Google+ Badge

Wednesday, August 26, 2015

Os Religiosos e as Religiões No Cinema. Lista de Filmes Sobre Religião e Religiosos


Ateistas

Letting Go of God - Julia Sweeny


Quem está com os Milhões Obtido em Nome de Deus? Who's Got God's Millions (2008)
Robert Llewellyn tenta descobrir qual das quatro principais religiões monoteístas do mundo tem mais dinheiro. 
- "Como um ateu, eu sempre quis saber quanto dinheiro as religiões continuam colocando debaixo do colchão." diz Robert. 
A primeira parada de Robert é Catedral de Canterbury, onde ele é surpreendido ao saber que os dados financeiros da Igreja da Inglaterra estão prontamente disponíveis. Parte da renda da Igreja Católica no Reino Unido vai para financiar o Vaticano, assim Roma é próximo destino de Robert. Logo fica evidente que a Cidade do Vaticano é um buraco branco financeiro, e ninguém quer admitir quanto dinheiro o Papa realmente tem.
Depois Robert viaja a Jerusalém para vasculhar as finanças do judaísmo, apenas para descobrir que o governo israelense não pode até mesmo colocar uma figura sobre o número de sinagogas no país. 
Finalmente, Robert dirige para a Mesquita East London para saber sobre a riqueza do Islã. Apesar da infinidade de estatísticas disponíveis, ele acha que ninguém jamais realizou uma auditoria nas 1.600 mesquitas do Reino Unido. Robert finalmente surge com um valor total - mas qual das principais religiões é a mais rica?

"Eu falseei tanto, que esqueci quem eu era antes." Vikram Gandhi:

Kumaré é um filme de 2011 dirigido pelo documentarista americano Vikram Gandhi.
Para gravar o documentário, o cineasta Vikram transformou-se em Sri Kumaré, um guru iluminado de uma aldeia fictícia na Índia, adotando um sotaque indiano falso e deixando a barba e o cabelo crescer. No filme, ele viaja para o Arizona para difundir a sua filosofia  e ganhar seguidores sinceros.
 Ele teve esta idéia,de um guru ficcional enquanto gravava outro documentário sobre iogues e seus seguidores.

Religulous (2008) é um filme documentário americano escrito e estrelado por Bill Maher William  Jr. ( 20 de janeiro de 1956). O título do filme é derivado das palavras religiosas e ridículas. O documentário examina e zomba da religião e crença religiosa.  Uma gama de pontos de vista sobre várias religiões do mundo é explorada como Bill  que viaja para numerosos destinos religiosos, incluindo Jerusalém, o Vaticano entrevistando os crentes de uma variedade de origens e grupos. Estes incluem um ex-membro do Judeus por Jesus, os cristãos, os muçulmanos, os ex-mórmons, e judeus hassídicos. Em  Londres, onde ele "prega" crenças da Cientologia. Bill também leva um passeio em torno de Museu da Criação e do Terra Santa Experiencia.

Hinduísmo

David Deseja Voar (2010) é um documentário alemão, que segue o seu diretor, graduado da escola de cinema de Berlim David Sieveking (10 de Setembro de 1977), e como ele interage com o seu herói de cinema David Lynch, e explora o movimento de Meditação Transcendental. O filme narra um período de tempo na vida de David que inclui o seu relacionamento com sua namorada, bem como as suas viagens para os Estados Unidos, Holanda e Índia.  O filme recebeu prêmios e menções honrosas, bem como críticas.
                                                        David Sieveking e David Lynch
David Keith Lynch ( 20 de janeiro de 1946) é um diretor americano de cinema, diretor de televisão, artista visual, músico, ator e autor. Conhecido por seus filmes surrealistas, ele desenvolveu um estilo cinematográfico único. O surreal e, em muitos casos, os elementos violentos contidos em seus filmes têm sido conhecidos por "perturbar, ofender ou mistificar o público"
Maharishi Mahesh Yogi  nasceu como Mahesh Prasad Varma( 12 de Janeiro de 1918 —  5 de Fevereiro de 2008), foi um guru indiano fundador da Meditação Transcendental.


Comer Rezar e Amar
Liz  (Julia Roberts) tinha Tudo o que uma mulher moderna  sonhar em ter - um Marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida - Ainda sim, Como muitas outras pessoas, ela esta perdida, confusa e em busca fazer o que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, 
Elizabeth sai da zona de conforto, arriscando tudo, embarcando em uma jornada por Três Países que se transforma em uma busca por autoconhecimento. Na Itália, ela Encontra o Verdadeiro prazer da gastronomia.
Na Índia, explora a sua espiritualidade com o Poder da Oração. Em Bali, encontra a sua  paz e interior, e inesperadamente, o equilíbrio de hum verdadeiro amor.
Elizabeth M. Gilbert (18/07/1969) É  uma biógrafa, ensaísta, contista, memorialista e romancista norte-americana. 
                                          Liza se casou com o brasileiro Jose Nunes em 2007
O asham que Elizabeth esteve pertence a Swami Chidvilasananda nascida Malti Shetty ( 24 de Junho de 1955 é a atual guru da linhagem (parampara) Siddha Yoga estabelecida por Swami Muktananda.
O livro "Comer Rezar e Amar" em julho de 2010 estava há 180 Semanas  na Lista dos Mais Vendidos do Nova York Times e deu origem ao filme.



Awake: A Vida de Yogananda
Paramahansa Yogananda nasceu Mukunda Lal Ghosh (5 de janeiro de 1893 a 7 de março de 1952), foi um iogue e guru indiano. É considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente. Através da Self-Realization Fellowship (SRF), a organização que fundou ao chegar aos Estados Unidos, foi pioneiro ao promover a prática da meditação por meio das lições que os estudantes recebiam em casa, pelo correio, para cumprir a sua missão mundial de difundir as técnicas de Kriya Yoga. Paramahansa Yogananda teve sua singular história de vida imortalizada no sucesso Autobiografia de um Iogue.


Gandhi é um filme de 1982 que dramatiza a vida de Gandhi. Produzido e dirigido por Richard Attenborough. O filme aborda a vida de Gandhi num momento de definição em 1893, quando ele é jogado para fora de um trem Sul-Africano por estar em um compartimento só para brancos, e conclui com seu assassinato e funeral em 1948. Um hindu praticante, o cristianismo e o islamismo, também é retratado. 



                                         Ben Kingsley como Mohandas Karamchand Gandhi
Mohandas Karamchand Gandhi (02 de outubro de 1869 - 30 de janeiro de 1948) era o líder proeminente do movimento de independência da Índia da colonista Inglaterra. Empregando a desobediência civil não-violenta, Gandhi conduziu Índia à independência e inspirou movimentos para direitos civis e liberdade através do mundo. O honorífico Mahatma (sânscrito: "grande alma", "venerável") - aplicada a ele pela primeira vez em 1914 na África do Sul, -é agora usado em todo o mundo. Ele também é chamado de Bapu Gujarati: carinho para o "pai", "papa" na Índia.
Cônjuge Kasturba Gandhi
crianças: Harilal, Manilal, Ramdas e Devdas

Cristianismo



8 A Proposição do Mormon  é um documentário americano que examina A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias  e seu apoio à Proposição 8 de Califórnia, afirmando que a igreja tem se envolvido ativamente na negação dos direitos humanos dos LGBT. 
Seqüestrado por Cristo - Kidnapped for Christ (2014) Um olhar sobre uma escola no caribe um  reformatório americano baseado na fé cristã na Republica Dominicana, que visa a "cura" de adolescentes da homossexualidade e transformá-los em cristãos mais comprometidos.


Warren Jeffs: Profeta Fora da Lei (2015)
Examina os abusos de Warren Steed Jeffs (nascido em 03 de dezembro de 1955)  o líder da Igreja Fundamentalista de Santos dos últimos  dias que foi condenado por abusar sexualmente de menores. O filme inclui entrevistas com ex-membros sobre as práticas da igreja, e investiga o efeito psicológico duradouro  que ele tem tido sobre seus seguidores.


Papa Francisco - O Pecador
Papa Francis tem sido aclamado como um revolucionário desde a sua eleição ao papado em 2013, mas enfrenta uma tarefa assustadora: a reforma simultaneamente a problemática Igreja Católica e mantê-lo de cair aos pedaços. Por meio de entrevistas em primeira mão com amigos, contemporâneos e estudantes, o documentário Papa Francisco explora como um jesuíta argentino e auto-descrito "pecador" chamado Jorge se tornou a figura mais poderosa no catolicismo, e como ele está trabalhando para modernizar uma igreja em crise.
Francisco nascido Jorge Mario Bergoglio ( 17 de dezembro de 1936), é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013. Tornou-se Arcebispo de Buenos Aires em 28 de fevereiro de 1998 e foi elevado ao cardinalato em 21 de fevereiro de 2001. Foi eleito papa em 13 de março de 2013.

As contradições da Feira Esperança
Vá para dentro um aspecto praticamente incalculável da história americana, quando os escravos recém-libertados em todo o Sul formou as "sociedades benevolentes" para responder à fome extrema, a doença e o medo da sepultura de um mendigo.
Uma dos últimos remanescentes sociedades benevolentes negra. Experiências de desenvolvimento, as lutas, as contribuições e uma perda gradual da tradição.

Pilares comunitárias:  Comunidades Afro- americanas - Community Cornerstones: African American Communities Montgomery
Um olhar no município dos Estados Unidos. Eles se tornaram pilares de suas comunidades e proporcionou oportunidades espirituais, sociais e educacionais para gerações de família negra.

Duro como Pregos - Hard As Nails
Como o ministro evangélico ordenado Justin, promove o evangelho a todas as crenças cristãs de maneira bizarra à geração MTV.

Philomena
Ha 50 anos Philomena procura por seu filho adotado à força , e os esforços do Martin para ajudá-la a encontrá-lo.
Martin Sixsmith (nascido em 24 de Setembro de 1954) é um autor britânico e apresentador de rádio / televisão, trabalhando principalmente para a BBC. Ele também trabalhou como um conselheiro para o governo do Trabalho e da série de comédia de televisão da BBC "The Thick of It".
Philomena Lee (nascido em 24 de março de 1933)  é uma mulher irlandesa cuja vida foi registrado no livro 2009 por Martin intitulado "A criança Perdia de Philomena Lee".


Em Nome de Deus - The magdalene sisters
Em 1964, três meninas adolescentes irlandeses são enviados para uma casa arcaica para "mulheres perdidas", o asilo Madalena, no entanto os seus crimes não eram criminais. Rose (Dorothy Duffy) está grávida fora do matrimônio, Bernadete  foi capturada flertando com um rapaz na escola, e Margarete  é condenada por ter sido estuprada por um membro da família. Lá, as meninas executam trabalhos forçados supervisionado por freiras cruéis, liderada pelo escárnia Irmã Bridge  - e o sonho delas é escapar.
Deus é o Maior Elvis é um filme de 2011 documentário sobre a atriz Dolores , que abandonou sua carreira de sucesso com a idade de 24 para se tornar uma freira beneditina.
Dolores Hart, (nascida em 20 de outubro de 1938) é uma freira católica romana americana beneditino que havia sido uma atriz de destaque. Dolores  co-estrelou com Elvis Presley no filme Eu te Amo(1957).
Irmã Dulce é um filme brasileiro de 2014 do gênero drama biográfico, sobre a vida de Irmã Dulce. Produzido pela Migdal Filmes, dirigido por Vicente Amorim e estrelado por Bianca Comparato e Regina Braga.
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes mais conhecida como Irmã Dulce ( 26 de maio de 1914 —  13 de março de 1992), tendo recebido o epíteto de "o anjo bom da Bahia", foi uma religiosa católica brasileira.


Jesus Americano - American Jesus (2013) Diretor Aram Garriga, é uma exploração do cristianismo em todas as facções da vida americana, a partir do limiar da pobreza ao estúdio de ioga, das igrejas humildes de manipuladores de serpentes aos mega-igrejas nos subúrbios. caubóis cristãos, ciclistas e músicos, comediantes, surfistas e gaiola de combate, todos eles estão fazendo isso por Cristo. Aram Garriga viaja de sua Barcelona natal ao politicamente dividido Estados Unidos para narrar a relação, por vezes bizarra entre a fé, o materialismo, política e paixões pessoais neste quadro exclusivamente americana.Habitado por uma variedade de personagens religiosos e seculares oferecendo espontâneas, depoimentos, muitas vezes iluminando, American Jesus é um mosaico de cores vivas de personalidades e pontos de vista conflitantes, que surge como um retrato de um anseio América em busca de consolo e significado no mundo moderno.
Os Olhos de Tammy Faye (2000) é um filme documentário dirigido por Fenton Bailey enfocando a vida de:
Tamara Faye LaValley Bakker Messner (07 de março de 1942 - 20 de julho de 2007) foi autora, apresentadora de TV, cantora cristã , evangelista, empreendedora, , , e personalidade televisiva americana. Ela foi casada de 1961-1992 com o televangelista, e mais tarde condenado foragido, James Orsen "Jim" Bakker ( nascido 2 de janeiro de 1940)  um ex-ministro da Assembléia de Deus. .
Ela foi uma das participantes na temporada do reality 2004 revelam A Vida Surreal.
Em 1960, ela conheceu Jim , quando eles eram estudantes na Norte Central Bíblia College. Eles se casaram no dia 1 de abril de 1961. No ano seguinte, eles se mudaram para Carolina do Sul, onde começaram  seu ministério.
Jim e Tammy  se envolveram com a televisão a quando eles se mudaram para a área de, Virginia, onde foram membros fundadores do 700 Club.
Eles foram anfitriões do show das crianças populares "Jim e Tammy".
Eles, então, criaram um ministério de fantoches para as crianças na rede de Pat  Difusão de Televisão Cristão  (CBN) 1964-1973. 
Marion Gordon "Pat" Robertson (nascido em 22 de marco de 1930)é um magnata da mídia americana, presidente executivo, e um ex- ministro da igreja Batista do Sul, que geralmente apoia os ideais cristãos conservadores. Patrimônio Líquido:$ 30 Milhões
E co-fundaram a Rede Trindade Difusão de Televisão ( TBN) com os amigos pessoais , Paul e Jan Crouch.
Paul Franklin Crouch (30 março de 1934 - 30 de novembro de 2013) foi uma emissora cristão americana. Entre as compras, a rede fundada por Televangelista Paul e Jan, é acusado de apropriação indevida de seu «patrimônio de caridade" para comprar um jato $ 50 milhões, 13 mansões e uma casa de $ 100.000 móvel para os cachorros da  Jan (2012)
Janice Wendell Bethany "Jan" Crouch (nascida em 14 março de 1938) é uma emissora religiosa
A TBN é uma rede de televisão internacional-cristã . Operando como uma entidade independente, TBN é também a maior rede de televisão religiosa do mundo. Inscrevendo-se na "Tenha uma necessidade? Plante uma semente filosofia ", seus doadores acreditam que o envio de dinheiro para a rede vai colher recompensas divinas mais tarde. Trindade gastou quase US $ 200 milhões em 2010, e tinha acumulado quase US $ 1 bilhão em ativos líquidos, de acordo com a sua última declaração de imposto.
Tammy co-organizou com ele O "Louve o Senhor Clube"; um programa de televisão que adotou um formato de talk-show apresentado por ela e seu marido, que funcionou de 1974 a 1989, foi o programa de televisão carro-chefe Louve o Senhor  Network Satellite.
 Durante os shows, ela forneceu um toque sentimental de histórias e gostava de cantar. Em um movimento que a distinguia nitidamente de outros televangelistas, ela mostrou uma atitude mais tolerante em relação ao homossexualismo, e ela contou com pessoas que sofrem de AIDS em PTL, incitando seus telespectadores para seguir a Cristo e mostrar simpatia e orar pelos enfermos.


Jonestown: A vida e Morte das Pessoas do Templo é um filme documentário de 2006 produzido e dirigido por Stanley Nelson.
O documentário revela novas imagens dos incidentes que cercam o Templo dos Povos e seu líder Jim Jones, que liderou mais de 900 membros de seu grupo religioso a um acordo na Guiana chamado Jonestown, onde ele orquestrou um suicídio em massa com envenenado Aid sabor, em 1978.  é sob a forma de uma narrativa com entrevistas com ex-membros do Templo, sobreviventes, e pessoas que conheciam Jones em várias fases.
James Warren "Jim" Jones (13 de maio de 1931 - 18 de novembro de 1978) foi um líder e organizador comunidade religiosa americana. Jones foi o fundador e líder do Peoples Temple, mais conhecido pela massa assassinato-suicídio em novembro de 1978 de 909 de seus membros em Jonestown, Guiana. O assassinato de cinco pessoas em uma pista de pouso nas proximidades, incluindo o congressista Leo Ryan, e a ordenação de quatro mortes adicionais membro do templo em Georgetown, capital da Guiana. Quase três centenas de crianças foram assassinadas em Jonestown, quase todos eles por envenenamento por cianeto. Jones morreu de um ferimento de bala na cabeça.; suspeita-se que sua morte foi um suicídio.
Jones nasceu em Indiana e começou o templo lá na década de 1950. Ele mais tarde mudou-se o Templo para a Califórnia em meados dos anos 1960, e ganhou notoriedade com a mudança da sede do Templo de São Francisco no início de 1970.
Em 1951, Jones começou a freqüentar reuniões e comícios do Partido Comunista. Ele ficou nervoso com o assédio que recebeu durante as audições McCarthy,  sobretudo a respeito de um evento, ele participou com sua mãe focando Paul Robeson, após que ela foi assediada pelo FBI na frente de seus colegas de trabalho para assistir.  
Ele também ficou frustrado com o ostracismo  Em 1952, Jones se tornou um pastor estudante na Igreja  Metodista , mas alegou que ele deixou a igreja porque seus líderes impediram de integrar os negros em sua congregação.  Em torno deste tempo, Jones testemunhou um serviço de cura pela fé em uma Igreja Batista do Sétimo Dia. 
Ele observou que atraiu pessoas e seu dinheiro e concluiu que, com recursos financeiros provenientes de tais curas, ele poderia ajudar a realizar seus objetivos sociais.
Jones organizou uma convenção religiosa em 11 de junho - 15 de junho de 1956,  com o Rev. William M. Branham, um evangelista de cura e autor religioso.
Após a convenção, Jones foi capaz para lançar sua própria igreja, que mudou de nome até que se tornou a Povo Templo Igreja Cristã do Evangelho Completo. O Templo do Povo foi feita inicialmente como uma missão inter-racial.
Jones se afastou do partido comunista EUA quando seus membros tornou-se crítico de algumas das políticas de Stalin.
Em 1960, Indianapolis prefeito democrata Charles Boswell  nomeou Jones director da Comissão de Direitos Humanos. No NAACP e Urban League. Durante este tempo, Jones também ajudou a integrar igrejas, restaurantes, a companhia telefônica, o departamento de polícia, um teatro , um parque de diversões, e do Hospital Metodista.
Depois de suásticas foram pintadas em casas de famílias de dois Africano-Americano, Jones aconselhou as famílias brancas não se mover, a fim de evitar a fuga dos brancos. Ele também montou picadas para pegar os restaurantes que se recusam a servir os clientes negros  e escreveu a líderes nazistas norte-americanos e, em seguida, vazou suas respostas à comunicação social.  Quando Jones foi acidentalmente colocada na ala de preto de um hospital depois um colapso em 1961, ele se recusou a ser transferido; ele começou a fazer as camas e esvaziar as bandejas de leito de pacientes negros. As pressões políticas resultantes de ações de Jones causou funcionários do hospital para desagregar as enfermarias.
Jones recebeu críticas consideráveis em Indiana por suas opiniões integracionistas.  empresas e moradores de propriedade de brancos eram críticos dele.  A suástica foi colocada no templo, uma banana de dinamite foi deixada em uma pilha de carvão Temple, e um gato morto foi jogado na casa de Jones após um telefonema ameaçador. Jones retratou o Templo global como uma "família arco-íris" .
O casal adotou três crianças de ascendência coreana-americana,uma criança negra e uma nativa e incentivou os membros do Templo de adotar órfãos de guerra da Coreia.  Ele também tinha sido muito crítico da oposição dos Estados Unidos e 1950 invasão da Coreia do Sul.  Em junho de 1959, o casal teve seu único filho biológico, Stephan Gandhi Jones.
Um artigo da revista Esquire em janeiro 1962 listou Belo Horizonte, Brasil como um lugar seguro em uma guerra nuclear, Jones viajou com sua família para a cidade com a ideia da criar Templo local.  Em seu caminho para o Brasil, Jones fez sua primeira viagem para a Guiana, então ainda uma colónia britânica.
Após chegar em Belo Horizonte, eles alugaram uma casa de três quartos modesto. Jones estudou a economia local e receptividade das minorias raciais para sua mensagem, embora língua permanecesse uma barreira. Ele foi cuidadoso em não retratar a si mesmo como um comunista em território estrangeiro, e falou de um estilo de vida comunitária apostólica ao invés de Castro ou Marx. A falta de recursos na região fez com que eles se mudassem para o Rio de Janeiro em meados de 1963.  No Rio eles trabalharam com os pobres em favelas. Jones também explorou religiões sincréticas brasileiras. Quando os pregadores associados Jones em Indiana disse a ele que o Templo estava prestes a entrar em colapso sem ele, Jones voltou.


Karol: Um homem que se tornou Papa é uma minissérie de TV(2005) dirigido por Giacomo Battiato, e criado como um polonês-italiano-francês-alemão e canadense projeto de cooperação conjunta.
Karol Józef Wojtyła (18 de maio de 1920 - 2 de abril de 2005), serviu como papa de 1978 a 2005. Ele foi eleito pelo segundo conclave papal de 1978, que foi chamado depois que o Papa João Paulo I, que foi eleito em agosto, após a morte do Papa Paulo VI, morreu depois de trinta e três dias. 

Então cardeal, ele foi eleito no terceiro dia do conclave e adotou o nome de seu predecessor em homenagem a ele. Nos os anos desde sua morte, João Paulo II foi declarado santo pela Igreja Católica Romana. Ele é conhecido pelos católicos romanos como Papa Saint John Paul II ou São João Paulo, o Grande, por exemplo, como um nome para instituições.



Salvador - 
O filme conta a história do jornalista americano Richard Boyle cobrindo a Guerra Civil de El Salvador, que se envolve com as duas guerrilhas esquerdistas e os militares de direita. O filme é muito simpático para com os revolucionários de esquerda e fortemente crítico do militar apoiado pelos EUA, com foco no assassinato de quatro religiosas americanas, incluindo Jean Donovan, (10, apil1953 –  2,dezembro 1980) e do assassinato do arcebispo Óscar Romero( 15/08/1917 - 24/03/1980) por um esquadrão da morte. 
Livrai-nos do mal é um documentário americano 2006 dirigido por Amy J. Berg, que explora a vida de padre católico Oliver O'Grady, que admitiu ter molestado e estuprada cerca de 25 crianças no norte da Califórnia entre final de 1970 e início de 1990. O filme ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Los Angeles Film Festival 2006. O título refere-se a uma linha na oração do Senhor.

Reviravolta da Fé é um documentário americano 2004 dirigido por Kirby Dick sobre um homem que enfrenta a Igreja Católica sobre o abuso que sofreu quando era adolescente. Ele recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário.

Minha Máxima Culpa. Silencio na Casa de Deus
O cineasta Alex Gibney  examina relatórios de pedofilia dentro da Igreja Católica Romana, focalizando especificamente em um grupo de homens que alegam que eles foram abusados como meninos por um padre em uma escola de surdos. O documentarista Alex Gibney co analisa o abuso de poder no sistema Igreja Católica através da história de quatro homens surdos - Terry Kohut, Gary Smith, Pat Kuehn e Arthur Budzinski - que partiram para expor o sacerdote que os abusaram durante meados dos anos 1960. Cada um dos homens produziu o primeiro caso conhecido de protesto público contra o abuso sexual clerical, que mais tarde criara o caso escândalo sexual conhecido como o caso Lawrence Murphy. Através de seu caso, o filme segue um encobrimento que segue o seu caminho das casas geminadas da cidade,  até as igrejas da Irlanda, e para o mais alto cargo do Vaticano.

O Grande Silêncio  é um documentário dirigido por Philip Gröning, que foi lançado em 2005. É um retrato íntimo da vida quotidiana dos monges cartuxos da Grande Chartreuse, um mosteiro no alto dos Alpes franceses (Chartreuse Montanhas). A idéia para o filme foi proposto para os monges em 1984, mas os cartuxos disseram que queriam tempo para pensar sobre isso. Eles responderam 16 anos mais tarde para dizer que eles estavam dispostos a permitir-lhe  filmar o filme se ele ainda estava interessado. Philip, em seguida, veio sozinho para viver no monastério, para um total de seis meses em 2002 e 2003. Ele filmou e gravou por conta própria, sem usar luz artificial. Em seguida, ele passou dois anos e meio editando o filme. O corte final não contém nem o comentário falado nem efeitos sonoros adicionados. É composto de imagens e sons que retratam o ritmo da vida monástica, intercaladas com seleções de rotulo da Sagrada Escritura.
 Os monges cartuxos amaram o filme.

O Irmão Joseph e a Gruta (2013) conta o "verdadeiro conto de fadas" do irmão Joseph Zoettl.
O pequeno monge corcunda bávara que construiu Ave Maria Grotto, uma cidade em miniatura de materiais reciclados na floresta Alabama de São Abbey Bernard.


Madre Teresa de Calcutá é um filme de 2003 de televisão biográfico baseado na vida de Madre Teresa, fundadora das Missionárias da Caridade instituto religioso. As estrelas de cinema Olivia Hussey no papel-título e recebeu um prêmio camie em 2007.
Madre Teresa de Calcutá nasceu Agnes Gonxha Bojaxhiu (26 de agosto 1910 - 5 Setembro de 1997) foi uma freira católica indiana albanês-nascido. "Pelo sangue, sou albanesa. Por cidadania, um índio. Pela fé, sou uma freira católica.

Dominique é um filme de 1966 semi-biográfico americano sobre a vida de Jeanine , uma freira que gravou a canção sucesso que ficou no topo das paradas "Dominique". Ele estrelou Debbie Reynolds no papel-título.
Jeanine Deckers (Jeanne-Paule Marie Deckers, 17 de outubro de 1933 – 29 de março de 1985) foi uma compositora e intérprete belga.

A Pousada da Sexta Felicidade - The Inn of the sixth Happiness é um filme de 1958  baseado na história verdadeira de Gladys , uma empregada doméstica britânica tenaz, que se tornou uma missionária na China durante os tumultuosos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial. Dirigido por Mark Robson, que recebeu um Oscar de Melhor Diretor.
Gladys Aylward (24 de fevereiro de 1902 - 03 de janeiro de 1970) a história foi contada no livro, A Mulher Pequena, por Alan Burgess, publicado em 1957.


Com os Braços Abertos - Boys Town (1938) é um filme drama biográfico baseado na obra do Pai Edward com um grupo de meninos carentes e inadimplentes em uma casa que ele fundou e com o nome "Boys Town". É estrelado por Spencer Tracy como Pai Edward.
Edward Joseph Flanagan (13 de julho de 1886 - maio 15 1948) era um sacerdote de origem irlandesa da Igreja Católica  nos Estados Unidos. Ele fundou o orfanato conhecido como Boys Town, que agora serve também como um centro para jovens problemáticos.
Padre Pio:  Homem de Milagres
  Francesco Forgione(25 de maio de 1887 - 23 de setembro de 1968) recebeu o nome de Pio de Pietrelcina, quando ele se juntou aos capuchinhos, conhecido como Padre Pio. Foi um frade, padre, estigmatizada e místicos da Ordem Romana Católica dos Frades Menores Capuchinhos. Padre Pio se tornou famoso por suportar os estigmas para a maioria de sua vida. Esta condição gerou muito interesse e controvérsia em torno dele. Ele é agora venerado como um santo na Igreja Católica.
Depois de sua beatificação, em 1999, ele foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 16 de junho de 20.
Maria Goretti (2003) , (16 de outubro de 1890 - 06 de julho de 1902) é uma virgem mártir italiano da Igreja Católica Romana, e ela é uma das mais jovens santos canonizados. 


Bakhita
 Josephine Bakhita Margaret (cerca de 1869- 08 de fevereiro de 1947) 
Molokai - A Historia do Padre Damião
Damiaan ou Heilige Damiaan van Molokai;( 03 de janeiro de 1840 - 15 de abril, 1889), nascido Jozef De Veuster, foi um padre católico da Bélgica e membro da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria,  um instituto religioso missionário. Ele ganhou reconhecimento por seu ministério no reino de Hawaii para pessoas com hanseníase (também conhecida como doença de Hanse, que haviam sido colocados sob uma quarentena médica sancionado pelo governo, na ilha de Molokai.


A Coragem de Amar é um filme de história 2.000 estrelado por Vanessa Williams, que também foi a produtora.
Henriette Delille (1813-1862) foi uma freira americana que fundou a ordem Católica Romana das Irmãs da Sagrada Família, em Nova Orleans, que foi composta de mulheres livres de cor. A ordem prestados cuidados de enfermagem e um lar para órfãos, mais tarde, que estabelece as escolas também. Em 1988, a Ordem abriu formalmente a causa com a Santa Sé da canonização de Henriette Delille. Ela foi declarada Venerável em 2010 pelo Papa Bento XVI.


A Canção de Bernadete é um filme norte-americano de 1943, do gênero drama biográfico, dirigido por Henry King.
Em 1858, na França, a camponesa Bernadete Soubirous tem visões da Virgem Maria em Lourdes — local de peregrinação católica até hoje. Baseado no romance de Franz Werfel, "A Canção de Bernadette" é uma simpática e venerável história que conta a vida de Santa Bernadete Soubirous


Palavra e Utopia é um filme português de 2000 dirigido pelo cineasta Manoel de Oliveira que conta a trajetória de Padre António Vieira.
Padre Antônio Vieira (Lisboa, 6 de fevereiro de 1608 — Salvador, 18 de julho de 1697) foi um religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus.

Anchieta, José do Brasil é um filme brasileiro de 1977, dirigido por Paulo Cesar Saraceni.
São José de Anchieta  ( 19 de março de 1534 —  9 de junho de 1597) foi um padre jesuíta espanhol,  e um dos fundadores da cidade brasileira de São Paulo.
Manuel da Nóbrega ( 18 de outubro de 1517 —  18 de outubro de 1570) foi um sacerdote jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América. As cartas enviadas a seus superiores são documentos históricos sobre o Brasil colônia e a ação jesuítica no século XVI.

 A Paixão de Joana d'Arc é um filme mudo francês de 1928, dirigido por Carl Theodor Dreyer. O roteiro é baseado nos documentos históricos do julgamento de Joana e reconhecido mundialmente como um marco na história do cinema.


Joana Da Arc é  um filme estadunidense de 1948, dirigido por Victor Fleming, com Roteiro baseado
na vida de Joana d'Ar Ingrid Bergman .... Joana d'Arc
Joana d'Arc A Mensageira  é um filme francês de 1999,  dirigido por Luc Besson.
Joana d'Arc (ca. 1412  – 30 de maio de 1431), cognominada "A Donzela de Orléans" é uma heroína francesa e santa da Igreja Católica.

Lutero  (2003)

Lutero (1973)
Os filmes são sobre a vida do reformador alemão Martinho Lutero (1483–1546), desde que ele tornou-se um monge (1505) até a Confissão de Augsburgo (1530)

                                                                        Confuncionismo



Confucius A Batalha Pelo Império (2010) escrito e dirigido por Hu Mei, estrelado por Chow Yun-fat como o filósofo chinês titular. O filme foi produzido por P. H. Yu, Han Sanping, Rachel Liu e John Shum. 
Confúcio ( 27 de agosto de 551 a.C. – 479 a.C.) foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos. A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, também os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam relevo na China sobre outras doutrinas, como o legalismo e o taoismo  durante a Dinastia Han(206 a.C. – 220). Os pensamentos de Confúcio foram desenvolvidos num sistema filosófico conhecido por confucionismo .
Porque nenhum texto é demonstrável ser de autoria de Confúcio, e as ideias que lhe foram atribuídas,  foram  escritos acumulados durante o período entre a sua morte e a fundação do primeiro império chinês em 221 a.C., muitos acadêmicos são muito cautelosos em atribuir asserções específicas ao próprio Confúcio. Os seus ensinamentos podem ser encontrados na obra Analectos de Confúcio , uma coleção de aforismos, que foi compilada muitos anos após a sua morte.
Os princípios de Confúcio tinham uma base nas tradições e crenças chinesas comuns. Favoreciam uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito para com os idosos pelas suas crianças (e, de acordo com intérpretes posteriores, das esposas para como os maridos), e a família como a base para um governo ideal. Expressou o conhecido princípio, "não faças aos outros o que não queres que façam a ti", uma das versões mais antigas da ética da reciprocidade.

Espiritismo



Bezerra Menezes
Rodolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (nasceu em 29 de agosto de 1831— morreu, em 11 de abril de 1900), mais conhecido apenas como Bezerra de Menezes, foi um médico,militar, escritor, jornalista, político, filantropo e expoente da Doutrina Espírita. Conhecido também como  O Médico dos Pobres. Ele foi  Presidente da Federação Espírita Brasileira de 1889 a 1890 e de 1895 a 1900.
Euripes Barsanuflo (1 de maio de 1880 -  1 de novembro de 1918) foi hum educador, Político, jornalista,  hum dos expoentes do Espiritismo no país. Notório principalmente por sua  atividade na Educação brasileira ele fundou o primeiro colégio Espírita no país, o Colégio Allan Kardec, que disponibilizou a Educação gratuita incluído milhares de Pobres e Órfãos.

As Mães de Chico
Três mães vêem sua realidade se transformar por completo… São elas: Ruth, cujo filho adolescente, Raul, enfrenta problemas com drogas; Elisa, que tenta suprir a ausência do marido dando total atenção ao filho e Lara, professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada. 
Essas três mulheres, vivendo momentos distintos de suas vidas, buscam conforto junto a Chico Xavier. E o repórter Karl permanece insistindo em entrevistar o médium, mesmo sem estar preparado para isso…
Chico Xavier
Francisco Cândido Xavier,  ( 2 de abril de 1910 —  30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo. Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos.
Chico Xavier psicografou mais de 450 livros,tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade.
Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário. Seus empregos foram vendedor, tecelão e datilógrafo.
O legado do médium ultrapassa as barreiras religiosas e ele é reconhecido como o maior "líder espiritual" do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país e ressaltado principalmente por um forte altruísmo.  Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura; em 1999 o Governo de Minas Gerais instituiu a Comenda da Paz Chico Xavier; e em 2012 ele foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em um concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade".
Nosso Lar - Astral Cidade: Uma Viagem Espiritual
O filme foi baseado na obra homônima escrita através de psicografia pelo médium Chico Xavier, sob a influência do espírito André Luiz. André Luiz é o nome atribuído pelo médium e filantropo brasileiro Francisco Cândido Xavier a um dos espíritos mais frequentes em sua obra psicografada.
Eles tem prazer e grande satisfação em ajudar os outros a se tornarem mais bem sucedidos.
Quando ele diz a alguém que ele ira fazer alguma coisa, as pessoas acreditam que ele realizara.
As pessoas são naturalmente atraídos para eles e muitas vezes querem fazer coisas para apenas  passar tempo com eles. 
Conversando com Deus  é uma série de três livros publicada por Neale Donald Walsch, que afirma ter sido inspirado diretamente por Deus em seus escritos. Cada livro é escrito como um diálogo no qual Walsch faz perguntas e "Deus" as responde. Walsch afirma ainda que não se trata de canalizações, mas de inspirações divinas. 
Neale Donald Walsch ( 10 de setembro de 1943) é o escritor norte-americano da Nova Era. 
Ele cresceu em uma família católica romana, que o incentivou em sua busca da A mãe foi sua primeira mentora. Foi ela quem o ensinou a não ter medo de Deus. Quando era pequeno, a crença da mãe o intrigava, já que ela nunca ia à igreja. Curioso, ele perguntou como era possível ter fé sem freqüentar um templo. A resposta iria influenciá-lo profundamente: "Não preciso ir até uma igreja para encontrar com Deus. Ele está dentro de mim e está comigo aonde quer que eu vá."
Curioso desde menino e sempre interessado nas questões de Deus, ele começou a estudar religiões ocidentais e orientais aos quinze anos e não parou mais. Ele estudou a Bíblia, o Rig Veda e os Upanishads. Posteriormente, abandonou os estudos universitários e foi trabalhar numa rádio, onde fez carreira como locutor e chegou ao cargo de editor. Criou uma empresa de relações públicas e de marketing. Depois de alguns anos mudou-se para o Oregon, onde foi vítima de um grave acidente de carro que o deixou com o pescoço quebrado e por pouco não tirou sua vida.
Depois de um ano de reabilitação, do fim de seu casamento e de suas perspectivas profissionais, ele viu-se desempregado. Sem poder pagar o aluguel do pequeno apartamento em que morava, passou a viver nas ruas, catando latas para sobreviver. Alguns meses mais tarde, acabou arranjando um modesto emprego numa rádio, mas sua vida continuava sem sentido. Numa madrugada de 1992, deprimido, ele escreveu uma carta para Deus, onde perguntava ao Criador o que fazer para a vida dar certo. Segundo Neale, ouviu uma voz respondendo essa e outras questões, que mais tarde se transformaram na série "Conversando com Deus".

Candomblé 



Pierre Fatumbi  Verger - Um Mensageiro Entre Dois Mundos é um documentário
iniciático. Uma iniciação ao universo dos Orixás, através da ótica do
etnógrafo/fotógrafo francês que viveu entre baianos e africanos e que foi um
iniciado nos segredos da religião dos dois povos. A equipe de filmagem, personificada por Gilberto Gil, seguiu os passos de Pierre na França, Bahia e África (Benin) buscando desvendar a misteriosa fi gura desse ancião que com mais de noventa anos lhes concedeu uma entrevista e um dia depois morreu.
Pierre Edouard Leopold Verger, aliás Fatumbi (4 de novembro de 1902, em Paris - 11 de fevereiro de 1996 em Salvador, Brasil) foi um fotógrafo, etnógrafo autodidata, e babalaô (Yoruba sacerdote de Ifá), que dedicou a maior parte de sua vida a o estudo da diáspora Africano - o tráfico de escravos, as religiões Africano-baseadas do novo mundo, e os fluxos culturais e econômicos resultantes de e para África.
Na idade de 30, depois de perder sua família, Pierre iniciou a carreira de fotógrafo jornalístico. Ao longo dos próximos 15 anos, ele viajou os quatro continentes, documentando muitas civilizações que logo seriam apagadas pelo progresso. Seus destinos incluíu Taiti (1933); Estados Unidos, Japão e China (1934 e 1937); Itália, Espanha, Sudão (agora Mali), Níger, Alto Volta, Togo e Daomê (hoje Benin, 1935); West Indies (1936); México (1937, 1939 e 1957); Filipinas e Indochina (agora Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã, 1938); Guatemala e Equador (1939); Senegal (como um recruta, 1940); Argentina (1941), Peru e Bolívia (1942 e 1946); e, finalmente, Brasil (1946). Suas fotografias foram destaque em revistas como Paris-Soir, Daily Mirror, Life e Paris Match.
Na cidade de Salvador, Brasil, ele se apaixonou pelo lugar e pessoas, e decidiu ficar para sempre. Tendo se interessado na história e na cultura local, ele se virou de fotógrafo errante com um investigador da diáspora Africano nas Américas. Suas viagens posteriores estão focados nesse objetivo: a costa ocidental da África e Paramaribo (1948), Haiti (1949) e Cuba (1957). Depois de estudar a cultura Yoruba e suas influências no Brasil, ele se tornou um iniciado da religião Candomblé, e oficializou seus rituais. Durante uma visita a Benin, ele foi iniciado em Ifá (jogo de búzios), tornou-se um babalaô (sacerdote) de Orunmila, e foi rebatizado Fatumbi ("aquele que é renascido pelo Ifá").
As contribuições de Pierre a etnografia são incorporados em dezenas de documentos de conferências, artigos de revistas e livros,  e foram reconhecidos pela Universidade de Sorbonne, que lhe conferiram um grau de doutoramento em 1966 - muito façanha para alguém que abandonou a escola aos 17 anos.
Pierre continuou a estudar e documentar o seu tema escolhido até sua morte, em Salvador, com a idade de 94. Durante esse tempo, ele tornou-se professor na Universidade Federal da Bahia, em 1973, onde foi responsável pela criação do afro-brasileira Museu em Salvador; e atuou como professor visitante na Universidade de Ifé, na Nigéria. A organização sem fins lucrativos Fundação Pierre Verger, em Salvador, que ele estabeleceu para continuar seu trabalho, detém mais de 63.000 fotografias e negativos tirado até 1973, bem como os seus papéis e correspondência.




Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás
Documentário sobre a influencia da Africa na religiosidade brasileira dirigido por Renato Barbieri.


Espaço Sagrado (Geraldo Sarno, 1975)
O filme documenta o espaço sagrado de um candomblé típico do Recôncavo Baiano, com suas diferentes origens e sincretismos entre etnias africanas e indígenas; a casa de Exu e a comida sagrada, a camarinha, as ervas para fins rituais e os presentes para Iemanjá.
Casa de Santo (2005) - Filme Completo Documentário Nacional de Antonio Pastori

Maçonaria 



Maçonaria Revelada: História Secreta dos Maçons - Freemasonry Revealed (2007). Diretores:  Gary Lang, Edward Mowbray e Matt Trecartin. 
A maçonaria não é organização secreta, mas uma organizacao com rituais secretos. Alguns maçônicos famosos: George Bush, Gerald Ford, Frank Rooselvet. Napoleão Bonaparte. Rei Eduardo VIII. Louis B. Mayer, Clab Gable, Harry Houdini etc..

Budismo


 A Copa é um filme do Butão de 1999, uma comédia dirigida por Khyentse Norbu. O filme foi inteiramente rodado numa aldeia de refugiados de tibetanos na Índia.

Sete Anos No Tibete


Kundun é um filme americano de 1997 escrito por Melissa Mathison e dirigido por Martin Scorsese. É baseado na vida do Dalai Lama, líder político e espiritual do Tibete. Este país é ocupado há décadas pelo governo comunista da China, que proibiu Scorsese e Mathison de entrar no Tibete para gravação do filme.
Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso ( 6 de julho de 1935) é o 14º e atual Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano. Considerado a reencarnação do bodisatva da compaixão, Tenzin Gyatso é monge e geshe (doutor) em filosofia budista, recebeu o Nobel da Paz e foi agraciado com mais de 100 títulos honoris causa.


Zen - A Vida do Mestre Dogen
Dōgen Zenji (19 de janeiro de 1200 – 22 de setembro de 1253) foi um mestre zen-budista japonês nascido em Kyōto. Dogen fundou a escola sōtō de zen. Ele foi uma figura religiosa proeminente em seu tempo, bem como um filósofo importante. Ele é conhecido pelo sua obra "Tesouro do Olho do Dharma verdadeiro" , uma coleção de 95 fascículos relacionados à prática budista e à iluminação.

O maior erro das pessoas é pensarem que não têm poder. Pois ao pensarem que não têm poder, elas dão o poder delas.