Google+ Badge

Monday, March 6, 2017

Freud não Explica

Você já usou o Clichê a respeito do pai fundador da psicanalise: Freud explica?
Freud acreditava que quando  explicamos nossos próprios comportamentos a nós mesmos ou a outros raramente temos noção da  nossa  verdadeira motivação.  Que somos adepto do auto-engano. Nossas racionalizações de nossa conduta, disfarçam as nossas verdadeiras razões.
O trabalho de Freud na vida foi dominado por suas tentativas de encontrar maneiras de penetrar nessa camuflagem, muitas vezes sutil e elaborada, que confundem a estrutura e os processos ocultos da nossa personalidade.
Mas mesmo  criando um método para tratar doenças mentais e também uma teoria que explica o comportamento humano.
Freud não percebeu o grande perigo a sua volta,o perigo do Nazismo de Hitler.
A princesa Marie Bonaparte (1882-1962), que era sua cliente, teve que trabalhar duro para convence-lo a abandonar a Áustria. Ela usou o seu poder para permitir que ele e alguns membros de sua família fugissem com segurança. Porem ela não pode salvar a todos os membros da família. E todas as irmãs de Freud acaram morrendo em campos de concentração nazistas

Princesse Marie  (2004), directed by Benoît Jacquot, starring Catherine Deneuve as Princess Marie Bonaparte and Heinz Bennent as Freud.
Mas Porque suas irmas morreram? Porque ele achava que tudo iria acabar bem? Porque ele achava que o povo alemão não seria capaz de fazer o que fez? Porque ele acreditou nas instituições existentes? Sera que estamos entrando no mesmo barco furado? Sera que a historia esta se repetindo?
Porque o elegemos? Porque continuamos tendo certeza que as coisas vão melhorar, como o Judeu Freud achou? Porque ?
       O Diário de Anne Frank- O filme relata a vida de Annelis Marie Frank (1929-1945), uma adolescente alema de origem judaica, vitima do holocausto que escreveu um diário relatando sua vida,
É  obvio que existe bons americanos, como os bons alemães que esconderam Ana, mas esses bons alemães  não conseguiram salva-la no final.
Eu devo continuar acreditando que tudo vai ficar bem?