Google+ Badge

Tuesday, July 5, 2016

Cantoras Populares em filmes Biográficos (A-F) Beyonce, Celine Dion, Billie Holliday etc..





Amália - O Filme é um filme português realizado por Carlos Coelho da Silva.
O filme é a biografia ficionada que retrata, de forma romanceada, um período longo da vida da maior fadista de todos os tempos e figura incontornável da história do século XX português.
Amália da Piedade Rodrigues ( 1 de Julho de 1920 —  6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e atriz portuguesa, geralmente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX.
Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, foi considerada por muitos como uma das maiores embaixadoras no mundo de Portugal. Ela aparecia em vários programas de televisão pelo mundo, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, mexicana e brasileira). A sua contribuição  para a história do Fado foi marcante. Ela introduziu cantando, poemas de autores portugueses consagrados.  Amália falava e cantava em castelhano, galego, francês, italiano e inglês.
Em 1943 iniciou sua carreira internacional, atuando no Teatro Real de Madrid. Entre 1944 e 1945, ficou 8 meses em cartaz no Cassino Copacabana.
A sua estreia no cinema deu-se em 1947, com o filme Capas Negras, considerado um marco no cinema europeu e latino, tendo ficado mais de um ano em cartaz e sendo o maior sucesso do cinema lusitano até hoje. A canção "Coimbra", atingiu a segunda posição da tabela Billboard Hot 100, da revista estadunidense Billboard, em 1952. Em maio de 1954, Amália foi capa da mesma revista estadunidense, pois o álbum Amália in Fado & Flamenco atingiu a primeira posição entre os mais vendidos nos Estados Unidos.
   Os Amantes do Tejo (1955)
Neste mesmo ano, ela atuou no Radio City Music Hall em Nova Iorque por 4 meses. Na década de 1970, embora estivesse no auge de sua fama internacional, sua imagem em Portugal foi afetada por falsos rumores de que Amália tinha ligações com o regime do ditador António de Oliveira Salazar.
Na verdade, muitos dos seus fados foram censurados pelo ditador. Amália reconquistou a popularidade com o povo português, cantou o hino da Revolução dos Cravos, a canção "Grândola Vila Morena" e deu dinheiro para o Partido Comunista Português clandestinamente.

Até a sua morte, 170 álbuns haviam sido editados com seu nome em 30 países, vendendo mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo, número 3 vezes maior que a população de Portugal.
Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.
Alguns personagens do filme:
Ricardo Ribeiro do Espírito Santo Silva (12 de novembro de 1900 — 2 de novembro de 1955) foi um banqueiro, economista, grande amador de arte, mecenas e desportista português, amante de Amalia.
Eduardo Ricciardi
Nas suas palavras, “ O Pita é muito bonito, campeão de tênis, mas nunca deu atenção à minha carreira". A forma antagônica de lidar com a vida e a diferença de classe social nunca permitiram que a relação fosse assumida. Eles vivem juntos durante oito anos, entre 1947 e 1955. O fato de Amália ser já um grande nome do fado em Portugal, o repele mais ainda. Amália acaba por deixá-lo.
Cesar Seabra segundo marido. Eles começaram a namorar em 1961.

Bessie é filme sobre o lendária cantora de blues americana Bessie Smith, e centra-se na sua transformação como uma jovem cantora lutando se transforma em "A Imperatriz do Blues". O filme é dirigido por Dee Rees. Queen Latifah estrela como Smith.
A ariana Bessie Smith  (15 abril de 1894 - 26 de setembro de 1937)  foi a mais popular cantora do Blues do sexo feminino entre os anos 1920 e 1930.  
Ela é frequentemente considerada como uma das maiores cantores de sua época e, juntamente com Louis Armstrong. 
Ela exerceu uma grande influência sobre outros jazz vocalistas. 
Assistindo ao filme, você aprendera como se torna necessário tomarmos a rédea de nosso destino para vencermos.
A Vida é Mais um Sonho - Life Is But a Dream ( 2013) é um filme autobiográfico, dirigido e produzido pela cantora americana Beyoncé.
Beyoncé Giselle Knowles Carter ( 4 de setembro de 1981), é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, coreógrafa, arranjadora vocal, produtora, diretora de vídeo e empresária estadunidense. 
Cantora desde a infância, nascida e criada em Houston, no Texas. O seu pai é Mathew Knowles, um executivo musical e empresário, sua mãe é Tina Knowles, uma figurinista e estilista de cabelo. Ela tem uma irmã chamada Solange, que também é cantora e atriz.
 Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como uma das vocalistas do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.
Em 2003, ela lançou seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love. O álbum teve um bom desempenho comercial e os singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte foi premiada com cinco Grammy Awards.
 Em 2005 , ela se separou do grupo Destiny's Child.
Em 2006, lançou seu segundo álbum, B'Day. A musica "Irreplaceable"  permaneceu por dez semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100. 
 Em 2008, lançou seu terceiro álbum, I Am... Sasha Fierce, a música "Single Ladies (Put a Ring on It)" foi uma das músicas do seu terceiro álbum que mais se destacou, se tornando o seu quinto single em primeiro lugar na Billboard Hot 100.
Em 2010, no Grammy Awards, Beyoncé se tornou a artista feminina que mais foi premiada em apenas uma edição da premiação, ela venceu seis categorias. Atualmente Beyoncé já ganhou ao longo de sua carreira 20 Grammys (17 em carreira solo e 3 com o grupo Destiny's Child). 

Atriz
Em 2001, a sua carreira como atriz teve início, quando interpretou Carmen Brown no filme Carmen:  Beyoncé também atuou em outros filmes, como Austin Powers in Goldmember, Resistindo às Tentações, Dreamgirls e outros.
Em 2003, junto com a sua mãe, Tina ela lançou  uma linha de roupas chamada House of Deréon. A  Beyoncé já trabalhou para marcas como Pepsi, Tommy Hilfiger, Armani e L'Oréal. 
Casamento e Família
Desde 2000, Beyoncé tem um relacionamento com o rapper Jay-Z, com quem já fez várias parcerias musicais. O namoro dos dois teve início durante as gravações da música "'03 Bonnie & Clyde".Apesar dos boatos sobre o relacionamento persistirem, eles permaneceram discretos sobre o assunto.
No dia 4 de Abril de 2008, ela se casou com Jay-Z em Nova Iorque.
 Na noite do dia 7 de janeiro de 2012, ela deu à luz a sua primeira filha, chamada Blue Ivy Carter
Em 2009 a revista Forbes elegeu Beyoncé como a cantora mais rica do mundo com menos de 30 anos de idade, por ter arrecadado mais de 87 milhões de dólares no período de 2008 a 2009.
http://www.happyfamilyinlove.com/2016/06/a-historia-beyonce-e-jay-z-e-rivalidade.html


Lady Canta o Blues (1972) é um filme americano dirigido por Sidney J. Furie sobre a cantora compositora de jazz Billie Holiday, vagamente baseado em sua autobiografia de 1956, que, por sua vez, tomou seu título de uma das canções mais populares de Billie Holiday. 
A sua autobiografia  foi escrita pelo escritor fantasma  William Dufty e publicado em 1956. William, era um escritor e editor do jornal "New York Post", então casado com a amiga íntima de Billie; Maely Dufty, Ele escreveu o livro rapidamente a partir de uma série de conversas com a cantora.
Em seu livro de 2015, Billie Holiday: A Música e o Mito, John Szwed argumenta que Lady Canta o Blues é uma conta geralmente precisa de sua vida, e que co-escritor William foi forçado a diluir ou suprimir o material pela ameaça de  ação legal. 
"Em particular, John traça as histórias de duas relações importantes que estão fora do livro-com Charles Laughton, na década de trinta, e com Tallulah Bankhead, no final da década de quarenta-e de um relacionamento que está fortemente diminuído na livro, seu caso com Orson Welles em torno do tempo de Cidadão Kane ", de acordo com o revisor Richard Brody.
 Diana Ross retrata Billy.

 Eleanora Fagan (07 de abril de 1915 - 17 de julho de 1959), conhecida profissionalmente como Billie Holiday,. Apelidada de "Lady Day" por seu amigo e parceiro musical Lester Young. Billy teve uma influência seminal na música jazz e pop. O seu estilo vocal, fortemente inspirado por instrumentistas de jazz.

Carole King: Natural Woman
Carole King, pseudônimo de Carole Klein (9 de Fevereiro de 1942) é uma cantora e compositora dos Estados Unidos da América. Seu disco, Tapestry, de 1971, ficou por quinze semanas no 1º lugar da parada dos EUA. Ganhou quatro prêmios Grammy.
Carole iniciou a sua aprendizagem na música ainda criança. Apenas com quatro anos já aprendia piano, e, alguns anos mais tarde, já adolescente, formou o seu primeiro grupo. Contudo, foi já na faculdade que Carole conheceu alguns dos nomes que mais influenciaram a sua música, como Paul Simon, Neil Sedaka ou Gerry Goffin, com quem acabou por casar.
 A parceria com Gerry foi, contudo, bem mais além do matrimônio, já que a dupla começou a escrever em conjunto uma série de canções que acabaram por conquistar lugares de destaque nos topo. Entre estas, destacam-se "Will You Love Me Tomorrow" cantada pelas The Shirelles, ou "The Locomotion", levada a palco por Little Eva. 
É dessa época a composição, também em parceria com o marido, "Chains". Esta é famosa também por ter sido das poucas composições de outros autores gravadas pelos Beatles. Isso aconteceu no primeiro álbum inglês da banda.
Ainda assim, e apesar dos êxitos como compositora, a carreira de Carole a solo teimava em não se realizar. No meio dos anos 60, ela decidiu fundar a gravadora Tomorrow, ao lado do marido e do crítico Al Aronowitz. 
O casamento com Gerry terminou pouco depois, antes de um novo matrimônio, então com Charles Larkey, baixista dos Myddle Class, que integravam o catálogo da Tomorrow.
Em 1968, juntamente com Danny Kortchmar, funda os The City, que lançaram um único álbum, Now That's Everything Been Said, mas que acabou por ser um verdadeiro fracasso de vendas dada a recusa de Carole em atuar ao vivo, por ter medo de entrar em palco. Contudo, e a partir desse ano, ela investiu definitivamente na sustentação e lançamento da sua carreira a solo, e lança "Writer" em 1970. Apesar dos resultados não terem sido os esperados, o ímpeto ficou para a edição de um novo conjunto de originais. Tapestry, editado em 1971, mostrou-se como o grande triunfo de Carole King. O disco acabou por ficar no topo durante mais de seis anos e conseguiu bater sucessivos recordes de vendas. Ainda em 71, ela lança Music,  que trouxe consigo um novo single número 1 - "Sweet Seasons". Os êxitos prolongaram-se depois em álbuns como Rhymes and Reasons de 1972 e Wrap Around Joy de 1974.
Um ano mais tarde, e ao lado de James Taylor, David Crosby e Graham Nash, a dupla Carole/Goffin voltou a entrar em ação para a elaboração do álbum Thoroughbred. Mais tarde, o lançamento de "Simple Things" proporcionou a partida para a primeira digressão em pleno, ao lado dos Navarro. Ainda nesse mesmo ano, Carole casou-se novamente, então com Rick Evers, que acabou por falecer um ano mais tarde devido a uma overdose de heroína.
O início da década de 80 ficou marcado pelo abandono de Carole de grande parte da sua atividade no mundo do espetáculo, preferindo desde então viver numa pequena localidade no estado do Idaho, onde iniciou uma colaboração frutuosa com movimentos ambientalistas. "Speeding Time" de 1983 marcou o início do hiato de mais de seis anos, até à edição de City Streets de 1989, álbum que contou com a participação de Eric Clapton.
Gerald "Gerry" Goffin (11 de fevereiro de 1939 - 19 de junho de 2014)  Depois que eles se divorciaram, ele escreveu com outros compositores, incluindo Barry Goldberg e Michael Masser, com quem escreveu "Theme from Mahogany (Você sabe onde você está indo)" e "Saving All My Love for You", também sucessos no.1. Durante sua carreira ele escreveu mais de 100 hits, incluindo oito canções líderes das paradas, e 72 sucessos do Reino Unido.  Os dois foram introduzido no Rock and Roll Hall da Fama em 1990.


Celine: Através dos Olhos do Mundo -  Celine Dion – Through the Eyes of the World (2010)
Céline Marie Claudette Dion nasceu em  30 de março de 1968  no Canadá, e é a filha mais nova dos 14 filhos de uma dona de casa, e  um açougueiro, ambos de ascendência franco-canadense. A música sempre fez parte da família (o nome de Dion foi originado da música "Céline" do cantor francês Hugues Aufray, gravada dois anos antes de seu nascimento).
Em 1973, aos cinco anos, Céline fez sua primeira apresentação pública no casamento do seu irmão. Desde então, ela continuou se apresentando com seus irmãos no pequeno piano bar dos seus pais.
Aos 12 anos, o seu irmão, enviou a gravação dela a um gerente de artistas na indústria musical, René Angélil, cujo nome foi descoberto na parte de trás de um álbum. Rene foi às lágrimas pela voz de Celine e decidiu torná-la uma estrela.
Em 1981, ele hipotecou sua casa para financiar o seu primeiro disco, La voix du bon Dieu, que se tornou o mais vendido no mercado local e transformou Céline numa estrela instantânea em Quebec.
Em 1982, ela se tornou popular em outras partes do mundo quando competiu no World Popular Song Festival, que foi realizado em Tóquio, Japão, e ganhou o prêmio de "Melhor Performance" bem como a medalha de ouro de "Melhor Música" com "Tellement j'ai d'amour pour toi".
Em 1983, ela se tornou a primeira artista canadense a receber um disco de ouro na França pelo single "D'amour ou d'amitié". Além disso, ela ganhou diversos prêmios Félix , incluindo "Melhor Performance Feminina" e "Descoberta do Ano".
Em 1988, ela representou a Suíça no Festival Eurovisão da Canção com a música "Ne partez pas sans moi" e ganhou o concurso; tornando sucesso na Europa, Ásia e Austrália. Embora confiante de seu talento, Rene percebeu que sua imagem precisava ser mudada para que ela fizesse sucesso ao redor do mundo. Celine se afastou dos holofotes e durante esse tempo passou por uma cirurgia dentária para melhorar sua aparência.
Em 1989, ela foi para École Berlitz para aperfeiçoar seu inglês. Durante uma apresentação na Incognito Tour, ela perdeu a sua voz  e foi submetida a um treinamento vocal com William Riley.
Em 1990, ela fez sua estreia no mercado anglófono com Unison (1990) e "Where Does My Heart Beat Now"  ficou na quarta posição na parada Billboard Hot 100 dos Estados Unidos,.
Em 1991, ela foi uma das solista no álbum Voices That Care. E ela fez um dueto com Peabo Bryson na faixa-título do filme animado da Disney A Bela e a Fera, que se tornou um sucesso.
Nessa época, ela e seu empresário René, 26 anos mais velho que ela, começaram a namorar.
Em 1992, Unison, Céline Dion e inúmeras aparições na mídia - a levaram ao estrelato na América do Norte. No entanto, enquanto ela estava experimentando seu crescente sucesso nos Estados Unidos, seus fãs franceses do Canadá a criticaram por negligenciá-los.
Em 1993, ela anunciou seus sentimentos por seu empresário, declarando que ele era "a cor do [seu] amor" na parte dedicatório do seu terceiro álbum em inglês The Colour of My Love. O álbum tornou bem sucedido, vendendo mais de seis milhões de cópias nos Estados Unidos, dois milhões no Canadá e alcançando a 1ª posição nas paradas em muitos países.
Em 1994 os dois  se casaram em uma cerimônia extravagante em dezembro, que foi transmitida ao vivo pela televisão canadense.
Em 1995, D'eux foi lançado  e se tornou o álbum mais vendido na língua francesa de todos os tempos. no país. Ele também alcançou o top 10 no Reino Unido e Irlanda, um feito raro para uma canção francesa.
Em 1996, ela ganhou o premio World Music por "Melhor Artista Feminina Recordista de Vendas do Ano" pela terceira vez. Nessa época, ela se estabeleceu como uma das artistas que mais venderam no mundo.
Em 1997, ela canta o tema do filme "Titanic" "My Heart Will Go On", 1°. lugar na Billboard e também vencedora do Oscar  em 1997. No álbum "Let's Talk About Love".
Ela começa a se apresentar em grandes estádios com uma média de 45 a 200 mil pessoas por apresentação. No mesmo ano, é lançado o álbum francês "S'il suffisait d'aimer", de grande sucesso de crítica e de vendas, mantendo Céline Dion a maior estrela de língua francesa.
No fim de 1998, Céline gravou o seu álbum natalino, "These are Special Times", cheio de composições inéditas e clássicos; contendo "The Prayer" (dueto com Andrea Bocelli), nomeada ao Oscar e vencedora de 1 Globo de Ouro, e "I'm Your Angel" (dueto com R. Kelly), número 1 na Billboard. "These are Special Times" vendeu 12 milhões de copias.
Em 1999, o seu marido René  foi diagnosticado com câncer de laringe e a artista para por um tempo indeterminado a sua carreira para cuidar do seu marido e também ter seu primeiro filho. Nesse espaço de tempo é lançada uma pequena coletânea dos seus maiores sucessos em inglês, que se tornou uma das coletâneas mais vendidas da história com 20 milhões de cópias vendidas.
Em Setembro de 2001, ela encerra  o espetáculo de beneficência em homenagem às vítimas do ataque terrorista do World Trade Center, cantando o hino nacional americano.
Em 2002, Céline volta aos palcos com o álbum "A New Day Has Come" dedicado ao nascimento de seu primeiro filho, René Charles,  vendeu cerca de 10 milhões de copias mundialmente.
Em 2003, estréia em Las Vegas, o espetáculo "A New Day...", onde uma réplica do Coliseu de Roma foi construída especialmente para ela cantar as suas canções em conjunto com dezenas de dançarinos, e vários efeitos especiais. O multimilionário espetáculo, que fez Céline lucrar apenas em contrato inicial mais de 100 milhões de dólares, ficou em cartaz por 5 anos - o contrato inicial era de três anos e foi prolongado por mais dois anos, devido ao enorme sucesso junto ao público, ficando em cartaz até  Dezembro de 2007. "A New Day..." foi visto por mais de três milhões de espectadores.
Em 2004, em parceria com uma famosa fotógrafa Anne Geddes, a cantora lança um trabalho em homenagem aos recém-nascidos, com o título de "Miracle - A celebração de uma nova vida", no qual contém um livro com 180 fotos, um CD com canções interpretadas por Céline e um DVD com todo making of. O álbum vendeu mais de 2,5 milhões de cópias em todo o mundo.
 Em 2005 é lançado o álbum "On ne change pas", com os grandes sucessos em francês da artista, com destaque para uma canção inédita, "Je ne vous oublie pas".
Em 2007, Céline lançou "Taking Chances", que vendeu mais de 3 milhões de cópias.
Ela começou sua turnê mundial "Taking Chances" na África do Sul, com um espetáculo em comemoração ao aniversário de Nelson Mandela. O espetáculo passou por mais de 29 países, e 132 apresentações. Encerrou  2009, com uma apresentação em Omaha, nos Estados Unidos.
Em  2008, Dion lançou a terceira coletânea em inglês, "My Love: Essential Collection", vendido a mais de 2 milhões de cópias.
no dia 23 de outubro de 2010, Céli  dando à luz os gêmeos Nelson e Eddy
Em 2011, Céline participou pela 7ª vez da festa do Óscar, tornando-se a artista que mais se apresentou nos Prêmios da Academia. Ela cantou a música "Smile", de Charles Chaplin, durante o 'In Memorian' (momento no qual há uma homenagem às pessoas ligadas ao cinema que faleceram no ano anterior). Além disso, Céline também tornou-se a pessoa que mais participou do famoso programa da Oprah, o Oprah Winfrey Show.
Em 2011, ela  voltou ao Caesar's Palace, em Las Vegas, para residir por mais três anos no Coliseum, onde ela se apresentou com o show "A New Day... Live in Las Vegas". Ela atualmente apresenta o novo espetáculo, que se chama "Céline", junto a uma orquestra de 31 músicos.
Em 2013 "Loved Me Back To Life", que vendeu 1,5 milhões de cópias .
Em 14 de janeiro de 2016,Renè Angélil faleceu  aos 73 anos de idade. O Governo do Quebec ofereceu um funeral de Estado em homenagem à contribuição do marido de Céline ao país. A cerimônia foi realizada na basílica de Notre Dame, em Montreal, no Canadá, a mesma em que o casal celebrou o matrimônio.Dois dias após a perda de Renè, seu irmão Daniel Dion (59) também veio a faleceu, vítima do câncer.
Pouco mais de um mês após ficar viúva e perder um irmão, Celine Dion voltou aos palcos na noite de terça-feira 23/02/2016, no The Colosseum, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A emoção tomou conta da apresentação diversas vezes, mas o momento mais intenso foi durante a música "All By Myself". A estrela não se conteve e não conseguiu terminar o hit, caindo no choro e sendo ovacionada pelo público.
No dia 22 de maio de 2016, o Billboard Music Awards, patrocinado pela revista Billboard, cerimônia que premia anualmente artistas do mundo da música, condecorou a cantora com o Icon Awards, um
Encore Un Soir (Capa do Single)

No prêmio em reconhecimento à importância de sua carreira. Durante o anúncio da categoria, feito pelo cantor Seal, o músico convidou o filho mais velho da artista, René-Charles Angelil, de 15 anos, para a entrega do troféu – levando Dion e o público às lágrimas.

Introduzindo Dorothy Dandridge - Introducing Dorothy Dandridge (1999) pela diretora Martha Collidge. Doroth (Halle Berry) começa a sua carreira trabalhando como uma cantora de boate antes de finalmente estourar em Hollywood, onde ela encontra o seu gerente firme  e as lutas contra o racismo. Sua ascensão ao estrelato a apresenta a Otto Preminger (Klaus Maria , um diretor de cinema com quem desenvolve uma relação complicada.
Dorothy Dandridge Jean (09 de novembro de 1922 - 8 de setembro de 1965) era uma americana atriz de cinema e teatro, cantora e dançarina. 
 Doroth era vocalista em locais como o Teatro Apollo . Durante sua carreira, ela se apresentou como uma parte de "The Wonder Crianças", mais tarde, o "Dandridge Sisters" e apareceu em uma série de filmes, geralmente em papéis sem créditos. Em 1959, ela foi nomeada para um Globo de Ouro de Porgy and Bess. Ela tem sido reconhecida com uma estrela no Hollywood Walk da Fama. Ela se casou e divorciou duas vezes, primeiro com o dançarino Harold Nicholas  o pai de sua filha,  e, em seguida, o proprietário do hotel Jack Denison. Ela  morreu sob circunstâncias misteriosas com 42 anos de idade. http://www.happyfamilyinlove.com/2016/03/irmas-famosas-em-filmes-biograficos.html

Túnica de várias cores de Dolly Parton - Dolly Parton's Coat of Many Colors é um filme de televisão americana de 2015. o filme é escrito por Pamela K. Long e dirigido por educação de Stephen Herek. Como em 1955 a  sua família se esforça para viver em Great Smoky Mountains do Tenessi, colocando uma pressão sobre amor e fé. Dolly aspira a ser algo maior, mas deve lidar com problemas familiares, incluindo o nascimento prematuro e morte de um irmão bebê. A mãe de Dolly, Avie usa cobertor do bebê para fazer Dolly seu casaco de retalhos de várias cores. Embora Dolly é a primeira orgulhoso dele, ela muda de idéia depois de valentões da escola tiram sarro dela. Enquanto isso, o pai de Dolly, sofre uma crise pessoal provocada pela morte do bebê combinado com a depressão de sua esposa e uma seca que ameaçou sua colheita do tabaco. Eventualmente, a fé traz a família unida novamente.
Dolly Rebecca Parton ( 19 de janeiro de 1946) é uma cantora, compositora, atriz e filantropa norte-americana mais conhecida pelo seu trabalho na música country. É considerada um dos maiores nomes na história da música mundial, sendo eventualmente reconhecida como "Rainha da Música Country".
Filha de um fazendeiro, começou a compor e cantar na infância e, com 18 anos, foi para Nashville. 
Em 1967 entrou para a dupla Porter Wagoner no lugar de Norma Jean. No ano seguinte já ambos ganhavam o prêmio de "Melhor Dueto do Ano", da Academia de Música Country.
Em 1974, o seu primeiro LP solo "Jolene" fez muito sucesso nos EUA. Aos poucos, as suas composições abandonavam os temas country e Dolly começava a sua carreira a solo.
Em 1977, fez o seu primeiro espetáculo na Inglaterra, para um público de rock, no Teatro Rainbow.
Em 1978,  ganhou o primeiro disco de ouro, com "Here You Come Again", onde afastou bastante o seu trabalho do country, e as suas influências de rock desagradavam cada vez mais os puristas. Dolly Parton revelou-se uma atriz competente ao participar no filme "Como Eliminar seu Chefe" ao lado de Jane Fonda e Lilli Tomlin. Atuou também no filme família buscapé, onde cantou If You Ain't Got Love. Também contracenou em um episódio da série Hannah Montana ao lado de Miley Cyrus, fazendo a madrinha de Miley Stewart. É madrinha de Miley Cyrus na vida real.
Em 1983, fez uma participação em dueto com Kenny Rogers na música "Islands In The Stream", escrita por Barry Gibb dos Bee Gees, onde obteve sucesso mundial.
Em 1985, ela construiu um parque temático inaugurado : o "Dollywood", que situa-se no Tennessee, na cidade de Pigeon Forge. O parque apresenta inúmeras diversões e shows, todos inspirados nas origens country e na história de sua criadora. Mais tarde construiu ainda o parque aquático "DollySplash", abriu o restaurante "Dixie Stampede" e fundou a "Imagination Library" especialmente dedicada às crianças.
Em 1993 fez um dueto com James Ingram na trilha sonora do filme Beethoven 2, The Day I Fall in Love, que recebeu indicação ao Oscar de melhor trilha sonora.
Em 1994, gravou, em dueto com Julio Iglesias, um sucesso da música americana: When You Tell Me That You Love Me.

Linda Ronstadt, Emmylou Harris e Maria Muldaur gravaram canções suas, Whitney Houston gravou a música I Will Always Love You, composição de Dolly, e em 2008, Dolly participou no álbum Do You Know da cantora americana Jessica Simpson, compondo e cantando a faixa que nomeia o disco, entre outras grandes colaborações e composições.


A Vida Não é Uma História do Conto de Fadas - A Historia de Fantasia Barrino -Life Is Not A History of Fairy Tale - A History of Fantasia Barrino (2006)
Fantasia Monique Barrino nasceu em 1984 e ganhou o popular programa americano American Idol.
Garota Engraçada - Funny Girl  (1968)
A  clássica, vibrante e bonita jovem Fanny (Barbra Streisand) começa uma atuação pequena num palco  de Nova York , mas trabalha o seu caminho até o estrelato na Broadway. Valorizada por seus talentos vocais e cômicos pelo renomado  empresário teatral Florenz Ziegfeld. Ela prospera, mas seu relacionamento com seu suave, marido empresário preso, Nick, é outra história.
Senhora Engraçada - Funny Lady  (1975) a sequencia focaliza na relação turbulenta de Funny com empresário Billy Rose e foi altamente ficção.
O Meu Amado - Rose of Washington Square (1939) é um filme de drama musical dirigido por Gregory Ratoff e com Tyrone Power, Alice Faye e Al Jolson. Embora os nomes dos principais personagens foram mudadas, o enredo do filme foi inspirado fortemente pelo casamento e da carreira da Fanny, na medida em que emprestou a sua título de uma música se apresentou nos Follies e incluiu "meu homem".  Ela processou 20th Century-Fox por invasão de privacidade e ganhou o caso. Produtor Darryl F. Zanuck foi forçado a excluir vários números de produção intimamente associados com a estrela.
                               Judy Garland & Fanny Brice - Por que- Porque!
Fanny Brice  nascida Fania Borach  (29 de outubro de 1891 - 29 de maio de 1951) foi uma cantora , música ilustradora, comediante, modelo, atriz de teatro e cinema  popular, que fez muitas apresentações teatrais de rádio e de filmes e é conhecido como a criadora e estrela de uma série de comédia de grande audiência do rádio
Cônjuges
Frank White ( 1910-1913)
Julius Wilford "Nicky" Arnstein (1919-1927) nasceu em julho 1879 - 02 de outubro de 1965, foi um jogador e vigarista profissional americano. 
Billy Rose ( 1929-1938)
Crianças:
 Frances (1919-1992)
 William (1921-2008)
Obrigada!