Wednesday, August 28, 2019

Qual é a Sua História?

Eu tenho uma loja, do lado da minha casa, numa pequena cidade sulista americana.
Hoje antes de abrir a loja, fui na casa da minha vizinha Chris. 
Chris nasceu em berço de ouro, estudou numa das melhores universidades do pais, morou na Alemanha, no Chile e em Los Angeles. Ela tem mais de 70 anos, é alta, bonita, e uma expert in artes e antiguidades. Hoje Chris estava totalmente  negativa em relação a vida. Eu ria muito com os problemas sem soluções da Chris e falei sorrindo:
- “ Chris eu irei gravar um vídeo de você falando. Para você assistir, e perceber sua negatividade em relação a tudo”. 
- "Thillai vá embora". respondeu a Chris mas que zangada
Hora de abrir a loja, fui....
Mal abro a loja,  chega minha campeã de negatividade: A Ellen esta com mais de 50 anos, tem olhos azuis, um curto cabelo loiro, que agora ela tinge para encobrir os fios brancos, ela usa salto, e maquiagem o dia todo. Ellen nasceu de um pai alcoólatra que abusava da mãe. Apesar de Ellen morar a meio caldeirão da loja, o marido dela que é  veterano da Guerra do Vietnã e esta com câncer, dirige ela até a loja, e a fica esperando no carro. Ellen não pode dirigir, a policia a pegou dirigindo com excesso de álcool. Ellen ama me repetir, "suas tristes histórias", já sei de trás para frente e de frente para trás.
Eu já convidei Ellen para vir as minhas meditações, varias vezes, porem ela nunca vem, é  somente quer me contar suas historias tristes.
Mas hoje eu não queria ouvi-las. A levei para setor de livros, as cadeiras da meditação, ainda estavam la. Mas Ellen não queria meditar somente falar sua história triste. Eu pequei a mão dela e falei:
- " Vem comigo." Nós fomos no departamento de brinquedos, pequei uma bola de futebol  e falei:
- “ Vamos jogar bola uma para outra e cada vez que  jogarmos, falaremos: - " I'm Beautiful!"
- Thillai na sua língua." me pediu Ellen
-  ok " Eu sou muito feliz!"  Ela começou a repetir a frase em  português direitinho.
Nos divertimos muito jogando a bola repetindo, eu sou muito feliz.
Quando Ellen foi embora, ela não partiu sozinha, a felicidade foi com ela.
E você qual é a sua história? Historia cheia de negatividade ou positividade? Historia Feliz ou triste?
A sua historia esta  construindo seu futuro. A sua historia contem palavras. Palavras são coisas. Você tem que ser cuidadoso, tome cuidado em como você chama as pessoas, usando pejorativos raciais, usando pejorativos sexuais e tudo que é ignorante. não  faça isso. Algum dia nós seremos capazes de medir o poder das palavras. Eu penso que elas são coisas. Elas ficam na parede, no papel de parede. Elas ficam no tapete, no seu estofamento, nas suas roupas e finalmente em você." Maya Angelo



No comments:

Post a Comment