Wednesday, October 7, 2015

Lista de Filmes Biográficos Sobre Crianças: Adotadas- Atrizes - Autistas - Escritoras - Esportitas - Mártirres - Memoristas - Pioneiras - Sindrome de Down


Abusos Infantis



Caça às Bruxas - Witch Hunt (2008)

Os casos de abuso infantil sexual da década de 1980 começou na creche, no condado de Kern, Califórnia.  Os casos envolveram alegações de pedofilia, sexo realizado em ritual satânico, com cerca de 60 crianças testemunhando terem sido abusadas. Pelo menos 36 pessoas foram condenadas e a maioria delas passaram anos presos. Trinta e quatro condenações foram anuladas em recurso. 


Em 1982, as duas filhas de Alvin e Debbie McCuan, treinada por sua avó Mary Ann Barbour, que tinha a custódia deles, alegou que tinha sido abusada por seus pais, e os acusou de serem parte de um anel de sexo que incluiu Scott e Brenda Kniffen. Os dois filhos dos Kniffens  também alegaram terem sido abusados. Nunca foi encontrado nenhuma evidência física

Em 1984,os McCuans e Kniffens foram condenados  e receberam uma sentença combinada de mais de 1000 anos de prisão.

Em 1996, as condenações foram derrubados e os dois casais foram liberados.


Ed Jagels foi o promotor responsável pelas convicções e permaneceu no cargo até 2009.

Ed  foi processado por uma das pessoas cuja condenação foi anulada. Dois presos morreram na prisão, incapazes de limparem seus nomes.




 Pergunte às Minhas Crianças - Just Ask My Children (2001) um filme de TV sobre os Kniffens.

Seis casos semelhantes ocorreram em todo Kern County. Por exemplo, o testemunho de cinco rapazes foi uma evidência chave da acusação em um julgamento em que quatro pessoas foram condenadas, como John Stoll, um carpinteiro de 41 anos de idade, recebendo a sentença mais longa do grupo: 40 anos para 17 contagens de indecente e lascivo conduta. "Isso nunca aconteceu", Ed Sampley, um dos acusadores, disse a um  repórter do New York Times em 2004, que ele tinha mentido sobre Stoll.

Em 2004, Ed e outros três ex-acusadores retornaram para o tribunal onde tinham testemunhado contra Stoll, desta vez para dizer que nunca Stoll havia molestado eles. 

Depois de passar 20 anos, cada um deles disse que sempre soube a verdade, que Stoll nunca tinha tocado eles. 

No entanto, o filho de Stoll "continuou a dizer que ele havia sido molestado."  

No caso, a única réu com uma condenação anterior de abuso sexual foi Grant Auto, que alugou a casa da piscina de Stoll brevemente. John Stoll teve de esperar até 2004 para a reversão de suas convicções, mas foi liberado no novo julgamento. 

Grant foi enviado para um hospital psiquiátrico para criminosos sexuais porque ele tinha duas condenações anteriores de abuso sexual infantil. 

Em 2009, Grant Auto foi libertado.  Em 2012, foi preso novamente por suspeita de abuso sexual infantil em Oregon. 

Em julho de 2013, Grant Auto declarou culpado de abusar sexualmente de três meninos e foi condenado a cinco anos e 10 meses de prisão.



 Crianças Adotadas

 Christina Crawford


Mamãe Querida
Neste filme biográfico, a estrela solitária ainda glamourosa Joan Crawford (Faye Dunaway) adota dois órfãos, e a sua família não convencional parece feliz. Mas depois das tentativas de Joan em criar um romântico relacionamento azedam e ela é demitida de seu contrato com a MGM Estúdios, seu comportamento insensível e abusivo em relação a sua filha Christina (Diana Scarwid) torna-se ainda mais pronunciado. Christina sai de casa e representa o seu primeiro papel como atriz, apenas para descobrir a presença de sua mãe ainda ofuscando-a.
Elas deram uma entrevista em 1956.
Personagens:

Joan Crawford (nascida Lucille Fay LeSueur; 23 de março de 1904 - 10 de maio de 1977) , era uma atriz de cinema e televisão americana que começou como dançarina.
Christina Crawford (nascida em 11 de junho de 1939) é uma escritora americana e atriz, mais conhecida como o autora do livro Mamãezinha Querida, um relato autobiográfico de um alegado abuso de criança por sua mãe adotiva, famosa atriz de Hollywood Joan Crawford. Ela também é conhecida por papéis pequenos em vários projetos de televisão e cinema.
Louis Burt Mayer ( nascido Lazar Meir; 12 julho de 1884 - 29 de outubro de 1957) judeu foi um produtor de cinema e co-fundador dos estúdios "Metro-Goldwyn-Mayer ( MGM)" em 1924. Louis foi hábil em desenvolver atores para se tornarem estrelas, incluindo atores mirins, em seguida, colocando-os em produções consistentemente, tais como musicais ou comédias. Sob a gestão de Mayer, a MGM acumulou a maior concentração dos principais escritores, diretores e estrelas de Hollywood.

Crianças Atrizes:

 Shirley Temple 


História de Shirley Temple é um filme biográfico filme feito sobre a mais famosa estrela infantil de todos os tempos, Shirley Temple Black ( 23 de abril de 1928 - 10 de fevereiro de 2014) foi uma atriz de televisão e filme americano, cantora, dançarina, e funcionária pública. A número um estrela de bilheteria de Hollywood de 1935 a 1938.
Shirley começou sua carreira no cinema em 1932 com a idade de três. Em 1934, ela encontrou a fama internacional em Olhos Brilhantes, um filme projetado especificamente para seus talentos. Ela recebeu um Oscar especial juvenil em fevereiro de 1935.
Produtos licenciados que capitalizou sua imagem saudável inclui bonecas, pratos e roupas.
A sua popularidade diminuiu quando ela chegou à adolescência. Apareceu em alguns filmes de qualidade variável em seus mid-de-final da adolescência, e retirou-se completamente dos filmes em 1950 com a idade de 22.
Shirley voltou à telas em 1958 com uma temporada de duas séries da antologia da televisão de adaptações de contos de fadas. Ela fez aparições em programas de televisão na década de 1960 e filmou um piloto seriado que nunca foi lançado. Sentou-se nos conselhos de empresas e organizações, incluindo a The Walt Disney Company, Del Monte Alimentação e da Federação Nacional da Vida Selvagem. Ela começou sua carreira diplomática em 1969, com uma nomeação para representar os Estados Unidos em uma sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 1988, ela publicou sua autobiografia, Criança Estrela.
Shirley recebeu inúmeros prêmios e honrarias.

Ela ocupa o 18º na lista das maiores lendas do cinema norte-americanos do sexo feminino de todos os tempos do American Film Institute.

 Crianças Autistas

Raun Kauffman


Meu Filho Meu Mundo - Son Rise: A Milagre of Love (1979) é um filme adaptado do livro biográfico Son-Rise: The Miracle Continue por Barry Neil Kaufman.  O filme foi dirigido por Glenn Jordan e foi escrito por Stephen Kandel, Samahria Lyte Kaufman, e Barry Neil Kaufman .
O filme conta a história de Bear e Suzie Kaufman e seu filho recém-nascido, Raun. Aos dezoito meses de idade, Raun foi diagnosticado com autismo. Embora aconselhado a institucionalizar Raun, seus pais, em vez disso, criaram um programa inovador centrado na criança.  Posteriormente, Raun ganhou seu mestrado da Universidade de Brown. 
A terapia  evoluiu para um modelo de ensino chamado O Programa Son-Rise. Em 1983, o casal Kaufman fundou o Instituto Opção e o Centro de Tratamento de Autismo da América. Raun e seus familiares  servem atualmente no conselho de administração. 
Raun K. Kaufman (nascido em 1973) é um professor, escritor e ex-CEO do Centro de Tratamento de Autismo da América.
Ele  palestras sobre autismo nos EUA e Europa. Ele é o autor do livro Autismo Breakthrough, e co-apresentador do programa de rádio Raun & Kristin: Levando esperança em sua casa.


Ouvir o Silêncio - Hear the Silence (2003) é um filme baseado no artigo que Andrew Jeremy Wakefield (1957) publicou alegando uma possível ligação entre a vacina MMR e o autismo. 
Uma mãe fictícia descobre a possível ligação entre MMR-autismo quando seu filho é diagnosticado como autista. Depois de perceber isso , o personagem de Stevenson começa a contactar o médico depois de afirmar que seu filho parecia desenvolver autismo logo depois que recebeu a vacina MMR, mas ela não recebe qualquer simpatia deles, nem do seu chefe, ou mesmo do seu marido. No entanto, tudo isso muda quando ela conhece o Dr. Andrew, que acredita que suas declarações sobre a vacina.  .Andrew é então espionado pelo governo,  o filme descreve o seu telefone sob escuta e seus arquivos sendo roubados.

Príncipe John Charles Francis 
.
O Príncipe Perdido - The Lost Prince é um filme britânico escrito e dirigido por Stephen Poliakoff; sobre a vida do:
Príncipe John Charles Francis ( 12 de julho de 1905 - 18 de Janeiro de 1919) era o quinto filho e mais novo dos seis filhos de King George V e sua esposa, Queen Mary. Na época do nascimento de John, seu pai era o Príncipe de Gales e herdeiro do monarca reinante do Reino Unido, Edward VII. Em 1910, George subiu ao trono após a morte de Edward e John se tornou o quinto na linha de sucessão.
Em 1909, foi descoberto que John tinha epilepsia e também  algum tipo de deficiência intelectual e, possivelmente, autismo. Como sua condição se deteriorou, ele foi enviado para viver em Sandringham House e foi mantido longe dos olhos do público. Lá, ele foi cuidado por sua governanta, "Lala" Bill, e fez amizade com as crianças locais. 

Temple Grandin (2010) é um telefilme norte-americano, dirigido por Mick Jackson sobre a vida de
Mary Temple Grandin (nascida em 29 de agosto de 1947) é uma professora americana de ciência animal da Universidade Estadual do Colorado, uma autora de best-seller, uma ativista do autismo e uma consultora para a indústria pecuária em comportamento animal. Ela também inventou o "caixa abraço", um dispositivo para acalmar pessoas no espectro do autismo. Ela foi listada na lista Time 100 das cem pessoas mais influentes do mundo na categoria de "Heroes".
"Eu não quero que meus pensamentos morram comigo, eu quero ter feito alguma coisa. Eu não estou interessado no poder, ou nas pilhas de dinheiro. Quero deixar algo para trás. Eu quero dar um contributo positivo -. Saber que a minha vida tem sentido "  Temple Grandin


O Autismo é um Mundo - Autism is a World é um filme documentário curto americano, escrito por Sue Rubin em 2004,  produzido e dirigido por Gerardine Wurzburg.
 Sue Rubin (25/05/1978), uma mulher autista que foi considerada mentalmente retardada quando criança. Com a idade de treze anos, ela aprendeu a expressar-se através de um teclado de computador, também conhecido como comunicação facilitada, revelando que ela era de fato muito inteligente. Ela passou a estudar história, especializando em História da América Latina em Whittier College e escrever discursos sobre sua vida como uma pessoa autista. A diretora Gerardine tem chamado Rubin "a Helen Keller de sua geração". 
Como Dançar em Ohio (2015) gráficos Este inspirador documentário mostra os desafios e conquistas de um grupo de adolescentes e jovens adultos que vivem com o espectro do autismo.

Eu Não Posso Fazer Isso, Mas Eu Posso Fazer Aquilo -  I can't Do This But I can do that (2010) Um filme para as famílias sobre um retrato convincente de crianças que superam suas dificuldades de aprendizagem, concentrando-se em seus talentos individuais.

Miss, você pode fazer isso; narra a história das mulheres jovens com necessidades especiais e suas famílias. Como elas participaram do concurso, que foi criado por Abbey Curran (28 de julho de 1988), Miss Iowa EUA de 2008 e a primeira concorrente Miss EUA com uma deficiência física. Oito concorrentes do concurso de beleza; Miss Você pode fazer isso, estão representadas no filme.
O filme  mostra o heroísmo de seus pais e famílias, que descrevem como abertamente o desgosto de saber que seu filho era diferente rapidamente deu lugar à amorosa paciência, dedicação e uma nova apreciação para as alegrias e os desafios de criar um filho com necessidades especiais.

Miss Você Pode Fazer Isso concurso de beleza foi criado em 2004 por Abbey, uma mulher com paralisia cerebral que se tornou a primeira mulher com deficiência para completar no concurso Miss EUA. De acordo com o Daily Mail, "Ron Davis explicou que o concurso não é apenas uma oportunidade incrível para essas meninas, mas também traz os pais juntos que compartilham experiências e lutas semelhantes ...  " Na sequência de uma leitura de um artigo na revista People, Davis entrou em contato com ela para saber mais sobre seu papel no concurso..

Ela concordou em permitir o acesso Davis para interiores-funcionamentos do concurso. Ele declarou: "As meninas nem percebeu nós - elas estavam tendo seu próprio tempo de diversão Foi muito estimulação, entre a pizza e Cinderela, os cabeleireiros, os acompanhantes. No palco, elas estavam olhando para a audiência, os juízes e as luzes. Os pais eram um desastre, mas as crianças foram completamente elas mesmos.

Crianças Ativistas


Selma, Lord, Selma é um filme de 1999 americano baseado no que aconteceu em 7 de  março de 1965, conhecido como Domingo Sangrento em Selma, Alabama.
O filme conta a história através dos olhos de uma menina  de 11 anos de idade chamada Sheyann Webb. Ela encontra o Dr. King, Jr. um dia ao jogar  com as amigas. Elas são informadas de que o Dr. King chegou a Selma, Alabama para ajudar o povo negro obter direitos de voto. Sheyann aprende muitas coisas de Dr. King. Ele ensina ela e sua amiga Rachel que, quando perguntarem a elas:
- "Filhas, o que você quer?" a sua resposta deve ser "Liberdade". Ele também ensina a elas que todo mundo merece ser tratado com justiça, independentemente da cor da sua pele, e que as crianças também têm uma batalha para lutar. Sheyann quer se envolver e ignora a escola para esgueirar-se nas reuniões. Uma noite, um amigo de Sheyann chamado Jimmie Lee Jackson foi morto. Para chamar a atenção de sua morte, é decidido que uma marcha de 86 Km na capital do estado de Alabama.
                                                        Jimmi Lee Jackson
Os manifestantes irão apresentar uma petição ao governador, para protestar que os negros não estão sendo tratados de forma justa.
No domingo 7 de março de 1965, Sheyann e outros manifestantes marcham a caminho de Montgomery, e são atacados pela polícia.
Em agosto, o presidente Lyndon Johnson assina a Lei de Direito ao Voto de 1965, para supervisionar e fazer cumprir os direitos constitucionais de sufrágio e evitar medidas discriminatórias, como o uso de testes de alfabetização contra potenciais eleitores.
Personagens:


Sheyann Webb nasceu em 17 de Fevereiro de 1956, em Selma, Alabama. Ela cresceu em uma família de oito filhos.  Ela foi uma das primeiras crianças a  integrar uma escola só de brancos.
 

Ela foi empurrada para baixo das escadas, chamada de nomes feios, suspensa da escola e cuspida, mas nada foi feito pela administração da escola. 
Um dia aos nove anos de idade Sheyann e sua amiga Rachel notaram um carro dirigir-se, na Igreja com vários homens negros bem vestidos.
Elas caminharam até o carro sem saber quem estava no carro e eles foram introduzidas para o Dr. Martin Luther King, Jr.
 
Elas foram informados de que o Dr. King tinha chegado a Selma, Alabama para ajudar o povo negro obter direitos de voto.

Sheyann viaja por todo o país contando a sua história sobre o que aconteceu no Domingo Sangrento.

Crianças Escritoras
 

Annelies Marie "Anne" Frank (12 de junho de 1929 – fevereiro de 1945) foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Ela se tornou uma das figuras mais discutíveis do século XX após a publicação do Diário de Anne Frank (1947), que tem sido a base para várias peças de teatro e filmes ao longo dos anos. Nascida na cidade de Frankfurt am Main, na República de Weimar, ela viveu grande parte de sua vida em Amsterdã, capital dos Países Baixos, onde perdeu sua cidadania alemã. Sua fama póstuma deu-se graças aos documentos em que relata suas experiências enquanto vivia escondida num quarto oculto, ao longo da ocupação alemã nos Países Baixos, durante a Segunda Guerra Mundial.

O Diário de Anne Frank (1959). Aclamado pela crítica, foi vencedor de três Oscars.
Em 1933, com a ascensão dos nazistas ao poder alemão, começaram a ocorrer manifestações antissemitas, o que fez com que a família de Frank, dentre muitas outras, temessem o que aconteceria com eles desde então. No ano seguinte, mudaram-se para Amsterdã, onde viveram uma vida normal por seis anos, sobrevivendo com as empresas do pai de Anne. Em 1940, quando os nazistas invadiram os Países Baixos, a população judaica foi perseguida e proibida de frequentar diversos locais. Dois anos depois, a família decidiu se esconder em cômodos secretos de um edifício comercial; dividindo-o com mais quatro pessoas. Próximo do fim da guerra, o grupo foi traído misteriosamente e transportado para campos de concentração. Anne e sua irmã, Margot Frank, foram levadas até o de Bergen-Belsen, onde morreram, provavelmente, de tifo epidêmico, num dia desconhecido de fevereiro de 1945.

Sótão: O Esconderijo de Anne - (1988)
Com o fim da guerra, o único sobrevivente foi o pai de Anne, Otto Frank, que retornou a Amsterdã e descobriu que o diário da filha havia sido salvo por Miep Gies, a mesma que o ajudou escondendo a família em um edifício. Após muito esforço, seu pai conseguiu publicar o diário, e, desde então, é um dos livros mais traduzidos do mundo. Foi lançado também um filme biográfico da adolescente, sob o título The Diary of Anne Frank (1959). 

A Lembrança de Anne Frank (1995)
 O museu, Casa de Anne Frank, foi inaugurado em 3 de maio de 1960, e em 2013 e 2014 atraiu mais de 1.2 milhões de visitantes. Anne também foi imortalizada com uma estátua de cera no Museu Madame Tussauds, além de ter sido considerada pela revista Time um ícone do último século.

Crianças Esportistas

 Jasmine Plummer

 

The Longshots is a 2008 American comedy-drama sports film directed by Fred Durst. 
The Longshots ( um empreendimento ou palpite que tem apenas uma pequena chance de sucesso ou de ser preciso.)
O filme relata eventos da vida real de Jasmine Plummer, a primeira mulher a participar no torneio Pop Warner Football.
Minden, Illinois, é uma antiga cidade industrial sem dinheiro e um time de futebol patético. Curtis Plummer, um ex. jogador de futebol que está indo a lugar nenhum, até que ele conhece sua sobrinha Jasmine, a filha de seu irmão mal. Jasmine tem usado o relógio de seu pai desde que ele-a  deixou há cinco anos, na esperança de que ele vai voltar. A mãe de Jasmine pede para Curtis cuidar de Jasmine depois da escola, porque Claire tem que trabalhar na lanchonete da cidade. Curtis percebe que Jasmine tem talento para jogar  futebol. Em seguida, ele a convence a experimentar para Pop Warner time de futebol da cidade, os Browns Minden, porque ele acha que seria bom para ela e para a equipe.
A equipe, incluindo o treinador, são contra, mas suas habilidades lhe dá um lugar na equipe. No entanto, o treinador a mantém no banco. No quarto jogo, depois de muita insistência de Curtis, o treinador coloca Jasmine no jogo, e embora eles perderam, todos disseram que poderiam ter vencido se ela tivesse jogado desde o início. Jasmine torna-se o quarterback de partida e os Browns Minden torna-se uma equipe vencedora.
Tudo está indo muito bem, até que o treinador Fisher tem um ataque cardíaco, e o  técnico assistente pede para Curtis ajudar a treinar a equipe nos dois últimos jogos. Eles ganharam os dois jogos e são capazes de ir para o Pop Warner Super Bowl, em Miami Beach. O pai de Jasmine, Roy, de repente, aparece depois de vê-la na TV. Claire e Curtis estão ambos descontentes com seu retorno, mas Jasmine está em êxtase.
        Jasmine Plummer estrelada por Keke palmer
Os Browns são capazes de ir para a final depois de levantar o dinheiro para a viagem, incluindo doação Curtis "de suas economias de vida". Jasmine joga mal no primeiro tempo, quando seu pai não aparece. Eles perdem o jogo depois de um companheiro deixar a bola cair no último jogo. Eles estão contentes que eles fizeram o seu melhor. Depois de eles voltarem, Jasmine devolve o relógio para o pai Roy. E aceita seu tio Curtis como uma figura paterna.




Crianças Falsárias ou Mediúnicas?


 
Elsie Wright  e Frances Griffiths
 Contos de Fada: Uma História Verdadeira
É um filme de 1997 , baseado na história das Fadas de Cottingley.
As Fadas de Cottingley apareceram em uma série de cinco fotografias tiradas por Elsie Wright (1900-1988) e Frances Griffiths (1907-1986), duas jovens primas que viviam na Inglaterra. 
Em 1917, quando as duas primeiras fotografias foram tiradas, Elsie tinha 16 anos e Frances tinha 9anos.
 As imagens vieram à atenção do escritor Arthur Conan Doyle, que as utilizaram para ilustrar um artigo sobre fadas que ele tinha sido contratado para escrever para a edição de Natal 1920 da revista "The Strand". Arthur, como um espiritualista, estava entusiasmado com as fotografias, e interpretou-as como evidência clara e visível de fenômenos psíquicos. A reação do público foi mista; Alguns aceitaram as imagens como genuína, mas outros acreditavam que tinha sido falsificado.
O interesse nos Fairies de Cottingley diminuiu gradualmente após 1921. Ambas as meninas se casaram e viveram no exterior por um tempo depois que elas cresceram, mas as fotografias continuou a deter a imaginação do público.
No início de 1980 Elsie e Frances admitiu que as fotografias foram forjadas, usando recortes de papelão de fadas copiadas do livro do tempo das crianças populares, mas Frances sustentou que a quinta e última fotografia era genuína. As fotografias e duas das câmeras utilizadas estão em exposição no Museu Nacional de Mídia em Bradford.


Crianças Inventoras

William Kamkwamba 

O Garoto que Descobriu o Vento  - The Boy Who Harnessed the Wind é um drama britânico de 2019 escrito, dirigido e estrelado por Chiwetel Ejiofor. O filme é baseado no livro de memórias The Boy Who Harnessed the Wind, de William Kamkwamba e Bryan Mealer. 
William Kamkwamba (nascido em 5 de agosto de 1987) é um inventor e autor do Malauí. Ele ganhou fama em seu país em 2001 quando construiu uma turbina eólica para alimentar vários aparelhos elétricos na casa de sua família em Wimbe, 32 km (20 milhas) a leste de Kasungu, usando eucaliptos, peças de bicicletas e materiais coletados em um local ferro-velho. Desde então, ele construiu uma bomba d'água movida a energia solar  que fornece a primeira água potável em sua aldeia e duas outras turbinas eólicas, a mais alta com 12 metros (39 pés), e está planejando mais duas, incluindo uma em Lilongwe, a capital política do Malawi.

Quando o The Daily Times em Blantyre, a capital comercial, escreveu uma história sobre a turbina eólica de Kamkwamba em 2006,  a história circulou pela blogosfera,  e a diretora da conferência TED convidou Kamkwamba para falar no TEDGlobal 2007 em Arusha , Tanzânia como convidado. Seu discurso emocionou o público, e vários capitalistas de risco presentes na conferência se comprometeram a ajudar a financiar sua educação secundária. Sua história foi coberta por Sarah Childress para o The Wall Street Journal.  Ele se tornou um estudante na African Bible College Christian Academy em Lilongwe. Ele então recebeu uma bolsa de estudos para a African Leadership Academy e em 2014 se formou no Dartmouth College em Hanover, New Hampshire. 

Entre outras aparições, Kamkwamba foi entrevistado no The Daily Show em 7 de outubro de 2009 (durante o qual ele foi alegremente comparado ao herói ficcional Angus MacGyver por sua impressionante engenhosidade científica).  Além disso, ele foi convidado e participou da reunião introdutória da Google Science Fair de 2011, onde foi um palestrante convidado.


Kamkwamba é o tema do documentário William and the Windmill, que ganhou o Grande Prêmio do Júri de Melhor Documentário  no festival de cinema South By Southwest de 2013 em Austin, Texas. 

The Boy Who Harnessed the Wind foi selecionado como o livro comum da Universidade da Flórida e da Boise State University, obrigatório para todos os novos alunos lerem. Também foi selecionado como o livro comum na Auburn University e na University of Michigan College of Engineering. William apareceu em cada universidade para discutir seu livro e sua vida.

Em 2013, a revista TIME nomeou Kamkwamba como uma das "30 pessoas com menos de 30 anos, mudando o mundo".

Kamkwamba é destaque no livro Extraordinary People de Michael Hearst e também é o tema de uma música do álbum que acompanha Songs For Extraordinary People.


Crianças Mártires

Maria Goretti 
Maria Goretti (2003)

Maria Goretti  
 (16 de outubro de 1890 - 06 de julho de 1902) é uma virgem mártir italiano da Igreja Católica Romana, e ela é uma das mais jovens santos canonizados. Ela nasceu na Itália numa família de agricultores, mas o aumento da pobreza obrigou a família a se mudar, quando ela tinha apenas seis anos. O seu pai morreu quando ela tinha nove anos, e a família teve que dividir uma casa com outra família. Ela assumiu as tarefas domésticas de sua mãe, enquanto sua mãe e o resto da família trabalhavam nos campos. Uma tarde, Alessandro, o filho da família Serenelli, fez avanços sexuais com ela, mas quando ela se recusou a submeter a ele, porque isso seria um pecado mortal, ele a esfaqueou quatorze vezes. Ela foi levada para o hospital, mas morreu depois de perdoá-lo. Ele foi prontamente preso. Depois de três anos, ele se arrependeu, e quando finalmente foi libertado da prisão, ele visitou sua mãe implorando perdão, que ela prontamente concedeu. Mais tarde, ele se tornou um irmão leigo em um mosteiro, eventualmente, morreu pacificamente em 1970. Ela foi beatificada em 1947 e canonizada em 1950. A sua mãe frequentou ambos cerimônias.



 


Crianças Memoristas

José Mauro de Vasconcelos 




O Meu Pé de Laranja Lima, o filme foi baseado no livro autobiográfico do mesmo nome do autor José Mauro de Vasconcelos. O livro foi publicado pela primeira vez em 1968 seu maior sucesso editorial, serve-se de sua experiência pessoal para retratar o choque sofrido na infância com as bruscas mudanças da vida. Foi escrito em apenas doze dias. E foi usado para aulas de literatura para o ensino fundamental no Brasil. Além disso, ele foi traduzido e publicado nos EUA e Europa. 
 O romance é parte de uma tetralogia escrito por Vasconcelos e centrada em diferentes fases na vida do protagonista, Zezé e, por extensão, a vida Vasconcelos também. Os quatro livros foram publicados em uma ordem desorganizada, seguindo uma cronologia aleatória em vez de uma direta. A continuação direta da história, Doidão, foi, na verdade, publicada em 1963, cinco anos antes do meu pé de laranja lima, e segue a vida de Zezé durante sua adolescência.
José Mauro de Vasconcelos (26 de fevereiro de 1920 —  24 de julho de 1984 )  nasceu de família nordestina, que migraram para São Paulo. Os pais tinham tão poucos recursos que ele, ainda criança, teve de se transferir para o Nordeste, onde foi criado pelos tios em Natal. Ingressando na Faculdade de Medicina da capital potiguar, abandona o curso no segundo ano, retornando ao Rio de Janeiro a fim de conseguir melhores oportunidades. Ali, trabalha como carregador de bananas numa fazenda do litoral do estado, instrutor de boxe, e, devido ao belo porte físico, até como modelo pictórico. Há uma estátua sua, do escultor Bruno Giorgi, no Monumento à Juventude, na antiga sede do Ministério da Educação.
Em São Paulo, foi garçom de boate. Obteve uma bolsa de estudos na Espanha, mas não suportou a vida acadêmica. Abandonou os estudos depois de uma semana, preferindo correr a Europa. A atividade mais importante que exerceu foi junto aos irmãos Villas-Bôas pelos rios da região do Araguaia, conhecendo o ambiente inóspito e lutando pelos índios.

Estava amadurecido o homem José Mauro, e o resultado disso foi seu livro de estreia, o romance Banana Brava, de 1942, onde reflete o mundo dos homens do garimpo. Mas a obra não alcançou bons resultados na época, apesar de algumas críticas favoráveis. Rosinha, Minha Canoa, de 1962, marca seu primeiro sucesso. 




Crianças Pioneiras

Ruby Bridges


A História de Ruby Bridges (1998) Direção Euzhan Palcy
 Nova Orleans 1960: embora o governo federal garantisse o acesso dos negros às escolas de brancos, a realidade local era outra. Ruby Bridges, uma menina de 6 anos, se destaca intelectualmente e por isso uma associação procura os pais, para que ela estude numa tradicional escola de brancos. Mesmo receosos, os pais autorizam, mas agentes federais a acompanham, pois os protestos eram diários e o preconceito estava até na escola. Sua sorte foi ter encontrado uma professora que a protegia.
Rubi Nell Bridges Hall (nascida 8 de setembro de 1954) é uma ativista americana conhecida por ser a primeira criança amorosa a comparecer a uma escola primária toda branca no Sul.

O primeiro dia judicial das escolas integradas em Nova Orleans, 14 de novembro de 1960, foi comemorada por Norman Rockwell na pintura "O problema que nós todos vivemos". 



 Síndrome de Down

Educando Peter Um processo de Inclusão escolar envolvendo uma turma de ensino fundamental e um estudante com síndrome de Down.


Síndrome Hutchinson-Gilford Progeria

Sam Berns



A Vida de Acordo Com Sam (2013) é um filme documentário sobre a vida de Sampson Gordon "Sam" Berns (23 de outubro de 1996 - 10 de janeiro de 2014) era um americano que sofria de progeria e ajudou a aumentar a conscientização sobre a doença.
Os pais, Scott Berns e Leslie Gordon, ambos pediatras, receberam o diagnóstico de seu filho quando ele tinha menos de dois anos de idade.  Cerca de um ano depois, eles estabeleceram Fundação de Pesquisa Progeria, em um esforço para aumentar a consciência de a condição, para promover a investigação sobre as causas subjacentes e possíveis tratamentos para a doença, e oferecer recursos para o apoio a doentes e suas famílias
 A Síndrome do progeróides é uma doença genética extremamente rara em que os sintomas se assemelham a aspectos do envelhecimento manifestam-se em uma idade muito precoce.  Progeria é um dos vários síndromes progerides.  A palavra progeria vem das palavras gregas "pro" (πρό), que significa "antes" ou "prematuro" e "Geras" (, que significa "velhice".  O distúrbio tem uma taxa de incidência muito baixa, ocorrendo em um número estimado de 1 por 8.000.000 nascidos vivos. Os nascidos com progeria geralmente vivem em torno da adolescência até vinte e poucos anos.  É uma condição genética que ocorre como uma nova mutação, e raramente é hereditária, como veículos geralmente não vivem para se reproduzir. 
Os cientistas estão particularmente interessados ​​em progeria porque pode revelar pistas sobre o processo normal de envelhecimento.  Progeria foi descrita pela primeira vez em 1886 por Jonathan Hutchinson.  Também foi descrito de forma independente em 1897 por Hastings Gilford . A condição foi mais tarde chamada de Síndrome Hutchinson-Gilford Progeria.

No comments:

Post a Comment