Tuesday, July 19, 2016

Os Grandes Líderes e Mestres da Yoga

Awake: A Vida de Yogananda
Paramahansa Yogananda nasceu Mukunda Lal Ghosh (5 de janeiro de 1893 a 7 de março de 1952), foi um iogue e guru indiano. É considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente. Através da Self-Realization Fellowship (SRF), a organização que fundou ao chegar aos Estados Unidos, foi pioneiro ao promover a prática da meditação por meio das lições que os estudantes recebiam em casa, pelo correio, para cumprir a sua missão mundial de difundir as técnicas de Kriya Yoga. 
Ele teve sua singular história de vida imortalizada no sucesso Autobiografia de um Iogue.

Iluminar Se! - Enlighten Up!  (2009) é um documentário de Kate Churchill sobre yoga como exercício. O filme segue um jornalista desempregado por seis meses, que, a convite da cineasta, viaja dos EUA e Índia para praticar sob mestres de ioga, incluindo Pattabhi Jois,  e B. K. S. Iyengar.


Tirumalai Krishnamacharya (18 de novembro de 1888 - 28 de fevereiro de 1989) foi um professor de yoga indiano, curandeiro ayurvédico e estudioso. Freqüentemente referido como "o pai do yoga moderno", Krishnamacharya é amplamente considerado como um dos professores de yoga mais influentes do século XX. Como pioneiros anteriores influenciados por culturas físicas como Yogendra e Kuvalayananda, ele contribuiu para o renascimento do hatha yoga. Mestre :



Indra Devi - Eugenie Peterson (May 12, 1899 – April 25, 2002) , was a pioneering teacher of yoga as exercise. Nascida na Letônia, foi para a Índia na casa dos vinte anos, tornando-se uma estrela de cinema e adquirindo o nome artístico Indra Devi. Mudando-se para a China, ela deu as primeiras aulas de ioga naquele país na casa de Madame Chiang Kai-shek.Sua popularização do yoga na América através de seus muitos alunos de celebridades em Hollywood, e seus livros que defendiam o yoga para aliviar o estresse, lhe valeram o apelido de "primeira-dama do yoga". Mais tarde, ela viveu na América Latina e na Índia.



 B.K.S. Iyengar Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar (14 de dezembro de 1918 - 20 de agosto de 2014), foi o fundador do estilo de yoga como exercício conhecido como "Iyengar Yoga" e foi considerado um dos principais professores de yoga do mundo. 
Ele foi autor de muitos livros sobre práticas e filosofia de ioga, incluindo Luz sobre Yoga, Luz sobre Pranayama, Luz sobre os Sutras de Yoga de Patanjali e Luz sobre a Vida. I
yengar foi um dos primeiros alunos de Tirumalai Krishnamacharya, conhecido como "o pai do yoga moderno". Ele foi creditado com a popularização do yoga, primeiro na Índia e depois em todo o mundo.
O governo indiano concedeu a Iyengar o Padma Shri em 1991, o Padma Bhushan em 2002 e o Padma Vibhushan em 2014. Em 2004, Iyengar foi nomeada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.


Tirumalai Krishnamacharya Venkata Desikachar (21 de junho de 1938 - 8 de agosto de 2016), mais conhecido como T. K. V. Desikachar, era um professor de ioga, filho do pioneiro da ioga moderna como exercício, Tirumalai Krishnamacharya. O estilo que ele ensinou é chamado Viniyoga.

Srivatsa Ramaswami (nascido em 1939) é professor de yoga Vinyasa Krama. Ele estudou por 33 anos sob o "avô do yoga moderno", Krishnamacharya. Na Índia, ele ensina em Kalakshetra. Ele dirigiu oficinas na América no Esalen Institute, no Himalayan Institute e em muitos outros centros. Ele é autor de quatro livros sobre yoga.

A. G. Mohan (nascido em 1945) é um professor de ioga indiano,   autor,  e co-fundador da Svastha Yoga & Ayurveda.  Mohan foi um discípulo de longa data de Tirumalai Krishnamacharya (1888-1989), o "pai do yoga moderno". Mohan foi cofundador da T.K.V. Desikachar o Krishnamacharya Yoga Mandiram  em Chennai, Índia, e foi seu Secretário Honorário desde o seu início, em 1976, até 1989. 




K. Pattabhi Jois (26 de julho de 1915 - 18 de maio de 2009) foi um professor de yoga indiano e estudioso do sânscrito que desenvolveu e popularizou o estilo vinyāsa de yoga conhecido como Ashtanga Yoga. Em 1948, Jois estabeleceu o Instituto de Pesquisa Ashtanga Yoga em Mysore, Índia. Pattabhi Jois faz parte de uma pequena lista de índios instrumentais no estabelecimento do yoga moderno como exercício no século 20, juntamente com B. K. S. Iyengar, outro aluno de Krishnamacharya em Mysore.Jois abusou sexualmente de alguns de seus alunos de ioga por se tocar inapropriadamente durante os ajustes. Sharath Jois se desculpou publicamente pelos "ajustes impróprios" de seu avô.



A Linhagem de Sivananda Filme
Sivananda Saraswati ou Swami Sivananda (8 de setembro de 1887 - 14 de julho de 1963) foi um professor espiritual hindu e um defensor do Yoga e do Vedanta. Sivananda nasceu em Tamil Nadu. Ele estudou medicina e serviu na Malásia britânica como médico por vários anos antes de assumir o monaquismo. Ele viveu a maior parte de sua vida perto de Muni Ki Reti, Rishikesh.Ele foi o fundador da Sociedade da Vida Divina (DLS) em 1936, da Academia da Floresta Yoga-Vedanta (1948) e autor de mais de 200 livros sobre ioga, Vedanta e uma variedade de assuntos. Ele estabeleceu Sivananda Ashram, a sede do DLS, na margem do Ganges em Sivanandanagar, a 3 quilômetros de Rishikesh.Sivananda Yoga, a forma de yoga propagada por seu discípulo Vishnudevananda, agora está espalhada em muitas partes do mundo através dos Centros Sivananda Yoga Vedanta. Esses centros não são afiliados aos ashrams de Sivananda, que são administrados pela Sociedade da Vida Divina.



Vishnudevananda Saraswati (31 de dezembro de 1927 - 9 de novembro de 1993) foi um discípulo de Sivananda Saraswati e fundador dos Centros e Ashrams internacionais de Sivananda Yoga Vedanta. Ele estabeleceu o Curso de Formação de Professores de Sivananda Yoga, um dos primeiros programas de treinamento de professores de ioga no Ocidente. Seus livros O Livro Ilustrado Completo do Yoga (1960) e Meditação e Mantras (1978) o estabeleceram como uma autoridade no Hatha e no Raja yoga. Vishnudevananda era um ativista da paz incansável que viajou em vários "vôos de paz" por locais de conflito, incluindo o Muro de Berlim antes da reunificação alemã.


Satchidananda Saraswati (22 de dezembro de 1914 a 19 de agosto de 2002), nascido como C. K. Ramaswamy Gounder e conhecido como Swami Satchidananda, era um professor religioso indiano, mestre espiritual e adepto do yoga, que ganhou fama e seguiu no Ocidente. Ele foi o autor de livros filosóficos e espirituais. Ele tinha um núcleo de discípulos fundadores que compilou e solicitou a Satchidananda Saraswati que atualizou os manuais tradicionais de yoga, como os Sutras do Yoga de Patanjali e o Bhagavad Gita para os leitores modernos.A escola internacional Satchidananda Jothi Niketan está localizada em Mettupalyam, Tamil Nadu.
Chinmayananda Saraswati, conhecido como Swami Chinmayananda ( 8 de maio de 1916 a 3 de agosto de 1993) foi um líder espiritual hindu e professor que inspirou a formação da Missão Chinmaya, uma organização sem fins lucrativos em todo o mundo, para difundir o conhecimento da Advaita. Vedanta, o Bhagavad Gita, os Upanishads e outras escrituras hindus antigas. A partir de 1951, ele liderou um renascimento espiritual e cultural hindu global que popularizou os textos bíblicos esotéricos da religião, ensinando-os em inglês em toda a Índia e no exterior.


Sharon Gannon (4 de julho de 1951) é professora de ioga, defensora dos direitos dos animais, músico, autor, dançarino e coreógrafo. Juntamente com David Life, ela é co-fundadora do método Jivamukti Yoga.


Gurmukh Kaur Khalsa (nascida em 1943 como Mary May Gibson) é professora de Kundalini Yoga, ensinada por Yogi Bhajan e pioneira no campo do yoga pré-natal. Ela é co-fundadora e diretora do Golden Bridge Yoga Center em Los Angeles, autora de dois livros e três DVDs. Gurmukh significa pessoa orientada ao guru, ou alguém que realizou a Palavra ou 'naad'. No sentido mais alto, o termo gurmukh significa possuir conhecimento verdadeiro, mas hoje é usado em linguagem comum como "professor de ioga".

Sri Dharma Mittra (14/05/1939), é um mestre brasileiro de yoga moderno e um estudante de Swami Kailashananda.Ele é conhecido por seu Master Yoga Chart de 908 posturas. Ensina desde 1967 e é diretor do Dharma Yoga Center em Nova York, fundado em 1975.

Rodney Yee é um instrutor de ioga americano que ganhou destaque nacional em meados da década de 1990, quando foi destaque na capa da revista Yoga Journal e, mais tarde, estrelou uma série de vídeos e vídeos instrutivos de ioga Gaiam / Living Arts. Yee narrou áudios de meditação e escreveu dois livros.

Beryl Bender Birch (nascida em outubro de 1942) é professora de yoga como exercício e criadora do Power Yoga.
Breath of the Gods - Uma Viagem às Origens da Moderna Yoga - Der atmende Gott - Reise zum Ursprung des modernen Yoga (2012) é um  documentário alemão sobre as origens da moderna Hatha yoga. Jan retrata a vida e obra de T. Krishnamacharya através de entrevistas com pessoas que o conheceram. O filme conta como e por este pioneiro começou uma escola pública de Hatha Yoga e compartilha a informação com o público. Cenas contemporâneas são intercaladas com imagens históricas. Assim, ele explora questões que são cruciais para os adeptos ocidentais, tais como se Hatha Yoga realmente é de origem antiga e se é livre de religião ou entrelaçados com crenças hinduísta. Finalmente, ele revela que Krishnamacharya participou regularmente  de um certo templo, onde foi inspirado por imagens antigas.
Os Titãs da Yoga - The Titans of Yoga

Mulheres Yoga - Yoga Woman
Instrutores de ioga do sexo feminino mudam a vida das pessoas ao redor do mundo.



                                          Historia da Yoga

No comments:

Post a Comment