Saturday, September 5, 2015

Lista de filmes e documentários biográficos sobre o Jogo de Xadrez


 
O Jogo de Xadrez te Ensina ser Objetivo e Intuitivo


Bobby Fisher

Bobby Fisher Contra o Mundo é um filme documentário que explora a vida de Grande Mestre de xadrez e 11 vezes  Campeão do Mundo.  Ele incorpora entrevistas com os jogadores de xadrez Anthony Saidy, Larry Evans, Sam Sloan, Susan Polgar, Garry Kasparov, Asa Hoffmann, Friðrik Ólafsson, Lothar Schmid e outros. Ele inclui raro arquivo de metragem do Campeonato Mundial de Xadrez de 1972.
Robert James "Bobby" Fischer (09 de março de 1943 - 17 de janeiro de 2008) foi um prodígio americano de xadrez, grande mestre, e o décimo primeiro campeão mundial de xadrez. Muitos o consideram o maior jogador de xadrez de todos os tempos.


  Bruce Pandolfini - Josh Waitzkin 
 Lances Inocentes - The Search of Bobby Fischer (1993) é baseado na vida do jogador de xadrez prodígio Josh, interpretado por Pomeranc, e adaptado do livro de mesmo nome de seu pai, Joshua Fred.
Josh Waitzkin (nascido em 04 de dezembro de 1976) é um jogador americano de xadrez, concorrente de artes marciais, e autor. Quando criança, ele foi reconhecido como um prodígio, e ganhou o campeonato norte-americano de Xadrez Júnior em 1993 e 1994. Ele é a única pessoa que ganhou o National da escola Primária,  e o da escola secundária, US Cadete, e US Júnior campeonatos de xadrez.
Bruce Pandolfini (17 de setembro de 1947) é um escritor, professor e treinador de enxadrismo norte-americano.



Eugene Brown

A Vida de Um Rei é um filme de drama americano 2013 dirigido por Jake Goldberger. O filme é estrelado por Cuba Gooding, Jr., Dennis Haysbert, e Lisa Gay Hamilton.
O filme conta a verdadeira história de Eugene Brown (58 anos de idade), um ex-presidiário que começou o clube de xadrez "Big Chair"  para crianças.
Ele usa o xadrez para ensinar  às  crianças do centro da cidade uma lição de vida que ele aprendeu da maneira mais difícil: "Pare e pense sempre antes da mudança". Isto tornou-se o mantra para a filosofia de Eugene, e seu modo de vida.
Ele começou a jogar xadrez enquanto ele estava encarcerado na prisão federal na sequência de um assalto a banco com mão armada.  O xadrez foi uma boa distração na rotina sombria e deprimente da vida carcerária.

Os membros de "A Big Chair Chess Club, Inc.

                                              Cuba Gooding Jr. como Eugene Brown
Hoje, ele é um pai, avô, um agente imobiliário, e mentor de jovens que passam pela casa de xadrez, localizada no 4322 Sheriff Road, NE. Washington D.C.
 Ele acredita que aprender a jogar xadrez com 6 e 7 anos ajuda as crianças a seguir no caminho certo.



Garry Kasparov


Fim do Jogo: Kasparov e a Maquina - Game Over: Kasparov and the Machine é um filme documentário produzido pelo Canadá e pelo Reino Unido em 2003 e dirigido por Vikram Jayanti.
O filme relata a suspeita de Garry Kasparov, da IBM ter trapaceado na partida subseguinte, após o duelo entre o campeão mundial de xadrez e o supercomputador Deep Blue, para fins de autopromoção.
Garry Kasparov (13 de abril de 1963) é um Grande Mestre e ex-campeão mundial de xadrez, escritor e ativista político nascido na República Socialista Soviética do Azerbaijão, União Soviética. É considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos.
Ele foi o jogador mais novo a se tornar campeão mundial de xadrez em 1985, quando tinha 22 anos na final do mundial. Ele manteve o título mundial de melhor jogador oficial da Federação Internacional de Xadrez até 1993, quando uma disputa com a FIDE levou-o a criar uma organização rival, a Associação  Profissional de Xadrez. Ele continuou a vencer o Campeonato Mundial de Xadrez Clássico, até ser derrotado por Vladimir Kramnik em 2000 sem ganhar sequer uma única partida.
As conquistas dele incluem ser classificado como o número um do mundo de acordo com o rating ELO quase continuamente de 1986 até sua aposentadoria em 2005. Ele mantém, também, o recorde de Xadrez Oscars, tendo recebido o prêmio onze vezes.
Em 14 de abril de 2007 ele foi preso com quase outras 200 pessoas ao participar de um protesto contra o Kremlin, e ficou detido por cerca de dez horas, além de ter sido multado em mil rublos.] Em novembro do mesmo ano, foi novamente preso, em um protesto contra Vladimir Putin e ficou detido desta vez por cinco dias.
Ele é atualmente presidente da Fundação de Direitos Humanos e preside seu Conselho Internacional.
Livros
Ele publicou uma autobiografia controversa, ainda com cerca de 20 anos, originalmente intitulada Child of Change, mais tarde renomeada Unlimited Challenge. Este livro foi posteriormente atualizado várias vezes depois que ele se tornou Campeão Mundial.
Ele também escreveu um livro com as anotações dos jogos da sua vitória no Campeonato Mundial de Xadrez de 1985, "World Chess Championship Match: Moscow, 1985" 
E uma coleção de outros jogos anotados em 1985: "Fighting Chess: My Games and Career" e este livro também foi atualizado várias vezes em futuras edições.
Em 1982, ele escreveu "Batsford Chess Openings", juntamente com o grande mestre britânico Raymond Keene, o qual ganhou uma segunda versão em 1989. 
Ele foi co-autor de dois livros de aberturas com seu treinador Alexander Nikitin na década de 1980. Ele também contribuiu amplamente para a série de aberturas de cinco volumes intitulada"Encyclopedia of Chess Openings".


No livro "How Life Imitates Chess". Com sinceridade, sabedoria e humor, ele narra suas vitórias e seus erros, tanto de seus anos como um concorrente de classe mundial, bem como a sua nova vida como um líder político na Rússia.



John Healy 
The Grass Arena é um filme auto-biográfico britânico lançado em 1991. É baseado na história verdadeira de John Healy.
Sinopse
Criado em uma família ultra-religiosa e conservadora, com um pai abusivo, o jovem Johnny desde cedo aprende a se defender. Ele entra para um clube de boxe, e começa uma carreira bem-sucedida, pelo menos até se tornar alcoólatra. Ao notar que tem um grave problema nas mãos, John vai até o parque Grass Arena, onde passa a conviver com outras pessoas que sofrem com o alcoolismo.
John Healy é um escritor britânico e ex-jogador de torneio de xadrez.Ele nasceu em Londres em 1942 de pais imigrantes irlandeses. Ele abandonou a escola aos 14 anos de idade, e passou seus anos de formação no exército, onde teve uma carreira de boxe bem sucedida. Desonrosamente  exonerado por embriaguez, ele começou a declinar e acabou  na subcultura de bebedores de rua sem-teto de Londres. Ele passou quinze anos como um alcoólatra sem-teto e foi condenado por muitos crimes menores durante este tempo.
Xadrez
Durante uma de suas prisões ele aprendeu o jogo de xadrez de um companheiro de cela. Ele deu seus primeiros passos de volta à vida normal. Ele manteve-se sóbrio desde então.
A sua carreira de xadrez continuou por dez anos e, apesar da devastação de seus anos passados nas ruas, ele se tornou um jogador altamente cotado, capaz de realizar vários jogos ao mesmo tempo.
Ele se aposentou do torneio de xadrez e começou a escrever sua história de vida, que foi publicada em 1988. The Grass Arena foi imediatamente reconhecido como um clássico do gênero memórias, e ganhou muitos prêmios.
Genius Barbaric é um documentário sobre a vida e a obra de John, dirigido por Paul Duane.
O seu segundo livro, a novela: Ruas acima de nós, se saíu tão bem e está atualmente fora de catálogo.
Em 2010, seu livreto " Coffeehouse Táticas de  Xadrez" foi publicado.

Phiona Mutesi 




Rainha de Katwe (2016), é estrelado por Lupita Nyong'o e David Oyelowo. Mutesi é retratado por Madina Nalwanga. Os royalties do livro proporcionaram a Mutesi e sua família muito mais segurança financeira do que jamais desfrutaram. Mutesi disse: "Acho que o filme foi um retrato de 90 por cento meu, embora eu não quisesse algumas cenas de dança porque não gosto de dançar." Em 2019, Mutesi aparentemente não tinha recebido royalties da Disney filme. 

Phiona Mutesi (nascida em 1996) é uma jogadora de xadrez de Uganda.  Ela representou Uganda em quatro Olimpíadas de Xadrez Feminino e é uma das primeiras jogadoras com título na história do xadrez de Uganda. 

Phiona Mutesi nasceu e cresceu no bairro de Katwe, a maior das oito favelas de Kampala. Quando ela tinha cerca de três anos, seu pai morreu de AIDS.  Sua irmã mais velha, Julia, morreu posteriormente de causas desconhecidas. Aos nove anos, Mutesi abandonou a escola porque sua família não tinha mais condições de mandá-la. 

Phiona Mutesi vendia milho em uma feira livre. Um dia ela seguiu seu irmão e descobriu um projeto dirigido pelo Sports Outreach Institute, uma missão cristã liderada por esportes.  Neste programa pós-escola dirigido por Robert Katende, Mutesi começou a jogar xadrez. 

Em 2010, Mutesi jogou seis rodadas a bordo dois e uma rodada a bordo um para Uganda no evento feminino da 39ª Olimpíada de Xadrez, realizado em Khanty-Mansiysk, na Rússia. Ela marcou um ponto e meio nos sete jogos que disputou. Nesse evento, ela atraiu a atenção do jornalista Tim Crothers, que escreveu um artigo substancial sobre ela para a ESPN The Magazine. 

Silent Images fez um pequeno documentário sobre ela.  Sports Outreach usou este

documentário para despertar o interesse da The Walt Disney Company em fazer um filme sobre a história de Mutesi,

que foi lançado em 2016.

Em 2012, ela foi três vezes vencedora do Campeonato Feminino Júnior de Xadrez de Uganda. Mutesi e Ivy Amoko foram agraciados com o título de Mulher Candidata Mestre depois de marcar os 50% exigidos em nove jogos da 40ª Olimpíada de Xadrez em Istambul, Turquia. Isso as tornou as primeiras jogadoras com títulos na história do xadrez de Uganda.  No mesmo ano, Mutesi se tornou a primeira jogadora a vencer a categoria aberta do Campeonato Nacional Júnior de Xadrez em Uganda. E foi publicado um livro sobre Mutesi intitulado A Rainha de Katwe: Uma História de Vida, Xadrez e o Sonho de Uma Garota Extraordinária de Tornar-se Grã-Mestre, de autoria de Tim Crothers.

Walt Disney Pictures comprou os direitos do livro e começou a trabalhar no filme

Em 2013, ela disputou novamente o Campeonato Nacional de Xadrez Júnior em Uganda e

chegou à final contra Lutaaya Shafiq da Universidade Makerere.

Ela venceu na categoria feminina sub-20,

mas não na categoria aberta. 

Em 2014 Mutesi representou Uganda na 41ª Olimpíada de Xadrez de 

e na 42ª Olimpíada de Xadrez de 2016.



Durante uma viagem aos Estados Unidos, Mutesi visitou a Northwest University em Kirkland, Washington. Ela recebeu uma bolsa de estudos  e começou a frequentar a Northwest University.

Ela se juntou ao time de xadrez da Northwest University competindo no Pan American Intercollegiate Team Chess Championship, realizado em Columbus, Ohio, em dezembro de 2017.

A equipe ganhou o título de "Top Small College" pela Northwest University, tirando-o dos

detentores do título por quatro anos consecutivos, Oberlin College. Mutesi venceu três partidas e empatou uma, jogando a bordo 2. 

A partir de 2019, Mutesi passa menos tempo no xadrez e se concentra em seus estudos

e trabalho como palestrante motivacional. 





Susan Polgar
Susan Polgar - Mente Brilhante: Desenvolvendo a Genialidade 
Susan Polgar (Budapeste, 19 de Abril de 1969) é uma enxadrista húngara naturalizada estadunidense. Ela é membro-executiva da Federação Estadunidense de Xadrez, tendo sido eleita em 26 de Julho de 2007.
Em julho de 1984, seu rating, aos 15 anos, a colocava como a melhor enxadrista mulher no mundo. Susan foi a primeira mulher a receber o título de GM numa competição regular.
Em 1992, foi campeã mundial de xadrez rápido e de xadrez blitz. Ela também foi Campeã Mundial Feminina de Xadrez, de 1996 a 1999.
Em outubro de 1999, tinha um rating de 2577, tornando-a a segunda melhor do ranking, atrás apenas de sua irmã Judit Polgar. Parou de competir oficialmente em 2004.
Susan é autora na área de xadrez e promotora-chefe do Instituto Susan Polgar para Excelência no Xadrez, na Texas Tech University.


No comments:

Post a Comment