Sunday, February 21, 2021

Professores Famosos Retratados em filmes Biográficos - Parte I (A-J)

 1- Professora Ana Leanowen


O Rei e Eu - The King and I (1956)  é um filme estadunidense, do gênero musical, dirigido por Walter Lang. As músicas de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II fazem deste filme classico musical.. Este filme ocupa a 11ª colocação na lista dos 25 maiores musicais americanos de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI)..
O filme conta a história de Anna Leonowens que viaja ao Sião (atual Tailândia) contratada como preceptora e professora dos filhos do rei. Apesar de no princípio haver um certo choque de culturas e hábitos, eles acabam por se aceitar na sua diversidade.
Em 1972, a Twentieth Century Fox produziu uma série de TV americana não musical para a CBS, Anna and the King, com Samantha Eggar fazendo o papel de Leonowens e Brynner reprisando seu papel como rei.  A série não foi um sucesso e foi cancelada após apenas 13 episódios. 
Em 1999, um filme de animação usando as canções do musical foi lançado pela Warner Bros. Animation. 
No mesmo ano, Jodie Foster e Chow Yun-fat estrelaram uma nova adaptação cinematográfica de longa-metragem dos livros de Leonowens, também intitulada Anna and the King. Um crítico tailandês reclamou que os cineastas fizeram Mongkut "parecer um cowboy"; esta versão também foi banida pelos censores na Tailândia
Em 05 de novembro de 1831 nasceu Anna Harriette Leonowens , foi uma anglo-indiana, escritora de viagens, educadora e ativista social.
Durante o curso de sua vida, ela viveu em Aden, Austrália, Cingapura, Estados Unidos e Canadá.
Em 1860, Anna aceitou uma oferta para ensinar as 39 esposas e concubinas e 82 crianças do rei. Anna enviou sua filha Avis para a escola na Inglaterra, e levou seu filho Louis com ela para Bangkok.
Ela serviu na corte primeiro como professora e depois como secretária idiomática para o rei.
Em 1868, Anna estava em licença para cuidar da sua saúde na Inglaterra, quando o rei Mongkut adoeceu e morreu.
Em 1869, ela abriu uma escola para meninas por um breve período, e começou a escrever artigos de viagem para um jornal de Boston, incluindo: A Favorita do Harém.
Em 1870, Anna escreveu o livro: Uma Governanta Inglesa no Tribunal de Justiça Siames , que narrou suas experiências como professora para os filhos do rei Mongkut .
Em 1873, Anna escreveu o livro: Romance do Harém, e  começou a dar palestras populares.
Em 1878,  Anna mudou para Canadá,e se tornou uma das fundadoras do Conselho Local de Mulheres. Ela co-fundou a Nova Scotia College de Arte e design.
Em 19 de janeiro de 1915, Anna morre com 83 anos de idade.

2- Professora Anne Sullivan


Anne Sullivan é a personagem principal de  O Trabalho Milagroso (1957) de William Gibson, produzido para a televisão, no qual foi interpretada por Teresa Wright. The Miracle Worker mudou-se para a Broadway e mais tarde foi produzido como um longa-metragem de 1962. Tanto a peça quanto o filme apresentavam Anne Bancroft como Sullivan.  
Patty Duke, que interpretou Keller na Broadway e no filme  O Trabalho Milagroso de 1962, mais tarde interpretou Sullivan em um remake de televisão de 1979. 

 O Trabalho Milagroso -1979

 Roma Downey a retratou no filme para TV Monday After the Miracle (1998). 

 O Trabalho Milagroso - The Miracle Worker (2000) baseado nas lutas de Anne para ensinar Hellen.
Em 14 de abril de 1866 nascia Johanna "Anne" Mansfield Sullivan Macy. 
Em 1871, Anne contraiu tracoma, uma doença ocular que a deixou parcialmente cega e sem habilidades de leitura ou escrita
Em1886,  Anne se formou na Escola Perkins para cegos, e tornou uma professora para Hellen Keller.
Em 1888, Anne levou Ellen para Boston, e ficou vivendo com ela como professora particular.
Em 1905, Anne casou-se com o professor e crítico literário da Universidade de Harvard John Albert Macy (1877–1932), que ajudou Keller com suas publicações.  John mudou-se para a casa de ambas as mulheres. 
Em 1914, eles se separaram, embora ele seja listado como um "inquilino" com eles no Censo dos EUA de 1920. Os dois nunca se divorciaram oficialmente. Anne nunca se casou novamente.
Em 1932, Anne e Hellen foram, cada uma premiada com bolsas honorários do Instituto de Educação da Escócia. Elas também foram agraciados com títulos honorais causa da Universidade de Temple. 
Em 20 de outubro de 1936, Anne morreu
Em 1955, Anne foi premiada com um doutoramento honorais causa pela Universidade de Harvard. 


3- Professora Barbara Henry
A História de Ruby Bridges (1998) Direção Euzham Palcy.  Nova Orleans 1960: embora o governo federal garantisse o acesso dos negros às escolas de brancos, a realidade local era outra. Ruby, uma menina de 6 anos, se destaca intelectualmente e por isso uma associação procura os pais, para que ela seja uma das primeiras crianças negras a estudar numa tradicional escola de brancos. Mesmo receosos, os pais autorizam, mas agentes federais a acompanham, pois os protestos eram diários e o preconceito estava até na escola. Sua sorte foi ter encontrado uma professora que a protegia.


Em 1932 nascia 
Barbara Henry .
Barbara frequentou a Girls 'Latin School em Boston, onde “aprendemos ... a apreciar e desfrutar nossos pontos comuns importantes, em meio a nossas diferenças externas de classe, comunidade ou cor”. Barbara 
Barbara ensinou em escolas de dependentes militares no exterior, que foram integradas.
Em 1960 Henry e seu marido estavam em Nova Orleans há dois meses quando o superintendente ligou para oferecer-lhe um cargo de professora. Quando Henry perguntou se o trabalho era em uma escola que seria integrada, o superintendente respondeu: "Isso faria alguma diferença para você?" Ela disse talvez.
No primeiro dia de aula, a recusa implacável de Barbara e Ruby em serem intimidadas fez com que elas se tornassem figuras renomadas na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Assim que Ruby entrou na escola, os pais brancos entraram e trouxeram seus próprios filhos; todos, exceto um dos professores brancos, também se recusaram a ensinar enquanto uma criança negra estava matriculada. Apenas Barbara Henry estava disposta a ensinar Bridges, e por mais de um ano a Barbara ensinou sozinha, "como se ela estivesse dando uma aula inteira". Naquele primeiro dia, Ruby e seus companheiros adultos passaram o dia inteiro na sala do diretor; o caos da escola impediu sua mudança para a sala de aula até o segundo dia. Ruby Bridges ficou inicialmente apreensiva ao conhecer Barbara pela primeira vez, lembrando mais tarde que "Embora houvesse tulmulto fora da escola todos os dias durante um ano inteiro, a pessoa que me cumprimentava todas as manhãs era [minha professora], uma mulher branca, que na verdade, arriscou a vida dela também " e" Eu nunca tinha visto uma professora branca antes, mas a Sra.Barbara Henry foi a professora mais legal que já tive. Ela tentou muito manter minha mente longe do que estava acontecendo lá fora. Mas eu não conseguia esquecer que não havia outras crianças. " Ruby

4- Professor/Treinador Ben Schwartzwalder 

No Limite - The Express (2008) acompanha a trajetória de Ernie Davis (Rob Brown), um jogador de futebol americano que quebrou barreiras raciais nos anos 60. A sua luta pela igualdade e respeito mudou a essência do esporte norte-americano; e até hoje a vida deste jovem continua inspirando novas gerações. Criado em meio à pobreza, Ernie teve de superar obstáculos econômicos e sociais para se tornar um dos melhores "running backs" (posição de corredor) da história do futebol americano universitário. Guiado pelo professor Ben Schwartzwalder (Dennis Quaid), homem de personalidade forte e dono de um instinto de campeão, Ernie aprimora suas habilidades e dá início a uma escalada dentro do esporte. Só que, no meio do percurso, o vencedor se depara com um golpe do destino que poderá impedi-lo de continuar a carreira de jogador e, até mesmo, de viver.
Ernie Davis (14/12/1939 - 18/05/1963), ganhou o Troféu Heisman, , concedido aos melhores jogadores universitários.
Floyd Benjamin "Ben" Schwartzwalder (02 de junho de 1909 - 28 de abril de 1993) foi um professor/treinador de futebol da Universidade de Syracuse.

5- Professor/Treinado Bill Bowerman

Prova de Fogo - Without Limits (1998)
O filme segue a relação entre o corredor de longa distância recorde Steve e seu treinador Bill, que mais tarde foi co-fundador da Nike, Inc.  O filme foi produzido por Tom Cruise 
William Jay "Bill" Bowerman (19 de fevereiro 1911 - 24 de dezembro de 1999) era um americano  treinador e co-fundador da Nike, Inc. Ao longo de sua carreira, ele treinou 31 atletas olímpicos, 51 All-americanos, 12 norte-americanos detentores de registro, 22 campeões da NCAA e 16 sub-4 milhas por minuto. Durante seus 24 anos como treinador na Universidade de Oregon, a equipe de Patos atletismo, ganhou em cada temporada, atingido 4 títulos da NCAA, e terminou no top 10 no país 16 vezes.

6- Professor/Treinador Bill Dellinger


Prefontaine - Um Nome Sem Limites (1997) este filme conta a trajetória do corredor americano Steve Prefontaine (Jared Leto): sua determinação em busca da medalha de ouro, os recordes, a luta pelos direitos dos atletas e o trágico acidente que tirou sua vida em 1974. Com seu jeito irreverente e carismático, eleconquistou o reconhecimento internacional depois de disputar as Olimpíadas de Munique e tornou-se um dos grandes mitos da história do atletismo.
William "Bill" Cornelius Dellinger (nascido em 23 de março de 1934) é um corredor aposentado americano de meia-distância. Ele competiu nos 5.000 m nos Jogos Olímpicos de 1956, 1960 e 1964 e ganhou uma medalha de bronze em 1964, estabelecendo o seu recorde pessoal. Ele se formou da Universidade de Oregon. Eles era assistente de Bill Bowerman e o substituiu quando ele se aposentou

7- Professor Bill Woerner
Corrida do Sol -  Race the Sun (1996) é um filme de comédia-drama estrelado por Halle Berry e James Belushi. O enredo é baseado na história verdadeira da Equipe Car Solar Konawaena High School, que terminou em 18º no Desafio Solar Mundo de 1990 e o primeiro lugar entre as entradas do ensino médio.
Bill Woerner, o professor da vida real que liderou a equipe, mais tarde fundou a escola charter Oeste Hawaii Explorations Academy

8- Professores Bill Yoast e Herman Boone
 Duelo de Titãs - Remember the Titans 
O enredo do filme gira em torno das tensões raciais no time de futebol americano da Escola T.C. Williams, em Alexandria, Virginia. Em 1971, Quando os Titãs ganharam o campeonato estadual.
Herman Boone ( 28 de outubro de 1935)  é um ex. professor de  escola secundária de futebol americano. Ele decidiu tornar-se um professor e treinador, para que ele pudesse motivar outros jovens.
 Em 1958, ele aceitou a sua primeira posição, em Virginia, onde treinou futebol, basquete e beisebol. Suas equipes registraram resultados impressionantes.
Em 1961, Herman voltou ao seu estado natal, Carolina do Norte para continuar a sua carreira de treinador e de ensino. Os seus times de futebol acumulou um recorde de 99 vitórias e 8 derrotas em um período de nove anos. A sua equipa de futebol 1966 foi reconhecida pela Revista da Scholastic treinador como "a equipa de futebol do número um na América". 
Em 1969, ele foi demitido de seu cargo, informado pela diretoria da escola que a cidade de Williamston  "não estava pronta para um treinador negro". 
Em 1971,  Herman foi consolidado como  treinador de futebol na escola secundaria T. C. Williams, que acabou vencendo o campeonato do estado. E ficando em segundo lugar na nação. 
Herman Boone foi selecionado treinador do ano por seis vezes e é o autor de muitos artigos para várias revistas nacionais
William "Bill" Yoast (nascido em 1924) é um ex professor  de futebol  americano. Ele trabalhou como assistente do treinador principal Herman Boone.

9- Professor Brad Cohen
 

O Primeiro da Classe - Front of the Class (2008)
O filme narra como a síndrome de Tourette fez Brad se tornar o professor que ele nunca teve, e mostra a dificuldade para ele arrumar trabalho e o preconceito de alguns pais, por não quererem que os filhos estudassem com ele, por causa da síndrome.
Brad Cohen (18 dezembro de 1973) é um orador motivacional, professor, administrador escolar, e autor americano, que tem síndrome de Tourette severa. Brad descreveu suas experiências crescendo com a doença em seu livro,  co-autor com Lisa Wysocky.
10- Professor Bruce Pandolfini

Lances Inocentes - The Search of Bobby Fischer (1993) é baseado na vida do jogador de xadrez prodígio Josh Waitzkin,  adaptado do livro de mesmo nome de seu pai, Joshua Fred.
O filme mostra o professor de Josh:
Bruce Pandolfini (17 de setembro de 1947) é um escritor, professor e treinador de enxadrismo norte-americano.
11- Professor Conrad O. Johnson 

Alma Trovão - Thunder Soul  Apresentado por Jamie Foxx,  o documentário segue os alunos extraordinários da Banda da escola de segundo grau Kashmere, que voltam para casa depois de 35 anos para realizarem um concerto tributo para o ex Professor de 92 anos de idade, que e transformou a banda de jazz da escola em uma potência funk de classe mundial no início de 1970.
Conrad O. Johnson (15 de novembro de 1915 - 3 de fevereiro de 2008) foi um educador de música americana,  que foi introduzido no Hall da Fama Bandmasters do Texas em 2000. Ele começou sua carreira no ensino da música em 1941 e, após uma carreira de trinta e sete anos, ele aposentou-se, em 1978, mas continuou a permanecer ativo na formação musical em Houston através da realização de programas de verão e ensinando em casa.

12- Professor Don Haskins 

Estrada para a Glória - Glory Road (2006) é um filme estadunidense dirigido por James Gartner e baseado no livro Glory Road de Don Haskins e Daniel Wetzel.
Dramatiza a história de um jogo de basquete universitário masculino na final do Campeonato Nacional norte-americano de 1966, entre as equipes dos Miners do Texas, treinada por  Don Haskins, contra o Wildcats da Universidade do Kentucky. O jogo se tornou histórico pois foi a primeira vez que um time universitário da Divisão Principal atuou com todos os jogadores sendo negros. O drama explora temas do racismo, discriminação e atletas estudantis.
 Don Haskins apelidado de "O Urso"(14 de março de 1930 - 07 de setembro de 2008). 

13- Professor E. R. Braithwaite 

Ao Mestre com Carinho - To Sir, with Love (1967) é um filme britânico estrelado por Sidney Poitier, que retrata questões sociais e raciais em uma escola localizada na comunidade pobre de Londres. James Clavell dirigiu e escreveu o roteiro, baseado na semi-autobiografia homônima de E. R. Braithwaite.
A canção tema do filme, "To Sir, with Love", cantada por Lulu, transformou-se em um sucesso, liderando as paradas musicais estadunidenses naquele ano, e foi citada pela revista Billboard como a “número um” em 1967.
 Ao mestre com Carinho II - To Sir, with Love II (1996)
Em 27 de junho de 1912, nasceu Edward Ricardo Braithwaite, foi um escritor, professor, e  diplomata guianense.  Ele frequentou faculdade da rainha, da Guiana e, em seguida, o City College de Nova Iorque (1940) e a Universidade de Oxford. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele se juntou à forca Aérea Royal  como um piloto. Ele passou a frequentar a Universidade de Cambridge (1949), a partir do qual ele ganhou um diploma de bacharel e doutor em física. 
Após a guerra, apesar de sua extensa formação, ele não conseguia encontrar trabalho no seu campo e, desiludido, relutantemente pegou um emprego como professor no East End de Londres. O livro To Sir, With Love (1959) foi baseado em suas experiências lá. 
Ao escrever seu livro sobre a escola, Edward voltou-se para o trabalho social e tornando o seu trabalho para encontrar lares adotivos para crianças não-brancas para o Conselho do Condado de Londres. Suas experiências resultaram em seu segundo romance: Servo pago (1962).
Os numerosos escritos dele tem tratado principalmente com as dificuldades de ser um homem educado, um assistente social, um professor e simplesmente um ser humano em circunstâncias desumanas. 
Em 1973 a proibição Sul Africana sobre os seus livros de Edward foi encerrada e ele  aplicou para visitar o país. Foi-lhe concedido um visto e o status de "branco honorário" que lhe deu significativamente mais privilégios do que a população negra nativa, mas menos do que os brancos. Ele relatou as experiências e horror que testemunhou durante as seis semanas que passou na África do Sul no livro: Honorário Branco.
Edward continuou a escrever romances e contos ao longo de sua longa carreira internacional como consultor educacional e conferencista para a UNESCO, representante permanente junto das Nações Unidas para a Guiana, o embaixador da Guiana para a Venezuela. Ele ensinou estudos de inglês na Universidade de Nova York.
 Em 2002, foi o escritor-em-residência na Universidade Howard, em Washington, D.C. ;
Em 2005-06, ele associou-se com o Manchester Community College, Connecticut,  como professor visitante, servindo também como orador oficial e recebeu um diploma honorário.
Em dezembro de 2016 E. R. Braithwaite morreu.

14- Professora  Erin Gruwell

Escritores da Liberdade - Freedom Writers (2007)
O filme é inspirado nos eventos reais relatados no livro: Os Diários dos Escritores da Liberdade, Como uma professora Erin Gruwell (15/08/1969) e 150 alunos escreveram para-se  auto-transformarem e mudarem o mundo em volta deles.
Erin  começou ensinando em 1994, em  Califórnia, para alunos de baixo desempenho na escola. Um estudante  parecia determinado a fazer sua vida miserável. Ele havia sido transferido de outra escola, onde ele tinha ameaçado sua professora com uma arma. No entanto,  um de seus outros alunos passou uma nota que descrevia ele com  grandes lábios. Ela disse à classe que esse era o tipo de caricatura que os nazistas tinham usado durante o Holocausto. Todavia apenas um dos estudantes sabia o que era o Holocausto, Erin mudou o tema de seu currículo para a tolerância.  Ela levou os alunos para ver o filme: A Lista de Schindler, comprou novos livros de seu próprio bolso e convidou palestrantes.
Ela pediu aos alunos para manter diários de suas vidas, e fazer relação entre a feudal família em Romeu e Julieta para uma gangue em guerra. Os alunos também leram livros escritos por e sobre outros adolescentes em tempos de guerra, como o: Diário de Anne Frank, e o Diário de Zlata . 
No outono de 1995, Erin deu a cada um de seus alunos livros novos, fazendo um brinde para a mudança.  Depois disso, ela viu uma reviravolta neles. Os alunos passaram a surpreender a todos. Todos os 150 alunos escritores se formou no colegial e muitos passaram  a frequentar a faculdade. Entre 1994 e 1998, Os Escritores da Liberdade receberam uma grande quantidade de cobertura da mídia.

15- Professora Freida Joy Riley


  Céu de Outubro - October Sky ( 1999) é um filme baseado no livro "Rocket Boys", de Homer Hickam. Ele é baseado na história verídica de Homer, filho de um mineiro de carvão que inspirado pelo lançamento do Sputnik 1, em 1957, começou a fazer foguetes contra a vontade de seu pai,  se tornando um engenheiro da NASA.
O livro baseia-se em fatos reais da infância de Homer; contudo, Lewis Colick, o responsável pela adaptação da história para o cinema, exerceu licença criativa em seu roteiro final.
                                                    Homer Hickam Hadley Jr.
A professora que o incentivou e o apoiou foi:
Freida Joy Riley (01 de março de 1937 - 05 de agosto de 1969) foi uma professora de ciências e matemática americana. Ela ensinou na escola secundaria Big Creek , em Oeste Virginia durante o final dos anos 1950 e início dos anos 1960, enquanto que sofria da doença de Hodgkin.

16- Professor George Mckenna 

Uma Lição de Coragem: A Historia de George Mckenna - The George McKenna Story (1986) é um filme dirigido por Eric Laneuville. Estrelado por Denzel Washington e Lynn Whitfield. O filme narra a historia  do professor George em Los Angeles, que salvou a vida de vários alunos que deixaram o crime.

17- Professor Harold Jones

Radio (2003) dirigido por Mike Tollin, baseia-se na história verídica do professor/ treinador de futebol americano, Harold Jones (Ed Harris) e um jovem com problemas mentais, James Robert "Radio" Kennedy (Cuba Gooding Jr.). 

18-  Professora Iris Stevenson

Mudança de Hábito 2 - Sister Act 2: Back in the Habit (1993) é um filme de comédia norte-americana vagamente baseado na vida da instrutora de coro Iris Stevenson da escola secundaria Crenshaw, Estrelado por Whoopi Goldberg. Dirigido por Bill Duke.
                                       Iris Stevenson, premiada instrutora de  coro.

19- Professores/Treinadores jackel Lengel e Red Dawson



Somos Marshall - We are Marshall (2006) Quando um acidente de avião tira a vida de membros da equipa de futebol da universidade de Marshall e alguns de seus fãs, novo treinador da equipe Jackel Lengel (1935) e o assistente William Alfred "Red" Dawson (nascido em 04 de dezembro de 1942)) e seus jogadores sobreviventes tentar manter o programa de futebol vivo.

20- Professor Jaime  Gutierrez 
O Preço do Desafio - Stand and Deliver (1988) é um filme norte-americano, dirigido por Ramón Menéndez e estrelado por Edward James Olmos, que recebeu uma indicação ao Oscar. O filme foi adicionada ao Registro Nacional de Cinema da Biblioteca do Congresso em 2011.
Jaime Alfonso Escalante Gutierrez (31 de dezembro, 1930 -1930 março de 2010) foi um educador boliviano que ensinava cálculo entre 1974 -1991, numa escola de segundo grau em Los Angeles, Califórnia.
Jaime era filho de dois professores de ascendência Aymara em La Paz, Bolívia. Ele era orgulhoso de sua herança Aymará e como um adulto orgulhosamente proclamava "A cultura Aymara sabia matemática antes dos gregos e egípcios". Ele ensinou matemática e física durante 12 anos em sua pátria-mãe antes de emigrar para os EUA. Após a migração, "ele teve que trabalhar em muitos biscates, ensinar Inglês e ganhar outro diploma universitário antes que ele pudesse voltar para a sala de aula."  Em 1974, ele começou a ensinar na escola secundaria Garfield.
Em vez de preparar aulas para alunos de baixo desempenho, ele começou a ensinar AP Calculus. Determinado a mudar o status quo, Jaime tinha de persuadir os primeiros estudantes que quiseram ouvir que eles poderiam controlar o seu futuro com o direito da educação. Ele lhes prometeu que os postos de trabalho estariam em engenharia, eletrônica e computadores, mas eles teriam que aprender matemática para ter sucesso.
A administração da escola frequentemente se opôs a ele, durante seus primeiros anos. Ele foi ameaçado de demissão. Esta oposição mudou com a chegada do novo diretor, Henry Gradillas, que reformulou o currículo acadêmico na escola.
Mas foi apenas em 1978 que Jaime iria instruir a sua primeira aula de cálculo.
Atenção Nacional
Em 1982, 18 de seus alunos passaram no exame Advanced Placement Cálculo. Achando essas pontuações suspeitas, porque todos os alunos fizeram exatamente o mesmo erro de matemática no problema # 6, e também usou os mesmos nomes de variáveis incomuns. Quatorze dos que passaram foram convidados para fazer o exame novamente. Doze dos quatorze concordou em refazer o teste e todos os doze fez bem o suficiente para terem suas pontuações reintegradas.
Em 1983, 33 estudantes fizeram o exame e 30 passaram.
Em 1987, 73 alunos foram aprovados cálculo exame AB e outros 12 passaram a versão BC do teste.
Em 1988, Jay Mathews publicou o livro:
 Escalante: O Melhor Professor na América. Durante este tempo os professores e outros observadores interessados pediram para assistirem as suas aulas. Ele recebeu visitas de líderes e celebridades políticos, incluindo o então presidente Ronald Reagan e ator Arnold Schwarzenegger.
 Em seus últimos anos em Garfield, ele recebeu ameaças e mensagens de ódio de vários indivíduos. Em 1990, ele havia perdido a presidência do departamento de matemática. Neste ponto o programa de enriquecimento de matemática do Escalante tinha crescido para mais de 400 alunos. A sua turma tinha aumentado para mais de 50 alunos. Este foi muito além do limite de 35 estudantes estabelecido pelo sindicato dos professores, que por sua vez aumentou a crítica da obra dele.
Em 1991, o número de alunos da escola fazendo exames avançados em matemática e outras disciplinas saltou para 570. No mesmo ano, citando a política do corpo docente e ciúmes, Jaime deixou a escola. Ele encontrou um novo emprego numa escola em Sacramento, Califórnia.
 No auge da influência de Jaime, graduados do Garfield que entraram na University of Southern California era em tão grande número que ultrapassaram todas as outras escolas na região operária de East Los Angeles combinada.
Angelo Villavicencio tomou as rédeas do programa, após a sua partida e ensinou os restantes 107 alunos AP em duas classes para o próximo ano. Sessenta e sete dos alunos  fizeram o exame AP e quarenta e sete passaram. O pedido de Angelo para uma terceira classe devido ao tamanho da classe foi negado e na primavera seguinte ele seguiu Jaime e saiu da escola Garfield. O declínio do programa de matemática na Garfield se tornou aparente após a saída de Jaime e outros professores associados com a sua criação e desenvolvimento. Em poucos anos, o número de AP cálculo estudantes de Garfield que passaram em seus exames caiu mais de 80 por cento.
Em 1996, Angelo contactou o novo diretor de Garfield, Tony Garcia, e se ofereceu para voltar pa ajudar a reanimar o programa de cálculo. A sua oferta foi rejeitada.
Em 2001, ele retornou a Bolívia, e ensinou na Universidade Privada del Valle.  Ele voltou para os Estados Unidos com freqüência para visitar seus filhos.
Em março de 2010, ele enfrentou dificuldades financeiras a partir do custo de seu tratamento contra o câncer. E alguns dos seus ex-alunos, levantou fundos para ajudar a pagar suas contas médicas.
Ele se mudou para Sacramento, Califórnia, para viver com seu filho. Lecionou em uma escola de segundo grau. Ele morreu em  aos 79 anos, na casa de seu filho durante o tratamento para o câncer de bexiga.

Prêmios
1988 - Medalha Presidencial de Excelência em Educação, concedido pelo presidente Ronald Reagan
1988 - Prêmios Herança Hispânica
1989 - Doutor Honorário em Ciências - Universidade de Massachusetts Boston
1990 - Doutor Honorário de Letras - Universidade Estadual da Califórnia, Los Angeles
1990 - Doutor Honorário da Educação - Universidade Concórdia, Montreal
1990 - Doutor Honorário em Direito - Universidade de North Colorado
1990 -. Premio para o grande serviço público a favor do desfavorecido.
1998 - Doutor Honorário em Letras Humanas - Universidade de Wittenberg
1998 - Andrés Bello prêmio, da Organização dos Estados Americanos
1999 - Introduzido no Salão Nacional de Professores da fama
2002 - Membro da Comissão Consultiva do Presidente sobre Excelência Educacional de hispânicos.
2005 - O maior prêmio de Escritório - Centro de Cidadania da Juventude
2005 - O melhor professor na América do Norte - Freedom Forum


No comments:

Post a Comment