Durante vários anos inúmeros diretores de renome internacional tiveram a intenção de realizar um filme sobre Ayrton Senna, entre eles, Ridley Scott, Walter Salles, Michael Mann, Antonio Banderas e Oliver Stone. Porém, como a objetivo deles era que algum ator fizesse o papel de Ayrton Senna, a família não autorizou a sua realização. Até que o diretor Asif Kapadia aceitou fazer um documentário sobre o piloto brasileiro, conseguindo assim autorização da família para a realização do projeto.
O filme recebeu aclamação tanto da crítica quanto do público, tornando-se um dos maiores do gênero documentário e filmes sobre esportes em todos os tempos.
Ayrton Senna da Silva (São Paulo, 21 de março de 1960 — Bolonha, 1 de maio de 1994)
Bem apessoado e com personalidade, ele era sociável, talentoso e cheio de imaginação.
Os amigos eram importantes, ele gostava de estar no meio de pessoas alegres e de muitos amigos. Ele era estimado por ambos os sexos, levando vantagens sobre os demais do seu grupo de amigos e admiradores, pelo fato de ser um grande contador de historias, ele tinha o dom da oratória, tendencia para escrever.
Senna tinha o espirito dinâmico, inquieto e otimista, ele fazia da vida um jogo no qual era o principal jogador.
Sendo de espirito dinâmico, ele tinha que ter varias preocupações para não cair no vazio dos que nada fazem e desta maneira evitando o dissabor de se tornar um critico impertinente e perder amizades que lhe eram caras. com grande facilidade tirava o melhor proveito, das situações difíceis, pois o seu lugar era no meio do publico.
De constituição sadia e tem capacidade de recuperar rapidamente de qualquer doença.
Ele gostava de flertar.
Ele era sexualmente agressivo, versátil na arte de fazer amor e ardente em seus relacionamentos. O sexo era importante para ele, que gostava de realiza-lo com frequência. Devido a sua tendencia para a instabilidade, era difícil acomodar-se com uma só pessoa. Caso tenha firmado algum compromisso, cuide para que seus fletes não sejam mal interpretados. Serio e possessivo que sentia necessidade de constante reafirmação. Para ele, era importante o ambiente físico no qual farra amor. Lençóis recém-trocados, musica e luz de velas eram fundamentais para uma noite perfeita. Ele podia ser muito romântico, quando queria. O seu charme, magnetismo sexual e palavras doces podiam realizar maravilhas.
O jovial Senna gostava das brindeiras e jogos. Uma relação quase adolescente. Adorava falar- as vezes falava mais do que fazia. Parecia não se envolver profundamente. Gostava de um clima de festa, preferia pessoas jovens.
Energético e animado. Precisava se sentir bonito, perfumado e bem produzido para estar bem.
Um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Senna morreu em um acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. Está entre os pilotos de Fórmula Um mais influentes e bem-sucedidos da era moderna e é considerado um dos maiores pilotos da história do esporte. Em 2012, foi eleito pela rede BBC o melhor piloto de todos os tempos.
Senna começou sua carreira competindo por kart, onde era conhecido como "42", número que utilizou nos campeonatos nacionais. Mudou-se para competições de automobilismo em 1981, consagrando-se campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 após dois anos de sua estreia. Seu bom desempenho na Fórmula 3 impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart, tendo abandonado a corrida na 8a volta. Em sua primeira temporada, Senna conseguiu pontuar em 5 corridas, fechando o ano com treze pontos e a 9a posição na classificação geral dos pilotos. No ano seguinte, trocou a Toleman-Hart pela Lotus-Renault, equipe pela qual venceu seis Grands Prix ao longo de três temporadas.
Em 1988, juntou-se o francês Alain Prost (que seria seu maior rival em sua carreira) na McLaren-Honda e viveu anos vitoriosos pela equipe. Os dois juntos venceram 15 dos 16 grandes prêmios daquela temporada e Senna sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Prost levou o campeonato de 1989 e Senna retomou o título em 1990 - ambos títulos foram decididos por colisões entre os pilotos no Grande Prêmio do Japão. Na temporada seguinte, Senna faturou seu terceiro título mundial, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1, façanha que foi mantida até o final da temporada de 2012, quando Sebastian Vettel chegou ao tricampeonato vencendo por três anos consecutivos. A partir de 1992, a equipe Williams-Renault dominou amplamente a competição. Ainda assim, Ayrton Senna conseguiu terminar a temporada 1993 como vice-campeão, vencendo cinco corridas. Negociou uma transferência para Williams em 1994.
Sua reputação de piloto veloz ficou marcada pelo recorde de pole positions que deteve. Sobre asfalto chuvoso, demonstrava grande capacidade e perícia, como demonstrado em atuações antológicas nos GPs de Mônaco 1984, de Portugal 1985 e da Europa 1993. Senna ainda detém o recorde de maior número de vitórias no prestigioso Grande Prêmio de Mônaco - seis - e é o terceiro piloto mais bem sucedido de todos os tempos em termos de vitórias. Ele também foi aclamado por suas performances em tempo de chuva, como no Grande Prêmio de Mônaco 1984, o Grande Prêmio de Portugal de 1985 e o Grande Prêmio da Europa de 1993.

Elenco em Ordem Alfabética:

Alain Marie Pascal Prost (nascido em 24 de fevereiro de 1955) é um ex-piloto de corridas francês. Quatro vezes campeão de Fórmula Um. Alain empregou um estilo descontraído suave atrás do volante, deliberadamente modelando-se sobre heróis pessoais, como Jackie Stewart e Jim Clark. Ele foi apelidado de "O Professor" por sua abordagem intelectual para a competição. Hábil em configurar o seu carro para as condições de corrida, ele frequentemente conservava seus freios e pneus no início de uma corrida, deixando-as mais frescas para um desafio no final.

Bernard Charles "Bernie" Ecclestone (nascido em 28 de outubro de 1930) é um magnata britânico.  Ele é o presidente-executivo da Formula One Group, que gerencia a Fórmula Um e controla os direitos comerciais para o esporte, e parte-proprietário Delta Topco, a empresa-mãe do Formula One Group. Como tal, ele é geralmente considerada a principal autoridade em corridas de Fórmula Um e é mais comumente descrito no jornalismo de tablóide como "F1 Supremo" .
O seu envolvimento precoce no esporte foi como piloto, durante a temporada de 1958, mas não conseguiu se classificar para nenhum dos dois.
 Em seguida, ele se tornou gerente de motoristas da Stuart Lewis-Evans e Jochen Rindt.
Em 1972, ele comprou a equipe Brabham, que correu por quinze anos.
Como proprietário de uma equipe, ele se tornou um membro da Associação de construtores da Formula um . O Seu controle do esporte, cresceu ao ele realizar a pioneira venda de direitos de televisão no final de 1970, que alem dos ganhos financeiros, teve os termos contrato onde ele e suas empresas também fariam a administração, configuração e logística de cada Formula One Grand Prix, fazendo dele um dos homens mais ricos do Reino Unido.  US $ 3,8 bilhões (2015)

Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, conhecido como Galvão Bueno (Nascido em 21 de julho de 1950), é uma personalidade brasileira no ar e anunciador  de âmbito nacional para a Rede Globo, onde hospeda corridas de Fórmula Um, as partidas de futebol  selecção brasileira, chave jogos do campeonato brasileiro de futebol e eventos desportivos de topo.

Damon Graham Devereux Hill, conhecido como Damon Hill, (17 de Setembro de 1960) é um ex-automobilista britânico. É filho do falecido bicampeão mundial de Fórmula 1 Graham Hill. Damon é o único piloto filho de campeão a também conseguir vencer campeonato mundial de Fórmula 1, em 1996.

Eric Sidney Watkins, (6 de setembro de 1928 - 12 de setembro de 2012) foi um neurocirurgião inglês mundialmente renomado.
Ele se formou em medicina em 1952, passando a atuar nas Forças Armadas do Reino Unido, dando apoio aos militares britânicos e seus familiares.
Em 1978, foi convidado pelo chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, para assumir o cargo de médico-chefe da categoria, onde permaneceu até 2005. Após sua aposentadoria, se manteve como consultor do Conselho de Segurança da FIA, até 2011.
A sua habilidade e competência foram decisivos para melhorar a segurança dos carros e das pistas, além de salvar a vida de muitos pilotos, entre eles: Didier Pironi, Nelson Piquet, Gerhard Berger, Martin Donnelly, Érik Comas, Rubens Barrichello, Karl Wendlinger, Mika Hakkinen, Michael Schumacher e Luciano Burti.
Mas ele também teve que encarar de perto a morte de Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve, Ricardo Paletti, Roland Ratzenberger e especialmente seu grande amigo Ayrton Senna.
Um dia antes do tricampeão brasileiro falecer, Dr. Sid, vendo que ele estava muito abatido com a morte de Roland e o grave acidente de Rubens, sugeriu ao piloto que largasse a F1 e que fossem pescar juntos.

Francis Owen Garbatt Williams (16 de abril de 1942, Inglaterra) é o fundador e dirigente da equipe de Fórmula 1 WilliamsF1. Williams  fundou sua primeira equipe de corrida em 1966, a Frank Williams Racing Cars. Em 1977 fundou juntamente com Patrick Head a Williams Grand Prix Engineering, hoje conhecida como WilliamsF1.
Em março de 1986 , após acompanhar os testes do novo carro de corrida da sua equipe na Fórmula 1 e antes de começar o Campeonato Mundial, Frank Williams sofreu um sério acidente de carro na perigosa estrada que vai do circuito de Paul Ricard até Marselha, na França. Ele ficou paraplégico.

Gerhard Berger ( 27 de agosto de 1959) é um ex-piloto austríaco de Fórmula 1.
Ele estreou na Fórmula 1 na 13ª etapa do campeonato de 1984, o GP da Áustria, e ficou até 1997 no GP da Europa (última etapa do campeonato). Correu por 5 equipes: ATS, Arrows, Benetton, Ferrari e McLaren.
A sua primeira vitória na categoria e também da equipe no ano de estreia da Benetton aconteceu em 1986 no Grande Prêmio do México e também foi responsável pela última vitória do time (e também a sua) na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Alemanha em 1997.
De 1990 até 1992, foi companheiro de equipe de Ayrton Senna na McLaren. A partir desta época, tornaram-se amigos próximos.
Acidente em Ímola, 1989
Um ponto crítico na carreira de Berger foi o acidente na curva Tamburello (mesma curva que Nelson Piquet sofreu o acidente em 1987 e em 1994 encerraria a vida de Ayrton Senna), quando sua Ferrari perdeu a asa dianteira de forma repentina. Com a perda da asa, o carro do piloto austríaco número 28 foi reto e bateu de frente no muro de concreto a 260 km/h. A Ferrari se arrastou pelo muro até explodir em chamas. Os fiscais de pista italianos agiram com muita rapidez e extinguiram o fogo. Gerhard Berger ficou 15 segundos no fogo, protegido pela roupa antichama. Se a equipe de resgate demorasse mais 6 segundos, ele teria morrido.

Jean-Marie Balestre (9 de abril de 1921— 27 de março de 2008,) foi um dirigente esportivo francês. As atividades de Jeaan durante a Segunda Guerra Mundial nunca foram esclarecidas. Embora haja notícias de que teria sido membro da SS francesa, ele sempre alegou que trabalhava para a resistência, contra os nazistas. Em razão disso, recebeu, ao final da década de 60, a Legião de Honra do governo francês. Ele foi presidente da Federação Internacional de Automobilismo Esportivo ( FISA) de 1978 a 1991 e da Federação Internacional do Automóvel ( FIA) de 1986 a 1993.
Jean era um dirigente extremamente autoritário e ficou famoso pelo episódio envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost no Grande Prêmio do Japão de 1989. Entendam a história:
Tudo começou no dia 22 de outubro do referido ano. O Grande Prêmio do Japão disputado no tradicional circuito de Suzuka, com Senna e Prost brigando pelo título e Senna precisava vencer pra levar a decisão para a última etapa, o Grande Prêmio da Austrália. Nas voltas finais da corrida - restando cerca de 5 ou 6 -, Senna força a ultrapassagem por dentro da chicane onde fica a antepenúltima curva antes da reta dos boxes. Prost, percebendo a manobra de Senna, joga propositalmente seu carro em cima dele. Os dois batem e ficam parados na chicane. Prost sai do carro, mas Senna insiste em continuar. Dez fiscais de prova ajudam Senna a voltar, empurrando o carro pra trás, e depois pra frente, na direção da chicane. Aí começa a polêmica: Senna volta à pista pela chicane, o que seria proibido por se tratar de um atalho, mas o regulamento não deixava isso tão claro, pois não especificava exatamente em quais condições. O carro de Senna estava em uma posição que impossibilitaria a passagem dos outros pilotos por aquele trecho. No final, Senna vence a corrida mas nos bastidores é desclassificado, e o título acaba ficando com Prost, conterrâneo de Jean. O que se seguiu foi uma série de acusações pra todos os lados. O que se comentava na imprensa brasileira na época era que jean queria dar o campeonato para seu conterrâneo Alain Prost e simultaneamente, dar um golpe fatal na carreira de Ayrton Senna, que acusava veementemente a FIA, então comandada por ele de manipular o campeonato. Ron Dennis, então chefe da Mclaren, declarou numa entrevista que estaria disposto a entrar na justiça comum, se fosse necessário, para tentar reaver a vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio do Japão. Jean, então, ficou tão indignado que aplicou uma punição de seis meses com sursis a Ayrton Senna e ameaçou até a tirar a equipe Mclaren da Fórmula 1, caso não houvesse uma retratação pública de Ayrton Senna e Ron Dennis perante à imprensa.

Michael Schumacher ( 3 de Janeiro de 1969) é um ex-automobilista alemão, sete vezes campeão da principal categoria do automobilismo, e de acordo com o site oficial da Fórmula 1, ele é estatisticamente o maior piloto de todos os tempos da Fórmula 1, detém inúmeros recordes, incluindo voltas mais rápidas, maior número de campeonatos, vitórias, pole positions, pontos marcados e mais corridas ganhas em uma única temporada - 2004. Em 2002 ele se tornou o único piloto na história da F1 a terminar entre os três primeiros em todas as corridas em um mesmo campeonato.
Após três temporadas afastado da categoria que o consagrou, ele retornou defendendo a Mercedes na temporada de 2010.
Fora das pistas, ele é embaixador da UNESCO e orador para a segurança do motorista. Ele esteve envolvido em inúmeros esforços humanitários ao longo de sua vida e doou dezenas de milhões de dólares para a caridade. Michael e seu irmão Ralf Schumacher, são os únicos irmãos a vencer corridas na Fórmula 1, e eles foram os primeiros irmãos 1° e 2° lugar na mesma corrida, em Montreal em 2001 e novamente em 2003.

Nelson Piquet Souto Maior ( 17 de agosto de 1952) é um ex-automobilista e empresário brasileiro, campeão do mundo de Fórmula 1 em 1981, 1983 e 1987.
Desde sua aposentadoria, Nelson tem sido considerado um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, em várias avaliações de grande prestígio sobre automobilismo. Teve uma breve carreira no tênis antes de perder o interesse no esporte e, posteriormente, entrou no kart e escondeu sua identidade para evitar que seu pai descobrisse seu hobby. Tornou-se o campeão brasileiro de kart em 1971-1972 e venceu o campeonato de Fórmula Vê em 1976. Nelson foi para a Europa e obteve êxito, tendo o número recorde de vitórias na Fórmula 3 Britânica em 1978, derrotando o recorde histórico de Jackie Stewart. No mesmo ano, ele fez sua estréia na Fórmula 1 com a equipe Ensign, McLaren e posteriormente pilotou para a Brabham. Em 1979, Piquet na Brabham, foi vice-campeão em 1980, antes de ganhar o campeonato de 1981. Apesar de não disputar o título em 1982(apesar de 1 vitória), viu-se um ressurgimento de sua carreira em 1983 lhe dando um segundo campeonato mundial. Para 1984-1985, Nelson contabilizou três vitórias com um 5º em 1985. Seu divisor de águas foi a mudança para a equipe Williams em 1986 e foi um postulante contumaz ao título, até a corrida final na Austrália e terminou em 3º. Nelson teve seu terceiro e último campeonato em 1987, durante uma batalha feroz com o companheiro de equipe Nigel Mansell que deixou o relacionamento do seu par e da equipe estremecidos. Nelson posteriormente mudou-se para Lotus para 1988-1989 onde ele teve 3 pódios em 1988, terminando em 6º na temporada com 22 pontos e o 4º lugar como melhor resultado em 1989, terminando em 8º com 12 pontos. Nelson Piquet foi para a equipe Benetton para 1990-1991 onde ele conseguiu ganhar três corridas(Japão e Austrália em 1990 mais a vitória no Canadá em 1991) antes de se aposentar. Após aposentar-se da Fórmula 1, Nelson tentou correr as 500 Milhas de Indianápolis por dois anos, em 1992 e 1993. Também corre em carros esportivos como as 24 Horas de Le Mans em 1996 e 1997.

Nigel Ernest James Mansell ( 8 de agosto de 1953) é um ingles ex-piloto de Fórmula 1, campeão do mundo de 1992.
Conhecido pelo estilo arrojado, e pela forma agressiva de dirigir, notabilizou-se também pelo fato de não ter tido muita sorte na Fórmula 1, posto que, em várias ocasiões, algumas até com o título praticamente assegurado, acidentava-se. Assim, ele foi um dos pilotos que mais dividiram opiniões em seu tempo: ao mesmo tempo em que haviam os que o admiravam pela ousadia e ímpeto, capaz de ofertar belíssimas exibições, outros o consideravam um automobilista pouco esperto, sujeito a cometer erros homéricos.
Após a conquista em 1992, ele sagra-se campeão na Fórmula Indy no ano de 1993, sendo o primeiro piloto a conquistar o título em sua estréia na categoria.

Reginaldo Poliseli Leme (Campo Grande, 3 de janeiro de 1948) é um experiente jornalista de automobilismo do Brasil. Atualmente trabalha no canal pago SPORTV apresentando linha de chegada e nas transmissões de stock car e Fórmula 1 na Rede Globo.
Reginaldo está desde 1972 trabalhando em coberturas de Fórmula 1, participou das oito conquistas de títulos mundiais de pilotos brasileiros, e, segundo contagem recente feita por organizadores da Fórmula 1, soma mais de 450 grandes prêmios.

Ronald "Ron" Dennis (1 de junho de 1947) é um dirigente esportivo inglês, chefe e um dos acionistas da equipe McLaren de Fórmula 1.
Começou como mecânico da equipe Brabham, no final da década de 1960, até ser dono de equipe. Em 1980, através do Project Four, adquiriu a então decadente equipe McLaren, tornando-a uma das mais vencedoras escuderias do automobilismo. Já foi chefe dos pilotos campeões do mundo Ayrton Senna, Niki Lauda, Alain Prost, Keke Rosberg, Mika Hakkinen e Lewis Hamilton. Hoje, já não é o único proprietário da equipe, dividindo seu comando com o saudita Mansur Ojjeh e com o Bahrain Mumtalakat Holding Company.
Em abril de 2009 anunciou sua saída da Fórmula 1. E em Janeiro de 2014 anunciou seu retorno a Formula 1.

Rubens Gonçalves Barrichello, mais conhecido como Rubinho Barrichello ( 23 de maio de 1972), é um automobilista brasileiro de Fórmula 1 que disputou de maneira ininterrupta o campeonato mundial entre as épocas de 1992 e 2011, tendo se tornado o piloto mais experiente da história desta categoria  . Foi presidente da GPDA, a Grand Prix Drivers' Association e representante dos pilotos de Fórmula 1.
Ele guiou pela Scuderia Ferrari de 2000 a 2005, como companheiro de equipe de Michael Schumacher, desfrutando de um grande sucesso, sagrou-se vice-campeão em 2002 e 2004. A aposentadoria de Schumacher no final de 2006 fez de Barrichello o piloto mais experiente do grid e, no Grande Prêmio da Turquia de 2008, ele atingiu a marca de 257 largadas, tornando-se o piloto com maior número de corridas disputadas na Fórmula 1. Em 2010, no Grande Prêmio da Bélgica de 2010, atingiu a incrível marca de 300 GPs disputados.
Após competir pela Brawn GP na temporada de 2009, ele foi confirmado para 2010 na equipe Williams, e teve seu contrato renovado para o campeonato seguinte. Em 2011, Rubens disputou sua 19.ª temporada, tornando-se o piloto com maior número de temporadas ininterruptas disputadas. Em 2012, após ser substituído na Williams por Bruno Senna[2] , Barrichello não encontrou oportunidade em outra equipe e, por essa razão, não disputou o campeonato. Com isso, ele correu na Fórmula Indy em 2012, e no fim do mesmo ano disputou 3 corridas na Stock Car Brasil.
Em 2014, sagrou-se campeão da Stock Car Brasil.
Em 2015, sagrou-se campeão Sul-Americano de Kart Rotax e quarto colocado no Mundial dessa categoria, correndo ao lado dos mais jovens no mesmo nível de competitividade.
E para encerrar.
Obrigada Ayrton Senna!


Roda de Fogo - Right on Track (2003)Dirigido por Duwayne Dunham. A história é baseada em Courtney e Erica Enders.

Erica Lee Enders-Stevens ( 08 de outubro de 1983) é uma piloto americana da série Pro NHRA Mello Yello Drag Racing.
Erica começou a correr em 1992 na idade de 8. 
Em 1993, ela venceu a Divisão 4 Jr.  campeonato Dragster.
Em 1995 ela foi nomeada Júnior Dragster Motorista do Ano. Em seus oito anos de competição dragster júnior, ela teve 37 vitórias.
Em 2000, aos 16 anos, ela  se tornou a mais jovem finalista NHRA evento nacional. Ela foi nomeada NHRA Desportista Rookie do ano.
Em 2004, ela se tornou a mulher 35ª  a ganhar um evento nacional
.Em 2005, ela se tornou a primeira mulher na história NHRA a se qualificar na metade superior da Stock campo Pro, e a primeira mulher a chegar a uma fase final. Em 2006, ela tornou-se a primeira mulher a se qualificar No. 1 em Pro.
Em 2011, ela quebrou o recorde de velocidade nacional em pro Stock em 213,57 mph (343,71 kmh) na rodada Gainesville, e derrotou o campeão NASCAR Sprint Cup Series 2004 Kurt Busch em Round.
Em 2012, Erica se tornou a primeira mulher a vencer na Pro NHRA da, batendo quatro vezes o campeão Greg Anderson nas finais na Route 66 Raceway.
Em 2012, ela terminou  em quarto lugar.
 em 2013  sexto lugar
Em 2014, Erica tornou-se a primeira mulher a ganhar o  Campeonato Mundial de NHRA Pro, vencendo seis corridas no ano.
Em 2015, Erica quebrou 2 recordes para os motoristas NHRA do sexo feminino. 


Courtney Lee Enders (14 de novembro de 1986) é uma Drag Racer americana NHRA.
Courtney é Directora de Marketing da Elite Motorsports e Erica Enders Racing. Ela corridas em Super da NHRA da classe. Ela abriu seu próprio negócio como um personal trainer (Courtney Enders Academia), e também treinadores de vôlei.


Fim de Semana de Um Campeão - Weekend of a Champion (1972) é um documentário britânico que capta o esforço do piloto da formula um britânica, Jackie Stewart para competir no Grande Prêmio de Mônaco, em Monte Carlo de 1971.  O amigo de Jackie, Roman Polanski produziu o filme  durante todo o fim de semana da corrida. Não tendo nenhuma experiência com documentários, Roman recrutou Frank Simon para dirigir o filme.
O filme estreou no Festival de Berlim 1972 e- depois de uma pequena versão teatral na Europa- foi rastreado por 40 anos.
 O arquivo que possuía o negativo contactou Roman Polanski, perguntando se eles deviam manter o filme ou jogá-lo fora. Roman restaurou o filme da impressão original. Um epílogo de aproximadamente 15 minutos foi adicionado, mostrando Jackie e Roman, tendo uma conversa sobre sua amizade, a evolução da segurança nas corridas, penteados, e vida em geral.

John Young "JackieStewart, ( 11 de junho de 1939) é um ex-automobilista britânico. É tricampeão mundial de Fórmula 1 e considerado um dos maiores pilotos da história do esporte.
John começou sua carreira na F1 competindo pela BRM de 1965 a 1967; depois foi para a estreante Matra, em 1968. No ano seguinte conquistou seu primeiro título mundial.
Em 1970, foi para a Tyrrell, onde conquistou mais dois títulos mundiais, em 1971 e em 1973.
Ele conquistou 27 vitórias na Fórmula 1.
Ele foi um dos pilotos a exigir mais segurança na Fórmula 1. Tudo começou num gravíssimo acidente que ele sofreu em 1966 na pista belga. Uma tempestade atingiu o circuito e deixou seco somente o grid de largada. Na rápida Masta Straight, a BRM de Jackie girou e caiu em uma vala, e ele ficou preso no carro com o macacão encharcado de gasolina, enquanto Graham Hill e Bondurant tentavam desaparafusar o volante para poderem retirar-lo de dentro do monocoque avariado. A partir daí,ele disse que não correria na equipe se não tivesse segurança no seu carro. Ele idealizou o capacete que cobre toda a cabeça do piloto e o macacão antichamas. Ele chegou a ser ridicularizado por aqueles que achavam que as competições deviam ser um esporte de riscos. Entao ele ficou conhecido como o homem vacilante.
Em 1973 chocado com a morte, do piloto francês François Cevert que sofreu um grave acidente, sendo degolado e tendo morte instantânea. Ele decidiu abandonar de forma definitiva a Fórmula 1.
O seu amigo pessoal, ex-Beatle George Harrison,  compôs a canção "Faster" e dedicou-a a Jackie Stewart, Nicky Lauda, Jody Schekter e restantes pilotos da Fórmula 1 da época. No entanto a canção serviu, essencialmente, para homenagear o piloto sueco Ronnie Petterson que morreu em pista.
Em 1997, ele fundou a sua equipe, a Stewart. Os melhores resultados da equipe foram a vitória de Johnny Herbert no Grande Prêmio da Europa,  em 26 de setembro de 1999, e a pole conquistada por Rubens Barrichello no Grande Prêmio da França do mesmo ano. Nesse ano a equipe alcançou a melhor colocação no mundial de construtores: 4° lugar. No final de 1999, atolado em dívidas, ele vendeu a sua equipe para a Jaguar.
Elenco:
Albert François Cevert Goldenberg (25 de fevereiro de 1944 - 6 de outubro de 1973) era um piloto de corridas francês que participou da Formula Um. Ele competiu em 47 Grandes Prêmios do Campeonato do Mundo, conseguindo uma vitória, 13 pódios e 89 pontos na carreira. O filho de Charles Goldenberg (1901-1985), um joalheiro parisiense bem sucedida, e Huguette Cevert. Charles era um imigrante judeu russo trouxe para a França como um menino por seus pais, para escapar da perseguição dos judeus sob a autocracia czarista. Durante a Segunda Guerra Mundial, durante a ocupação nazista da França, Charles entrou para a Resistência Francesa para evitar a deportação forçada a Polônia, como ele era um judeu registrado. A fim de não chamar mais atenção, Charles e de Huguette quatro filhos foram todos registrados com seu sobrenome, em vez de seu. Alguns anos após a libertação da França, o pai de Cevert queria mudar o nome de seus filhos Goldenberg, mas a família objectou como até agora eles se tornaram conhecidos como Cevert. 
Norman Graham Hill  (15 de fevereiro de 1929 — 29 de novembro de 1975) foi um piloto britânico, bicampeão mundial de Fórmula 1 em 1962 e 1968. Ele esteve na categoria por 18 temporadas entre 1958 à 1975, foi também dono de equipe. Ele é o único piloto a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo — 24 horas de Le Mans (em 1972), 500 milhas de Indianápolis(em 1966) e Grande Prêmio de Mônaco(em 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969).
Ele recebeu o apelido de Mr. Mônaco, em função das cinco vitórias em Monte Carlo na década de 1960: 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969 - sua última vitória na categoria. A sua marca foi superada 24 anos depois pelo brasileiro Ayrton Senna, que obteve a sexta em 1993.
Grahan Hill e seu filho Damon são os únicos pai e filho a ter ganho o Campeonato Mundial de Fórmula 1.O neto do Hill, Josh Hill, filho de Damon, também fez sua carreira através das categorias e aposentou-se na Fórmula 3 em 2013 com a idade de 22 anos.

Rush - No Limite da Emoção (2013) é um filme de 2013 esportes biográficos do drama centrado na rivalidade entre pilotos de Fórmula 1 James Hunt e Niki Lauda durante o 1976 Formula Um temporada automobilismo. Ele foi escrito por Peter Morgan, dirigido por Ron Howard.
James Hunt e Niki Lauda aparecem como a si mesmos no final do filme em imagens de arquivo.
James Simon Wallis Hunt ou apenas James Hunt, (29 de agosto de 1947 –  15 de junho de 1993) foi um piloto de Fórmula 1 britânico. Campeão mundial em 1976 derrotando o austríaco Niki Lauda, é o 5º colocado no Ranking da McLaren com 9 vitórias e teve como grandes adversários Emerson Fittipaldi (do Brasil) e Lauda, sendo considerado até hoje como o último piloto "romântico" da Fórmula 1. Uma foto clássica da Fórmula 1 mostra James Hunt sentado em um carro com uma lata de cerveja em uma mão e um cigarro na outra, tendo uma linda garota ao seu lado. Esta foi a síntese do que foi James Hunt para a história da F1.
Quase não é lembrado seu ato de heroísmo, no acidente em que morreu Ronnie Peterson, quando retirou o piloto sueco do carro ainda em chamas. É importante salientar que na metade do campeonato de 1976, ele tinha apenas 28 pontos e Lauda 52 (sem contar os descartes, conforme o Sistema de pontuação da Fórmula 1 da época). O acidente de Lauda em Nürburgring ajudou, deixando o austríaco fora de duas provas e com o desempenho abaixo do normal até o fim da temporada, mas é inegável o bom desempenho de James Hunt, que vencendo 6 provas naquele ano, tornou-se campeão mundial.
Depois de deixar as pistas, ele se tornou comentarista da televisão inglesa. Durante a transmissão do Grande Prêmio do Japão de 1988, Hunt fez o seguinte comentário sobre Ayrton Senna, que estava na liderança da corrida debaixo de chuva: "A não ser que haja uma interferência de Deus, estamos olhando o novo campeão mundial". James Hunt, então, passou a ser lembrado constantemente por essa declaração.
Ele morreu com 45 anos de idade, de ataque cardíaco em sua casa em Wimbledon, poucas horas depois de propor casamento com Helen Dyson.


- Hunt vs Lauda: Maiores Rivais de Corrida de F1 -  1976 Hunt vs Lauda: F1's Greatest Racing Rivals  (2013). Esta história poderosa captura o coração da década de 1970 - contada através de imagens inéditas e entrevistas exclusivas com as pessoas que estavam realmente lá - os chefes de equipe, famílias, jornalistas e amigos que estavam na fila da frente da temporada de Fórmula 1.


Andreas Nikolaus "Niki" Lauda (22/02/1949)  é um austríaco que foi três vezes campeão da formula 1, ganhando em 1975, 1977 e 1984. Agora ele  é empresario da aviacao dono da companhia aérea Niki. Alem de ser consultante da escuderia Ferrari e gerente do time da Jaguar da Formula 1, etc...


Snake & Mongoo$e (2013)
A rivalidade pública na década de 1960 -70s  entre os pilotos de corrida Don "The Snake", e Tom "O Mongoo$e", e a amizade privada partilhada entre os dois homens formam a base deste filme biográfico, que também analisa a forma como a dupla  ajudou a trazer a corrida  para o grande publico.
Don 'The Snake' Prudhomme, (nascido em 6 de abril de 1941, Califórnia). Ele ganhou o apelido de "The Snake" na escola.
Em 1962, Don era um parceiro na "digger Greer-Black-Prudhomme", que ganhou o melhor recorde de vitórias na história NHRA, antes de mudar para "Funny Car". Ele iria ganhar o campeonato  quatro vezes em sua carreira de trinta e cinco anos. Ele foi o primeiro piloto Funny Carro a exceder 400 km / h.
Don aposentou-se em 1994 para gerenciar sua própria equipe de corrida. Com motorista Larry Dixon, a equipe de Don ganhou o Top Fuel  campeonato em 2002 e 2003.  No final da temporada de 2009 de corrida, o patrocínio foi embora e Don se aposentou das corridas ativa.
Ele era conhecido por seu amarelo Plymouth Barracuda 1970 em que ele correu com o motorista rival Tom McEwen em seu vermelho 1970 Plymouth Duster, chamado Mongoose.
Tom McEwen, (nascido em 1937) é um piloto americano que ganhou o Hot Rod Association Nacional  EUA durante parte de sua carreira de 45 anos. Ele é listado como número 16 dos 50 pilotos mais significativos da primeiros 50 anos da NHRA. Ele recebeu o apelido de "o Mongoose" em 1964 de construtor de motores Ed Donovan.
Tom venceu apenas cinco eventos nacionais NHRA, mas seu dom para a capacidade  promocional fez dele uma das figuras mais influentes e controversos do esporte.
Ambos os pilotos ganhou a atenção do público mais amplo a partir de versões de brinquedo dos carros que foram lançados em 1970.
Hot Wheels comemorou seu 35º aniversário em 2005 com um evento de dois dias Mattel do "Hot Wheels".
Vencer: A Vida Corrida de Paul Newman - Winning: The Racing Life of Paul Newman é um documentário 2015 dirigido por Adam Carolla e Nate Adams. O filme narra a 35 anos de carreira de corrida de carro de Paul e sua vida de corrida tanto como um condutor e proprietário prolífico.
Paul Leonard Newman (26 de janeiro de 1925 —  26 de setembro de 2008) foi um ator, dublador e diretor cinematográfico dos Estados Unidos.
Filho de um bem sucedido comerciante de artigos esportivos, ele começou a carreira em peças do colégio e, após obter a dispensa da marinha americana em 1946, foi estudar no Kenyon College. Após a formatura, ele passou um ano na Yale Drama School indo depois para Nova Iorque, onde entrou para a renomada escola de formação de atores, dirigida por Lee Strasberg.
A sua paixão pelo automobilismo e pela velocidade foram famosas. Apesar de daltônico, dos anos 1970 aos 1990 Paul se destacou como piloto amador, correndo em carros esporte nos Estados Unidos e na Europa, onde chegou a conseguir um segundo lugar na categoria esporte das 24 Horas de Le Mans com um Porsche 935. Nos anos 1980 se envolveu com a Fórmula Indy, onde se tornou sócio-proprietário da equipe Newman-Haas Racing, equipe vencedora dos quatro últimos títulos da Champ Car. Aos setenta anos, foi o mais velho piloto a vencer uma corrida de prestígio, ao fazer parte do time de pilotos do carro que venceu as 24 Horas de Daytona de 1995.

Steve McQueen: O homem & Le Mans (2015)examina a busca do ator para criar e estrelar o filme de 1971 auto-corridas Le Mans. O seu filho Chad McQueen e ex-esposa Neile Adams estão entre os entrevistados.

Steve McQueen nasceu Terence Steven McQueen (24 de março de 1930 — 7 de novembro de 1980), foi um ator americano, sempre lembrado pelos filmes de ação que protagonizou.


Apelidado de "The King of Cool", é considerado um dos maiores atores de todos os tempos e em 1974, ele se tornou o astro de cinema mais bem pago do mundo.
 Ele também foi um piloto ávido de motocicletas e carros e enquanto estudou atuação, ele passava os finais de semana competindo em corridas de moto e isso contribuiu para que ele próprio realizasse suas cenas de ação dispensando o uso de dublês, especialmente, durante as cenas de perseguição de alta velocidade. McQueen também desenhou e patenteou um assento e transbrake para carros de corrida.Steve era apaixonado por motocicletas e a sua primeira foi uma Indian Chief modelo 1946 e tornou-se colecionador de motos clássicas, chegando a possuir mais de 100 modelos. Nas décadas de 1960 e 1970, possuiu equipe e participou de competições esportivas e desta maneira, em 1999 foi introduzido no Motocicleta  Hall da Fama. Ele mesmo se definia como um indomável cínico, rebelde, e sempre procurou personagens obcecados por uma ideia, nada românticos e sem o estereótipo do galã. Ao chegar a Hollywood, na década de 1950 foi logo saudado como o sucessor de James Dean.


Dirigindo aos Domingos - Sunday Driver é um filme de 2005 documentário, dirigido por Carol Strong, que narra a Majestics, mais antigo clube de carro lowrider preto da Califórnia, que foi originalmente fundada em Compton. Com entrevistas próximos e sincero até que foram gravadas ao pendurar para fora com o clube, o filme oferece um olhar adiantado no estilo de vida lowriding of Southern California.