Google+ Badge

Wednesday, July 20, 2016

Como é Ser Branco - Fran Lebowitz Sobre Raça


A maneira de abordá-lo, penso eu, não é perguntando:
- "Qual seria a sensação de ser negro?", Mas a considerar seriamente o que é  ser branco. Isso é algo que as pessoas brancas quase nunca pensam. E o que é como ser branco não é para dizer:
- "Nós temos a nivelar o campo do jogo", mas  reconhecer que não só as pessoas brancas possuem o campo do jogo, mas elas têm assim designado este pedaço de terra como um campo de jogo para começar o jogo.
As pessoas brancas são o campo de jogo. A vantagem de ser branco é tão extrema, tão esmagadora, tão imensa, que, para usar a palavra "vantagem" em tudo é enganosa, uma vez que implica uma espécie de paridade que simplesmente não existe.

Agora, é comum e eu uso a palavra "comum" em  todos os sentidos- ver entrevistas com promissoras estrelas de cinema jovens, cujos pais ou até avós eram eles mesmos estrelas de cinema. E quando o entrevistador pergunta:
- "Você acha que é uma vantagem ser o filho de uma grande estrela de cinema?", A resposta é invariavelmente:

- "Bem, você fica na porta, mas depois que você tem que executar, você está por si próprio."
Isto é ridículo. Chegar na porta é praticamente o jogo inteiro, especialmente em atuar em filme, que é, afinal, quase uma profissão notável por seu rigor.
Isso é, como é vantajoso ser branco. É como se todas as pessoas brancas fossem os filhos de estrelas de cinema. Todo mundo fica na porta e, em seguida, tudo que você tem a fazer é atuar num nível relativamente mínimo.
Além disso, as crianças de estrelas de cinema, como os brancos, têm realmente em suas mãos uma vantagem que é genética. Porque eles são, literalmente, a descendência de estrelas de cinema que olha especificamente como as estrelas de cinema que os precederam, seus pais; eles não têm de nos convencer de que eles podem ser estrelas de cinema.
Nós assumimos instantaneamente pela cara que eles tem valor. valor nominal total. Eles se parecem com seus pais, a quem já conhecemos sendo as estrelas de cinema.
As pessoas brancas parecem com seus pais, a quem já sabemos estar no comando. Isto é o que as pessoas brancas olham as outras pessoas brancas como- Os donos. Os responsáveis.
Essa é a vantagem de ser branco. E esse é o jogo. Então, no momento em que a pessoa branca vê a pessoa negra em pé ao lado dele para o que ele pensa que é a linha de partida, a pessoa negra deve estar esgotada de sua longa e árdua caminhada para o início.