Saturday, September 5, 2015

Cantores Revelados em Filmes Biográficos e Documentários - Parte III (L-Z)

Lead Belly
Leadbelly (1976) é um filme dirigido por Gordon Parks, e estrelou Roger E. Mosley no título role. O filme centra-se sobre os problemas da juventude dele no Sul segregado, incluindo seu tempo na prisão, e seus esforços para lançamento de sua música. A história segue ele durante os primeiros anos, quando trabalhava para ser um cantor/compositor muito famoso. Em flashbacks, segue-se o seu primeiro casamento, ele indo para lugares diferentes, incluindo um bordel, e narra as muitas vezes em que ele começou a ter problemas com a lei, incluindo o desembarque na prisão por um assassinato acidental, ele nunca quis cometer.
 
Huddie William Ledbetter (20 de janeiro de 1888 - 6 de dezembro de 1949) foi um músico   popular americano de blues, notável por seus vocais fortes, virtuosismo na guitarra de doze cordas, e a introdução do songbook de padrões folclóricos. Ele  geralmente tocava  as doze cordas da guitarra, ele também sabia tocar piano, bandolim, gaita, violino, e acordeão diatônico.  Em algumas de suas gravações, ele canta enquanto bate as mãos ou os pés.
Os temas de música dele  incluíram gospel; blues sobre as mulheres, bebidas alcoólicas, a vida na prisão e racismo; canções folclóricas sobre cowboys,  trabalho, marinheiros, o pastoreio de gado, e dança. Ele também escreveu músicas sobre pessoas na notícia, como Franklin D. Roosevelt, Adolf Hitler, e Howard Hughes. Ele foi introduzido no Hall Rock e Roll da Fama em 1988.

Legenda do Leadbelly (2015) um perfil de sua influência na música  moderna.

Kurt Cobain promoveu o legado de Lead Belly, e algumas audiências de rock moderno devem sua familiaridade com Lead Belly à performance do Nirvana de "Where Did You Sleep Last Night" em um show televisionado mais tarde lançado como MTV Unplugged em Nova York. Cobain se refere à sua tentativa de convencer David Geffen a comprar a guitarra Lead Belly para ele em um intervalo antes de a música ser tocada. Em seus cadernos, Cobain listou o último volume da última sessão do Lead Belly. 1 como um dos 50 álbuns mais influentes na formação do som do Nirvana. Ele foi incluído na lista "Os 100 melhores álbuns que você nunca ouviu" da NME. 

Bob Dylan credita a Lead Belly por colocá-lo na música Folk. Em sua palestra para o Prêmio Nobel, Dylan disse "alguém - alguém que eu nunca tinha visto antes - me entregou um disco do Lead Belly com a música 'Cotton Fields'. E esse disco mudou minha vida ali mesmo. Transportou-me para um mundo que eu nunca conheci. Foi como se uma explosão tivesse explodido. Como se eu estivesse caminhando na escuridão e de repente a escuridão fosse iluminada. Foi como se alguém colocasse as mãos em mim. Devo ter


Little Richard




Little Richard  (2000) é um filme biográfico dirigido por Robert Townsend. Baseado no livro  de 1984, Quasar de Rock: A Vida e O Tempo de  Little Richard por charles White
que narra a ascensão do ícone musical americano Little Richard de sua infância pobre em Macon, Geórgia para alcançar o estrelato como um dos pioneiros da música rock and roll e os conflitos entre sua religião e estilo de vida secular, o que -o leva a uma aposentadoria precoce após o concerto da Austrália de 1957, e, posteriormente, um retorno a realização secular durante um concerto em Londres em 1962.
Richard Wayne Penniman (nascido em 05 de dezembro de 1932), conhecido pelo seu nome artístico Little Richard, é um artista americano, compositor e músico.

Luciano & Zezé Di Camargo

2 Filhos de Francisco é um filme brasileiro lançado em 2005, do gênero drama, dirigido por Breno Silveira e baseado na vida dos músicos: Zezé Di Camargo & Luciano. José de Camargo (17 de agosto de 1962) e Welson David de Camargo ( 20 de janeiro de 1973).

Luiz Gonzaga e Gonzaguinha

Luiz Gonzaga e Gonzaguinha - Gonzaga de Pai para Filho é um filme de drama brasileiro de 2012, dirigido por Breno Silveira, escrito por Patrícia Andrade e estrelado por Chambinho do Acordeon e Júlio Andrade. Inspirado na biografia dos cantores Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, pai e filho respectivamente.
Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, (13 de dezembro de 1912 — 2 de agosto de 1989) foi um importante compositor e cantor popular brasileiro. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o Sertão Nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Ele ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).
                                        Luiz Gonzaga e a versão de Nivaldo Expedito 
Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha (22 de setembro de 1945 —  29 de abril de 1991) foi um cantor e compositor brasileiro.
Ele teve dois filhos com a primeira mulher Ângela: Daniel e Fernanda. Teve depois uma filha com a atriz Sandra Pêra, a atriz e cantora Amora Pêra. Ele fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU), com Aldir Blanc, Ivan Lins, Márcio Proença, Paulo Emílio e César Costa Filho. Tal movimento teve importante papel na música popular do Brasil nos anos 70 e em 1971 resultou no programa na TV Globo Som Livre Exportação.


Característico pela postura crítica à ditadura, submeteu-se ao DOPS. Assim, das 72 canções mostradas, 54 foram censuradas, entre as quais o primeiro sucesso, Comportamento Geral. Neste início de carreira, a apresentação agressiva e pouco agradável aos olhos dos meios de comunicação lhe valeram o apelido de "cantor rancor", com canções como Piada infeliz e Erva. Com o começo da abertura política, na segunda metade da década de 1970, começou a modificar o discurso e a compor canções de tom mais aprazível para o público da época, como: Começaria tudo outra vez, Explode Coração, Grito de alerta e O que é o que é, e também temas de reggae, como Nem o pobre nem o rei.
As composições foram gravadas por muitos dos grandes intérpretes da MPB, como Maria Bethânia, Zizi Possi, Simone, Elis Regina(Redescobrir ou Ciranda de Pedra), Fagner, e Joana
                                                         Gonzaguinha e a versão de Júlio Andrade 
Em 1975 dispensou os empresários e se tornou um artista independente, o que fez em 1986 fundar o selo Moleque, pelo qual chegou a gravar dois trabalhos.
Nos últimos doze anos de vida, Gonzaguinha viveu em Belo Horizonte com a segunda mulher Louise Margarete Martins (Lelete) e a filha deles, a caçula Mariana.

Lenny Kravitz  

 Just Let Go - Lenny kravitz Live
Veja Lenny Kravitz se apresentar ao vivo e o que acontece atrás dos palcos.

Leonard Albert Kravitz (nascido em 26 de maio de 1964) é um cantor e compositor americano, multi-instrumentista, produtor musical e ator. 

Kravitz ganhou o Prêmio Grammy de Melhor Performance Vocal de Rock Masculino por quatro anos consecutivos de 1999 a 2002, quebrando o recorde de mais vitórias naquela categoria e estabelecendo o recorde de mais vitórias consecutivas em uma categoria por um homem. Ele foi indicado e ganhou outros prêmios, incluindo American Music Awards, MTV Video Music Awards, Radio Music Awards, Brit Awards e Blockbuster Entertainment Awards. Ele foi nomeado Oficial da Ordre des Arts et des Lettres em 2011, e interpretou Cinna na série de filmes Jogos Vorazes. Em sua carreira, Kravitz vendeu mais de 40 milhões de álbuns em todo o mundo.

 

Leonard Albert Kravitz nasceu filho único da atriz Roxie Roker (1929–1995) e do produtor de notícias da televisão NBC Sy Kravitz (1924–2005). Sua mãe era cristã. Seu pai era descendente de judeus ucranianos. Através de sua mãe, Kravitz é um primo de segundo grau do apresentador meteorológico de televisão Al Roker.

Kravitz escreveu a canção "Bank Robber Man" depois que o Departamento de Polícia de Miami o deteve e o algemou enquanto caminhava para a academia com seu treinador, porque a polícia afirmou que ele correspondia à descrição de um ladrão de banco. Kravitz não tinha nenhuma identificação com ele na época e a polícia no local não acreditou que ele fosse de fato Lenny Kravitz. O caixa do banco que foi roubado foi então levado à cena e disse que Kravitz não era o ladrão do banco. Posteriormente, a polícia de Miami enviou policiais à casa de Kravitz para se desculpar pela detenção. Quando questionado se acha que o incidente foi um caso de discriminação racial, Kravitz disse que não tinha certeza, embora algumas letras da música sugiram o contrário.

Em 1985, Kravitz conheceu a atriz do Cosby Show, Lisa Bonet. Eles fugiram para se casar em uma cerimônia em Las Vegas em 16 de novembro de 1987, quando ela tinha 20 anos. Ele e Bonet tiveram uma filha, Zoë Isabella Kravitz, em 1º de dezembro de 1988, que se tornou atriz, cantora e modelo. Kravitz e Bonet se separaram em 1991.

Kravitz namorou a cantora e modelo francesa Vanessa Paradis de 1992 a 1996. Ele começou a namorar a modelo brasileira Adriana Lima em 2001, e eles viveram juntos antes de se comprometerem em 2002. O noivado foi cancelado em abril de 2003. Lima foi destaque no videoclipe de O single de 2002 de Kravitz "Yesterday Is Gone (My Dear Kay)". Ele então namorou brevemente e foi noivo da atriz australiana Nicole Kidman de 2003 a 2004.

  

Marvin Gaye

Marvin Gaye: R&B Legend
Marvin Gaye, nascido Marvin Pentz Gay Jr.,( 2 de abril de 1939 — 1 de abril de 1984), foi um cantor popular de soul e R&B, arranjador, multi-instrumentista, compositor e produtor. Ganhou fama internacional durante os anos 60 e 70 como um artista da gravadora Motown.
O início da carreira do cantor foi em 1961, na Motown, onde Gaye rapidamente se tornaria o principal cantor da gravadora e emplacaria numerosos sucessos durante os anos sessenta, entre eles "Stubborn Kind of Fellow", "How Sweet It Is (To Be Loved By You)", "I Heard It Through the Grapevine" e vários duetos com Tammi Terrell, incluindo "Ain't No Mountain High Enough" e "You're All I Need to Get By", antes de mudar sua própria forma de se expressar musicalmente. Gaye é importante por sua luta por produzir seus sucessos, mas criativamente restritivo - no processo de gravação da Motown, intérpretes, compositores e produtores eram geralmente mantidos em áreas separadas.
Com seu bem-sucedido álbum What's Going On, de 1971, e outros lançamentos subsequentes - incluindo  Trouble Man, de 1972, e Let's Get It On, de 1973, Gaye, que vez ou outra compunha canções para artistas da Motown no início da sua carreira, provou também que poderia tanto escrever quanto produzir seus próprios discos sem ter de confiar no sistema da Motown. Ele é também conhecido por seu ambientalismo, talvez mais evidente na canção "Mercy Mercy Me (The Ecology)".

Durante os anos setenta, Gaye lançaria outros notáveis álbuns, incluindo  Let 's Get It On e I Want You, além de ter emplacado vários sucessos, como "Let 's Get It On" e "Got to Give It Up". Já no começo dos anos oitenta, seria a vez do hit "Sexual Healing", que lhe rendeu - antes de sua morte - dois prêmios Grammy. Até o momento de ser assassinado pelo seu pai, em 1984, Gaye tinha se tornado um dos mais influentes artistas da cena soul. 

Michael Jackson

Michael Jackson: A Última Foto é um documentário  sobre a últimas fotos da capa da revista de Michael Jackson em 2007. O filme é uma história original contada através dos olhos dos mais próximos amigos, fotógrafos e estilistas de Michael que tinham ajudado Jackson a se preparar para seu retorno em 2007 aos Estados Unidos retorno após vários anos vivendo em reclusão no exterior.
Michael Joseph Jackson  (29 Agosto, 1958-1925 junho de 2009) foi um cantor, compositor, produtor musical, dançarino e ator. Chamado de Rei do Pop,  suas contribuições para a música e dança, junto com a divulgação da sua vida pessoal, fizeram dele uma figura mundial na cultura popular por mais de quatro décadas.
A oitava criança da família Jackson,  estreou na cena musical profissional, juntamente com seus irmãos mais velhos  e como um membro do Jackson 5 em 1964, e começou sua carreira solo em 1971. No início de 1980 , Jackson tornou-se uma figura dominante na música popular. Os vídeos de música para suas canções, incluindo os de "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller", foram creditados com a quebra de barreiras raciais e com a transformação do meio em uma forma de arte e ferramenta promocional. A popularidade destes vídeos ajudou a trazer o então relativamente novo canal de televisão MTV para a fama. Com vídeos, como "Black or White" e "Scream", ele continuou a inovar a forma durante toda a década de 1990, bem como criar uma reputação como um artista de turnês solo. Através de performances de palco e vídeo, Jackson popularizou uma série de técnicas de dança complicadas, como o robot e o moonwalk, a que deu o nome. Seu som característico e estilo influenciou vários artistas de vários gêneros musicais.

Os Jacksons:  Um Sonho Americano é uma minissérie de quatro horas americano  baseada na história da família Jackson, uma das famílias musicais de maior sucesso no show business, e os anos iniciais e bem sucedidos do grupo Motown populare The Jackson 5.
Joseph Walter "Joe" Jackson (nascido em 26 de julho de 1928) é um gestor de talentos e o pai da família Jackson
Katherine Esther Jackson (Kattie B. Screws no 04 de maio de 1930) é a matriarca da família musical Jackson
Maureen Reillette "Rebbie" Brown (née Jackson, nascido 29 de maio de 1950) é uma cantora american. 
Sigmund Esco "Jackie" Jackson (nascido em 04 de maio de 1951).
Toriano Adaryll "Tito" Jackson (nascido em 14 de outubro de 1953) é um cantor e guitarrista americano
Jermaine La Jaune Jackson (nascido em 11 de dezembro de 1954) é um cantor, baixista, compositor e diretor de cinema ocasional, Ele também produziu e duetos com a cantora americana Whitney Houston.
La Toya Jackson Yvonne (nascida em 29 de maio de 1956) é um cantora , compositora, atriz, personalidade de televisão,  empresária, filantropo, ativista e ex-modelo.
Marlon David Jackson (nascido em 12 de março, 1957) é o sexto filho da família Jackson, ele é um americano artista, cantor, dançarino
Steven Randall "Randy" Jackson (nascido em 29 outubro de 1961) é uma cantora norte-americana
e músico.
Diana Ernestine Earle Ross (nascida em 26 de março de 1944) é uma cantora, atriz, produtora musical americano e um compositora ocasional.

The Jackson Five - Desenho Animado

Noel Rosa
Noel - O Poeta da Vila é um filme brasileiro de 2006, um drama biográfico dirigido por Ricardo van Steen.
Aos 17 anos Noel Rosa é um jovem engraçado, que possui um defeito no queixo, estuda Medicina e toca numa banda regional. Gosta da companhia de operários, negros favelados e prostitutas, com quem rapidamente faz amizade. Até que um dia conhece Ismael Silva, compositor que o desafia a compôr um samba. Noel usa uma paródia ao hino nacional para compôr Com que roupa?, que faz grande sucesso nas rádios de todo Brasil. A partir daí, Noel se dedica de vez ao mundo do samba, tornando-se um dos mais populares compositores brasileiros.
Noel de Medeiros Rosa ( 11 de dezembro de 1910 —  4 de maio de 1937) foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só para o samba, mas para a história da música popular brasileira.

Orlando Silva

O cantor das multidões (1969) é um filme documentário brasileiro, dirigido e produzido por Oswaldo Caldeira
Em 3 de outubro de 1915 nasceu Orlando Silva, nome artístico de Orlando Garcia da Silva, foi um cantor brasileiro.
. Seu pai, José Celestino da Silva, era violonista e limador da Estrada de Ferro Central do Brasil e morreu quando Orlando tinha três anos de idade, vítima da gripe espanhola que assolava o país na época.
Teve de abandonar os estudos cedo, mal tendo aprendido a ler, escrever e realizar as quatro operações da aritmética, para ajudar sua mãe, Dona Balbina, que era lavadeira. Trabalhou como entregador de marmitas, sapateiro, estafeta da Western (com o salário de 3,50 cruzeiros por dia), vendedor de tecidos e roupas, trocador de ônibus, operário de fábrica de cerâmica e entregador de encomendas da Casa Reunier. Em todos esses empregos, aproveitava os intervalos para cantar para os colegas (principalmente canções de Francisco Alves e Carlos Galhardo, seus ídolos).
Numa manhã de agosto de 1932, ao saltar para um bonde em movimento na Praça da República, escorregou e caiu nos trilhos, tendo seu pé atingido pelo veículo. No hospital, onde demorou a ser atendido, teve os dedos do pé amputados, porém os médicos deixaram seus cortes abertos com base na suposição de que a sangria evitaria uma infecção. Permaneceu quase seis internado, tomando morfina para suportar as dores - mais tarde, ele desenvolveria um vício pela droga, o que consumiria uma considerável parte dos seus ganhos como cantor.
 
Documentário, diretor Dimas Oliveira Junior

Primeiros trabalhos e estrelato
Um dia, Orlando foi levado pelo irmão mais velho, Edmundo, para um teste na Rádio Cajuti, mas foi reprovado. Tentou também um programa de calouros de Renato Murce na Rádio Philips, sem sucesso novamente. Os fracassos sucessivos lhe fizeram pensar em desistir de ser cantor.
Durante seu teste na Cajuti, contudo, Orlando foi ouvido por Bororó, que quis dar uma chance para o novato. Levou-o, então, ao Café Nice e o apresentou a Francisco Alves, que ouviu Orlando cantar no interior de seu carro e decidiu imediatamente lançá-lo em seu programa na própria Rádio Cajuti que o rejeitara antes. Assim, em 24 de junho de 1934, Orlando realizou sua primeira apresentação.
Orlando permaneceu seis meses na rádio até ser convidado pela RCA Victor a integrar o coro da gravadora. Após o carnaval de 1935, gravou um disco pelo selo contendo "Lágrimas" e "Última Estrofe", ambas de Cândido das Neves.
Em 1936, ajudou a inaugurar a Rádio Nacional e foi o primeiro cantor a se apresentar na mesma, interpretando "Caprichos do Destino", de Pedro Caetano e Claudionor Cruz. Foi também o primeiro a ter um programa exclusivo, que ia ao ar nos finais das tardes de domingo.
O seu sucesso na época era tamanho que seus fãs criaram o hábito de colecionar pedaços de suas roupas. Seus discos quebravam recordes de venda. Seu primeiro sucesso de carnaval foi "Abre a Janela", de Roberto Roberti e Arlindo Marques Júnior.
Segundo o jornalista Walter Silva, o locutor Oduvaldo Cozzi passou a apresentá-lo como "o cantor das multidões" devido ao fato de Orlando arrastar multidões não só em suas apresentações públicas, mas também ao longo de ruas e avenidas, nas quais o povo se agrupava para ouvir sua voz reproduzida em alto-falantes instalados no trajeto. Numa apresentação na sacada da Rádio Cruzeiro do Sul em São Paulo, por exemplo, Orlando cantou para um público estimado em 100-150 mil pessoas, o que correspondia a aproximadamente 15% da população da cidade na época.
No início dos anos 1940, Orlando intensificou seu uso de drogas ao mesmo tempo em que sua carreira entrava em declínio, o que por sua vez o fazia consumir mais entorpecentes. E começou umrelacionamento com a atriz e cantora Zezé Fonseca ( 1915 - 1962) . O namoro foi motivo de polêmica entre quem acompanhava a vida do músico; alguns diziam que Orlando se entregou às drogas na tentativa de superar o amor não correspondido por ela enquanto que outros diziam que ela é que não era amada por ele, que tinha mais afeição pelas drogas. Ela o deixou em 1943.
Em 1946, perdeu seu contrato com a Rádio Nacional, que o contradou anos depois mas acabou demitindo-o novamente.
 Em 1947 e 1948, conseguiu gravar sete e três discos, respectivamente, mas em 1949 a Odeon também rompeu com ele. Orlando conheceu Maria de Lourdes Souza Franco, com quem conviveu em suas últimas décadas de vida. Ela teria lhe ajudado a abandonar o álcool e a diminuir seu consumo de morfina.

 
Em 1961, Orlando tentou uma última cartada junto à RCA Victor: um projeto para regravar 32 de seus sucessos. O biógrafo Ronaldo Conde Aguiar considerou o resultado "embaraçoso" e que Orlando, naquele momento, era apenas um cantor comum.Depois disso, seus últimos trabalhos foram algumas aparições na televisão.
Orlando morreu aos 63 anos, em 7 de agosto de 1978 de isquemia cerebral.



Pete Seeger

Pete Seeger:  O poder da Canção (2007) é um documentário sobre a vida e a música do cantor folclórico Pete Seeger (03 de maio de 1919 - janeiro 27, 2014).  O filme, que ganhou um prêmio Emmy, foi produzido por sua esposa, a cineasta Toshi Seeger, quando ela tinha 85 anos de idade.  
O documentário foi dirigido por Jim Brown. O filme inclui entrevistas com Arlo Guthrie, Bruce Springsteen, Bob Dylan, Joan Baez, Tom Paxton, Mary Travers (de Peter, Paul e Mary), Natalie Maines, e vários membros da família. 


O mundo real de Peter Brian Gabriel (nascido em 13 de fevereiro de 1950) Um olhar sobre o envolvimento do cantor, compositor Peter com o Real World Stúdios, onde artistas de todo o mundo se reúnem e colaboram para fazer música.

Prince 


Comércio de Escravos: Como Príncipe Re- Fez o Negócio da Música - Slave Trade: How Prince Re- made the Music Business (2014).

A disputa entre Prince e sua gravadora Warner Brothers , em 1990, e examinada para mostrar como sua luta por seus direitos musicais causou uma revolução no negócio da música.

Prince Rogers Nelson ( 7 de junho de 1958 — 21 de abril de 2016) foi um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor e dançarino norte-americano. Lançou mais de 35 discos em vida, e sua música mistura diversos gêneros como funk, R & B, soul, jazz, rock, pop e hip hop. Filho de pais músicos, Prince teve bastante contato com instrumentos desde pequeno. Já em seu primeiro disco, intitulado "For You", Prince tocou todos os instrumentos, bem como compôs a maioria das letras e produziu. Por não permitir que ninguém interferisse no seu processo criativo, Prince ganhou reputação de ser workaholic, ou seja; era obcecado pelo trabalho.

Raul Seixas 

Raul - O Início, o Fim e o Meio é um filme biográfico brasileiro de 2012 dirigido por Walter Carvalho, baseado na vida e obra do
Raul Santos Seixas ( 28 de junho de 1945 —  21 de agosto de 1989) foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza". Sua obra musical é composta por 17 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let me Sing, Let me Sing". o seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como o ocultista britânico Aleister Crowley.
Raul se interessava por filosofia (principalmente metafísica e ontologia), psicologia, história, literatura e latim e algumas crenças dessas correntes foram muito aproveitadas em sua obra, que possuía uma recepção boa ou de curiosidade por conta disso. Ele conseguiu gozar de uma audiência relativamente alta durante sua vida, e mesmo nos anos 80 continuou produzindo álbuns que venderam bem, como Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! (1987) e A Panela do Diabo (1989), esse último em parceria com Marcelo Nova, e sua obra musical tem aumentado continuamente de tamanho, na medida em que seus discos (principalmente álbuns póstumos) continuam a ser vendidos, tornando-o um símbolo do rock do país e um dos artistas mais cultuados e queridos entre os fãs nos últimos quarenta anos. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Raul Seixas figurando na posição 19ª , encabeçando nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Heitor Villa-Lobos e outros. No ano anterior, a mesma revista promoveu a Lista dos Cem Maiores Discos da Música Brasileira, onde dois de seus álbuns apareceram: Krig-ha, Bandolo! de 1973 atingiu a 12ª posição e Novo Aeon ficou em 53º lugar , demonstrando que o vigor musical de Raul Seixas continua a ser considerado importante hoje em dia.


Ray Charles


Ray é um filme biográfico musical americano 2004 com foco em 30 anos na vida do músico Ray. O filme produzido de forma independente foi escrito, produzido e dirigido por Taylor Hackford, e estrelado por Jamie Foxx no papel-título. Jamie recebeu um Oscar de Melhor Ator por sua performance, bem como o Globo de Ouro, BAFTA, Associação Atores das  e prêmios Escolha dos Críticos , tornando-se o segundo ator a ganhar todos os cinco principais prêmios ator principal para o mesmo desempenho, e é o único para ganhar o Globo de Ouro na categoria de Comédia ou Musical.
                                              Ray Charles e a versão de Jamie Foxx
 Ray Charles Robinson conhecido como Ray Charle(23 de setembro, 1930 - 10 junho de 2004) , era um americano cantor, compositor, músico e compositor, que é por vezes referido como " O Genius". e foi apelidado de "O Sumo Sacerdote da Alma". Ele foi convidado para participar da abertura do filme completo, mas morreu de doença hepática em junho, vários meses antes de sua estréia.
Ray Charles: R & B Legend (2015) A sua tumultuada vida pessoal , que inclui ter 12 filhos com 10 diferentes mulheres, e a batalha sobre sua herança após a sua morte.


Renato Russo 

Somos tão Jovens é um filme de drama musical brasileiro de 2013,  dirigido por Antonio Carlos da Fontoura.
Renato Manfredini Júnior - Renato Russo (Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 — Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996), foi um cantor e compositor brasileiro, célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Antes de fundar o grupo, Renato integrou o grupo musical Aborto Elétrico, do qual saiu devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos.Adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell e aos franceses Jean-Jacques Rousseau e Henri Rousseau.
  Renato Russo e a versão de Thiago Mendonça
Renato morreu devido as complicações causadas pelo HIV em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos, faltando apenas 1 dia para o aniversário da banda.Amigos do cantor afirmam que o mesmo contraiu a doença após se envolver com um rapaz que conheceu em Nova Iorque, portador da doença, em 1989. Como integrante da Legião Urbana, Russo lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo, alguns lançados postumamente, e diversos contos, escritos em sua maioria pelo próprio. Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Biquini Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude.
Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, em que Renato Russo ocupa o 25°. lugar.

Ritchie Valens



 La Bamba (1987) é um filme biográfico americano escrito e dirigido por Luis Valdez que segue a vida e a carreira de Chicano rock 'and' roll estrela
Richard Steven Valenzuela (13 de maio de 1941 - 3 de fevereiro de 1959), conhecido profissionalmente como Ritchie Valens, foi um cantor, compositor e guitarrista. Um pioneiro do rock and roll e um antepassado do movimento rock Chicano, a carreira de gravação dele durou oito meses, uma vez que terminou abruptamente quando ele foi morto em um acidente de avião.
Durante este tempo, ele teve vários hits, mais notavelmente "La Bamba", que ele adaptou de uma canção popular mexicana. Ele transformou a música em  com um ritmo de rock e batidas, e se tornou um hit em 1958, tornando ele um pioneiro do movimento rock and roll de língua espanhola.
Em 3 de fevereiro de 1959, no "O Dia em que a música morreu", ele morreu em um acidente de avião  que também causou a morte dos colegas músicos Buddy Holly e JP "The Big Bopper" Richardson. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 2001.

Sixto Rodriguez

Procurando Homem Sugar  é um documentário 2012 sueco-britânico de um fenômeno cultural Sul Africano dirigido e escrito por Malik Bendjelloul que detalha os esforços de duas fãs de Cape Town no final de 1990, para descobrir se os rumores da morte do músico americano Sixto Rodriguez era verdadeira, se não, para descobrir o que havia acontecido com ele. 
A música de Rodriguez, que nunca tinha alcançado sucesso nos Estados Unidos, tornou-se muito popular na África do Sul, embora pouco se saiba sobre ele nesse país. Em 10 de Fevereiro de 2013, o filme ganhou o Prêmio BAFTA de Melhor Documentário na 66a British Academy Film Awards, em Londres,  e, duas semanas depois ele ganhou o Oscar de Melhor Documentário no Oscar 85th em Hollywood.  Malik cometeu suicídio um ano depois.
Sixto Diaz Rodriguez, também conhecido como Rodríguez ou Jesús Rodríguez (nascido em 10 de julho de 1942), é um músico folclórico norte-americana de Detroit, Michigan. Sua carreira inicialmente teve curta duração, com dois álbuns  pouco vendidos no início de 1970 e duas turnês australianas. Embora mantendo um público fiel na Austrália, Rodriguez tornou-se extremamente bem sucedido e influente na África do Sul.   Havia rumores  lá que ele teria cometido suicídio.
Na década de 1990,  os fãs sul-africanos conseguiram encontrar e contactar Rodriguez, que levou a um inesperado renascimento de sua carreira musical. Isto é contado no documentário que ajudou a dar a Rodriguez uma certa fama em seu país de origem.
Em 9 de maio de 2013, Rodríguez recebeu um honorário de Doutor em Letras Humanas.

Sid Vicious

Sid e Nancy O Amor Mata
Sid Vicious, nome artístico de John Simon Ritchie-Beverly (10 de Maio de 1957 — 2 de Fevereiro de 1979) foi um músico inglês, conhecido por tratar-se de um ícone da cultura punk, tocar baixo na banda Sex PistolsSid Vicious, antes de entrar para a banda Sex Pistols, era baterista do Siouxsie & The Banshees. Também foi vocalista da banda The Flowers Of Romance.
Em novembro de 1977, Sid conheceu Nancy Laura Spungen (27 de fevereiro de 1958 – 12 de outubro de 1978) , por quem se apaixonou. Nancy era uma drogada que tentava a vida como prostituta em Nova York e acabou com fama de groupie, por correr atrás de vários astros do rock. Ninguém gostava dela, então ela arriscou a sorte na Inglaterra e foi parar no apartamento da amiga Linda, o mesmo de Sid e Johnny, bem na epóca que Sid entrou nos Sex Pistols.
Nancy já era viciada em heroína, enquanto Sid ainda era virgem. Começaram a namorar, e ele pediu a Nancy que lhe desse heroína, afirmando que já sabia usar. Passou o dia inteiro a vomitar.Nancy dividia um colchão com Sid no apartamento.Ela relata que tirou sua virgindade e o encantou. Sid se uniu a ela e aos seus amigos e se viciaram juntos em heroína (ele já tinha a filosofia de vida de viver intensamente e morrer jovem). Ele usava maconha e anfetaminas apenas para se divertir.Os amigos de Sid tentaram ajudá-lo a sair da situação. Eles achavam que afastá-lo de Nancy seria a solução. Malcon, sem sucesso, tentou sequestrá-la, mas apenas conseguiu mantê-la fora da turnê americana. De qualquer forma, Sid bebia e falava de Nancy o tempo todo durante a turnê, o que comprova que era sua vontade estar com Nancy.
Após o término da banda, Sid foi morar com Nancy em Nova York, no hotel Chelsea. Spungen tornou-se sua manager em 1978. Chegou um momento em que Sid estava convencido de que ele era a alma da banda e que poderia muito bem seguir em carreira solo. Até fez uma versão da música My Way (de Paul Anka), mas não foi muito longe. A carreira solo de Sid fracassou completamente e todo o dinheiro que conseguia era destinado ao vício em heroína.
Sid e a namorada brigavam muito e, em 12 ou 13 de outubro, varia conforme a fonte, ele encontrou a namorada morta no banheiro com uma facada no abdômen, no quarto nº100 onde moravam. Uma das histórias diz que Sid estava drogado e a matou. Outra versão envolve dinheiro desaparecido durante o assassinato e conta que Nancy foi assassinada por um traficante que vivia no apartamento. A terceira versão da história diz que Nancy, drogada, se matou. Ela não esperava nada da vida e eles tinham um pacto de suicídio.Sid foi preso acusado de assassinar a mulher. Arrasado, tentou se matar várias vezes na cadeia e, enquanto esteve lá, Sid escreveu poesias e músicas para Nancy.
Juntando 30 mil dólares, a gravadora pagou a fiança e Sid foi libertado. Dizem que ele era um bom compositor e que as letras escritas na prisão nunca foram gravadas.

The Notorious



é um filme biográfico musical de 2009  sobre a vida e o assassinato de Christopher Wallace, um rapper americano mais conhecido pelo nome artístico The Notorious BIG. Dirigido por George Tillman Jr. .
Christopher George Latore Wallace (21 de maio de 1972 - 9 de março, 1997),  é consistentemente classificado como um dos maiores rappers de todos os tempos e um dos rappers mais influentes de todos os tempos.
Ele foi criado em Nova York . Quando ele lançou seu primeiro álbum Ready to Die, em 1994, tornou-se uma figura central na cena hip hop . No ano seguinte, ele liderou seus amigos de infância para traçar o sucesso através de seu grupo protegido, Junior MAFIA Durante a gravação de seu segundo álbum.
Ele foi morto por um assaltante desconhecido em um tiroteio em Los Angeles. Seu disco duplo " Life After Death", lançado 16 dias apos a sua morte, subiu para No. 1 nas paradas de álbuns dos EUA e foi certificado Diamante em 2000, um dos poucos álbuns de hip hop a receber essa certificação. Mais dois álbuns foram lançados desde a sua morte. Ele certificou vendas de 17 milhões de unidades nos Estados Unidos. 

Tim Buckley
Tim Buckley- Saudações de Tim Buckley
A crônica dos dias que antecederam a apresentação de Jeff Buckley em homenagem ao concerto de seu pai em 1991.

Jeffrey Scott "Jeff" Buckley (17 de Novembro, 1966 - 29 de maio de 1997), criado como Scott "Scottie" Moorhead, foi um cantor, compositor e guitarrista americano. Depois de rejeitar muito interesse das gravadoras e gerente de seu pai ,ele assinou contrato com a Columbia, recrutou uma banda, e gravou o que seria o seu único álbum de estúdio, Grace, em 1994. Rolling Stone considerou-o um dos maiores cantores de todos os tempos.
Timothy Charles "Tim" Buckley III (14 de fevereiro 1947-1929 junho de 1975) foi um cantor, compositor e guitarrista americano. Sua música e estilo mudaram consideravelmente ao longo dos anos; seu primeiro álbum (1966) foi principalmente popular, mas seus álbuns subsequentes incorporaram jazz, psicodélico, funk, soul, avant-garde e um "voz como instrumento de evolução sonora." Embora ele não tenha obtido sucesso comercial durante sua vida, Tim é admirado por gerações posteriores por sua inovação como músico e capacidade vocal. Ele morreu com a idade de 28 a partir de uma overdose de heroína, deixando para trás seus filhos Taylor e Jeff.

Tim Maia

Tim Maia é um filme de drama brasileiro, uma obra biográfica sobre o cantor Tim Maia. Foi adaptado e dirigido por Mauro Lima, baseado no livro Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia de Nelson Motta, que rendeu um musical de teatro.
Tim Maia, nome artístico de Sebastião Rodrigues Maia ( 28 de setembro de 1942 — 15 de março de 1998), foi um cantor, compositor, maestro, produtor musical, multi-instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil. Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos.
 Nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde, em sua infância, já teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, no qual cantou junto a Roberto Carlos.
Em 1959, emigrou para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas. Em 1970, gravou seu primeiro disco, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso país afora com músicas como "Azul da Cor do Mar" e "Primavera".
Nos três anos seguintes, lançou vários discos homônimos, fazendo sucesso com canções como "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)" e "Gostava Tanto de Você". De 1975 a 1977, aderiu à doutrina filosófico-religiosa conhecida como Cultura Racional, lançando, nesse período, as músicas "Que Beleza" e "Rodésia". Desiludiu-se com a doutrina e voltou ao seu estilo de música anterior, lançando sucessos como "Descobridor dos Sete Mares" e "Me Dê Motivo". Muitas de suas músicas foram gravadas sob a editora Seroma e a gravadora Vitória Régia Discos, sendo um dos primeiros artistas independentes do Brasil. Ganhou o apelido de "síndico do Brasil" de seu amigo Jorge Ben Jor na música W/Brasil. Na década de 1990, diversos problemas assolaram a vida do cantor: problemas com as Organizações Globo e a saúde precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento de seu grau de obesidade. Sem condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, saiu em uma ambulância e, após duas paradas cardiorrespiratórias, faleceu. É amplo seu legado à história da música brasileira, e sua obra veio a influenciar diversos artistas, como seu sobrinho Ed Motta e seu filho Léo Maia (também cantores).A revista norte-americana Rolling Stone classificou Tim Maia como o maior cantor brasileiro de todos os tempos , e também como o 9º maior artista da música brasileira.


Waldick Soriano 

 Waldick Sempre no Meu Coração dirigido por Patricia Pillar.
Eurípedes Waldick Soriano (13 de Maio de 1933, - 4 de setembro de 2008, Rio de Janeiro) foi um cantor e compositor brasileiro, mais conhecido como compositor e cantor de músicas no estilo brega. 
Waldick nasceu na Bahia, onde viveu e trabalhou como motorista de caminhão, prospector, e no trabalho manual até os 25 anos de idade, quando mudou-se para São Paulo em 1959, onde começou a trabalhar na Rádio Nacional. Seu primeiro álbum foi lançado em 1960, e seu estilo de dramáticas canções sentimentais tornou-se popular em todo o Brasil. Ele passou a gravar dezenas de álbuns e marcar muitos sucessos.

Woody Guthrie
Esta Terra é Minha Terra (1976) O início da vida de Woody como um cantor folclórico vagabundo.
Woodrow Wilson "Woody" Guthrie (14 de julho de 1912 - 03 de outubro de 1967) foi um cantor, compositor e músico norte-americano cujo legado musical inclui centenas de canções de crianças, política, tradicional , baladas e obras improvisadas. 
Ele freqüentemente se apresentava com o slogan "Esta máquina mata fascistas" exibidos em sua guitarra. A sua canção mais conhecida  é "This Land Is Your Land". Muitas de suas músicas gravadas estão arquivadas na Biblioteca do Congresso. Compositores como Bob Dylan,  Bruce Springsteen, Robert Hunter, Pete Seeger,  reconheceram ele como uma grande influência.
Muitas de suas canções são sobre suas experiências durante a Grande Depressão, quando ele viajou com agricultores deslocados de Oklahoma para a Califórnia e aprenderam as suas canções folclóricas e blues tradicionais , o que lhe valeu o apelido de "Dust Bowl Troubadour". Ao longo de sua vida Guthrie foi associado a grupos de comunistas americanos, embora aparentemente não era membro de nenhum. 
Ele foi casado três vezes e pai de oito filhos, incluindo o músico folclórico americano Arlo Guthrie. Ele morreu devido a complicações de uma desordem neurológica progressiva genética. Durante seus últimos anos, apesar de sua doença, Guthrie serviu como uma figura de proa do movimento popular, proporcionando inspiração para uma geração de novos músicos populares.

Zequinha de Abreu


Tico-Tico no Fubá é um filme brasileiro de 1952, do gênero drama musical, dirigido por Adolfo Celi. O roteiro é uma biografia romanceada do compositor musical Zequinha de Abreu (há um aviso de que as pessoas mostradas em sua maior parte são fictícias). Segundo o filme, Branca é uma artista de circo, cujo nome foi dado por Zequinha a outra composição, mostrada com destaque no filme. Na vida real, Branca era filha do chefe da estação de sua cidade. Zequinha compôs uma valsa de improviso em sua homenagem por volta de 1910 sendo que no filme os dois se conhecem em 1912.
José Gomes de Abreu, mais conhecido como Zequinha de Abreu ( 19 de setembro de 1880 —  22 de janeiro de 1935) foi um músico, compositor e instrumentista brasileiro. Tocava flauta, clarinete e requinta. Um dos maiores compositores de choros, é autor do famoso choro "Tico-Tico no Fubá", que foi muito divulgado no Exterior nos anos 40 por Carmen Miranda. Zequinha foi organizador e regente de orquestras e bandas no interior paulista.
Zequinha de Abreu era o mais velho dos oito filhos do boticário José Alacrino Ramiro de Abreu e de Justina Gomes Leitão. Sua mãe queria que ele seguisse a carreira de padre e o pai desejava que ele se formasse em medicina. Mas aos seis anos de idade ele já mostrava que tinha vocação para a música, tirando melodias da flauta. Ainda durante o curso primário organizou uma banda na escola, da qual ele mesmo era o regente. Com 10 anos, já tocava requinta, flauta e clarineta na banda e ensaiava suas primeiras composições.
 Em 1894 ele foi para o Seminário Episcopal de São Paulo, onde aprendeu harmonia. Aos 17 anos voltou para sua cidade natal e fundou sua própria orquestra, visando se apresentar em saraus, bailes, aniversários, casamentos, serestas e em cinemas, acompanhando os filmes mudos. Nessa época, fez suas primeiras composições conhecidas, como "Flor da Estrada" e "Bafo de Onça".
Aos 18 anos contraiu matrimônio com Durvalina Brasil, que tinha apenas 14 anos de idade. O casal morou por alguns meses no Distrito de Santa Cruz da Estrela, atual Jacerandi. Cuidavam de uma farmácia e de uma classe de ensino primário. De volta a Santa Rita, Zequinha coordenou o trabalho da orquestra com os cargos de secretário da Câmara Municipal e de escrevente da Coletoria Estadual.





















No comments:

Post a Comment