Google+ Badge

Saturday, September 5, 2015

Artistas da Música em Filmes Biográficos e Documentários - Parte III (L-Z)



Little Richard  (2000) é um filme biográfico dirigido por Robert Townsend. Baseado no livro  de 1984, Quasar de Rock: A Vida e O Tempo de  Little Richard por charles White
que narra a ascensão do ícone musical americano Little Richard de sua infância pobre em Macon, Geórgia para alcançar o estrelato como um dos pioneiros da música rock and roll e os conflitos entre sua religião e estilo de vida secular, o que -o leva a uma aposentadoria precoce após o concerto da Austrália de 1957, e, posteriormente, um retorno a realização secular durante um concerto em Londres em 1962.
Richard Wayne Penniman (nascido em 05 de dezembro de 1932), conhecido pelo seu nome artístico Little Richard, é um artista americano, compositor e músico.

Luiz Gonzaga e Gonzaguinha - Gonzaga de Pai para Filho é um filme de drama brasileiro de 2012, dirigido por Breno Silveira, escrito por Patricia Andrade e estrelado por Chambinho do Acordeon e Júlio Andrade. Inspirado na biografia dos cantores Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, pai e filho respectivamente.
Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, (13 de dezembro de 1912 — 2 de agosto de 1989) foi um importante compositor e cantor popular brasileiro. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o Sertão Nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Ele ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Seridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).
                                        Luiz Gonzaga e a versão de Nivaldo Expedito 
Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha (22 de setembro de 1945 —  29 de abril de 1991) foi um cantor e compositor brasileiro.
Ele teve dois filhos com a primeira mulher Ângela: Daniel e Fernanda. Teve depois uma filha com a atriz Sandra Pêra, a atriz e cantora Amora Pêra. Ele fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU), com Aldir Blanc, Ivan Lins, Márcio Proença, Paulo Emílio e César Costa Filho. Tal movimento teve importante papel na música popular do Brasil nos anos 70 e em 1971 resultou no programa na TV Globo Som Livre Exportação.


Característico pela postura de crítica à ditadura, submeteu-se ao DOPS. Assim, das 72 canções mostradas, 54 foram censuradas, entre as quais o primeiro sucesso, Comportamento Geral. Neste início de carreira, a apresentação agressiva e pouco agradável aos olhos dos meios de comunicação lhe valeram o apelido de "cantor rancor", com canções, como Piada infeliz e Erva. Com o começo da abertura política, na segunda metade da década de 1970, começou a modificar o discurso e a compor canções de tom mais aprazível para o público da época, como: Começaria tudo outra vez, Explode Coração, Grito de alerta e O que é o que é, e também temas de reggae, como Nem o pobre nem o rei.
As composições foram gravadas por muitos dos grandes intérpretes da MPB, como Maria Bethânia, Zizi Possi, Simone, Elis Regina(Redescobrir ou Ciranda de Pedra), Fagner, e Joana
                                                         Gonzaguinha e a versão de Júlio Andrade 
Em 1975 dispensou os empresários e se tornou um artista independente, o que fez em 1986 fundar o selo Moleque, pelo qual chegou a gravar dois trabalhos.
Nos últimos doze anos de vida, Gonzaguinha viveu em Belo Horizonte com a segunda mulher Louise Margarete Martins (Lelete) e a filha deles, a caçula Mariana.


Apenas Deixe Partir -  Lenny Kravitz ao vivo - Just Let Go - Lenny kravitz Live
Veja Lenny Kravitz se apresentar ao vivo e o que acontece atrás dos palcos
A Bonita Lillian Russel (1940) O filme apresenta uma versão higienizada de sua vida.
Lillian Russell  nascida Helen Louise Leonard (4 de dezembro de 1860  - 06 de junho de 1922), foi uma atriz e cantora americana. Ela se tornou uma atriz e cantora famosa no final do século 19 e início do 20, conhecida por sua beleza e estilo, bem como por sua voz e presença de palco.
 Os seus pais se separaram quando ela tinha dezoito anos, e ela se mudou para Nova Iorque com sua mãe, que foi a primeira candidata mulher a concorrer a vaga de prefeita da cidade de Nova Iorque. Ela rapidamente começou a realizar profissionalmente, cantando e desempenhando papéis na ópera cômica. Ela se casou com o compositor Edward Solomon em 1884 e criou papéis em várias de suas óperas em Londres, mas em 1886 ele foi preso por bigamia. Ela foi casada quatro vezes, mas seu relacionamento mais longo foi com o Diamond Jim Brady, que apoiou seu estilo de vida extravagante por quatro décadas.
 Nos últimos anos, Lillian escreveu uma coluna de jornal, defendeu o sufrágio feminino e foi uma conferencista popular.

 O Destino Mudou Sua VidaCoal Miner's Daughter é um filme estadunidense de 1980, do gênero drama biográfico musical, dirigido por Michael Apted e baseado nas autobiografias de Loretta Lynn e George Vecsey. Loretta, uma mulher que vive numa pequena cidade do Kentucky, e que tem na exploração das minas de carvão sua única atividade econômica, tenta seguir carreira como cantora de música country incentivada pelo marido. Aos poucos Loretta se torna conhecida no mundo da música, e se torna amiga de Patsy Cline, que na época era a maior estrela da música country estadunidense. Mas, junto com o sucesso, também vieram diversas apresentações, que deixaram Loretta cada vez mais esgotada física e psiquicamente.
Loretta Lynn: Ainda Uma Garota da Montanha - Loretta Lynn Still a Mountain Gail (2015)


Loretta Lynn (nascida em 14 de abril de 1932) é uma cantora americana da música country e compositora ganhadora de múltiplo disco de ouro cujo trabalho se estende por mais de 55 anos. Ela recebeu inúmeros prêmios e outros reconhecimentos por seu papel pioneiro na música country. Ela continua a ser a artista feminina mais premiada do país.


Mary Lou Williams: A senhora que Balança a banda - Mary Lou Williams: THe Lady Who Swings the Band (2015)
Mary Lou Williams (8 de maio de 1910 — 28 de maio de 1981) foi uma compositora, arranjadora e pianista de jazz estadunidense. Williams é autora de centenas de composições e arranjos, arranjando para Duke Ellington, Benny Goodman.
Um das onze crianças. Como uma criança muito jovem, ela aprendeu sozinha a tocar piano e com a idade de seis anos, Mary Lou já estava ajudando a sustentar a dez meio-irmãos e irmãs por jogar em festas. Ela começou a se apresentar publicamente com a idade de sete anos, quando ela se tornou conhecida admiração em Pittsburgh como "a menina do piano de East Liberty." Ela tornou-se um músico profissional em sua adolescência e ela citou Lovie Austin como sua maior influência.
Prêmios e honrarias 
Bolsas Guggenheim, em 1972 e 1977
Nomeado 1971 Grammy Awards, Melhor Jazz Performance - Grupo, para os Giants álbum, Dizzy Gillespie, Bobby Hackett, Mary Lou Williams 
Grau honorário, da Universidade Fordham, em Nova York em 1973
Em 1980, Ela fundou a Lou Williams Foundation Mary
Recebeu o Prémio Trinity do Duque de Duke University de 1981 para o serviço à universidade.
Legado 
Em 1983, a Universidade Duke estabeleceu a Williams Center Mary Lou de Cultura Negra 
Desde 1996, o Kennedy Center em Washington, DC tem um Mulheres anual Mary Lou Williams no Jazz Festival. [13]
Desde 2000, seus arquivos são preservados no Instituto da Universidade Rutgers de Estudos de Jazz em Newark. 
Um marcador histórico de estado de Pensilvânia é colocado em 328 Lincoln Avenue, Lincoln Elementary School, Pittsburgh, PA, observando suas realizações e a localização da escola onde estudava. 
Em 2000, o trompetista Dave Douglas lançou o álbum Alma em Alma como um tributo a ela, com arranjos originais de sua música e novas peças inspiradas por seu trabalho.
Os 2000 Impressions álbum de Mary Lou por pianista John Hicks contou com oito das suas composições.
A Orquestra Jazz Dutch pesquisado e jogado redescoberto obras de Williams em seu álbum de 2005 Senhora Que Swings the Band. 
Em 2006, o seu álbum Zodiac Suite: Revisited foi lançado.
E m 2010 foi publicado o livro infantil  The Little Piano Girl, baseado em sua vida. 

Em 2013 foi publicado o de poesia "Hemming the Water" por Yona Harvey inspirado por ela e caracterizando a "Comunhão com Mary Lou Williams" poema.

Em 2013, A Musicologia Society americana publicou: Obras Escolhidas Mary Lou Williams para Big Band.


Madonna Inocência Perdida - Madonna Innocence Lost
Os primeiros anos da carreira do artista são narradas.Diretor: Bradford May Roteiro: Christopher Andersen (livro), Michael J. Murray Estrelas: Terumi Matthews, Wendie Malick, Jeff Yagher.
Um filme muito bom TV. .Muitas mulheres bonitas têm tentado dormir o seu caminho até o topo - e Madonna certamente tem talento para isso - mas como o filme deixa claro que nunca é suficiente. O filme retrata uma menina de imensa energia, coragem, audácia e talento que, por bem ou por mal está determinada a se tornar uma estrela. Ela usa as pessoas ao seu redor para conseguir o que quer. No entanto, ela não é simplesmente retratada como um vampiro unidimensional, mas como uma pessoa profundamente marcado pela morte de sua mãe e por causa da fé de seus pais Madonna está também profundamente zangada com Deus. 
 Na Cama com Madonna - Madonna: Truth or Dare é um documentário americano de 1991 que mostra a vida da cantora Madonna, durante uma de suas turnês, a Blond Ambition Tour. Foi bem aceito tanto pelos críticos, quanto pelo público. Teve a sétima maior bilheteia de um documentário da história e a terceira maior bilheteria de um filme music
Madonna Louise Ciccone (16 de agosto de 1958),  é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária e produtora musical e cinematográfica, escritora de livros infantis, diretora de cinema, produtor,desenhista de moda e empresária, sendo nesta última, tendo destaque com a fundação da Maverick Records em 1992.  Ela se mudou para Nova Iorque em 1977 para seguir a carreira na dança moderna. Após se apresentar nos grupos musicais Breakfast Club e Emmy, ela lançou seu álbum de estreia em 1983. Em seguida, uma série de álbuns bem sucedidos a trouxeram popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes, que se tornaram constantemente exibidos na MTV. Ao longo de sua carreira, várias de suas canções se tornaram bastante lembradas e executadas, entre elas "Like a Virgin", "Papa Don't Preach", "Like a Prayer", "Vogue", "Take a Bow", "Frozen", "Music", "Hung Up", "4 Minutes"e "Celebration". Madonna tem sido elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais.
A sua carreira foi reforçada por participações em filmes que começaram em 1979. Ela ganhou aclamação da crítica e um Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical por seu papel em Evita. Em 2007, ela assinou um contrato de 120 milhões de dólares com a Live Nation.

Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records. Ela é a segunda mais vendida nos Estados Unidos, atrás de Barbra Streisand, com 64,5 milhões de discos certificados. Em 2008, a revista Billboard numerou Madonna na segunda posição, atrás apenas dos Beatles, na lista de maiores artistas de todos os tempos do Hot 100, fazendo dela a artista solo mais bem sucedida na história das paradas da Billboard. Ela também foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame no mesmo ano. Considerada uma das "25 mais poderosas mulheres do século passado" pela Time por ser uma figura influente na música contemporânea, Madonna é constantemente chamada de "Rainha do Pop" e é conhecida por estar constantemente reinventando sua música e imagem, e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica. É a primeira artista pop feminina bilionária, com uma fortuna estimada em 1.5 bilhão de dólares.

Mariah Carey: Fama e Escândalo (2015)
Um perfil de Mariah Carey ao topo artista de gravação de venda da década de 1990 e um dos melhores artistas mais vendidos de todos os tempos. A atingido uma fase difícil no início de 2000, mas recuperou-se em 2005 com o multi-platina "Emancipation of Mimi".


Marvin Gaye: R&B Legend
Marvin Gaye nascido Marvin Pentz Gay Jr.,( 2 de abril de 1939 — 1 de abril de 1984), foi um cantor popular de soul e R&B, arranjador, multi-instrumentista, compositor e produtor. Ganhou fama internacional durante os anos 60 e 70 como um artista da gravadora Motown.
O início da carreira do cantor foi em 1961, na Motown, onde Gaye rapidamente se tornaria o principal cantor da gravadora e emplacaria numerosos sucessos durante os anos sessenta, entre eles "Stubborn Kind of Fellow", "How Sweet It Is (To Be Loved By You)", "I Heard It Through the Grapevine" e vários duetos com Tammi Terrell, incluindo "Ain't No Mountain High Enough" e "You're All I Need to Get By", antes de mudar sua própria forma de se expressar musicalmente. Gaye é importante por sua luta por produzir seus sucessos, mas criativamente restritivo - no processo de gravação da Motown, intérpretes, compositores e produtores eram geralmente mantidos em áreas separadas.
Com seu bem-sucedido álbum What's Going On, de 1971, e outros lançamentos subsequentes - includindo Trouble Man, de 1972, e Let's Get It On, de 1973, Gaye, que vez ou outra compunha canções para artistas da Motown no início da sua carreira, provou também que poderia tanto escrever quanto produzir seus próprios discos sem ter de confiar no sistema da Motown. Ele é também conhecido por seu ambientalismo, talvez mais evidente na canção "Mercy Mercy Me (The Ecology)".

Durante os anos setenta, Gaye lançaria outros notáveis álbuns, includindo Let's Get It On e I Want You, além de ter emplacado vários sucessos, como "Let's Get It On" e "Got to Give It Up". Já no começo dos anos oitenta, seria a vez do hit "Sexual Healing", que lhe rendeu - antes de sua morte - dois prêmios Grammy. Até o momento de ser assassinado pelo seu pai, em 1984, Gaye tinha se tornado um dos mais influentes artistas da cena soul. 

Michael Jackson: A Última Foto é um documentário  sobre a última fotos da capa de revista de Michael Jackson em 2007. O filme é uma história original contada através dos olhos dos mais próximos amigos, fotógrafos e estilistas de Michael que tinham ajudado Jackson se preparar para seu retorno em 2007 aos Estados Unidos retorno após vários anos vivendo em reclusão no exterior.
Michael Joseph Jackson  (29 Agosto, 1958-1925 junho de 2009) foi um cantor, compositor, produtor musical, dançarino e ator. Chamado de Rei do Pop,  suas contribuições para a música e dança, junto com a divulgação da sua vida pessoal, fizeram dele uma figura mundial na cultura popular por mais de quatro décadas.
A oitava criança da família Jackson, ele estreou na cena musical profissional, juntamente com seus irmãos mais velhos  e como um membro do Jackson 5 em 1964, e começou sua carreira solo em 1971. No início de 1980 , Jackson tornou-se uma figura dominante na música popular. Os vídeos de música para suas canções, incluindo os de "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller", foram creditados com a quebra de barreiras raciais e com a transformação do meio em uma forma de arte e uma ferramenta promocional. A popularidade destes vídeos ajudou a trazer o então relativamente novo canal de televisão MTV para a fama. Com vídeos, como "Black or White" e "Scream", ele continuou a inovar a forma durante toda a década de 1990, bem como criar uma reputação como um artista de turnês de solo. Através de performances de palco e vídeo, Jackson popularizou uma série de técnicas de dança complicados, como o robot e o moonwalk, a que deu o nome. Seu som característico e estilo influenciou vários artistas de vários gêneros musicais.

Os Jacksons:  Um Sonho Americano é uma minissérie de quatro horas americano  baseado na história da família Jackson, uma das famílias musicais de maior sucesso no show business, e os anos iniciais e bem sucedidas do grupo Motown populares The Jackson 5.
Joseph Walter "Joe" Jackson (nascido em 26 de julho de 1928) é um gestor de talentos e o pai da família Jackson
Katherine Esther Jackson (Kattie B. Screws no 04 de maio de 1930) é a matriarca da família musical Jackson
Maureen Reillette "Rebbie" Brown (née Jackson, nascido 29 de maio de 1950) é uma cantora americana profissionalmente conhecida como Rebbie Jackson. ela é a filha mais velha da família Jackson de músicos. Ela subiu pela primeira vez no palco com seus irmãos durante os shows em Las Vegas, Casino, em 1974,  posteriormente, aparecendo na série de televisão Os Jacksons. Aos 34 anos, ela lançou seu álbum de estréia Centipede (1984). O álbum continha canções escritas por seus  irmãos. Até o final da década de 1980, a cantora havia lançado mais dois álbuns em rápida sucessão: Reaction (1986) e RU Tuff Enuff (1988).
Sigmund Esco "Jackie" Jackson (nascido em 04 de maio de 1951).
Toriano Adaryll "Tito" Jackson (nascido em 14 de outubro de 1953) é um cantor e guitarrista americano
Jermaine La Jaune Jackson (nascido em 11 de dezembro de 1954) é um cantor, baixista, compositor e diretor de cinema ocasional, Ele também produziu e duetos com a cantora americana Whitney Houston.
La Toya Jackson Yvonne (nascida em 29 de maio de 1956) é um cantora , compositora, atriz, personalidade de televisão,  empresária, filantropo, ativista e ex-modelo. Ela é a quinta criança da família Jackson. Ela manteve uma carreira como cantora ao longo dos anos 1980 e 1990, e voltou à música em 2004 com suas canções de gráficos Billboard "Just Wanna Dance" e "libertar o mundo". Um EP chamado Starting Over foi lançado em 21 de Junho de 2011.
Marlon David Jackson (nascido em 12 de março, 1957) é o sexto filho da família Jackson, ele é um americano artista, cantor, dançarino
Steven Randall "Randy" Jackson (nascido em 29 outubro de 1961) é uma cantora norte-americana
e músico.
Diana Ernestine Earle Ross (nascida em 26 de março de 1944) é uma cantora, atriz, produtora musical americano e um compositora ocasional.

The Jackson Five - Desenho Animado


Nina Simone (21-02-1933 a 21-04-2003) era uma cantora americana, pianista, arranjadora, compositora e ativista pelos direitos humanos.


Noel - O Poeta da Vila é um filme brasileiro de 2006, um drama biográfico dirigido por Ricardo van Steen.
Aos 17 anos Noel Rosa é um jovem engraçado, que possui um defeito no queixo, estuda Medicina e toca numa banda regional. Gosta da companhia de operários, negros favelados e prostitutas, com quem rapidamente faz amizade. Até que um dia conhece Ismael Silva, compositor que o desafia a compôr um samba. Noel usa uma paródia ao hino nacional para compôr Com que roupa?, que faz grande sucesso nas rádios de todo Brasil. A partir daí, Noel se dedica de vez ao mundo do samba, tornando-se um dos mais populares compositores brasileiros.
Noel de Medeiros Rosa ( 11 de dezembro de 1910 —  4 de maio de 1937) foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só para o samba, mas para a história da música popular brasileira.


Notorious é um filme biográfico musical de 2009  sobre a vida e o assassinato de Christopher Wallace, um rapper americano mais conhecido pelo nome artístico The Notorious BIG. Dirigido por George Tillman Jr. .
Christopher George Latore Wallace (21 de maio de 1972 - 9 de março, 1997),  é consistentemente classificado como um dos maiores rappers de todos os tempos e um dos rappers mais influentes de todos os tempos.
Ele foi criado em Nova York . Quando ele lançou seu primeiro álbum Ready to Die, em 1994, tornou-se uma figura central na cena hip hop . No ano seguinte, ele liderou seus amigos de infância para traçar o sucesso através de seu grupo protegido, Junior MAFIA Durante a gravação de seu segundo álbum.
Ele foi morto por um assaltante desconhecido em um tiroteio em Los Angeles. Seu disco duplo " Life After Death", lançado 16 dias apos a sua morte, subiu para No. 1 nas paradas de álbuns dos EUA e foi certificado Diamante em 2000, um dos poucos álbuns de hip hop a receber essa certificação. Mais dois álbuns foram lançados desde a sua morte. Ele certificou vendas de 17 milhões de unidades nos Estados Unidos. 


Petter Seeger:  O poder da Canção (2007) é um documentário sobre a vida e a música do cantor folclórico Pete Seeger (03 de maio de 1919 - janeiro 27, 2014).  O filme, que ganhou um prêmio Emmy, foi produzido por sua esposa, a cineasta Toshi Seeger, quando ela tinha 85 anos de idade.  
O documentário foi dirigido por Jim Brown. O filme inclui entrevistas com Arlo Guthrie, Bruce Springsteen, Bob Dylan, Joan Baez, Tom Paxton, Mary Travers (de Peter, Paul e Mary), Natalie Maines, e vários membros da família. 


O mundo real de Peter Brian Gabriel (nascido em 13 de fevereiro de 1950) Um olhar sobre o envolvimento do cantor compositor Peter com o Real World Estúdios, onde artistas de todo o mundo se reúnem e colaborem para fazer música.


Um Sonho, Uma Lenda Jessica Lange incrivelmente retrata Patsy Cline, a cantora de música country-voz veludo que morreu em um trágico acidente de avião no auge de sua fama.
 Virginia Patterson Hensley (08 de setembro de 1932 - 5 de março de 1963), conhecida profissionalmente como Patsy Cline, era um cantora americana. Parte do início dos anos 1960 som Nashville, Patsy com sucesso "a passagem" à música pop e foi um dos vocalistas mais influentes, bem sucedidos e aclamados do século 20. 
Comércio de Escravos: Como Príncipe Re- Fez o Negócio da Música - Slave Trade: How Prince Re- made the Music Business (2014)
A disputa entre Prince e sua gravadora Warner Brothers , em 1990 e examinada para mostrar como sua luta por seus direitos musicais causou uma revolução no negocio da musica.
Prince Rogers Nelson ( 7 de junho de 1958 — 21 de abril de 2016) foi um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor e dançarino norte-americano. Lançou mais de 35 discos em vida, e sua música mistura diversos gêneros como o funk, R&B, soul, jazz, rock, pop e hip hop. Filho de pais músicos, Prince teve bastante contato com instrumentos desde pequeno. Já em seu primeiro disco, intitulado "For You", Prince tocou todos os instrumentos, bem como compôs a maioria das letras e produziu. Por não permitir que ninguém interferisse no seu processo criativo, Prince ganhou reputação de ser workaholic, ou seja; era obcecado pelo trabalho.

Ray é um filme biográfico musical americano 2004 com foco em 30 anos na vida do músico Ray. O filme produzido de forma independente foi escrito, produzido e dirigido por Taylor Hackford, e estrelado por Jamie Foxx no papel-título. Jamie recebeu um Oscar de Melhor Ator por sua performance, bem como o Globo de Ouro, BAFTA, Associação Atores das  e prêmios Escolha dos Críticos , tornando-se o segundo ator a ganhar todos os cinco principais prêmios ator principal para o mesmo desempenho, e é o único para ganhar o Globo de Ouro na categoria de Comédia ou Musical.
                                              Ray Charles e a versão de Jamie Foxx
 Ray Charles Robinson conhecido como Ray Charles(23 de setembro, 1930 - 10 junho de 2004), , era um americano cantor, compositor, músico e compositor, que é por vezes referido como " O Genius". e foi apelidado de "O Sumo Sacerdote da Alma". Ele foi convidado para participar da abertura do filme completo, mas morreu de doença hepática em junho, vários meses antes de sua estréia.
Ray Charles: R&B Lengend (2015) A sua tumultuada vida pessoal , que inclui ter 12 filhos com 10 diferentes mulheres, e a batalha sobre sua herança apos a sua morte.


Raul - O Início, o Fim e o Meio é um filme biográfico brasileiro de 2012 dirigido por Walter Carvalho, baseado na vida e obra do
Raul Santos Seixas ( 28 de junho de 1945 —  21 de agosto de 1989) foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza". Sua obra musical é composta por 17 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let me Sing, Let me Sing". o seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como o ocultista britânico Aleister Crowley.
Raul se interessava por filosofia (principalmente metafísica e ontologia), psicologia, história, literatura e latim e algumas crenças dessas correntes foram muito aproveitadas em sua obra, que possuía uma recepção boa ou de curiosidade por conta disso. Ele conseguiu gozar de uma audiência relativamente alta durante sua vida, e mesmo nos anos 80 continuou produzindo álbuns que venderam bem, como Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! (1987) e A Panela do Diabo (1989), esse último em parceria com Marcelo Nova, e sua obra musical tem aumentado continuamente de tamanho, na medida em que seus discos (principalmente álbuns póstumos) continuam a ser vendidos, tornando-o um símbolo do rock do país e um dos artistas mais cultuados e queridos entre os fãs nos últimos quarenta anos. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Raul Seixas figurando a posição 19ª , encabeçando nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Heitor Villa-Lobos e outros. No ano anterior, a mesma revista promoveu a Lista dos Cem Maiores Discos da Música Brasileira, onde dois de seus álbuns apareceram Krig-ha, Bandolo! de 1973 atingiu a 12ª posição e Novo Aeon ficou em 53º lugar , demonstrando que o vigor musical de Raul Seixas continua a ser considerado importante hoje em dia.

Somos tão Jovens é um filme de drama musical brasileiro de 2013,  dirigido por Antonio Carlos da Fontoura.
Renato Manfredini Júnior - Renato Russo (Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 — Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996), foi um cantor e compositor brasileiro, célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Antes de fundar o grupo, Renato integrou o grupo musical Aborto Elétrico, do qual saiu devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos.Adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell e aos franceses Jean-Jacques Rousseau e Henri Rousseau.
  Renato Russo e a versão de Thiago Mendonça
Renato morreu devido as complicações causadas pelo HIV em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos, faltando apenas 1 dia para o aniversário da banda.Amigos do cantor afirmam que o mesmo contraiu a doença após se envolver com um rapaz que conheceu em Nova Iorque, portador da doença, em 1989. Como integrante da Legião Urbana, Russo lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo, alguns lançados postumamente, e diversos contos, escritos em sua maioria pelo próprio. Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Biquini Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude.
Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, em que Renato Russo ocupa o 25°. lugar


La Bamba é um filme de 1987 biográfico americano escrito e dirigido por Luis Valdez que segue a vida e a carreira de Chicano rock 'n' roll estrela
Richard Steven Valenzuela (13 de maio, 1941 - 3 de fevereiro de 1959), conhecido profissionalmente como Ritchie Valens, foi um cantor, compositor e guitarrista. Um pioneiro do rock e roll e um antepassado do movimento rock Chicano, a carreira de gravação dele "durou oito meses, uma vez que terminou abruptamente quando ele foi morto em um acidente de avião.
Durante este tempo, ele teve vários hits, mais notavelmente "La Bamba", que ele adaptou de uma canção popular mexicana. Ele transformou a música em  com um ritmo de rock e batidas, e se tornou um hit em 1958, tornando ele um pioneiro do movimento rock and roll de língua espanhola.
Em 3 de fevereiro de 1959, no "O Dia em que a música morreu", ele morreu em um acidente de avião  que também causou a morte de colegas músicos Buddy Holly e JP "The Big Bopper" Richardson. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 2001.

Mate me Suavemente: A Historia de Roberta Flack
Um documentário seguindo o caminho atípico da cantora de soul Roberta Flack e sua ascensão à fama, tendo como cenário turbulento o movimento dos direitos civis dos Estados Unidos. Apresenta entrevistas com Dionne Warwick, Johnny Mathis e Cissy Houston.
Roberta Flack Cleopatra (nascida em 10 de fevereiro de 1937 ou 1939 ) é uma cantora e música americana. Ela é mais conhecida por seu clássico singles # 1 "A primeira vez que eu vi seu rosto", "Killing Me Softly com sua canção" e "Feel Like Makin 'Love", e para "Where Is the Love" e "The Closer I Get to You ", dois de seus muitos duetos com o falecido Donny Hathaway.
 Ela foi a primeira a ganhar o Grammy de Gravação do Ano duas vezes consecutivas. "A primeira vez que eu vi seu rosto" venceu em 1973 os Grammys e "Killing Me Softly com sua canção" venceu em 1974 Grammys. Ela continua sendo a única artista solo ter conseguido este feito, e só U2, quem fez isso em 2001 e em 2002 , tem feito isso desde então.


As Irmãs Dolly é um filme americano  biográfico 1945 sobre as Irmãs Dolly, gêmeas idênticas que se tornaram famosas como artistas na Broadway e na Europa nos primeiros anos do século XX Jennie e Rosie Dolly, artistas de origem húngara. 
Rose "Rosie" Dolly (25 de outubro de 1892 - 01 de fevereiro de 1970) e
Jenny Dolly (25 de outubro de 1892 - 01 de junho de 1941), eram dançarinas, atrizes gêmeas
idênticas húngaro-americano.
Mundo e Musica - Words and Music (1948 film)
O filme é mais lembrado por que caracteriza o emparelhamento tela final entre Rooney e Judy Garland, e para o mostruário pródiga do catálogo de canções de Richard Charles Rodgers (28 de junho de 1902 - 30 de dezembro de 1979) foi um compositor americano de música para mais de 900 canções e por 43 musicais da Broadway. Ele também compôs música para filmes e programas de televisão e Lorenz Milton Hart (May 2, 1895 – November 22, 1943) . O script, como em muitos filmes, foi fortemente ficcional. Ele higienizado complexo de problemas psicológicos e comportamento auto-destrutivo de Lorenz, que levou à dissolução da parceria escrito e contribuiu para a morte prematura de Lorenz. Além disso, embora compreensível para a época, o filme também evita qualquer menção à homossexualidade de Lorenz.


Procurando Homem Sugar  é um documentário 2012 sueco-britânico de um fenômeno cultural Sul Africano dirigido e escrito por Malik Bendjelloul que detalha os esforços de duas fãs de Cape Town no final de 1990, para descobrir se os rumores da morte do músico americano Sixto Rodriguez era verdadeira, se não, para descobrir o que havia acontecido com ele. 
A música de Rodriguez, que nunca tinha alcançado sucesso nos Estados Unidos, tornou-se muito popular na África do Sul, embora pouco se sabia sobre ele nesse país. Em 10 de Fevereiro de 2013, o filme ganhou o Prêmio BAFTA de Melhor Documentário na 66a British Academy Film Awards, em Londres,  e, duas semanas depois ele ganhou o Oscar de Melhor Documentário no Oscar 85th em Hollywood.  Malik cometeu suicídio um ano depois.
Sixto Diaz Rodriguez, também conhecido como Rodríguez ou Jesús Rodríguez (nascido em 10 de julho de 1942), é um músico folclórico norte-americana de Detroit, Michigan. Sua carreira inicialmente teve curta duração, com dois álbuns  pouco vendidos no início de 1970 e duas turnês australianas. Embora mantendo um público fiel na Austrália, Rodriguez tornou-se extremamente bem sucedida e influente na África do Sul.   Havia rumores  lá que ele teria cometido suicídio.
Na década de 1990,  os fãs sul-Africanos conseguiram encontrar e contactar Rodriguez, que levou a um inesperado renascimento de sua carreira musical. Isto é contado no documentário que ajudou a dar Rodriguez uma certa fama em seu país de origem.
Em 9 de maio de 2013, Rodriguez recebeu um honorário de Doutor em Letras Humanas.


Selena (1997) é um filme de drama musical biográfico Americano  sobre a vida e a carreira da  estrela da música Selena, que foi  assassinada por Yolanda Saldívar, o presidente de seu fã-clube com a idade de 23 anos.


                                                  Selena foi interpretada por Jennifer Lopez
Selena Quintanilla-Pérez ( 16 de abril de 1971 - 31 de março de 1995), foi um cantora, compositora, porta-voz, atriz e designer de moda americana . As suas contribuições para a música e a moda, a tornou um das artistas mais célebres do final do século 20.   Ela também está entre os artistas latinos mais influentes de todos os tempos.

Sid e Nanci O Amor Mata
Sid Vicious nome artístico de John Simon Ritchie-Beverly (10 de Maio de 1957 — 2 de Fevereiro de 1979) foi um músico inglês, conhecido por tratar-se de um ícone da cultura punk, tocar baixo na banda Sex PistolsSid Vicious, antes de entrar para a banda Sex Pistols, era baterista do Siouxsie & The Banshees. Também foi vocalista da banda The Flowers Of Romance.
Em novembro de 1977, Sid conheceu Nancy Laura Spungen (27 de fevereiro de 1958 – 12 de outubro de 1978) , por quem se apaixonou. Nancy era uma drogada que tentava a vida como prostituta em Nova York e acabou com fama de groupie, por correr atrás de vários astros do rock. Ninguém gostava dela, então ela arriscou a sorte na Inglaterra e foi parar no apartamento da amiga Linda, o mesmo de Sid e Johnny, bem na epóca que Sid entrou nos Sex Pistols.
Nancy já era viciada em heroína, enquanto Sid ainda era virgem. Começaram a namorar, e ele pediu a Nancy que lhe desse heroína, afirmando que já sabia usar. Passou o dia inteiro a vomitar.Nancy dividia um colchão com Sid no apartamento.Ela relata que tirou sua virgindade e o encantou. Sid se uniu a ela e aos seus amigos e se viciaram juntos em heroína (ele já tinha a filosofia de vida de viver intensamente e morrer jovem). Ele usava maconha e anfetaminas apenas para se divertir.Os amigos de Sid tentaram ajudá-lo a sair da situação. Eles achavam que afastá-lo de Nancy seria a solução. Malcon, sem sucesso, tentou sequestrá-la, mas apenas conseguiu mantê-la fora da turnê americana. De qualquer forma, Sid bebia e falava de Nancy o tempo todo durante a turnê, o que comprova que era sua vontade estar com Nancy.
Após o termino da banda, Sid foi morar com Nancy em Nova York, no hotel Chelsea. Spungen tornou-se sua manager em 1978. Chegou um momento em que Sid estava convencido de que ele era a alma da banda e que poderia muito bem seguir em carreira solo. Até fez uma versão da música My Way (de Paul Anka), mas não foi muito longe. A carreira solo de Sid fracassou completamente e todo o dinheiro que conseguia era destinado ao vício em heroína.
Sid e a namorada brigavam muito e, em 12 ou 13 de outubro, varia conforme a fonte, ele encontrou a namorada morta no banheiro com uma facada no abdômen, no quarto nº100 onde moravam. Uma das histórias diz que Sid estava drogado e a matou. Outra versão envolve dinheiro desaparecido durante o assassinato e conta que Nancy foi assassinada por um traficante que vivia no apartamento. A terceira versão da história diz que Nancy, drogada, se matou. Ela não esperava nada da vida e eles tinham um pacto de suicídio.Sid foi preso acusado de assassinar a mulher. Arrasado, tentou se matar várias vezes na cadeia e, enquanto esteve lá, Sid escreveu poesias e músicas para Nancy.
Juntando 30 mil dólares, a gravadora pagou a fiança e Sid foi libertado. Dizem que ele era um bom compositor e que as letras escritas na prisão nunca foram gravadas.


 Toni Braxton: Unbreak My Heart (2016) - Não Quebre Meu Coração
A história de vida da ícone do R & B é narrada, relatando sua descoberta como uma cantora e estrelato posterior, sua batalha com lúpus, e as muitas lutas pessoais que ela superou ao longo do caminho.


Tim Buckley- Saudações de Tim Buckley
A crônica dos dias que antecederam a apresentação de Jeff Buckley em homenagem concerto de seu pai em 1991.

Jeffrey Scott "Jeff" Buckley (17 de Novembro, 1966 - 29 de maio de 1997), criado como Scott "Scottie" Moorhead, foi um cantor, compositor e guitarrista americano. Depois de rejeitar muito interesse das gravadoras e gerente de seu pai ,ele assinou contrato com a Columbia, recrutou uma banda, e gravou o que seria o seu único álbum de estúdio, Grace, em 1994. Rolling Stone considerou-o um dos maiores cantores de todos os tempos.
Timothy Charles "Tim" Buckley III (14 de fevereiro 1947-1929 junho de 1975) foi um cantor, compositor e guitarrista americano. Sua música e estilo mudou consideravelmente ao longo dos anos; seu primeiro álbum (1966) foi principalmente popular, mas seus álbuns subsequentes incorporado jazz, psicodélico, funk, soul, avant-garde e um "voz como instrumento de" evolução som. Embora ele não encontrou sucesso comercial durante sua vida, Tim é admirado por gerações posteriores por sua inovação como músico e capacidade vocal. Ele morreu com a idade de 28 a partir de uma overdose de heroína, deixando para trás seus filhos Taylor e Jeff.

Tim Maia é um filme de drama brasileiro, uma obra biográfica sobre o cantor Tim Maia. Foi adaptado e dirigido por Mauro Lima, baseado no livro Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia de Nelson Motta, que rendeu um musical de teatro.
Tim Maia, nome artístico de Sebastião Rodrigues Maia ( 28 de setembro de 1942 — 15 de março de 1998), foi um cantor, compositor, maestro, produtor musical, multi-instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil. Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos.
 Nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde, em sua infância, já teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, no qual cantou junto a Roberto Carlos.
Em 1959, emigrou para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas. Em 1970, gravou seu primeiro disco, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso país afora com músicas como "Azul da Cor do Mar" e "Primavera".
Nos três anos seguintes, lançou vários discos homônimos, fazendo sucesso com canções como "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)" e "Gostava Tanto de Você". De 1975 a 1977, aderiu à doutrina filosófico-religiosa conhecida como Cultura Racional, lançando, nesse período, as músicas "Que Beleza" e "Rodésia". Desiludiu-se com a doutrina e voltou ao seu estilo de música anterior, lançando sucessos como "Descobridor dos Sete Mares" e "Me Dê Motivo". Muitas de suas músicas foram gravadas sob a editora Seroma e a gravadora Vitória Régia Discos, sendo um dos primeiros artistas independentes do Brasil. Ganhou o apelido de "síndico do Brasil" de seu amigo Jorge Ben Jor na música W/Brasil. Na década de 1990, diversos problemas assolaram a vida do cantor: problemas com as Organizações Globo e a saúde precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento de seu grau de obesidade. Sem condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, saiu em uma ambulância e, após duas paradas cardiorrespiratórias, faleceu. É amplo seu legado à história da música brasileira, e sua obra veio a influenciar diversos artistas, como seu sobrinho Ed Motta e seu filho Léo Maia (também cantores).A revista norte-americana Rolling Stone classificou Tim Maia como o maior cantor brasileiro de todos os tempos , e também como o 9º maior artista da música brasileira.


O que o Amor Tem a Ver com Isto
Anna Mae Bullock nasceu no dia 26/11/1939,
mais conhecida pelo seu nome artístico Tina Turner Bach, é uma cantora, dançarina, atriz e autora, cuja carreira se estendeu por mais de meio século, ganhando-lhe amplo reconhecimento e inúmeros prêmios. Nascida e criada nos Estados Unidos, ela agora é um cidadão suíço.
Ela começou sua carreira musical em meados dos anos 1950 como um cantora Ike Turner com Kings of Rhythm, primeira gravação  em 1958 sob o nome de "Little Ann".  A sua introdução ao público como Tina Turner começou em 1960 como um membro do Ike & Tina Turner Revue. Em sua autobiografia, Eu, Tina, ela revelou vários casos de violência doméstica grave contra ela por Ike Turner antes da sua separação e posterior 1976 1978 divórcio. Criado como batista, ela fundiu sua fé com o budismo em 1971, creditando a religião e seu cântico espiritual de Nam Myoho Renge Kyo para ajudá-la a suportar durante tempos difíceis. 
Após seu divórcio de Ike Turner, ela reconstruiu sua carreira através de performances ao vivo. No início de 1980, ela lançou um grande retorno com outro seqüência de hits, começando em 1983 com o single "Vamos ficar juntos", seguido pela liberação 1984 de seu quinto álbum solo Private Dancer, que se tornou um sucesso mundial. "O que o amor tem a ver com isso", o primeiro single ganhou três prêmios Grammy, incluindo Gravação do Ano. Seu sucesso solo continuou com os álbuns multi-platina quebrar todas as regras e Negócios Estrangeiros e com singles como "Nós não precisa de outro Hero (Thunderdome)", "The Best" e "GoldenEye" para o filme de James Bond com o mesmo nome . "O que o amor tem a ver com isso" foi usado mais tarde como o título de um filme biográfico baseado livremente adaptado de sua autobiografia. Além de sua carreira musical, Tina também tem tido sucesso em filmes, incluindo o papel da Acid Queen em 1975 musical de rock Tommy, um papel de protagonista ao lado de Mel Gibson em 1985 filme de ação Mad Max Beyond Thunderdome, e uma participação especial no 1993 filme Last Action Hero.
Uma das mais  artistas da música  que mais vendeu no mundo de todos os tempos, ela também tem sido referida como a Rainha do Rock 'n' Roll. Tina foi denominado a Rocha feminino mais bem sucedido 'n' artista Roll, receber onze prêmios Grammy, incluindo oito prêmios competitivos e três Grammy Hall da Fama prêmios. Tina também vendeu mais bilhetes para o concerto do que qualquer outro artista solo na história. Seu álbum combinado total e único de vendas de aproximadamente 100 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-a uma das maiores fêmeas de venda na história da música.  Ela é conhecida por sua presença de palco enérgica, vocais poderosos e longa carreira. Em 2008, Turner retornou de semi-aposentadoria para embarcar em sua Tina !: 50 Aniversario Tour. turnê de Turner tornou-se um dos mais altos de venda do bilhete mostra de 2008-09.  Rolling Stone classificou-a no. 63 em seus 100 maiores artistas de todos os tempos.  Em 1991, foi introduzido no Hall da Fama do Rock e Roll.
Abaixo Frases  joias de Tina:
Meu maior segredo de beleza é ser feliz comigo mesmo. Eu não uso cremes especiais ou tratamentos - Vou usar um pouco de tudo. É um erro pensar que você é o que você coloca em si mesmo. Eu acredito que a sua aparência  tem a ver com como você se sente sobre si mesmo e sua vida. A felicidade é o maior segredo de beleza.
Eu acredito que se você simplesmente se levantar e ir, a vida vai se abrir para você.
Às vezes você tem que deixar tudo ir - purgar-se. Se você está descontente com qualquer coisa ... o que quer que esteja te trazendo para baixo, livrar-se dele. Porque você vai descobrir que quando você está livre, sua verdadeira criatividade, o seu verdadeiro eu sai.
Eu sou Self-made. Eu sempre quis me tornar uma pessoa melhor, porque eu não fui educada. Mas isso era o meu sonho - ter classe.
Então, procurei por modelos, olhei para as esposas dos presidentes. Claro, você está falando de uma menina de fazenda que estava nos campos, sonhando, anos atrás, desejando que ela era esse tipo de pessoa. Mas se eu tivesse sido esse tipo de pessoa, você acha que eu poderia cantar com as emoções que eu tenho? Você canta com essas emoções, porque você teve dor em seu coração.
Nos EUA não existe um equivalente feminino ao deus.
Para mim, a deusa é a fêmea de Deus, Ela é poderosa se for diferente.
Você da os seus problemas a um deus, mas o que você realmente precisa é deus levá-la para dentro de você.
"Eu nunca vou ceder a velhice até me tornar velha. E eu não sou velha ainda! " Tina Tuner

Zezé Di Camargo & Luciano
2 Filhos de Francisco é um filme brasileiro lançado em 2005, do gênero drama, dirigido por Breno Silveira e baseado na vida dos músicos: Zezé Di Camargo & Luciano.
José de Camargo (17 de agosto de 1962) e Welson David de Camargo ( 20 de janeiro de 1973).




 Sempre Whitney Houston
Whitney Elizabeth Houston (9 de agosto de 1963-11 de fevereiro de 2012)
Foi uma cantora, atriz, produtora e modelo americana, 
 Em 2009, o Guinness World Records citou-a como a mulher mais premiada de todos os tempos, 425 prêmios conquistados em sua carreira ate 2013.
Ela é uma das mais vendidas artistas da música pop de todos os tempos, com uma estimativa de 170-200 milhões de discos vendidos em todo o mundo. Ela lançou seis álbuns de estúdio, um álbum de férias e três álbuns de trilhas sonoras de filmes, todos com diamante, multi-platina, platina ou certificação de ouro. Apelação do cruzamento de Houston nas paradas de música popular, bem como sua proeminência na MTV, começando com seu vídeo de "Como eu saberei", influenciou várias mulheres artistas que seguem seus passos. 
Ela é a única artista a ter sete consecutivos No. 1 na Billboard Hot 100 hits. Ela é a segunda artista atrás de Elton John e a única mulher a ter dois prêmios número um da Billboard 200 Álbum (anteriormente "Top Albums Pop") na revista gráficos de fim de ano da Billboard. O álbum de estréia de Whitney Houston de 1985 tornou-se o best-seller álbum de estreia para uma mulher na história. Rolling Stone nomeou-o o melhor álbum de 1986, e classificou-o, no número 254 na lista da revista dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos.  
O seu segundo álbum de estúdio Whitney (1987) tornou-se o primeiro álbum por uma mulher para estrear no número um na Billboard 200 álbuns. 
A primeira atuação dela como atriz , foi como a estrela do filme O Guarda-Costas (1992). A trilha sonora original do filme ganhou o Prêmio Grammy 1994 para Álbum do Ano. Seu primeiro single, "I Will Always Love You", se tornou o single mais vendido por uma mulher na história da música. 
Com o álbum, ela tornou-se o primeiro ato (solo ou em grupo, sexo masculino ou feminino) a vender mais de um milhão de cópias de um álbum dentro de um único período de semana sob o sistema Nielsen SoundScan. O álbum faz sua parte superior ato feminina em a lista de top 10 dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, em número de quatro. 
Houston continuou a estrelar em filmes e contribuir para suas trilhas sonoras, incluindo os filmes Falando de Amor (1995) e Anjo em Minha Vida (1996). A  Esposa trilha sonora do Pregador tornou-se o álbum gospel mais vendido na história
Em 11 de fevereiro de 2012, Houston foi encontrada morta em seu quarto no Beverly Hilton, em Beverly Hills, Califórnia. O relatório do médico legista oficial mostrou que ela tinha se afogado acidentalmente na banheira, com doença cardíaca e uso de cocaína listados como fatores contribuintes. 

 Waldick Sempre no Meu Coração dirigido por Patricia Pillar.
Eurípedes Waldick Soriano (13 de Maio de 1933, - 4 de setembro de 2008, Rio de Janeiro) foi um cantor e compositor brasileiro, mais conhecido como compositor e cantor de músicas no estilo brega. 
Waldick nasceu na Bahia, onde viveu e trabalhou como motorista de caminhão, prospector, e no trabalho manual até os 25 anos de idade, quando mudou-se para São Paulo em 1959, onde começou a trabalhar na Rádio Nacional. Seu primeiro álbum foi lançado em 1960, e seu estilo de dramáticas canções sentimentais tornou-se popular em todo o Brasil. Ele passou a gravar dezenas de álbuns e marcar muitos sucessos.
Esta Terra é Minha Terra (1976) O início da vida de Woody como um cantor folclórico vagabundo.
Woodrow Wilson "Woody" Guthrie (14 de julho de 1912 - 03 de outubro de 1967) foi um cantor, compositor e músico norte-americano cujo legado musical inclui centenas de canções de crianças, política, tradicional , baladas e obras improvisadas. 
Ele freqüentemente se apresentava com o slogan "Esta máquina mata fascistas" exibidos em sua guitarra. A sua canção mais conhecida  é "This Land Is Your Land". Muitas de suas músicas gravadas estão arquivadas na Biblioteca do Congresso. Compositores como Bob Dylan,  Bruce Springsteen, Robert Hunter, Pete Seeger,  reconheceram ele como uma grande influência.
Muitas de suas canções são sobre suas experiências durante a Grande Depressão, quando ele viajou com agricultores deslocados de Oklahoma para a Califórnia e aprenderam as suas canções folclóricas e blues tradicionais , o que lhe valeu o apelido de "Dust Bowl Troubadour". Ao longo de sua vida Guthrie foi associado a grupos de comunistas americanos, embora aparentemente não era membro de nenhum. 
Ele foi casado três vezes e pai de oito filhos, incluindo músico folclórico americano Arlo Guthrie. Ele morreu devido a complicações de uma desordem neurológica progressiva genética. Durante seus últimos anos, apesar de sua doença, Guthrie serviu como uma figura de proa do movimento popular, proporcionando inspiração para uma geração de novos músicos populares.


Tico-Tico no Fubá é um filme brasileiro de 1952, do gênero drama musical, dirigido por Adolfo Celi. O roteiro é um biografia romanceada do compositor musical Zequinha de Abreu (há um aviso de que as pessoas mostradas em sua maior parte são fictícias). Segundo o filme, Branca é uma artista de circo, cujo nome foi dado por Zequinha a outra composição, mostrada com destaque no filme. Na vida real, Branca era filha do chefe da estação de sua cidade. Zequinha compôs uma valsa de improviso em sua homenagem por volta de 1910 sendo que no filme os dois se conhecem em 1912.
José Gomes de Abreu, mais conhecido como Zequinha de Abreu ( 19 de setembro de 1880 —  22 de janeiro de 1935) foi um músico, compositor e instrumentista brasileiro. Tocava flauta, clarinete e requinta. Um dos maiores compositores de choros, é autor do famoso choro "Tico-Tico no Fubá", que foi muito divulgado no Exterior nos anos 40 por Carmen Miranda. Zequinha foi organizador e regente de orquestras e bandas no interior paulista.
Zequinha de Abreu era o mais velho dos oito filhos do boticário José Alacrino Ramiro de Abreu e de Justina Gomes Leitão. Sua mãe queria que ele seguisse a carreira de padre e o pai desejava que ele se formasse em medicina. Mas aos seis anos de idade ele já mostrava que tinha vocação para a música, tirando melodias da flauta. Ainda durante o curso primário organizou uma banda na escola, da qual ele mesmo era o regente. Com 10 anos, já tocava requinta, flauta e clarineta na banda e ensaiava suas primeiras composições.
 Em 1894 ele foi para o Seminário Episcopal de São Paulo, onde aprendeu harmonia. Aos 17 anos voltou para sua cidade natal e fundou sua própria orquestra, visando se apresentar em saraus, bailes, aniversários, casamentos, serestas e em cinemas, acompanhando os filmes mudos. Nessa época, fez suas primeiras composições conhecidas, como "Flor da Estrada" e "Bafo de Onça".
Aos 18 anos contraiu matrimônio com Durvalina Brasil, que tinha apenas 14 anos de idade. O casal morou por alguns meses no Distrito de Santa Cruz da Estrela, atual Jacerandi. Cuidavam de uma farmácia e de uma classe de ensino primário. De volta a Santa Rita, Zequinha coordenou o trabalho da orquestra com os cargos de secretário da Câmara Municipal e de escrevente da Coletoria Estadual.