Friday, September 4, 2015

Deixe os Bons Tempos Rolarem em Luisiana e Nova Orleans

Nova Orleans (em inglês: New Orleans) é a cidade mais populosa do estado americano da Luisiana. Foi fundada originalmente por exploradores franceses, com o nome de Nouvelle Orléans.
Em 2005 quando eu cheguei nos Estados Unidos aconteceu O Katrina em Nova Orleans que està  completando dez anos. Nesta minha lista de filmes biográficos e históricos que eu vou citar, você conhecerà  um pouco mais desta cidade e estado.
Os três próximos documentários foram feitos por um diretor filho de Luisiana; Les  Branco. Ao assistir estes documentários, você descobrirà  uma cultura nos Estados Unidos muito parecida com a cultura brasileira

Sempre Por Prazer é um documentário de 1978 por Les em branco sobre as tradições sociais em Nova Orleans, Luisiana.
O filme tem cenas de eventos musicais, do carnaval dos índios, um funeral com música tradicional (o chamado "funeral jazz"), vários desfiles de segunda linha, a cozinhar com feijão vermelho e arroz e uma fervura dos lagostins.
Os eventos filmados incluem o Carnaval de Nova Orleans e o Dia de São Patrício de 1977.
 Os músicos locais tocam e são entrevistados, incluindo:
Thomas Valentine, vulgarmente conhecido como Kid Thomas (3 de fevereiro de 1896 - 18 junho de 1987) foi um trompetista de jazz americano e Banda líder.
Allen Toussaint (14 de janeiro de 1938 - 9 de novembro de 2015) foi um músico americano, compositor / compositor, produtor de discos, e figura influente em Nova Orleans, R & B.
Danny Barker (13 de janeiro de 1909 - 13 de março, 1994), nascido Daniel Moisés Barker, foi um jazz, cantor, guitarrista, compositor, jogador do ukulele e autor de Nova Orleans.
Louise "Blue Lu" Barker (13 de novembro de 1913 - 7 de maio de 1998) foi uma cantora de jazz e blues americano. Sua mais conhecida gravações incluíam "Do not You Feel My Leg" e "Look What Got do bebê para você."
Irma Thomas (nascida em 18 de fevereiro de 1941) é uma cantora americana de Nova Orleans. Ela é conhecida como a "Soul Queen of New Orleans" 
The Neville Brothers, um grupo americano de R & B / soul / funk, foi formado em 1977 em Nova Orleans, Louisiana.
 Henry Roeland "Roy" Byrd (19 de dezembro de 1918 - 30 de janeiro de 1980), mais conhecido como Professor Longhair, foi um cantor e pianista de jazz e blues. 
O próximo documentário, me lembra, eu crescendo na fazenda dos meus avós no estado do mato grosso do sul. digamos que seja um pouquinho do centro oeste em Luisiana.

Gaste Tudo (1971): Um retrato do estilo de vida no sudoeste da Louisiana.

E ao começar a assistir ao filme, eu jurei que era a caravana da festa de folia de Santo Reis,  em Três Lagoas, M/S.
 Madeira Seca- Dry Wood (1973)
Um retrato da vida dos negros crioulo na cidade de Delta Luisiana, acompanhado pelos sons quentes de Zydeco música. Zydeco é um gênero musical que evoluiu no sudoeste da Louisiana por falantes francês crioulo que mistura de blues, ritmo e blues e música indígena para os crioulos de Luisiana e as pessoas nativas de Luisiana.
O diretor que fez os três documentários acima:
Les Blank (27 de novembro de 1935 - 07 de abril de 2013) foi um documentarista americano mais conhecido por seus retratos de músicos americanos tradicionais.
Ele se formou em literatura Inglêsa e mestre de Fine Arts in Theater. Ele também estudou comunicação.  Após a sua formação universitária, ele trabalhou para uma empresa de produção chamada Operação Sucesso, fazendo filmes que ele iria mais tarde descrito como "filmes insípidos que promovem o comércio e a indústria." Ele fundou sua própria produtora, a Flower Films,
Ele nunca voltou ao trabalho de fazer filmes industriais e todos os seus filmes foram produzidos de forma independente, muitas vezes com a ajuda de doações de órgãos culturais, governamentais e não-governamentais.

A maioria de seus filmes focava em formas musicais tradicionais americanas, incluindo (entre outros), Appalachian, cajun, crioulo, Tex-Mex, polca, tamburitza e música havaiana. Muitos desses filmes representam os únicos documentos filmados de músicos que já faleceram.


A Coragem de Amar é um filme de história 2.000 estrelado por Vanessa Williams, que também foi o produtor.
Henriette Delille, uma mulher livre de cor, nasceu em 1813 em uma das famílias mais importantes de Nova Orleans. Sua família achava que ela iria seguir o caminho de sua mãe e irmã e se tornar uma amante de um homem branco rico. No entanto, ela tinha planos diferentes para a sua vida.
 Henriette Delille (1813-1862) foi uma freira americana que fundou a Ordem Católica Romana das Irmãs da Sagrada Família, em Nova Orleans, que foi composta de mulheres livres. A ordem presta cuidados de enfermagem e um lar para órfãos, mais tarde, estabelece as escolas também.
Em 1988, a Ordem abriu formalmente a causa com a Santa Sé da canonização de Henriette Delille. Ela foi declarada Venerável em 2010 pelo Papa Bento XVI.


Hurricane Season
Um ano depois do furacão Katrina, Al Collings, um treinador de uma escola secundária da Louisiana, constrói um time de jogadores que originaram de cinco diferentes escolas, antes do desastre, e os lidera rumo ao campeonato estadual.
                                                                Al Collins



No comments:

Post a Comment