Monday, August 31, 2015

Para os Apaixonados pelo Futebol. Lista de Filmes Biográficos sobre Futebol.


Jogadores

1-  Jogador Ademir da Guia
Um craque chamado Divino (2006) é um filme documentário brasileiro, escrito por Penna Filho e Cláudio Schuster e dirigido por Penna Filho. As filmagens foram feitas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, além de possuir imagens de arquivo das emissoras de televisão Cultura, Bandeirantes e Tupi, entre outras.
Ademir da Guia (nascido em 3 de abril de 1942) é um jogador de futebol profissional aposentado que jogou durante as décadas de 1960 e 1970 no Palmeiras, onde ainda é considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos do clube. Normalmente um craque, ele era conhecido por seu fantástico controle próximo e habilidade de passe. Ele foi apelidado de O Divino, que significa O Divino, por seus apoiadores.
O seu pai, Domingos da Guia, foi um ex-membro da seleção nacional que jogou na Copa do Mundo de 1938. O seu tio, Ladislau da Guia, havia seguido a mesma trajetória profissional em uma fase anterior, jogando pelo Bangu Atlético Clube, tornando-se o seu maior goleador de todos os tempos com 215 gols.
Nos 16 anos que Ademir da Guia passou no Palmeiras, detém o recorde de mais partidas pelo clube e é o terceiro melhor artilheiro de todos os tempos, tendo conquistado, entre outros títulos, o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro Série A cinco vezes .
Ao contrário de muitos jogadores de futebol de destaque em seu país, Ademir não teve uma participação prolongada e constante com a Seleção Brasileira; jogando em nove partidas pelo Brasil no total, as primeiras seis em 1965 e as outras três em 1974, inclusive na Copa do Mundo da FIFA de 1974, quando teve a chance de disputar o segundo lugar pelo terceiro lugar contra a Polônia.
Em 18 de setembro de 1977, Ademir da Guia jogou seu último jogo no Estádio do Morumbi, em São Paulo, em uma partida do Campeonato Paulista entre seu clube Palmeiras e Corinthians, que este último venceu por 2-0.
Ele foi eleito em 2004 para o período legislativo de 2005-2008 como vereador pela cidade de São Paulo como membro do Partido Comunista do Brasil, ingressando no Partido Liberal posteriormente. 

2- Jogadora Elisabeth Judson 
        

Gracie aconteceu no estado de Nova Jersey, Estados Unidos em 1978. Quando o futebol das mulheres organizadas ainda era muito raro nos Estados Unidos. Gracie, protagonista central do filme, supera a perda de seu irmão, convencendo sua família e escola à lhe permitir jogar futebol no time do colégio com uma equipe só para meninos. A história é muito vagamente baseada nas experiências de infância de Elisabeth Shue
Elisabeth Shue Judson nascida em 6 de outubro de 1963) é uma atriz americana, conhecida por seus papéis nos filmes O Momento da Verdade (1984), Uma Noite de Aventuras (1987), Cocktail (1988), De Volta ao Futuro II (1989), De Volta ao Futuro III (1990), Despedida em Las Vegas (1995), O Santo (1997) e O Homem Sem Sombra (2000). Ela ganhou vários prêmios. Em fevereiro de 2012, ela começou a estrelar o drama policial CSI. 

-3- Jogador Heleno de Freitas

Heleno é um filme brasileiro de 2011 dirigido por José Henrique Fonseca. O filme é estrelado e produzido pelo ator Rodrigo Santoro.
                                                Rodrigo Santoro como Heleno
Heleno de Freitas (12/02/1920 - 8/11/1959) foi considerado o primeiro "craque problema" do futebol brasileiro. Advogado, boêmio, catimbeiro, boa vida, gala, irritadiço. Heleno era homem de boa aparência, mas quase intratável. Depois de onze anos jogando futebol, ídolo do Botafogo na década de 1940 entrou para a história como um dos maiores craques do futebol 

4- Mané Garrincha

Garrincha A Estrela Solitária é um filme brasileiro que conta a trajetória do jogador de futebol Manuel dos Santos, o famoso Garrincha. O filme é baseado no livro Estrela Solitária - Um Brasileiro Chamado Garrincha, do jornalista e escritor brasileiro Ruy Castro.
Manuel dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha ( 28 de outubro de 1933 — 20 de janeiro de 1983) foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes. É considerado por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol.
Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas", foi um dos principais jogadores das conquistas da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Morreu  aos 49 anos, em decorrência do alcoolismo.
De origem humilde, com quinze irmãos na família. A sua irmã o teria apelidado de Garrincha, fazendo uma associação com o pássaro de mesmo nome, muito comum na região .
Uma das características marcantes que envolvem a figura de Garrincha relaciona-se a uma distrofia física: as pernas tortas. Sua perna direita, seis centímetros mais curta que a esquerda, era flexionada para o lado esquerdo, e a perna esquerda apresentava o mesmo desenho. Ambas as pernas eram, pois, tortas para o seu lado esquerdo. Garrincha era destro.
Por praticamente toda a sua carreira (95% das partidas), Garrincha defendeu o Botafogo (no período de 1953-1965), além da Seleção Brasileira (de 1957-1966).
Garrincha casou-se com Nair, namorada da infância, com quem teve nove filhas. Suas filhas Tereza e Nadir já estão falecidas.
Separou-se de Nair e se casou com Elza Soares por 15 anos, de 1968 a 1983.
Os dois tiveram um filho, Manuel Garrincha dos Santos Júnior (9 de julho de 1976 — 11 de janeiro de 1986), morto aos 9 anos de idade num acidente automobilístico.
Jose Geraldo Filipi, Neném, o filho dele com Iraci, anterior ao casamento com Elza, também morreu num acidente em Portugal em 20 de janeiro de 1992, aos 28 anos.
Garrincha também é pai de um filho sueco: Ulf Lindberg, fruto de um relacionamento com uma sueca da cidade de Umeå, durante uma excursão do Botafogo à Europa em 1959.
No total, Garrincha teve 14 filhos reconhecidos, de cinco mães diferentes.
Nair Marques: Tereza, Edenir, Marinete, Juraciara, Denízia, Maria Cecília, Terezinha e Cíntia
Iraci: Neném e Márcia
Elza Soares: Garrinchinha
Vanderléa : Lívia
A mãe biológica de Ulf não é conhecida.
Alcina Alves Cunha: Rosângela (fez exame de DNA e teve a paternidade de Garrincha
reconhecida apenas depois de sua morte em 1999)
Com Garrincha e Pelé jogando juntos, o Brasil nunca perdeu.
Mesmo na Seleção Brasileira, Garrincha nunca abandonou sua forma irreverente de jogar. Voltava a driblar o jogador oponente, no mesmo lance, ainda que desnecessariamente, só pela brincadeira em si.
Nos clubes, jogou 614 vezes, marcando 245 gols pelo Botafogo e sua carreira profissional se prolongou de 1953 a 1972.
O último gol de Garrincha aconteceu no empate do Olaria Atlético Clube em 2 a 2 com o Comercial, dia 23 de março de 1972. Foi, inclusive, o único gol de Mané pelo Olaria.
Em 2010, torcedores do Botafogo custearam uma estátua de quatro metros e meio e cerca de 300 kg, ao custo de R$ 56.000,00 pagos ao artista plástico Edgar Duvivier.
Garrincha foi considerado o mais habilidoso jogador que já existiu em todos os tempos pois sua capacidade de driblar e envolver seus adversários era impressionante. Pelo Brasil perdeu apenas uma das 61 partidas que fez com a camisa da Seleção. Em 1998, foi escolhido para a seleção de todos os tempos da FIFA, em eleição que contou com votos de jornalistas do mundo inteiro.
Já em fim de carreira jogou alguns meses no Sport Club Corinthians Paulista (1966), no Clube de Regatas do Flamengo (1969), e no Olaria Atlético Clube, porém já estava longe de seu auge.
Jogou sessenta partidas pelo Brasil entre 1955 e 1966. Em todos os seus jogos, participou de apenas uma derrota (de 3 a 1 para a Hungria na Copa de 66).
A força do seu carisma ficou marcada rapidamente nas palavras do poeta Carlos Drummond de Andrade, numa crônica publicada no Jornal do Brasil, no dia 21 de janeiro de 1983, um dia após a morte do genial Garrincha:
Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho.

6- Jogador Diego Maradona

 Maradona, La Mano de Dios  (2007) é um filme biográfico ítalo-argentino que relata a história do futebolista. Dirigido por Marco Risi.
Diego Armando Maradona Franco ( 30 de outubro de 1960) é um treinador e ex-futebolista argentino que atuava como meia ou atacante.
Amplamente considerado um dos maiores, mais famosos e mais polêmicos jogadores do século XX. diversas personalidades e organizações reconhecem ele como o melhor jogador da história do futebol e dos mundiais. Reunia inteligência, vontade e talento, com dribles, habilidade para mudar drasticamente sua velocidade e dar giros surpreendentes. Enquanto jogador, Maradona foi reverenciado como uma divindade em seu país natal, sendo criada inclusive uma igreja dedicada a ele.
O seu maior momento foi na Copa do Mundo de 1986, que na opinião popular foi ganha inteiramente por El Pibe de Oro, outra de suas muitas alcunhas. Internacionalmente, Maradona também consagrou-se como herói da equipe italiana do Napoli, um clube que, embora tradicional, estava entre os pequenos do país. Com El Diez, o Napoli viveu momentos de glória no final da década de 1980, ganhando seus dois únicos títulos no campeonato italiano e lutando de igual para igual com as maiores equipes do país.
A carreira de Maradona, porém, foi cercada de controvérsias, que não se limitaram aos gramados. As maiores delas foram relacionadas ao seu envolvimento com drogas, um vício que acabou por arruiná-lo nos gramados e que por algum tempo o deformou fisicamente. Teve também dois filhos fora do casamento que não reconheceu como seus. E rotineiramente faz declarações contra os bastidores da FIFA, principalmente os dirigentes , além de Pelé,e também tem um histórico de atritos com imprensas, incluindo a de seu próprio país.

7- Jogador Pelé 

Pelé - The Birth of a Legend (2015) é um filme norte-americano que narra a carreira do jogador de futebol  Pelé. O filme foi filmado no Rio de Janeiro e em Los Angeles e dirigido pelos irmãos americanos Michael e Jeff Zimbalis. O filme é estrelado por Kevin de Paula, Vincent D'Onofrio, Rodrigo Santoro, Diego Boneta, com Colm Meaney, e uma participação especial do próprio Pelé. O filme é centrado na relação do personagem Pelé com seu pai.

Pelé Eterno (2004) é um documentário dirigido por Anibal Massaini Neto sobre o jogador. 
Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé (23 de outubro de 1940 ), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante, considerado o Maior futebolista da História. 
Ele começou sua carreira no time dos Santos. Entrou na Seleção Brasileira de Futebol aos 16 anos, e venceu sua Primeira Copa do Mundo de futebol aos 17anos. Apesar das Numerosas ofertas de Clubes Europeus, como condições econômicas e as regulações do futebol brasileiro da Época beneficiaram o Santos, permitindo-lhes manter Pelé por quase duas décadas até 1974. Com o atleta no elenco, o Santos atingiu o seu auge no ano de 1962 e 1963. Em 1975 foi transferido para Nova York Cosmos, onde encerrou sua carreira  àpos Dois ano nos Estados Unidos. 
Fuga para Vitória (1982) é um filme estadunidense do gênero aventura, dirigido por John Huston.
A sua Técnica e capacidade atlética naturais foram universalmente elogiadas e durante a sua Carreira, ficou Famoso por sua excelente habilidade de drible, passe, ritmo e chute preciso, A habilidade de cabecear, e artilharia prolífica.
Hot Shot  (1986). Direção Rick King
 É  o Maior artilheiro da história da Seleção Brasileira de futebol e o único  futebolista que fez parte de três equipes campeãs de Copa do Mundo. 
Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1982) é um filme brasileiro do gênero comédia infantil, dirigido por Carlos Manga e estrelado pela trupe humorística Os Trapalhões. O filme foi criado e feito especialmente para comemorar os 20 anos dos Trapalhões.
Pelé é o único brasileiro (e um dos raros estrangeiros) a receber uma honraria das mãos da Rainha Isabel II Palácio da Inglaterra. Ele foi condecorado Cavaleiro Comandante da Como Mais Excelente Ordem do Império Britânico por promover o futebol e popularizá-lo no Mundo. Em 1999, foi eleito o Futebolista do Século pela Federação Internacional de Futebol, História e Estatística. Em sua carreira  marcou 1.281 gols em 1363 partidas, Estes números o tornou o Maior artilheiro da História do futebol. 
O Pelé  foi educado com o pai dizendo que homem não chora, quando ele tinha nove anos ele viu o pai chorando pela primeira vez. Então ele perguntou ao pai :
- "Porque você está chorando?"
O pai respondeu:
- " O Brasil perdeu a copa." ao que Pelé respondeu;
_ " Eu vou ganhar a copa pra você, não se preocupe!" E ele ganhou três copas.
Treinadores
1- Treinador Brian Howard Clough

 Maldito Futebol Clube - The Damned United (2009) é um filme britânico. Baseado no livro The Damned Utd, um sucesso de David Peace no Reino Unido, foi dirigido por Tom Hooper com roteiro de Peter Morgan e protagonizado por Michael Sheen.
O filme retrata a breve e turbulenta passagem do célebre treinador inglês Brian Clough (personagem interpretado por Sheen) pelo Leeds United, carregada de brigas de ego e intrigas.Desenrola-se em uma narrativa não-linear, repleta de flashbacks e de licenças poéticas. O filme em si também foi bem recebido pelos críticos de cinema, sendo indicado como apreciável até por não-amantes do futebol.
Brian Howard Clough ( 21 de Março de 1935 –– 20 de Setembro de 2004) foi um futebolista e treinador inglês.
Celebrizou-se como o vitorioso técnico que levou, com medianos jogadores, duas minúsculas equipes inglesas rivais, Derby County e Nottingham Forest, da segunda divisão ao título na elite nacional, sendo o comandante do período áureo dos dois times. No Nottingham, foi ainda mais longe, conquistando com o clube um extraordinário bicampeonato na Copa dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões da UEFA).
Outro fator que liga as duas equipes é que ambas nunca se recuperaram totalmente depois que ele as deixou. Em decadência, a disputa maior dos dois clubes tem sido pelo apoio de Brian como torcedor, mesmo anos após a sua morte. Desde 2007, disputam um amistoso anual que leva o seu nome. O seu nome está em estátuas tanto em Derby quanto em Nottingham, distantes apenas 20 quilômetros uma da outra,assim como batiza a estrada que liga as duas cidades. Há uma estátua sua também na sua cidade natal de Middlesbrough.
Embora sua passagem como treinador do Leeds United tenha sido longe de alcançar o mesmo sucesso, foi justamente o período caótico de 44 dias que durou neste clube, substituindo ainda por cima um desafeto que fizeram história ali (Don Revie, que iria treinar a Seleção Inglesa).
Empresários
Empresários: 1- Ahmet Ertegün  e 2- Nesuhi Ertegun

O Mundo aos Seus Pés - Once in a Lifetime: The Extraordinary Story of the New York Cosmos (2006)
Ahmet Ertegün (31 de julho de 1923 — 14 de dezembro de 2006), foi fundador da lendária gravadora Atlantic Records. E um dos fundadores do Cosmo. 
Nesuhi Ertegun ( 26 de novembro de 1917 –  15 de julho de 1989) foi um produtor de discos e milionário turco-estadunidense, um dos responsáveis por tornar a Atlantic Records uma das principais gravadoras de rhythm and blues e jazz. Foi o primeiro presidente da National Academy of Recording Arts and Sciences, que entrega os prêmios Grammy. Conhecido por sua elegância e modos cavalheirescos, falava várias línguas e além da música tinha duas outras paixões, o futebol e a arte.
Tinha por residências Manhattan e Biot, França; Ertegun produziu os primeiros discos de sucesso de muitos dos maiores músicos de jazz dos Estados Unidos, incluindo John Coltrane, Charles Mingus, Ornette Coleman ou o Modern Jazz Quartet. Era amigo de Vinícius de Moraes, e foi ele quem o apresentou ao playboy brasileiro Jorge Guinle no ano de 1942; ele mais tarde acabaria por ajudar Pelé, quando fundou Cosmos.
Jogadores que aparecem no filme:

 Franz Anton Beckenbauer, mais conhecido como Beckenbauer ( 11 de setembro de 1945) é um ex-futebolista Alemão que atuava como zagueiro e líbero. Foi presidente do Bayern Munique e presidente do Bayern Munique FC AG, clube com o qual tem sua história entrelaçada. Sua alcunha é "der Kaiser" ("O Imperador", em alemão). Com a seleção alemã (da então Alemanha Ocidental), foi campeão mundial como jogador (em 1974) e técnico (1990), sendo um dos dois únicos a ter a marca, ao lado do brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo. É considerado pela maioria dos especialistas como o maior líbero da história do futebol, tendo ganho todos os títulos possíveis que um atleta futebolístico pode vencer na carreira, dentre eles: Champions League, Copa do Mundo, Eurocopa e a Bola de Ouro.
Giorgio Chinaglia (24 de janeiro de 1947 -  1 de abril de 2012) foi um futebolista italiano. Ele foi o maior artilheiro da história do New York Cosmos.
Shep Messing Norman ( 09 de outubro de 1949 ) é um goleiro de futebol americano aposentado e atualmente locutor . Ele jogou sete temporadas na liga nacional Americana de Futebol e seis na principal liga de futebol interno. Ele também foi membro da equipe de futebol dos EUA nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972.
Phillip Abraham "Phil" Woosnam (22 de dezembro de 1932 - 19 de julho de 2013) Ele jogou futebol internacional do País de Gales. Ele era Comissário da North American Soccer League 1969-83. 
Robert "Bobby" Smith ( 29 de março de 1951) é um zagueiro de futebol EUA aposentado que passou nove anos na North American Soccer League e um na Liga da Irlanda e do Major Indoor League Soccer. Ele também ganhou dezoito tampas com seleção nacional de futebol dos homens dos Estados Unidos e é um membro da Câmara Nacional de Futebol da Fama.
Werner Roth ( 04 de abril de 1948) nascido na Iugoslávia, é um zagueiro de futebol americano profissional aposentado. Principalmente associado com o Cosmos, ele também representou a seleção nacional de futebol dos homens dos Estados Unidos por três anos. Ele é membro do Salão Nacional de Futebol da Fama.
Clive Toye (1932) nacionalidade britânica-americana. Jornalista conhecido pelo Gerente Geral de franquias de futebol dos EUA.

Time Vencedores Da Copa do Mundo

1- Estados Unidos

Duelo de Campeões - The Game of Their Lives é um filme estadunidense de 2005. Do gênero drama americano dirigido por David Anspaugh. O roteiro é baseado no livro do mesmo título por Geoffrey Douglas.
O filme narra a verdadeira história da equipe estadunidense de futebol que jogou a Copa do Mundo de 1950 e que, contra todas as probabilidades, venceu a Inglaterra por 1 a 0, na cidade de Belo Horizonte, Brasil. A história é sobre as tradições familiares e as paixões que moldaram os jogadores que compõem este grupo. Um grupo de colegas do bairro Colina de St. Louis Missouri. Outro grupo veio de Massachusetts.
FIFA

United Passions - La Légende du football (2014) é um drama francês em inglês sobre as origens do órgão que governa o futebol mundial, a Fédération Internationale de Football Association (FIFA). Noventa por cento financiado pela FIFA,  é estrelado por Tim Roth, Gérard Depardieu e Sam Neill, e é dirigido por Frédéric Auburtin.
Em 1905, depois que a federação inglesa de futebol rejeitou uma oferta para formar uma entidade internacional para o futebol, Robert Guérin forma a FIFA e se torna o primeiro presidente. Anos após sua formação, é quase desconhecido. Jules Rimet, então presidente da FIFA, zomba publicamente da vitória do Uruguai nas Olimpíadas de futebol de 1924, na esperança de que esse movimento audacioso torne a FIFA mais visível publicamente. No entanto, a mídia não publica sua zombaria. Ainda otimista, ele decide que a única forma de se darem a conhecer é organizando um torneio verdadeiramente internacional: a Copa do Mundo.
Jules Rimet está a ponto de desistir de organizar a Copa do Mundo por falta de fundos, até que recebe uma carta inesperada de Enrique Buero. Buero e seus laços sul-americanos vão financiar a primeira Copa do Mundo, na esperança de que, com isso, torne o Uruguai e outros países sul-americanos mais conhecidos. Rimet e Buero conspiram para conceder a primeira Copa do Mundo ao Uruguai. Em 1930, o Uruguai vence a primeira Copa do Mundo. Rimet permanece presidente da FIFA, trabalhando durante a Grande Depressão, a guerra iminente e as divergências entre os membros da FIFA; A Rimet organizaria a Copa do Mundo de 1938, mas não o faria em 1942 e 1946 devido à Segunda Guerra Mundial.
Depois da guerra, Jules Rimet organizou mais duas Copas do Mundo em 1950 e 1954. A Copa do Mundo e a FIFA depois da guerra cresceram significativamente, com muitos novos membros ingressando em várias partes do mundo. Depois de muitos anos, a FIFA está agora sob o governo do presidente João Havelange. Havelange é eleito para o poder usando viagens caras e várias táticas de lobby modernas. Havelange vê a FIFA como uma organização em crise financeira e trabalha para encontrar vários patrocinadores para financiar sua operação. Ao longo de sua gestão como presidente da FIFA, ele teve um braço direito, Sepp Blatter, que impressiona Havelange com seu trabalho implacável. Eventualmente, Blatter se torna o próximo presidente da FIFA.
A corrupção na FIFA aumenta ao longo dos anos a partir dos esforços de expansão de  João Havelange. Como presidente da FIFA, Blatter tem a tarefa de limpar isso, pelo que é visto como um presidente controverso. Muitos dirigentes da FIFA tentam retirá-lo do cargo por causa de sua incorruptibilidade. O filme termina com uma votação de 2006, na qual Blatter consegue manter sua presidência intimidando os membros corruptos da FIFA, ameaçando expor seus atos malignos se eles não endossarem Blatter e sua campanha anticorrupção votando nele como FIFA Presidente. 
João Havelange - Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange (8 de maio de 1916 - 16 de agosto de 2016), foi um advogado, atleta, empresário e centenário brasileiro que serviu como o sétimo presidente da FIFA em 1974 até 1998. O seu mandato como presidente é o segundo mais longo da história da FIFA, atrás apenas de Jules Rimet. Ele recebeu o título de presidente honorário ao deixar o cargo, mas renunciou em abril de 2013. Ele sucedeu Stanley Rous e foi sucedido por Sepp Blatter. João Havelange serviu como membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) de 1963 a 2011. Ele foi o membro ativo mais antigo após sua demissão.  Em julho de 2012, um relatório do promotor suíço revelou que, durante sua gestão no Comitê Executivo da FIFA, ele e seu genro Ricardo Teixeira receberam mais de $ 41 milhões em subornos relacionados à concessão dos direitos de marketing da Copa do Mundo.
A Copa (1999) é um filme de comédia do Butão, dirigida por Khyentse Norbu. O filme foi inteiramente rodado numa aldeia de refugiados tibetanos na Índia. A trama envolve dois jovens monges refugiados tibetanos loucos por futebol em um remoto mosteiro do Himalaia na Índia que tentam desesperadamente obter uma televisão para o monastério assistir à final da Copa do Mundo de 1998.


A Equipe Proibida - The Forbidden Team  (2003) é um documentário dinamarquês dirigido por Rasmus Dinesen e Arnold Krøjgaard. O elenco de liderança consiste de treinadores de futebol da associação Jens Espensen e Michael Nybrandt, a equipe de futebol nacional do Tibete e na conclusão da equipa de futebol nacional da Gronelândia. O filme foi premiado como o Melhor Longa-Metragem no Festival  Internacional  de Filme em Moscou.

No comments:

Post a Comment