Wednesday, August 28, 2019

Deusa Lakshmi

A Deusa Lakshmi é a esposa do deus Vishnu e personificação da beleza, da fartura, da generosidade, da riqueza e da fortuna. É a deusa da boa sorte. Diz a lenda que se voce quiser prosperar repita o mantra da Deusa Lakshmi.

Om Shreem Mahalakshmiyei Namaha

Nataraja ( O Senhor da Dança), é uma representação do deus hindu Shiva como o dançarino cósmico que realiza sua performance divina para destruir um universo fatigado e realizar os preparativos para o início do processo da Criação por parte do deus Brahma.
A dança de Shiva em Thillai, o tradicional nome para Chidambaram, constitui o tema para todas as representações de Shiva como Nataraja, forma representativa também conhecida como Sabesan, que deriva de Sabayil aadum eesan em Tâmil, significando "O Senhor que dança no palanque". Tal forma está presente na maioria dos templos de Shiva no sul da Índia e é a principal representação da divindade no Templo Thillai Nataraja, em Chidambaram.
A escultura é normalmente feita em bronze, com Shiva em posição de dança, levantando a perna esquerda (ou, em casos raros, a perna direita), envolta em auréola de chamas e equilibrando-se sobre um demônio ou anão (Apasmara) que simboliza a ignorância. É um importante e famoso símbolo escultural e cultural da Índia.
As duas formas mais comuns de dança de Shiva são o Lasya (a forma suave de dança), associada à criação do mundo, e o Tandava (a dança violenta e perigosa), associada à visão de destruição de uma cosmovisão fatigada de perspectivas e estilos de vida. Em essência, o Lasya e o Tandava são dois dos aspectos da natureza de Shiva: destruir a fim de criar e derrubar a fim de construir novamente.





No comments:

Post a Comment