Google+ Badge

Sunday, September 6, 2015

O Exercito Americano e os Afro-Americanos em Filmes Biograficos

A História é Feita Por Aqueles que Quebram as Regras
Respirando a Liberdade - Breath of freedom
Na Segunda Guerra Mundial. Os afro-americanos iam libertar a Alemanha do domínio nazista, enquanto o racismo prevalecia em seu próprio exército e país de origem. Voltando para casa eles continuam lutando por seus próprios direitos civis.


Homens de Honra
Carl Maxie Brashear (19 de janeiro de 1931 - 25 de julho de 2006)  veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em  Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 50, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente Carl trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um "nadador de resgate", por iniciativa do capitão Pullman.
                Carl foi interpretado por Cuba Gooding Jr.
Quando Carl entra na escola de mergulhadores, ele encontra o comandante Leslie Sunday (Robert De Niro), um instrutor de mergulho áspero e tirânico que tem absoluto poder sobre suas decisões.
No princípio, todos os aspirantes brancos se negam a compartilhar um alojamento com um negro, exceto Snowhill (Michael Rapaport), que por isto foi perseguido pelo comandante. Mas a coragem e determinação de Carl impressionam o capitão e os dois se tornam amigos; quando Carl tem de lutar contra o preconceito e a burocracia militar, que quer acabar com seus sonhos de se tornar comandante e reformá-lo.
Em 1970 Carl foi o primeiro afro-americano a recebe o titulo  Mergulhador de Combate Chefe da Marinha dos Estados Unidos.
 O filme aborda a discriminação racial tão comum nos EUA na década de 40 e enfatiza a determinação para conquistar seus objetivos.


Prova de Fogo (1995)
Uma historia semi-ficcional do  primeiro esquadrão da Força Aérea americana-todo Afro-American durante a Segunda Guerra Mundial.

os combatentes originais
Apesar da reticência inicial por oficiais brancos do mais alto ranking,  o jovem ambicioso Lee, junto com Walter Povos, Leroy, e outros, são colocados em combate.
Eles criam  missões bem sucedidas, e desenvolvem uma reputação como um grupo temível de pilotos capazes.
    Os originais combatentes com a primeira dama Eleanor Rossevelt.
Embaixo alguns atores do filme

Nós Servimos Também: A História do Serviço da Força Aérea das Mulheres (2013)
A história da Vespa (Mulheres Piloto no Serviço da Força Aérea ) programa da segunda guerra mundial, caracterizando, observações de ex-pilotos de suas famílias e especialistas.

Essas mulheres voou mais de 60 milhões de milhas dentro de um período de 2 anos ... No entanto, depois de uma campanha mais dura e agressiva por pilotos do sexo masculino que queriam os trabalhos de vespas, elas foram a única unidade de tempo de guerra que foi negado o status militar pelo Congresso ...
 Por muitos anos, as vespas mantido suas realizações tranquila. O seu serviço na Segunda Guerra Mundial só seria conhecido por poucos. Elas não são mencionados em nossos livros de história, nem é a sua história ensinada nas realizações escolares. As suas realizacoes de serem as primeiras mulheres a voarem no serviço militar iria mesmo ser esquecido. Um piloto diz: "Como uma pena que, quando se desfaz, eles levaram todos os nossos registros e eles trancaram eles, e eles foram carimbados e classificadas como segredo e arquivado nos arquivos do governo."


Tempo de Glória  é um filme de drama de guerra estadunidense de 1989 dirigido por Edward Zwick e estrelado por Matthew Broderick, Denzel Washington, Cary Elwes e Morgan Freeman.
O roteiro foi escrito por Kevin Jarre, baseado nas cartas pessoais do coronel Robert Gould Shaw, do livro: " One Gallant Rush" de Peter Burchard.

E "Lay This Laurel"  compilação de fotos de Lincoln Kirstein do monumento ao 54 º Regimento de Infantaria de Voluntários de Massachusetts em Boston Common.


O filme é sobre a primeira unidade formal do Exército dos EUA durante a Guerra Civil Americana a ser feita inteiramente de homens afro-americanos,  contada a partir do ponto de vista do seu oficial comandante branco Coronel Shaw.

Eles foram a primeira unidade do que se tornou conhecido como as "United States Colored Troops" e conhecido por suas ações heróicas em Fort Wagner.

O filme foi indicado a cinco Oscars e ganhou três, incluindo para Denzel Washington de Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação de Trip.

O filme ganhou muitos outros prêmios, inclusive da Academia Britânica, os Globos de Ouro, os Film Critics Kansas City Circle, Political Film Society, a NAACP, entre outros.