Google+ Badge

Thursday, March 17, 2016

Se o Amor Não Pode Curar. A Enfermeira Pode! - Lista de Filmes Sobre Enfermeiras



Mary Seacole: The Real Angel of the Crimea (2005) Direcao: Sonali Fernando Atores: Angela Bruce, Michelle Bunyan e Henry Singer

Mary Jane Seacole ( 23 de novembro de 1805 —  14 de maio de 1881) foi uma enfermeira jamaicana, cuja atuação na Guerra da Criméia, apesar de comparável ao trabalho de Florence Nightingale, só veio a ser reconhecido publicamente a partir de 1973, com a redescoberta de sua autobiografia, Aventuras maravilhosas da Sra Seacole em muitas terras.
Biografia
Mary era filha de um oficial escocês e de uma mulher livre, tendo nascido numa época em que a escravidão ainda não tinha sido abolida no Império Britânico. A sua mãe praticava medicina tradicional, cuidando de militares inválidos na sua pensão. Assim, Mary cresceu aprendendo a tratar os doentes e combater as doenças epidêmicas, já que eram comuns os casos de cólera e febre amarela. Aprimorou seus conhecimentos atuando em Cuba, Bahamas, Haiti e Panamá, também afetados por epidemias de doenças tropicais.
Em 1854, inscreveu-se para participar da equipe de enfermagem liderada por Florence Nightingale para cuidar dos soldados feridos na Gerra da Crimeia. Não foi aceita, apesar das cartas de recomendação dos governos da Jamaica e do Panamá. Inconformada com a recusa, arrecadou fundos para viajar por conta própria à frente de batalha. Com o dinheiro que obteve montou o British Hotel, um hotel onde vendia comida e bebida aos soldados para, assim, custear as despesas do atendimento a doentes e feridos dos dois lados. Passou a ser chamada de Mãe Seacole.
Ela  tentou  repetir a iniciativa na Índia, mas não conseguiu os fundos necessários.
Ela morreu de um ataque de apoplexia, em 1881.
Apesar do reconhecimento em vida por parte dos soldados de quem havia cuidado, ela foi ignorada quando o Memorial da Guerra da Crimeia foi erigido em Londres, em 1915. O seu nome ficou praticamente esquecido durante décadas, até que a enfermeira britânica Elsie Gordon, que editava a publicação Nursing Mirror, encontrou uma cópia da sua autobiografia numa loja de livros usados. Dentro do livro havia um pedaço de papel que ajudou Gordon a encontrar o túmulo de Mary, em Kensal Green.
Com a redescoberta de sua história, Mary Seacole foi homenageada tanto no Reino Unido quanto na Jamaica, onde dá nome à sede da Associação Jamaicana de Enfermagem.
No final de 2012, foi relatado que Mary Seacole era para ser removida do currículo nacional,  usando se o argumento que as realizações de Mary têm sido exagerados, porque qualquer pessoa que colocar um ponto de vista contrário estava com medo de ser acusado de racismo, os que queriam tirar seu nome  afirmaram que este não era o caso. Que era parte de "uma concentração exclusivamente em grande escala história política e militar e uma mudança fundamental da história social."
Em janeiro de 2013 Operação Voto Negro lançou uma petição para solicitar ao secretário da Educação, Michael Gove para não tirar nem ela nem Oloudah Equiano do Currículo Nacional. O Rev. Jesse Jackson e outros escreveram uma carta ao " The Times" protestando  contra a remoção de Mary Seacole do Currículo Nacional. Isto foi declarado bem sucedida em 8 de fevereiro de 2013, depois de cerca de 35.000 assinaturas forçou Michael Gove a ceder.

Sacrifício de Uma Vida - Sister Kenny (1946) é um filme norte-americano, do gênero drama, dirigido por Dudley Nichols e estrelado por Rosalind Russell e Alexander Knox.
O roteiro é baseado no livro; E Eles Andarão, escrito pela própria enfermeira, em colaboração com Martha Ostenso, e publicado em 1943.
O filme acompanha Elizabeth  desde que, enfermeira no interior da Austrália, ela se depara com os primeiros casos de poliomielite; o mergulho no trabalho, em detrimento de relações afetivas; sua luta para obter o reconhecimento da comunidade médica; e a vitória final, com a construção do Kenny Institute, em Minneapolis
Elizabeth Kenny (20 de setembro de 1880 - 30 de novembro 1952) era uma enfermeira australiana sem crédito, que promoveu uma nova abordagem controversa para o tratamento da poliomielite. Suas descobertas contrariou a sabedoria médica convencional; eles demonstraram a necessidade de exercitar os músculos afetados pela pólio em vez de imobilizando-os. princípios da reabilitação muscular de Elizabeth se tornou a base da terapia física ou fisioterapia
Em 1940, o governo do estado Nova Gales do Sul enviou Elizabeth (e sua filha adotiva Maria, que havia se tornado um especialista no método da mãe) para a América para apresentar o seu método clínico para o tratamento de vítimas da pólio aos médicos americanos. Depois de uma viagem marítima de Sydney a Los Angeles e pela estrada de ferro de São Francisco, Chicago, Nova York, de volta para Chicago e  Minnesota, ela deve a chance de demonstrar seu trabalho em Minneapolis, Minnesota. Os Médicos que dirigiam os centros de tratamento de pólio lá, ficaram impressionados, e lhe disse que ela deveria ficar. Eles encontraram um apartamento para as duas; Vários anos depois, a cidade de Minneapolis deu-lhes uma casa.
Durante este tempo, os centros de tratamento de Elizabeth foram abertos em toda a América. Ela recebeu títulos honores causa da Universidade de Rutgers e da Universidade de Rochester e almoçou com o presidente EUA Franklin D. Roosevelt, discutindo o tratamento em Warm Springs.
 Em 1951 Elizabeth encabeçou a lista das mulheres mais admiradas da pesquisa Gallup , a única mulher nos primeiros 10 anos da lista em o 1 º lugar.
O sucesso de Elizabeth foi controverso; muitos médicos australianos (e da Associação Médica Britânica) questionou seus resultados e metodologia.  Raphael Cilento, que estava no comando da avaliação, escreveu um relatório crítico. Durante a sua estadia nos Estados Unidos, Elizabeth enfrentou muitos médicos céticos e necessário para obter o apoio da Associação Médica Americana para ela método. O diretor AMA naquela época a viu como uma "charlatão ignorante buscando dinheiro para seu próprio ganho".  Durante seu primeiro ano em Minneapolis, a Fundação Nacional para a Paralisia Infantil pagou as suas despesas pessoais, financiamento e organização de ensaios de seu trabalho; que o apoio deixou, no entanto, após uma série de divergências. Ela era uma mulher determinada e franca, o que irritou o diretor da FNPI (e muitos médicos). O seu método de tratamento continuaram a ser utilizados para tratar a centenas de crianças que sofrem de poliomielite.
Alan Alda credita os tratamentos de Elizabeth, que recebeu de sua mãe, como responsável pela sua recuperação completa da pólio.
O ator Martin Sheen contou que ele contraiu pólio quando criança e foi apenas devido ao seu médico usar o método, que ele recuperou o uso das pernas.

Brava Gente, A História de Ana Neri
Ana Néri nasceu Anna Justina Ferreira Nery ( 13 de dezembro de 1814 —  20 de maio de 1880) foi uma enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil.
Ela casou-se com o Capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery em 1837, eles tiveram três filhos. O marido faleceu em 1843.
Guerra do Paraguai
Dois filhos de Anna Nery eram oficiais do Exército, e ao irromper a Guerra do Paraguai em dezembro de 1864, seguiram ambos para o campo de luta, acompanhados do tio, o Major Maurício Ferreira, irmão de Anna. Anna requereu, então, ao presidente da província da Bahia, que lhe fosse facultado acompanhar os filhos e o irmão durante os combates, ou, que ao menos, ela pudesse prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. Deferido o pedido, Anna partiu de Salvador, incorporada ao décimo batalhão de voluntários em agosto de 1865, na qualidade de enfermeira.
Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Ela viu um de seus filhos morrer na luta um.
Terminada a guerra, regressou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial conferiu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe.
Em sua homenagem foi denominada, em 1923, Anna Nery, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão.
Em 1938, Getúlio Vargas, assinou o Decreto n.º 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Anna Nery, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País.
Em 2009, Anna entra para o livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília - Distrito Federal.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou um selo comemorativo com o busto da enfermeira numa série de personalidades femininas com relevo histórico.

Cobaias - Miss Evers' Boys (1997) é um filme baseado na história verídica de décadas do experimento Tuskegee. Dirigido por Joseph Sargent e adaptado da peça  escrito por David Feldshuh em 1992. O filme foi nomeado para onze prêmios Emmy e venceu em quatro categorias.
                                                       Eunice Verdell Rivers Laurie (1899-1986)
O filme conta a história do experimento Tuskegee, um experimento secreto do governo americano em afro-americanos pobres nos anos 1932-1972, concebido para estudar os efeitos da sífilis não tratada. A história é contada a partir da perspectiva da pequena cidade enfermeira Eunice Evers (Alfre Woodard), que está bem ciente da falta de tratamento, mas sente que seu papel é o de consolar os homens envolvidos, muitos dos quais são seus amigos mais próximos. 
Em 1932, ela é enviada para ajudar o Dr. Brodus (Joe Morton) e Dr. Douglas (Craig Sheffer) para ajudá-los a "tratar" os homens negros rurais na cidade de Tuskegee, Alabama. Ela é enviada em torno da cidade para dizer às pessoas que o governo está a financiar seu tratamento gratuitamente, mas sem o conhecimento deles o governo vai em breve ser executado um estudo que os obriga a ir sem qualquer forma de tratamento real. 

Fundo Rosenwald, em colaboração com Surgeon General e PHS, se apropria de 10.000 dólares / site em dinheiro de semente para o estudo da sífilis e seu controle de um ano:
Em seguida, ela se depara com três homens em uma escola abandonada: Willie Johnson (Obba ​​Babatunde), Bryan servente de pedreiro, e "Big" Ben Washington, que concordam com o tratamento. Foram selecionados 412 homens infectados com a doença e prometeu-lhes tratamento médico gratuito para o que foi chamado de homens de "sangue ruim". Eles receberam falso tratamento de longa duração, que envolveu dando-lhes Mercury e placebos, mesmo depois de a penicilina foi descoberta como uma cura. Quando Caleb Humphries (um dos sujeitos de teste que deixaram o experimento) junta-se ao exército durante a Segunda Guerra Mundial e é tratado e curado pela penicilina, ele retorna para dizer como ele foi curado e tenta obter ajuda para seu amigo, mas nenhum dos hospitais ajudaria porque, os cobaias foram colocados em uma lista que declarava que eles não deveriam receber tratamento médico, porque eles eram participantes do experimento. Os sobreviventes do estudo não receberam tratamento e compensação financeira depois da investigação do Senado.
Os Responsaveis

    
Dr. Taliaferro Clark
Dr. Oliver C. Wenger. sempre apoiou uma política de encobrir os objetivos do estudo por parte dos enfermos.
Dr. Raymond H. Vonderlehr

Dr. John R. Heller
Dr. John diretor da seção de doença venérea de PHS (1943-1948). John estava vivo quando o estudo foi trazido à atenção do público em 1972, e ele defendeu bravamente a ética do estudo e afirmou que ele não viu nenhuma associação quer que entre os experimentos antiéticos realizados pelos nazistas e do Estudo Tuskegee Sífilis.

A Enfermeira Americana - The American Nurse (2013)
O documentário mostra o perfil de enfermeiros e explora as dificuldades de seu trabalho e responsabilidades.
Enfermeiro Assassino - Killer Nurse (2008) Eu sinto muito mas até os trailer do filme foi tirado da internet. Espero que você consiga assistir.
O enfermeiro assassino que chamou a si mesmo o Anjo da Morte. Mas quando a polícia descobriu que ele estava envolvido com mais de 40 mortes, ele logo se tornou nome Nurse assassino. No princípio era a sua história contra a deles. Logo ele deu a sua versão dos fatos e admitiu ter matado 43 pacientes sob seus cuidados no Hospital de Santa Maria.


 A Enfermeira Edith Cavell - Nurse Edith Cavell (1939) é um filme estadunidense , do gênero drama biográfico, dirigido por Herbert Wilcox. O filme estreou poucos dias após o início da Segunda Guerra Mundial, mas não fez grande sucesso. 
 Na Primeira Guerra Mundial. Enfermeira em hospital de Bruxelas, Edith Cavell organiza um serviço que ajuda soldados fugidos de campos de concentração alemãesa escapar para a Holanda. Mas ela é presa como espiã e condenada à morte. Seguem-se inúteis pedidos de clemência, vindos de várias partes do Globo.
Edith Louisa Cavell (4 de dezembro de 1865 – 12 de outubro de 1915) foi uma enfermeira britânica considerada internacionalmente como a heroína da Primeira Guerra Mundial. O seu pai Frederick Cavell, foi um padre por 45 anos. Ela foi capturada pelos alemães em 3 de agosto de 1915 e fuzilada, em Bruxelas, Bélgica, em 12 de outubro de mesmo ano.


Florence Nightingale (2008) Diretor: Norman Stone

Florence Nightingale (1985) Director: Daryl Duke
Florence Nightingale (12 de maio de 1820 —  13 de agosto de 1910) foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite.
A sua contribuição à Enfermagem, sendo pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. Florence, uma anglicana, acreditava que Deus a havia chamado para ser enfermeira.
Também contribuiu no campo da Estatística, sendo pioneira na utilização de métodos de representação visual de informações, como por exemplo gráfico setorial (habitualmente conhecido como gráfico do tipo "pizza") criado inicialmente por William Playfair.
Ela lançou as bases da enfermagem profissional com a criação, em 1860, de sua escola de enfermagem no Hospital St Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do King's College de Londres. O Juramento Florence feito pelos novos enfermeiros foi nomeado em sua honra, e o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no mundo inteiro no seu aniversário.
Ela mesmo sendo rica e bem-relacionada, vivia em Florença, no Grão-ducado da Toscana. Por isso, Florence recebeu o nome em inglês da cidade em que nasceu. Moça brilhante e impetuosa, rebelou-se contra o papel convencional para as mulheres de seu estatuto, que seria tornar-se esposa submissa, e decidiu dedicar-se à caridade, encontrando seu caminho na enfermagem.
Tradicionalmente, o papel de "enfermeira" era exercido por mulheres ajudantes em hospitais ou acompanhando exércitos, muitas cozinheiras e prostitutas acabavam tornando-se "enfermeiras", sendo que estas últimas eram obrigadas como castigo.
Florence ficou particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Ela anunciou sua decisão para a família em 1845, provocando raiva e rompimento, principalmente com sua mãe.
Em dezembro de 1846, em resposta à morte de um mendigo numa enfermaria em Londres, que acabou evoluindo para escândalo público, ela se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico. Imediatamente, ela obteve o apoio de Charles Villiers, presidente do Poor Law Board (Comitê de Lei para os Pobres). Isto a levou a ter papel ativo na reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico.
Em 1846, Florence visitou  um hospital pioneiro fundado e dirigido por uma ordem de freiras na Alemanha, ficando impressionada pela qualidade do tratamento médico e pelo comprometimento e prática das religiosas.
A contribuição mais famosa de Florence foi durante a Guerra da Crimeia, que se tornou seu principal foco quando relatos de guerra começaram a chegar à Inglaterra contando sobre as condições horríveis para os feridos. Em outubro de 1854, Florence e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias treinadas por ela, inclusive sua tia Mai Smith, partem para os Campos de Scutari localizados no Império Otomano.
Florence voltou para a Inglaterra como heroína em agosto de 1857 e, de acordo com a BBC, era provavelmente a pessoa mais famosa da Era Vitoriana além da própria rainha Vitória.
Depois de contrair febre tifoide, ficou com sérias restrições físicas, o que a obrigou a retornar em 1856 da Crimeia.
                                                                 Cruz Vermelha Real
Impossibilitada de fazer seus trabalhos físicos, dedica-se a formação da escola de enfermagem em 1859 na Inglaterra, onde já era reconhecida no seu valor profissional e técnico, recebendo prêmio concedido através do governo inglês. Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano, era ministrado por médicos com aulas teóricas e práticas.Em 1883, a rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.