Google+ Badge

Friday, September 11, 2015

A Dança em Filmes Biográficos e Documentarios

             A Dança é a Língua Escondida da Alma do Corpo



Vem Dançar - Take the Lead  é um filme estadunidense de 2006 dirigido por Liz Friedlander . O filme é inspirado na vida do  professor  Pierre, que ao ver uma cena chocante, decide ajudar adolescentes de uma periferia, considerados "perdidos", fazendo-os terem sonhos e superarem preconceitos de uma sociedade norte-americana de classe média alta a rica.
Pierre Dulaine ( 23 de abril de 1944) é um dançarino norte-americano sendo responsável por inventar o método Dulaine de ensino de dança.
Ballroom Mad Hot (2005) documentário do diretor Marilyn Agrelo sobre seu programa de dança de salão no sistema de escola pública de Nova Iorque para alunos da quinta série.  
Em 1944, ele nasceu em Jaffa, na Palestina.
 Em 1948, Pierre e seus pais deixaram a Palestina. Após oito meses vagando primeiro em Chipre, em seguida, na Inglaterra e na Irlanda, a família de Pierre se estabeleceu em Amã, Jordânia. Crescendo em Amã, Pierre aprendeu a falar francês na escola, árabe na rua e Inglês em casa. 
Em 1956, por causa dos problemas do Egito e o Canal de Suez , a família de Pierre teve que se mudar novamente, deixando tudo para trás. Após uma parada em Beirute, a família se fixou em Birmingham, Inglaterra, onde um ano mais tarde, aos 14 anos, Pierre começou sua carreira de dançarino.
Em 1962, ele tirou sua carteira de dançarino profissional. 
Em 1965, ele passou em seus três exames mais importantes, - Ballroom, Latin dança e de Olde -, em apenas um dia, uma proeza que não tinha sido realizada antes. Não só Pierre passou nos exames, como também passou com o título de Altamente Recomendável , e se tornou um membro pleno da Sociedade Imperial de Professores de Dança. Ele ganhou duas vezes o "Duelo de Gigantes" no Royal Albert Hall em Londres e conquistou o "All England Professional Latin American Championship”. Em 1971, ele trabalhou como bailarino solo no famoso Talk of the Town em Londres West. Em seguida ele foi a Nairobi, Quênia e trabalhou em ‘Cabaret’ com a Troupe Bluebell de Paris, no Casino Nairobi por um ano. Finalmente, Pierre entrou como um diretor de cruzeiro em um veleiro de Nova York para as Ilhas do Caribe. 
Em 1972, "Eu saí do navio de cruzeiro pensando que eu ficaria na cidade de Nova York para um feriado de duas semanas, mas eu consegui um emprego no Estúdio de Dança Arthur Murray e fiquei em Nova York desde então. " diz Pierre
Em 1976, Pierre e Yvonne Marceau tornaram-se parceiros de dança. Eles foram para a Inglaterra para estudar por três meses com John Delroy e surgiram como um grupo de dança que ganhou inúmeros prêmios e distinções. 
Em 1984, eles criaram a Companhia de Teatro Ballroom americana. 
Em 1989, Pierre e Yvonne entraram num espetáculo da Broadway e dançaram por dois anos e meio. Pierre tem sido chamado de "dançarino e professor extraordinário" pelo New York Times e (com Yvonne) recebeu o Prêmio Astaire de "Best Dancing on Broadway", no Grand Hotel. Ele tem sido um membro do corpo docente do School of American Ballet, Alvin Ailey American Dance Theater e do Juilliard School.
Em 1994, ele fundou o programa de salas de aula de dança para a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iorque. Ele também inventou o "Método Dulaine" para incentivar as crianças a dançar juntos. Mais tarde, ele viajou para a Irlanda do Norte para ensinar o mesmo programa. 
Em 2011, Pierre viajou para Jaffa, a cidade de seu nascimento para ensinar o método e fazer o filme: 


Dança em Jaffa (2013)
Pierre levou seu programa, em salas de aula de dança, de volta à sua cidade de nascimento, Jaffa, para ensinar os judeus israelenses e palestinos para dançar e competir juntos. Diretora: Hilla Medalia


Sonhos em Movimento "Nos Passos de Pina Bausch" - Dreams in Motion "In the Footsteps of Pina Bausch"

Pina é um documentário alemão em 3D, lançado em 2011 e dirigido por Wim Wenders, sobre a obra da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch. Durante a preparação do documentário, Pina Bausch faleceu inesperadamente. Wim cancelou a produção do filme, mas os outros dançarinos da Tanztheater Wuppertal o convenceu a fazer o filme de qualquer maneira. Ela mostra estes dançarinos, que falam sobre Pina e executar algumas das suas peças mais conhecidas dentro do Tanztheater Wuppertal e em vários locais ao ar livre ao redor da cidade de Wuppertal.
Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch ( 27 de julho de 1940 — 30 de Junho de 2009), foi uma coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé alemã.
Conhecida principalmente por contar histórias na dança, as suas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas conjuntamente. Várias delas são relacionadas a cidades de todo o mundo, já que a coreógrafa retirava de suas turnês ideias para seu trabalho.
Entre os seus temas recorrentes estavam as interações entre masculino e feminino - uma inspiração para Pedro Almodóvar, em cujo filme, Fale com ela, Pina aparece em uma bela sequência de dança.
Ela foi  diretora da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch. A companhia tem um grande repertório de peças originais e viaja regularmente por vários países.
A Historia de Josephine Baker - The Josephine Baker Story (1991) é uma televisão americana. É estrelado por Lynn Whitfield como Josephine Baker, que é considerado para ser uma estrela internacional. O filme foi geralmente bem recebido pela crítica e se tornou um sucesso em home vídeo e DVD. A música original foi composta por Georges Delerue. O filme foi indicado a vários prêmios e ganhou um prêmio Emmy por coreografia de George Faison e por agir por Lynn Whitfield.

Josephine Baker nascida Freda Josephine McDonald (03 de junho de 1906 - 12 de abril 1975) foi um americana- francêsa, dançarina, cantora e atriz que veio a ser conhecida em vários círculos como  "Pérola Negra". 


Ela foi a estrelar no grande filme, Zouzou (1934) e se tornou uma artista mundialmente famosa. Ela se recusou a se apresentar para plateias segregadas nos Estados Unidos e é conhecida por suas contribuições para o movimento dos direitos civis. Ela também ajudou a resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial,  e recebeu a honra militar francesa, a Croix de Guerre e foi consagrada como uma "Chevalier da Legião de Honra" pelo general Charles de Gaulle.
Nos shows de Josephine tinha um casal de talentosos dançarinos Geoffrey e sua esposa Carmen. Ele não acreditava a sorte que ele estava tendo em trabalhar com a sua ídolo e inspiração de muitos anos. Ele estava impressionado pela sua simplicidade e profissionalismo. 
- "No final do show ela nunca se movia até a orquestra ter acabado de tocar, mesmo que a cortina houvesse abaixado. Ela não deixava o palco sem pedir desculpas para o condutor por ter saído fora do tom." disse Geoffrey
Josephine também ficou impressionada com o casal, Geoffrey havia dito a ela:
- " Eu não estudei, eu sei dançar, eu entendo musica. Eu suponho que aprendi por observar por analise teatral. Eu desejo atuar. Eu desejo dançar como uma criança brincando no parque."
Ela viu a Carmen como sua sucessora natural.
- " Carmen, Paris ira te amar como eles me amaram 40 anos atras." disse Josephine 
                                            Carmen e Josephine
E Carmem admirou mais ainda a Josephine. 
- "Ela sim era uma Estrela Imperatriz. Ela já estava na casa dos 50 e não tinha inveja de mim, em torno de vinte anos." comenta Carmen
O próximo filme documentário é sobre o casal

Carmen e Geoffrey este documentário segue o casamento de cinco décadas surpreendente de Carmen De Lavallade (06/03/1931) e Geoffrey Lamont Holder (20/08/1930 - 05/10/2014) e se concentra em suas carreiras como dançarinos, atores, coreógrafos e muito mais.
 Embalado com material de arquivo que descreve os artistas no trabalho, incluindo clipes dos anos 1950 e 1960, além de filmagens de seus projetos contemporâneos.
 A maior realização de Carmen e Geoffrey era a paixão de um pelo outro e por sua arte. Isto é o que Geoffrey fala sobre a sua esposa Carmen:
- "Carmen é a minha fonte de inspiração e eu a preservo. Homens quando vocês se casarem mantenha a sua mulher tão linda como  a primeira vez que você a viu. Por favor, não mude-a. Apenas ... mantenha  especial. Ela é Carmen De Lavallade, ela não é Carmen Holder. Este titulo é da minha mãe."
Brincante - (2014) Uma viagem musical na obra de Antonio Nóbrega, conduzida pelos seus personagens João Sidurino e Rosalina – das peças “Brincante” e “Segundas Histórias”. Em um misto de ficção e documentário, diversas expressões culturais apresentando como esse artista faz parte do imaginário cultural brasileiro.
A Alma da Gente é um documentário brasileiro de 2013, dirigido por Helena Solberg e David Meyer, que mostra os diferentes destinos de pessoas marcadas pela transformação através da arte. Seus personagens são os 60 adolescentes do Corpo de Dança da Maré, grupo coordenado pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo no Complexo da Maré.Em 2002, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo coordenou um projeto de dança com adolescentes moradores da Favela da Maré, levando à apresentação do espetáculo "Dança das Marés". O documentário mostra a rotina de treinos e a interação entre os participantes, revelando os sonhos destes jovens para o futuro. Dez anos mais tarde, em 2012, os diretores procuraram os dançarinos para compreender o impacto deste evento em suas vidas, e para ver se conseguiram conquistar os desejos de infância.


A Batalha do Passinho (2013), de Emílio Domingos, retrata o fenômeno da cultura de periferia do Rio conhecido como passinho. O estilo de dança do funk já existia desde o início dos anos 2000, mas ficou conhecido a partir da circulação de vídeos pela internet. A partir daí, os dançarinos passaram a se apresentar até no exterior.
São Paulo Companhia de Dança (2010), de Evaldo Mocarzel, retrata a dura rotina de trabalho dos dançarinos. Sem entrevistas, o documentário fixa-se no relato visual da preparação para a criação coreográfica de Polígono, de Alessio Silvestrin.


Bolshoi Babylon (2015) Um olhar sobre Bolshoi Ballet de Moscou, e os acontecimentos que envolveram um ataque com ácido contra seu diretor ocorreu em 2013.

O Ultimo Dançarino de Mao - Mao's Last Dancer (2009) é um filme australiano baseado na autobiografia de mesmo nome do dançarino profissional Li Cunxin. 
Li é retratado pelo bailarino principal do Ballet Real de Birmingham bailarino Chi Cao.
Li Cunxin ( 26 de janeiro de 1961) é um ex-dançarino de balé Chinês-Australiano e corretor da bolsa. Ele é atualmente o diretor artístico do Ballet Queensland.
Li foi um dos 7 irmãos, nascidos na pobreza na Comuna de Li, na província na República Popular da China. Na idade de onze anos, ele foi escolhido pelos assessores culturais de Madam Mao para participar da Academia de Dança de Pequim, onde os alunos suportavam 16 horas por dia de treinamento.
Ele foi um dos primeiros alunos da Academia de Dança de Pequim que foi para os Estados Unidos  sob o apoio financeiro por parte do governo central da República Popular da China.
                                                    Ben treinando Li
Em 1979, Li entrou para Houston Ballet empresa de Ben Stevenson como estudante de intercâmbio. Ele começou a questionar sua fidelidade ao Partido Comunista Chinês, e começou um relacionamento com uma dançarina americana aspirante, Elizabeth Mackey. Em 1981, eles se casaram para Li poder permanecer nos Estados Unidos, evitando a deportação. Li queria ser capaz de retornar à China para visitar sua família, mas o Partido deteve-o no Houston Consulado. Isso causou um incidente internacional 21 horas no Consulado-Geral da República Popular da China, em Houston, quando o Federal Bureau de investigação cercaram o consulado, enquanto diplomatas norte-americanos e República Popular da China debateram a questão. Li foi finalmente autorizado a permanecer, mas sua cidadania chinesa foi revogada.
Li se casou com a dançarina australiana Mary McKendry em 1987. Eles têm três filhos:. Sophie (1989) Thomas (1992) e Bridie (1997) 
Li se mudou para Melbourne em 1995, juntando-se ao Bale  Australiano como um artista principal. Li se aposentou do Ballet em 1999 na idade de 38.
Em 2009 ele foi nomeado  Pai do Ano Australiano. 
 Em julho de 2012, Li foi nomeado como diretor artístico do Ballet Queensland. Ele foi nomeado Queensland Finalista Nacional Australiano do Ano de 2014.
Joffrey: O Independente da Dança Americana:  A história do Joffrey Ballet - Joffrey: Mavericks de American Dance
O Joffrey Ballet  foi fundada em 1956 por:

Robert Joffrey nascido Abdullah Jaffa Bey Khan( 24 de dezembro de 1930 - 25 de março de 1988) em Seattle, Washington, de um pai pashtun do Afeganistão e uma mãe da Itália. Ele foi um dançarino americano, professor, produtor, coreógrafo e conhecido por seus balés modernos altamente imaginativas.  
Gerald Arpino (14 de janeiro de 1923 - Outubro 29 de 2008) foi um bailarino e coreógrafo americano. 
Mata Hari é um filme de 1931 americano  vagamente baseado na vida de Mata Hari, uma dançarina exótica / cortesã executada por espionagem durante a Primeira Guerra Mundial, o filme é estrelado por Greta Garbo no papel-título. O filme é creditado por popularizar a lenda de Mata Hari.
Margaretha Geertruida "Margreet" MacLeod (07 de agosto de 1876 - outubro 15 1917), mais conhecida pelo nome artístico de Mata Hari, era uma dançarina exótica e cortesã que foi condenado por ser um espionagem e executada por um pelotão de fuzilamento na França sob a acusação de espionagem para a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial I.

Dançarino do Deserto - Desert Dancer é um filme de 2014 que conta uma história verdadeira de um jovem, dançarino autodidata no Irã, Afshin, que arriscou sua vida para o seu sonho de se tornar um dançarino apesar de uma proibição de dança em todo o país. Situado no Irã, a história segue a ambição de Afshin . Durante o clima volátil da eleição presidencial de 2009, ele e alguns amigos  arriscam suas vidas e formam uma companhia de dança no subsolo. 
O grupo aprendeu a dançar a partir de vídeos de Michael Jackson, Gene Kelly e Rudolf Nureyev mesmo que os vídeos internet  são proibidos. Eles também aprenderam muito uns com os outros e aprendeu a abraçar sua paixão pela dança e uns pelos outros. 
Afshin Ghaffarian (nascido em 15 de dezembro de 1986) é um coreógrafo, dançarino, ator e diretor iraniano.
Os Diretores dançarinos do American Ballet Irina e Maxim Beloserkovsky que são casados um com o outro discutem os altos e baixos da vida em dança profissional.
"A vida como dançarina:. Quando caímos, caímos difícil ... nos tornamos adultos em dez anos" Neste episódio, siga um quarto de século da disciplina, romance e arte dos belos e sensuais diretores Ballet Americano Irina Dvorovenko e Maxim Beloserkovsky, maior par, talvez, do Ballet para sempre. O par bonito, que se conheceram como estudantes na Escola de Dança de Kiev em 1984, na véspera de seu estrelato, gostavam da aclamação individual que antecederam a sua reunião no palco em performances. 
The New York Times chamou de "infundido com verve". Descubra o magnetismo gracioso e luta dos dois artistas que abraçaram e masterizado individualmente e em conjunto a disciplina e fluidez de sua arte ao longo da vida. Em um raro momento de relaxamento com o par, junto. O anfitrião  John Jacobsen  faz questão a respeito dos altos e baixos da vida como um dançarino profissional, as horas e os desafios na criação de uma obra de arte que depende de um disfarce de esforço beleza e graça. Diz Irina, ao resumir a experiência da artista  dançarina: "Sua sabedoria, tudo o que recolhemos através dos anos, é incrível. Você se sente maravilhoso. "
A História de Vernon e Irene Castle -  The Story of Vernon and Irene Castle (1939) é uma comédia musical biográfica americana, lançado em 1939 e dirigido por H. C. Oleiro. As estrelas de cinema Fred Astaire, Ginger Rogers. O filme é baseado no livro; Meu marido e minhas memórias de Vernon Castelo, por Irene Castelo.
 William "Vernon" Blyth (02 de maio de 1887 - fevereiro 15 1918)  Norfolk, Inglaterra.  e Irene  Castle nascida Irene Foote (17 de abril de 1893 - 25 de janeiro de 1969) em New Rochelle, Nova Iorque, eram um casal casado de dançarinos de salão e professores de dança que apareceu na Broadway e no cinema mudo no início do início do século 20. Eles são creditados com a reavivar a popularidade da dança moderna. 


Flamengo (1995) como uma sala se enche de artistas, um narrador diz que flamenco veio da Andaluzia, uma mistura de salmos gregos, dirges moçárabes, baladas castelhana, lamentos judeus, cantos gregorianos, ritmos africanos e melodias iranianos e romani. O filme apresenta treze ritmos do flamenco, cada um com música, guitarra e dança: os bularías up-tempo, um Farruca ninhada, um martinete angustiado e um satírico fandango de Huelva. Há tangos, uma Taranta, Alegrias, siguiriyas, soleás, uma guajira de mulheres aristocráticas, uma petenera sobre uma sentença de morte, villancicos, e uma rumba final. Famílias números presentes, tanto festivos e feroz. A câmera e os outros artistas são a única audiência.