Google+ Badge

Tuesday, November 17, 2015

A Vida de Oscar Wilde

Oscar Fingal O' Flahertie Wills Wilde (16/10/1854 - 30/11/1900) foi um influente dramaturgo, escritor e poeta  britânico de origem irlandesa. 
Local que Oscar nasceu em Dublim 
Personalidade:
Oscar Ansiava por afeição mas pouco fazia para obtê-la, ficando  muitas vezes desapontado.
 Devido ao seu orgulho, inclinava-se a ser um solidário, apesar de sentir falta de carinho e afeição.
Os laços familiares eram importantes para ele.
 Introspectivo, analítico, inventivo e arredio. As vezes ficava nervoso, fazendo com que a vida se tornasse mais difícil do que ela era
 Ele era uma pessoa complicada.
Quase sempre mal-humorado já que não concordava com interferências em seus planos, mesmo que não estivesse apoiado na verdade.
Por ser  psico, ele deveria seguir os seus pressentimentos, os seus sonhos eram quase que proféticos e de grande significado. 

 O segundo de três filhos, foi criado numa família protestante (depois convertendo-se à Igreja Católica),
Colegios: Trinity College, em Dublin; Magdalen College, Oxford
Ele assou a morar em Londres e começou a ter uma vida social bastante agitada, sendo logo caracterizado pelas atitudes extravagantes.
Em 1883, vai para Paris e entra para o mundo literário local, o que o leva a abandonar seu movimento estético.
Volta para a Inglaterra e casa-se com Constance Lloyd (29/05/1884–1898), filha de um rico advogado de Dublim,
Constance Wilde nascido Constance Mary Lloyd (2 de janeiro 1859-7 abril de 1898), 
 Em 1888, ela publicou um livro baseado em histórias infantis que ouvira de sua avó, chamado de Era uma vez. Ela e seu marido estavam envolvidos no movimento de reforma vestido. 
 indo morar  na rua de Tite 34, Chelsea, um bairro de artistas londrinos.
 A casa era um santuário para contemplação e retiro. Um lugar onde eles podiam analisar as experiencias do passado e as situações presentes, com enfase no desenvolvimento espiritual, levava a concentração na investigação; ela contribuiu para intuição, sonhos , visões, experiencias telepáticas estudos filosóficos e metafísicos.
Esta casa pode se um pouco difícil para duas ou mais pessoas dividirem o espaço, a menos que se complementam.
Esta casa não era a  melhor opção para um relacionamento, pois  gera predisposição a solidão e a indiferença.
Eles tiveram dois filhos, Cyril (1885-1915) e Vyvyan (1886-1967) .
 os seus filhos numa foto com um senhor de certa idade.
Apos o nascimento de seu segundo filho, ele se tornou sexualmente distante. Alega-se que, em certa ocasião, quando Oscar advertiu seus filhos sobre meninos impertinentes que fizeram a sua mamas chorar, perguntaram-lhe o que acontecia com papas ausentes que fizeram mamas chorar. 
O sucesso
A situação financeira de Oscar começou a melhorar, e, com ela, conquista uma fama ainda maior. O sucesso literário foi acompanhado de uma vida bastante mundana, e suas atitudes tornaram-se cada vez mais excêntricas.

 Oscar Wilde Sexualmente
A sua natureza sexual variava de acordo com o seu senso de segurança interior.
A duvida em relação a ele mesmo tornava-o passivo; a autoconfiança o fazia agressivo.
Ele demorava um pouco para aquecer os motores e entrar no pique do relacionamento. Uma vez que tele se envolvia, no entanto, teria valido a pena esperar por ele.
A qualidade era mais importante para ele do que a quantidade. 
Se resolver pernoitar, certifique-se antes de que sera com alguém que gosta de ver na manha seguinte. Muitos flertes com pessoas diferentes não lhe trarão felicidade a longo prazo. 
Em meados de 1891 Lionel Johnson introduziu para Alfred Douglas Bruce (22 de outubro de 1870 - 20 mar 1945), apelidado de Bosie, estudante de graduação na Universidade de Oxford, no momento. Conhecido  como "Bosie", ele era um homem jovem e bonito e mimado. Uma amizade íntima surgiu entre os dois e em 1893 Oscar estava apaixonado por Douglas e eles conviviam juntos regularmente em um caso tempestuoso. Se Oscar foi relativamente indiscreto, mesmo flamboyant, na forma como ele agiu, Douglas foi imprudente em público. Oscar que estava ganhando até £ 100 por semana a partir de suas peças (seu salário tinha sido £ 6).
Douglas logo arrastou Oscar para o subsolo Vitoriano de prostituição gay e Oscar foi apresentado a uma série de jovens, classe trabalhadora, prostitutos de 1892 em diante por Alfred Taylor. Estes encontros infrequentes normalmente tomou a mesma forma: Oscar iria cumprimentar o menino, oferecer-lhe presentes, jantar com ele em particular e, em seguida, levá-lo para um quarto de hotel.
Douglas e alguns amigos de Oxford fundou um jornal, The Chameleon, a que Oscar "enviou uma página de paradoxos.  "Frases e Filosofias para o Uso do Jovem"
Qualquer indiscrição por parte de seu companheiro ou companheira o levaria a reconsiderar o relacionamento. Ele esperava que seu parceiro fosse inteligente, tivesse boas maneiras e fosse fisicamente e mentalmente estimulante. Um bom conversador já tinha meio caminho andado. Comportamento grosseiro e condenação exerciam efeito oposto.


Oscar  escreveu uma denúncia contra  Bosie, publicada no livro De Profundis, acusando-o de tê-lo arruinado.  Foi o pai de Bosie, o Marquês de Queensberry, que levou Oscar  ao tribunal. No terrível período da prisão, Oscar redigiu uma longa carta a Douglas, que a chamou de De Profundis.



Em Maio de 1895, após três julgamentos, foi condenado a dois anos de prisão, com trabalhos forçados, por "cometer atos imorais com diversos rapazes"
Ele sentis dificuldade para manifestar seus sentimentos íntimos. Irritava-se facilmente por causa de ninharias sem a menor importância e pretendia estar sempre certo. Ele dava valor a  privacidade e não comentava as proezas sexuais com os outros.
Esquerda: Oscar Wilde (em pé) com outros alunos de graduação (1878).
 Após a condenação a vida mudou radicalmente e o talentoso escritor viu, no cárcere, serem consumidas a saúde e a reputação.
A imaginação como fruto do amor é uma das armas que Oscar utilizou para conseguir sobreviver nas condições terríveis da prisão. Apesar das críticas severas a Douglas, ele ainda alimenta o amor dentro de si como estratégia de sobrevivência. A imaginação, a beleza e a arte estão presentes na obra dele.
a segurança de sempre poder contar com sua total atenção.
Ele esta interessado em atividade sexuais, contudo tinha vergonha de seus desejos sexuais. (Uma pessoa somente é condenada quando já esta se condenando)
Ele canalizou muito de sua energia para ganhar dinheiro e poder.
Ele era um amante apaixonado, compassivo, sexual e queria as mesmas qualidades  no companheiro.
Sexo era negocio serio, assim, ele queria adversidade e intensidade e estava disposto a tentar qualquer coisa ou qualquer um.
As vezes as suas paixões viraram possessividade.

Os últimos anos
Foi libertado em 19 de maio de 1897. Poucos o esperavam na saída, entre eles seu maior amigo Robert Ross.
Passou a morar em Paris e a usar o pseudônimo Sebastian Melmoth. As roupas tornaram-se mais simples e o escritor passou a morar num lugar humilde, de apenas dois quartos. A produtividade literária era pequena.
O fato histórico de seu sucesso ter sido arruinado pelo Lord Alfred Douglas (Bosie) tornou-o ainda mais culto e filosófico, sempre defendendo o amor que não ousa dizer o nome, definição sobre a homossexualidade, como forma de mais perfeita afeição e amor.

Oscar  morreu de um violento ataque de meningite, agravado pelo álcool e pela sífilis, às 9h50 do dia 30 de novembro de 1900.
 Meningite –Tumulto interior. Revolta por ver comprometido seus principais objetivos de vida.
A Vida de Oscar Wilde representado no Cinema


OS CRIMES DE OSCAR WILDE - The Trials of Oscar Wilde, Inglaterra, 1960
Na Londres dos anos de 1890, no auge da fama o escritor e dramaturgo Oscar Wilde provoca a ira do Lorde Queensbury, que acusa o autor de manter um relacionamento romântico com outro homem. Pior: o jovem é filho de Queensbury. Quando o Lorde processa e ainda difama oscar, o provocativo artista decide enfrentar a Justiça, revelando sua homossexualidade na tentativa de lutar pela sua liberdade de escolha. Mas naquele momento, diante de uma Inglaterra conservadora, tudo o que Oscar conseguiu foi sua própria derrocada.

Wilde (1997)
A história de Oscar Wilde, gênio, poeta, dramaturgo e o Primeiro Homem Moderno. A auto-realização de sua homossexualidade causa enorme tormento. E  ele fez malabarismos entre o  casamento, a paternidade e o seu obsessivo amor obsessivo por Lord Alfred Douglas, apelidado de Bosie. Após a ação legal instigada pelo pai de Bosie.

  Oscar Wild interpretado por Steven Fry
Oscar se recusou a fugir do país e foi sentenciado a dois anos de trabalhos forçados pelos tribunais de uma sociedade intolerante vitoriana.
Obras
1874 - Ganha a medalha de Ouro por seu trabalho em grego sobre os poetas helenos.
1876 - Ganha o prêmio em literatura grega e latina. Publica a primeira poesia, versão de uma passagem de As Nuvens de Aristófanes, intitulada O coro das Virgens das Nuvens.
1878 - Ganha o prêmio Newizgate, com seu poema Ravenna, escrito em março desse ano.
1879 -  A Sara Bernhardt, é publicado.
Sarah Bernhardt (22/23 out.1844 - 26 de março de 1923) foi  francesa atriz de teatro e cinema.
1880 - Escreve o drama em cinco atos Vera, ou Os Niilistas, sobre o niilismo na Rússia.
Niilismo (do latim nihil, nada) é um termo filosófico que afeta as mais variadas esferas do mundo contemporâneo (literatura, arte, ciências humanas, teorias sociais, ética e moral) cuja principal característica é o pessimismo e uma visão negativa em relação a existência (seja de ideais, de verdades, do ser humano ou mesmo das palavras) . É a desvalorização e a morte do sentido, a ausência de finalidade e de resposta ao “porquê”.
1881 - Publica em julho a primeira edição de Poemas, coligidos por David Bogue.
1883 - Em Paris termina sua tragédia A Duquesa de Pádua.
1887–89 - Trabalha como editor de The Woman's World.
1888 - Publica O Príncipe Feliz,O Príncipe Feliz e O Rouxinol e a Rosa, que escrevera para os seus filhos,O Filho da Estrela. .Em seus contos infantis preocupou-se em deixar lições de moral através do uso de linguagem simples.
1889 - Publica O Retrato do Sr. W.H., baseado no mistério criado em torno do protagonista e do autor dos Sonetos de Shakespeare, sendo recebido de forma hostil pela crítica.
1890 - A primeira versão de O Retrato de Dorian Gray é publicada  considerado por críticos como obra-prima da literatura inglesa, Oscar Wilde trata da arte, da vaidade e das manipulações humanas.
1891 - O ensaio A Alma do Homem sob o Socialismo é publicado. Publica a versão revisada de O Retrato de Dorian Gray. Também publica Intentions, Lord Arthur Savile's Crime e outras historias e A house of Pomegranates.
1892 - Estreia com grande sucesso no St. James Theatre, de Londres, O Leque de Lady Windermere. Sarah Bernhardt ensaia em Londres Salomé, peça em um ato escrita em francês, sobre a morte de São João Batista, cuja estreia, à última hora, é proibida por apresentar personagens bíblicos.
1893 - Salomé é bem recebida quando produzida em Paris e Berlim. Uma mulher sem importância é montada em Londres, também com êxito, e O Leque de Lady Windermere é publicado.
1894 - Edição de Salomé em Londres, com ilustrações do desenhista Audrey Bearsdley. Publica Uma Mulher sem importância e o poema A Esfinge que não obteve sucesso.
1895 - As peças Um marido ideal e A Importância de ser Prudente são montadas em Londres com êxito total.Nesta última, o ar cômico começa pelo título ambíguo: Earnest, "fervoroso" em inglês, tem o mesmo som de Ernest, nome próprio.
 Em 27 de maio deste ano Oscar Wilde é preso, primeiro na Prisão. Ainda em maio, o ensaio A Alma do Homem sob o Socialismo é publicado em livro.
1896 - Salomé é representada em Paris, tendo Sarah Bernhardt no papel principal. Em 7 de julho é executado na Prisão de Reading o ex-sargento Charles T. Woolridge, cuja morte inspira Oscar Wilde ao seu maravilhoso poema A Balada do Cárcere de Reading.
    1897 - Ainda na prisão, Oscar Wilde escreve De Profundis, uma longa carta a Lorde Douglas.
Sai da Prisão e em 28 de maio, aparece no jornal, a primeira carta sobre o regime penitenciário britânico, sob o título O Caso do Guarda Martin.
1898 - Publica A Balada do Cárcere de Reading e escreve outra longa carta ao Daily Chronicle sobre as condições carcerárias.
1899 - A Importância de Ser Prudente e Um marido ideal são publicados em livro.
1900 - Em 30 de novembro morre Oscar Wilde vítima de meningite.
Teleny, ou o reverso da medalha (Teleny, or The Reverse Side of the Medal), 1883, autor anônimo, mas atribuído a Oscar Wilde.        
    Filmes baseados em algumas obras de Oscar Wilde:

The Picture of Dorian Gray (1945)

The Importance of Being Earnest (1952)

An Ideal Husband (1999)

Dorian Gray - Pacto com o Diabo (2001)

Dorian Gray (2009)