Google+ Badge

Monday, March 21, 2016

A Vida é Alpinismo - Nunca Olhe Para Baixo. Lista de Filmes Biográficos Sobre Alpinismo

Meru: O Centro do Universo (2015) é um filme documentário narrando a primeira subida do percurso "Fin de tubarão" no pico Meru no Himalaia indiano. Ele foi co-dirigido pelo casal Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi e ganhou o Prêmio do Público Documentário EUA em 2015 no Sundance Filme Festival.
Depois de tentar, mas falhando chegar, ao cume Meru em 2008, Conrad Anker, Jimmy Chin, e Renan Ozturk voltam para a montanha, a fim de conquistar seu pico - um muro de 4.000 pés conhecido como o "Fin de tubarão". Eles também documentam a sua ascensão.  O filme é uma mistura de imagens que narra ambas tentativas ( a que falhou 2008 e a bem sucedida de 2011 ), enquanto a elaboração de uma narrativa sobre as tentativas dos montanhistas para enfrentar seus demônios.
Depois de sofrer um acidente horrível durante as filmagens no local com o Jimmy, o Renan tem apenas cinco meses para se recuperar antes de sua segunda tentativa, lutando contra lesões quase fatais. Quatro dias depois do acidente de Renan, Mr. Jimmy retorna ao local de filmagem para terminar, mas é pego em uma avalanche catastrófica que ele milagrosamente sobrevive com apenas um arranhão. O Conrad luta com trazendo o sonho de seu mentor à fruição e à perda de ambos ele e seu parceiro de escalada, há muitos anos.
Conrad Anker (nascido em 27 de novembro de 1962) é um americano, montanhista de rocha, e autor. Ele é famoso por suas subidas desafiadoras no alto Himalaia e Antarctica. Ele é o líder de equipe da equipe escalada North Face. Em 1999 ele localizou o corpo de George Mallory no Everest como um membro de uma equipe de pesquisa procurando os restos do lendário alpinista britânico. Ele vive em Bozeman, Montana
Jimmy Chin (nascido em 12 de outubro de 1973) é um profissional escalador, alpinista, esquiador, diretor e fotógrafo. Nascido e criado em Minnesota, ele assinou um contrato de patrocínio com a The North Face em 2001 e é um veterano da equipe de North Face atleta por 14 anos. Ele organizou e conduziu numerosas escaladas, esqui-alpinismo e expedições exploratórias na  África do Sul, Argentina Chade, China, Paquistão, Nepal, Tanzânia,  Mali, Tibet, Bornéu e Índia. Jimmy tem sido destaque, tanto na frente e atrás da câmera, em inúmeras publicações, incluindo a National Geographic, Outside e Jornal dos homens, e foi votado como um dos solteiros mais cobiçados do mundo pela revista People (embora atualmente casado).
 Em 2003, Jimmy foi convidado a participar de uma expedição da National Geographic para fazer uma travessia sem suporte do controle remoto. A expedição é destaque em edição de abril de 2003 'National Geographic e documentado no livro de Rick Ridgeway The Big Abrir.
Carreira cinematográfica
Jimmy começou a filmar em 2003 sob a orientação de Rick Ridgeway. Sua primeira tentativa como diretor de fotografia resultou em um especial de televisão de longa hora para a National Geographic chamado Moda mortal.  Jimmy trabalhou como diretor de fotografia no documentário 180 Sul.
Em 2010, Jimmy começou a empresa de produção, com Tim Kemple e Renan Ozturk. Dirigindo  comerciais de conteúdo para empresas como a The North Face, Pirelli e Apple.

Renan Ozturk descobriu sua paixão pela escalada enquanto participava de Colorado College. Como um membro da pequena comunidade de alpinistas lá, ele aperfeiçoou suas habilidades, aprofundou sua ligação com o esporte de escalada e sonhava em lugares remotos e bonitos.Renan formou-se em biologia, mas não antes de viajar para o Nepal para estudar a língua e a cultura de um país para o qual ele ainda está intimamente ligado. Renan passou várias temporadas subindo em Indian Creek, Yosemite, Joshua Tree, Squamish, e os Bugaboos antes de ir para os objetivos do Himalaia mais remotas.
O cenário deslumbrante desses locais serve como inspiração para outra paixão de Renan, sua arte, que criou tanto de um zumbido como suas habilidades de rock. Atualmente Renan continua a aprimorar sua arte sob a forma de produção de filmes.

Face Norte - Nordwand (2008) é um filme alemão de ficção histórica. Dirigido por Philipp Stölzl. Baseado numa famosa tentativa em 1936 de dois alpinistas alemães envolvidos em uma competição para escalar a face norte da rocha mais perigoso nos Alpes.
Toni Kurz (13/01/1913 - 22/07/1936) e

Andreas Hinterstoisser (03/10/1914 -21/07/1936)

  Sete Anos no Tibet - Seven Years in Tibet (1997) é um filme estadunidense  dirigido por Jean-Jacques Annaud. Baseado no livro de viagem autobiográfico escrito pelo autor e alpinista austríaco Heinrich Harrer, baseado em sua experiência real no Tibete entre 1944 e 1951, durante a Segunda Guerra Mundial e o período intercalar antes do exército comunista chinês de Libertação Popular invadir o Tibete em 1950.

Heinrich Harrer (6 de julho de 1912 – 7 de janeiro de 2006) foi um montanhista, investigador, geógrafo e escritor austríaco.Com a ascensão do partido Nazista na Áustria, Heinrich tornou-se membro da SS, tendo em 1938 integrado uma expedição alemã ao Nanga Parbat nos Himalaias, atualmente parte do Paquistão. Após o início da II Guerra Mundial em 1939, ele foi capturado pelo exército colonial britânico.
Em 1944 conseguiu fugir junto com Peter e após 21 meses em fuga conseguiu atravessar as altas montanhas até o Tibete, onde ficou durante sete anos, tendo estabelecido amizade com o jovem Dalai Lama, ficando conhecido como o Professor do Lider Espiritual.
Após a ocupação chinesa do Tibete em 1950, eke regressou à Àustria onde documentou as suas aventuras nos livros Sete Anos no Tibete e Lost Lhasa.
Peter Aufschnaiter (02 de novembro de 1899 - 12 de outubro 1973) foi um alpinista austríaco, agrícola cientista, geógrafo, e cartógrafo.
Escalada
Em seus primeiros anos, ele começou a subir e, mais tarde, em Munique,  tornou-se familiarizado com vários alpinistas alemães da época. Ele participou de expedições ao Kangchenjunga (1929 e 1931) em Sikkim e teve os primeiros contatos com os tibetanos e aprendeu a língua tibetana.
Partido nazista
Em 1933, ingressou no Partido Nazista. Desde 1936, ele trabalhou em tempo integral para a Fundação Alemã de Himalaya estabelecido naquele ano por Paul Bauer. Em outubro 1950 com o avanço do Exército de Libertação do Povo Chinês para Lhasa forçou Peter e Heinrich  se juntarem à caravana do Dalai Lama quando ele recuou para o Chumbi vale fronteira com Sikkim e a Índia. Peter ficou em Gyantse e deixou o Tibete apenas 10 meses depois.

Ele chegou no Nepal em 1952, onde trabalhou como cartógrafo e depois em Nova Deli, para o Exército indiano. Ele eventualmente obteve um passaporte nepalês que lhe permitiu o acesso a muitas áreas remotas restritas e descobriu valiosos primeiros afrescos budistas. Ele passou a maior parte de seus anos restantes no Nepal, trabalhando como engenheiro agrícola. No começo, ele trabalhou para a Swiss Ajuda Técnica. A partir de 1956 ele ocupou o cargo de especialista em agricultura para a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.
Ele voltou para a Áustria muito mais tarde na vida e morreu em  em 1973, com a idade de 73.


127 Horas
Ao explorar uma garganta remota em Utah, o alpinista e aventureiro Aron Ralston (James Franco) fica preso quando uma pedra cai sobre seu braço. 
Ao longo dos cinco dias seguintes, Aron examina a sua vida e considera suas opções, levando-o a escolha de amputar o seu braço para que ele possa libertar-se e tentar fazer o seu caminho de volta à civilização ou permanecer preso à parede de garganta e, provavelmente, morrer.
 Baseado no livro de Aron, "Entre uma rocha e um lugar duro."
Aron Ralston Lee (nascido em 27 de outubro de 1975) é um "outdoorsman"* americano, engenheiro e palestrante motivacional.
*Outdoorsman: pessoa que passa muito tempo ao ar livre ou fazendo atividades ao ar livre.
Se a gente destruir as árvores.
O ar fundamental nos faltará.
Porque apesar de tudo isso, continuamos a destruir a natureza?
As estrelas não aparecem mais a noite na cidade poluída.

Encalhado: Acidente de Avião nos Alpes - Stranded : Alpine Air Crash (2015)
O resgate do sobrevivente de um acidente de avião de 1946 no Alpes suíços é entrevistas detalhadas e sobrevivência.