Friday, February 3, 2017

Atores Famosos Revelados em Filmes Biográficos

1- Andy Kaufman (1949 -1984) era um ator e artista americano performático. Enquanto muitas vezes considerado  como um comediante, Andy Kaufman não se considerava ser um.
O Homem da Lua - Man on the Moon (1999) é um filme americano sobre  Andy Kaufman.
                                          Andrew Kaufman interpretado por Jim Carrey
Ele se auto referia como  como um "homem de canto e dança." O  seu trabalho mantém um culto de seguidores e ele continua a ser respeitado por seu material original, estilo desempenho e compromisso inabalável com personagem. 
Andrew imitando Elvis Presley
A causa de sua morte foi um  câncer no pulmão.


2- Adam West nasceu William West Bill Anderson (19/09/1928) .
Em 1957 iniciou na carreira artística, participando de inúmeros seriados de televisão.
Em 1966 a 1968 ficou conhecido pelo papel de Batman no seriado de mesmo nome.
Estrelado por Adam West

Adam West aparece como desenho animado na série Uma Família da Pesada como o Prefeito da cidade de Quahog, sendo dublado por ele próprio. E também em vários episódios de Os Padrinhos Mágicos, no qual ele interpreta um super herói felino maluco.

3- Buffalo Bill - William Frederick Cody (1846 -1917) foi um americano, caçador do bisonte e diretor de circo.
O Cavalo de Ferro - The Iron Horse (1924) é um filme do Oeste  Americano dirigido por John Ford. Em 2011, este filme foi considerado "culturalmente, historicamente, ou esteticamente significativo" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação no National Film Registry.


Pony Express (1953) é um filme americano dirigido por Jerry Hopper e estrelado por Charlton Heston como Buffalo Bill, Forrest Tucker como Wild Bill Hickok. A história é baseada principalmente no filme mudo de 1925 The Pony Express e conta um relato altamente ficcionalizado .


Búfalo Bill e os Índios - Búfalo Bill and the Indians (1972)  é um Western dirigido por Robert Altman. Ele estrela Paul Newman como Buffalo Bill, juntamente com Geraldine Chaplin, Will Sampson, Joel Gray, Harvey Keitel e Burt Lancaster como biógrafo de Bill, Ned Buntline.

Não Toque na Mulher Branca! Don't Touch the White Woman! É uma farsa franco-italiana de 1974, um western absurdista ambientado em Paris, dirigido por Marco Ferreri.

Wild Bill Uma Lenda do Oeste (1995)

Ele começou a trabalhar com a idade de onze anos depois da morte de seu pai, e se tornou um cavaleiro para o Pony Express aos 14 anos.
Em 1863, durante a Guerra Civil Americana, ele serviu para a União, até o fim da guerra, em 1865. Mais tarde, ele serviu como um escuteiro civil para o Exército dos EUA durante as guerras indígenas, recebendo a Medalha de Honra em 1872.
Ele começou a se apresentar em shows que exibiam temas do vaqueiro e episódios da fronteira e guerras indígenas. 
Em 1883 fundou o seu Buffalo Bill Wild West, tendo a sua grande empresa se apresentando em todo os Estados Unidos e, a partir de 1887, na Grã-Bretanha e na Europa.
Hidalgo  (2004) é um filme biográfico, baseado na lenda do corredor de distância americano Frank Hopkins e seu cavalo, Mustang Hidalgo. Relata  como ele competiu com o seu cavalo em 1891 na Arábia. O filme foi escrito por John Fusco e dirigido por Joe Johnston. 


Cantinflas é um filme biográfico mexicano de comédia dramática de 2014 dirigido por Sebastián del Amo. Baseado na vida do ator e comediante Cantinflas, o filme é estrelado por Óscar Jaenada como personagem-título,

Cantinflas nasceu Mario Fortino Alfonso Moreno Reyes (12 de agosto de 1911 - 20 de abril de 1993), foi um comediante, ator e cineasta mexicano. 

Ele é considerado o comediante mexicano mais famoso e é celebrado em toda a América Latina e na Espanha como um ícone popular. Seu humor, carregado de características linguísticas mexicanas de entonação, vocabulário e sintaxe, deu origem a uma série de expressões, incluindo cantinflas, cantinflada, cantinflesco e cantinflero.

Embora alguns de seus filmes tenham sido traduzidos para o inglês e o francês, os jogos de palavras tão específicos do espanhol mexicano eram difíceis de traduzir. 

Ele freqüentemente retratava fazendeiros empobrecidos camponês. O personagem permitiu a Cantinflas estabelecer uma longa e bem-sucedida carreira cinematográfica, que incluiu uma incursão em Hollywood. 

Charlie Chaplin comentou uma vez que ele era o melhor comediante vivo.

Para o público na maior parte do mundo, ele é mais lembrado como co-estrelando com David Niven no filme vencedor do Oscar Around the World in 80 Days, pelo qual Moreno ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia.

Como um pioneiro do cinema mexicano, Cantiflas ajudou a inaugurar sua era de ouro. 

Além de ser um líder empresarial, ele também se envolveu na complicada e muitas vezes perigosa política trabalhista do México. Sua reputação como porta-voz dos oprimidos deu autenticidade às suas ações e tornou-se importante na luta inicial contra o charrismo, a prática do governo de partido único de cooptar e controlar os sindicatos.




4 - Charles Chaplin - Charles Spencer Chaplin (16 de abril de 1889 —  25 de dezembro de 1977), foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Charles foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes: O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong.

Chaplin (1992) é um filme biográfico estadunidense, sobre a vida do comediante britânico. O filme foi produzido e dirigido por Richard Attenborough.

                                         Charles Chaplin interpretado por Robert Downey Jr.
O filme foi adaptado dos livros: My Autobiography de Chaplin e 
Chaplin: His Life and Art de David Robinson. 

5- George Reeves keefes (1914 -1959) foi um ator americano. Ele é mais conhecido por seu papel como o Superman no programa de televisão dos anos 1950 Aventuras  do Super Homem. A as ua morte aos 45 anos de uma arma de fogo continua a ser um tema polarizador; a constatação oficial foi suicídio, mas alguns acreditam que ele foi assassinado ou vítima de um tiro acidental.
                                                  Toni Mannix e George
Toni Mannix (1906 -1983) foi uma atriz e dançarina . Ela tornou-se notória por uma relação extraconjugal George Reeves durante seu casamento com o chefe do estúdio MGM Eddie Mannix.



Hollywoodland  (2006) é um filme americano dirigido por Allen Coulter. A história apresenta um relato romanceado das circunstâncias que envolvem a morte do ator George Reeves (interpretado por Ben Affleck), a estrela da série de televisão dos anos 1950" Adventures of Superman". Adrien Brody co-estrela como um personagem fictício, Louis Simo, um detetive particular investigando Toni Mannix (Diane Lane), que estava envolvido em um longo relacionamento amoroso com Reeves e era a esposa de direito comum da MGM executivo de estúdio Eddie Mannix (Bob Hoskins ).
Eddie Mannix (1891 - 1963), era um executivo de estúdio de cinema americano e produtor. O seu trabalho era proteger as estrelas de Hollywood, como um "fixer",  para esconder os aspectos de suas vidas particulares, muitas vezes coloridas para manter suas imagens pura. Ele manteve um livro da lista dos custos e receitas de todos os filmes da MGM produzidos entre 1924 e 1948.

6- George Michael Cohan (1878-1942) animador, ator, compositor, cantor, dançarino e dramaturgo, mas também como empresário (produtor), George alcançou sucesso muito grande. Foi condecorado pelo presidente dos Estados Unidos da América por suas canções de encorajamento às tropas estadunidenses em combate.


A Canção da Vitória - Yankee Doodle Dandy  (1942) é um filme americano musical biográfico e patriótico, dirigido por Michael Curtiz. Romanceia a biografia de George M. Cohan, um dos pioneiros da Broadway, considerado o pai da comédia musical. O nome se deve à canção de Cohan, Yankee Doodle Boy, adaptação da canção patriótica estadunidense Yankee Doodle Dandy.
O filme foi considerado "culturalmente significativo" pela Biblioteca do Congresso e selecionado para preservação pelo National Film Registry.
Esta é a biografia de George Cohan, romanceada à la Hollywood, evitando-se pontos mais delicados, que o puritanismo vigente preferia não comentar. Outras paixões, além da música: aviões, natureza e mulheres.

7- George Takei nascido Hosato Takei (20/04/1938) é um ator estadunidense cujo papel de maior destaque foi o do oficial do leme Hikaru Sulu na tele série original de Star Trek e nos longa-metragens para o cinema relacionados com a série. George Takei fala fluentemente: inglês, japonês e espanhol. Devido a sua ascendência japonesa, em 1942 a família de George Takei foi transferida primeiramente para o campo de detenção Rohwer War Relocation Center, no estado de Arkansas, e mais tarde para o centro de detenção (i. e campo de concentração) Tule Lake War Relocation Center na Califórnia, retornando a Los Angeles com o término da Segunda Guerra Mundial.


Para ser Takei Junto com seu marido Brad, o ator-ativista George Takei relembra sua carreira de ator notável e seu novo papel como amado ícone da cultura pop e fenômeno da Internet.
Interpretou Hikaru Sulu na série de televisão, Star Trek: The Original Series (1966 - 1969), Star Trek: The Animated Series (1973 - 1974)
Na década de 1970, Takei participou da política municipal de Los Angeles. Fez participações especiais em telesséries americanas (como os Simpsons). Dono de uma voz distinta, tornou-se locutor do programa de rádio The Howard Stern Show em 2006.
Em 2007, Takei integrou o elenco da série Heroes.
Já participava de movimentos de defesa dos gays quando, em outubro de 2005, revelou sua homossexualidade.
8- Herb Jeffries nasceu Umberto Alexander Valentino (24/09/1913 -25/05/2014), era um ator, cantor e compositor americano, conhecido por sua voz do barítono. Ele era de ascendência africana e o primeiro negro cowboy cantando em Hollywood.


Uma Vida Colorida: The Herb Jeffries História - A Colorful Life: The Herb Jeffries Story é um olhar honesto, divertido, e muitas vezes bem-humorado sobre uma personalidade carismática que usou sua luz tez para sobreviver e prosperar-em ambos os mundos, preto e branco.

9- James Byron Dean ( 1931-1955) foi um norte-americano. É considerado um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950. Ele era filho único e seu nome foi uma homenagem da mãe ao poeta inglês Lord Byron.


10- James Dean (2001)  O filme narra a ascensão de James Dean lutando para ser  uma estrela de cinema na década de 1950 em Hollywood. James Franco desempenha o papel-título sob a direção de Mark Rydell.

11- Jerry Lewis  (16 março de 1926) é um americano comediante, ator, cantor / artista de gravação, produtor de cinema, roteirista e diretor de cinema e é conhecido por seu humor pastelão no cinema, televisão, teatro e rádio. A sua carreira começou em 1946, com um ato em conjunto com Dean Martin, formando a equipe de Martin e Lewis, que realizou em casas noturnas e mais tarde apareceu em uma série de filmes de comédia antes de 1956, quando os dois homens se separaram, depois de dez anos como duo. Então, desde 1957, Lewis passou a estrela em muitos outros filmes, como The Delicate Delinquent (sua estréia como produtor de cinema), The Bellboy (sua estréia como diretor de cinema, roteirista ) e O Professor Aloprado. Lewis sediou o anual Dia do Trabalho Telethon para a Associação de Distrofia Muscular há mais de 40 anos e serviu como presidente nacional da organização.


Método Para a Loucura Com Jerry Lewis como produtor executivo, este é, em essência, uma autobiografia. Ele segue sua carreira de forma cronológica a partir da parceria de 10 anos com Dean Martin para a carreira de Lewis como escritor, produtor, diretor e ator em uma série da Paramount Pictures. A cronologia é contada através de clips de arquivo, comentários de membros da família e amigos de Hollywood, comentários do próprio Lewis, e clipes dele em uma boate aparência contemporânea. Lewis promete viver mais do que George Burns.

12- John Denver  nascido Henry John Deutschendorf, Jr. (1943 —1997) foi um cantor, compositor, músico e ator americano. Compunha e cantava canções do gênero musical conhecido como "country music". Ele morreu aos 53 anos na região costeira de Monterey, na Califórnia, enquanto pilotava um avião experimental, feito de fibra de vidro.
Take Me Home: A História de John Denver
A subida do cantor à fama e uma relação difícil com seu pai e em seu casamento.
John Denver é mais conhecido por sua balada Annie's
 Song, mas grandes sucessos mundiais foram também as canções Take Me Home, Country Roads, Sunshine On My Shoulders, Perhaps Love (em dueto com Plácido Domingo), Leaving on a Jet Plane, Don't Close Your Eyes Tonight e Come And Let Me Look In Your Eyes. Ficou também famoso por 

13- Marlon Brando, Jr. (1924 – 2004) foi um ator e diretor americano. É saudado por trazer um estilo realista emocionante na atuação em filmes, e é amplamente considerado como um dos maiores e mais influentes atores de todos os tempos.
Ele foi um dos três únicos atores profissionais, juntamente com Charlie Chaplin e Marilyn Monroe, a fazer parte da lista de 100 pessoas mais importantes do século compilada pela revista Time, em 1999. Também foi um ativista, apoiando várias causas, nomeadamente os movimento dos direitos civis dos negros e os vários movimentos indígenas americanos.
É mais conhecido pelos seus papéis como  Emiliano Zapata em Viva Zapata! (1952), vencedor do Oscar de melhor ator como Don Vito Corleone, em O Poderoso Chefão (1972) e, também, pelo seu papel como Coronel Walter Kurtz em Apocalypse Now (1979). Além de ter dirigido e estrelado A Face Oculta(1961).
Marlon Brando é considerado um dos maiores e mais influentes atores do século XX. Na opinião do cineasta Martin Scorsese, "Ele é o marco. Há o 'antes de Brando' e 'depois de Brando'."


Me Escutem - Listen to Me Marlon (2015)
Gravações de áudio sincero de Marlon Brando e filmes caseiros são misturados em conjunto para revelar um lado íntimo privado do ator recluso.

14- Paul Leonard Newman (1925 —2008) foi um ator, dublador e diretor cinematográfico dos Estados Unidos.

Vencer: A Vida Corrida de Paul Newman - Winning: The Racing Life of Paul Newman
Um olhar sobre a carreira de Paul  como um piloto de corridas. A sua paixão pelo automobilismo e pela velocidade foram famosas. Apesar de daltônico, dos anos 1970 aos 1990 Paul se destacou como piloto amador, correndo em carros esporte nos Estados Unidos e na Europa, onde chegou a conseguir um segundo lugar na categoria esporte das 24 Horas de Le Mans com um Porsche 935. Nos anos 1980 se envolveu com a Fórmula Indy, onde se tornou sócio-proprietário da equipe Newman-Haas Racing, equipe vencedora dos quatro últimos títulos da Champ Car. Aos setenta anos, foi o mais velho piloto a vencer uma corrida de prestígio, ao fazer parte do time de pilotos do carro que venceu as 24 Horas de Daytona de 1995.

15- Rock Hudson nascido Roy Harold Scherer Jr. (1925 —1985), foi um ator norte-americano. Rock Hudson foi votado Estrela do Ano, Galã Favorito, e títulos semelhantes por inúmeras revistas de cinema. O ator de 1.96 m de altura foi uma das estrelas de cinema mais populares e mais conhecidas do seu tempo. Ele completou cerca de 70 filmes e várias produções para a televisão durante uma carreira que durou mais de quatro décadas. Ele foi a primeira grande celebridade a morrer de uma doença relacionada à AIDS.


Rock Hudson (1990 ) TV Movie
Biografia do ator Rock Hudson se concentra em sua luta com sua homossexualidade. Baseado no livro de sua ex-esposa, Phyllis Gates, e nos registros judiciais do processo civil trazido por seu antigo amante, Marc Christian.

16- Steve McQueen nasceu Terence Steven McQueen (1930 —1980), foi um ator americano.
Apelidado de "The King of Cool", é considerado um dos maiores atores de todos os tempos e em 1974, ele se tornou o astro de cinema mais bem pago do mundo. Ele também foi um piloto ávido de motocicletas e carros e enquanto estudou atuação, ele passava os finais de semana competindo em corridas de moto e isso contribuiu para que ele próprio realizasse suas cenas de ação dispensando o uso de dublês, especialmente, durante as cenas de perseguição de alta velocidade. McQueen também desenhou e patenteou um assento e transbrake para carros de corrida.Steve era apaixonado por motocicletas e a sua primeira foi uma Indian Chief modelo 1946 e tornou-se colecionador de motos clássicas, chegando a possuir mais de 100 modelos. Nas décadas de 1960 e 1970, possuiu equipe e participou de competições esportivas e desta maneira, em 1999 foi introduzido no Motorcycle Hall of Fame. Ele mesmo se definia como um indomável cínico, rebelde, e sempre procurou personagens obcecados por uma ideia, nada românticos e sem o estereótipo do galã. Ao chegar a Hollywood, na década de 1950 foi logo saudado como o sucessor de James Dean.
O primeiro grande papel no cinema foi no filme, Sete Homens e um Destino ( 1960), um faroeste clássico. Filmes como Fugindo do Inferno (1963), O Canhoneiro  ( 1966), de Robert Wise e, principalmente, Bullitt (1968), estabeleceram Steven como o típico durão hollywoodiano, versão anos 1960.
Na década seguinte, o sucesso continuou em diversas películas bem acolhidas pelo público, como Papillon ( 1973), Inferno na Torre (1974). No entanto, ele era um solitário por natureza e sua insociabilidade atingiu o ápice entre 1974 e 1978, quando preferia ficar trancado em casa, bebendo cerveja e engordando. Finalmente, voltou ao cinema no fracassado O Inimigo do Povo ( 1978),  A sua última atuação foi no Caçador Implacável ( 1980),  já debilitado pela doença  mesotelioma, câncer na membrana que envolve os pulmões e é por vezes chamado de "a doença do amianto". que o levaria à morte.
Steve casou-se três vezes, a primeira com a cantora e dançarina Neile Adams (1956-1972), com quem teve seus dois filhos e depois com a atriz Ali MacGraw (1973-1978), que conheceu durante as filmagens de Os Implacáveis ( 1972), e por último com Barbara Minty (Janeiro a Novembro de 1980)
Steve McQueen: The Man & Le Mans (2015) examina a busca do ator para criar e estrelar o filme de 1971 auto-corridas Le Mans. O seu filho Chad McQueen e a ex-esposa Neile Adams estão entre os entrevistados.
"Le Mans", estrelado por automobilismo fã Steve, e cuja produção complicada provocou a ruína profissional de Steve. Depois de se tornar um ator estrela, ele tentou ser Produtor, mas faliu no projeto.

No comments:

Post a Comment