Google+ Badge

Wednesday, September 23, 2015

Arquitetos e Arquitetura em Documentários e Filmes Biograficos



Um Pouco do Caos é um filme do drama de 2014 dirigido por  britânico Alan Rickman. A história foi concebida por Allison Deegan e ela co-escreveu o roteiro junto com Alan Rickman e Jeremy Brock. O filme é estrelado Kate Winslet, Matthias Schoenaerts
André Le Nôtre ( 12 de março de 1613 —  15 de setembro de 1700) foi o maior paisagista do barroco francês. Ficou famoso pelo projeto dos jardins do Palácio de Versalhes e pelos Jardins das Tulherias, sob o governo de Luís XIV.
                                           Parque de Versalhes
Em Versalhes, a pedido do próprio rei, Le Nôtre desenvolveu um estilo de jardinagem simetricamente perfeito, que posteriormente deu origem ao jardim francês.
 As Tulherias, projetadas por Le Nôtre em 1667, constituem com juntamente com a Champs-Élysées, 
o conjunto arquitetônico conhecido como Axe historico de Paris.
A Vida É um Sopro é um documentário brasileiro sobre vida e obra do arquiteto Oscar Niemeyer. O filme fala da história de Oscar Niemeyer, um mais reconhecidos arquitetos brasileiros. 
De forma descontraída trata de arquitetura, histórias do arquiteto, luta política e de sua paixão pelas mulheres. No documentário são mostradas belas imagens de muitas de suas obras, a Casa das Canoas, o Palácio do Planalto, a Sede do Partido Comunista Francês, a Universidade de Constantine, 
o MAC Niterói, entre outras.
Participaram do documentário José Saramago, Carlos Heitor Cony, Eduardo Galeano, Ferreira Gullar, Eric Hobsbawn, Nelson Pereira dos Santos, Mário Soares, Chico Buarque e Ítalo Campofiorito.
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho(Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907 — Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2012) foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos. Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI. 
Elogiado e criticado por ser um "escultor de monumentos", Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Ele alegou que sua arquitetura foi fortemente influenciada por Le Corbusier, mas, em entrevista, assegurou que isso "não impediu que [sua] arquitetura seguisse em uma direção diferente". Niemeyer se destacou por seu uso de formas abstratas e pelas curvas que caracterizam a maioria de suas obras, e escreveu em suas memórias:
"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein".
— Oscar Niemeyer

Flores Raras
Uma crônica do caso de amor trágica entre o poeta americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileiro Lota de Macedo Soares.
Elizabeth Bishop (08/02/1911 - 06/10/1979), era poeta e escritora de historias curtas. Em 1956 ela ganhou o premio Pulitzer Prize para poetas e o Premio do Livro National em 1970.
Maria Carlota Costallat de Macedo Soares (16 de março, 1910 - 25 de setembro de 1967) foi uma arquiteta brasileira bem relacionada que foi convidada para projetar e supervisionar a construção do Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. 
Ela nasceu em Paris, membro de uma família política proeminente do estado de Rio de Janeiro. Lota, como era conhecida, teve um relacionamento com o poeta americano Elizabeth  de 1951 a 1967.  Elizabeth dedicou seu volume de poemas Questões de viajar para ela em 1965.
Antoni Gaudi (1984)
Um retrato sobressalente de Antoni. O filme visita parques e edifícios que projetou incluindo o marco Templo de La Sagrada Família em Barcelona, que levou mais de 60 anos para ser concluído. Dirigido por Hiroshi Teshigahara.

Antoni Gaudí  Cornet ( 25 de junho de 1852 — 10 de junho de 1926) foi um famoso arquiteto catalão e figura de ponta do Modernismo catalão. As obras dele revelam um estilo único e individual e estão em sua maioria na cidade de Barcelona.
Grande parte da obra de Antoni Gaudi é marcada pelas suas grandes paixões: arquitetura, natureza e religião. Ele dedicava atenção aos mais ínfimos detalhes de cada uma das suas obras, incorporando nelas uma série de ofícios que dominava: cerâmica, vitral, ferro forjado e marcenaria. Introduziu novas técnicas no tratamento de materiais, como o trencadís, realizado com base em fragmentos cerâmicos.
Depois de vários anos sob influência do neogótico e de técnicas orientais, ele tornou-se parte do movimento modernista catalão, que atingiu o seu apogeu durante o final do século XIX e início do século XX. O conjunto da sua obra transcende o próprio movimento, culminando num estilo orgânico único inspirado na natureza. Ele raramente desenhava projetos detalhados, preferindo a criação de maquetes e modelava os detalhes à medida que os concebia.
A obra de Antoni Gaudi é amplamente reconhecida internacionalmente e objeto de inúmeros estudos, sendo apreciada não só por arquitetos como pelo público em geral. A sua obra-prima, a inacabada Sagrada Família, é um dos monumentos mais visitados de Espanha. Entre 1984 e 2005, sete das suas obras foram classificadas como Patrimônio Mundial pela UNESCO. A devoção católica de Antoni intensificou-se ao longo da sua vida e a sua obra é rica no imaginário religioso, o que levou que fosse proposta a sua beatificação.

Costa Moderna
Os cineastas Mike Bernard e Gavin Froome viajam até o litoral do Pacífico Noroeste de Los Angeles a Vancouver para ver as casas dos pioneiros da costa oeste arquitetura modernista.


Egito: Engenharia e Império - Egypt Engineering and Empire
As maravilhas arquitetônicas e de engenharia do Egito são exploradas. Inclua o primeiro conhecido barragem do mundo, que cercado Memphis e impediu a inundação do Nilo, o túmulo do faraó Djoser, que foi o primeiro edifício já feito com a pedra ea primeira pirâmide egípcia templos em Abu Simbel; e da Grande Pirâmide; os templos de Abu Simbel; e da Grande Pirâmide de Giza.