Google+ Badge

Saturday, October 1, 2016

Negra Feia e Fedida

Era uma manha, e eu estava conversando com a minha amiga Dada sobre a madrasta ruim. Ai eu disse que quem tinha criado esta imagem de madrasta ruim era o homem. Porque quando enteada e madrasta não se dão bem o poder esta na mão do homem. Eu disse a ela que aprendi isto enquanto estava assistindo um episodio do seriado chamado Velha Cristina. No seriado o marido se separa da Cristina e casa com uma mulher mais jovem  também chamada Cristina. Enquanto a Velha Cristina e nova Cristina competem entre si, o marido se torna poderoso. Como ela disse que não conhecia o seriado, eu coloquei um video do seriado que achei no youtube, em minha pagina do Facebook.
Quando a minha amiga viu o video, ela me ligou. Ai o assunto mudou para o sucesso feminino. Bom foram mais de duas horas de conversa no telefone, quando terminamos nossa conversa a Dada colocou um video no seu Facebook a respeito de nossa conversa.
Na video ela esta usando um baton laranja, que ela disse que comprou por causa de uma sugestão minha ha anos atras.
O primeiro comentário embaixo do video, não foi a respeito da ideia, ou dos insides que tivemos em nossa conversa, que minha amiga estava tentando passar para um publico maior, mas foi a respeito de seu visual:
Negro com batom claro não fica bem. Nós usamos maquiagem pra melhora nosso visual e não para piorar.
Então eu fiz um comentário abaixo:
 O primeiro comentário reflete outro lado do que devemos ser para sermos um sucesso. Eu vou batizar de síndrome Trump. O síndrome trump diz que a mulher tem que ser bonita e perfeita dentro do padrão. Quando vamos conversar com uma mulher, deixamos sutilmente passar a questão do visual. Hoje uma amiga disse para mim que devo cuidar do meu visual, para ter um bom relacionamento com meu marido. E eu já fiz o mesmo com varias mulheres. Quando alguém nos critica por causa do nosso visual é porque esta pessoa já esta sendo criticada. Eu sou linda ponto. Você é linda ponto. O seu visual esta perfeito. Então veio a resposta para minha resposta:
- Minha sobrinha é linda é por isso que eu falo, pra ela não ficar feia.
Ai como você pode responder esse comentário. Depois de ter sido a primeira no Brasil a criar uma loja de bonecas negras para o desenvolvimento da auto estima na meninas, a ter uma agencia de modelo, para colocar negros na Tv. E um Salão de Beleza somente para negros?
Todo o meu trabalho começou por causa da dor que meu pequenino coração tinha sofrido, por toda a vida. Eu queria a principio ajudar pequenas princesinhas a não ter que passar por tudo que passei, eu queria tornar o caminho suave para outras meninas.
Ser negra era tão complexo e sofredor, que somente jovem me descobri e aceitei ser negra. O primeiro desafio foi na família como este video abaixo.
No video a comediante relata sobre ser lésbica, dizendo que ser lésbica e mais difícil do que ser negra. Mas foi exatamente assim que toda minha família reagiu, quando eu disse que era negra.
Eles tentavam me convencer, que eu não era negra.
Ela diz que ela não precisa "come out" revelar que é negra. Mas no Brasil a gente tem que se revelar, ou começar  a ser negra. E foi assim que minha família reagiu quando comecei a ser negra.
Oh Deus você não é negra.  É esse povo que você esta andando, que esta colocando isto na cabeça. Qualquer coisa mais não negra, meu Deus. 
A minha tia chegou a me dizer.
- " Ok, então você é negra. Mas a gente não." Imagine quanta dor a minha tia passou, a minha dor não foi nada, perto da dor dos meus antepassados por serem negros.
O comentário no video de minha amiga, foi da sua tia também. Eu ia fazer todo uma analise em cima do comentário.
Mas vou encerrar aqui, em respeito a dor da tia de minha amiga. E pela dor de todas as mulheres negras do mundo.
Muitas mulheres negras já estão mortas. A unica coisa que ainda esta vivo é a dor!
Em respeito a dor. Eu vou terminar minha hisstoria aqui, esperando que um dia, uma futura geração  possa terminar esta historia dizendo.
E elas foram felizes para sempre.