Thursday, May 5, 2016

26 Compositores e Músicos da Música Clássica Revelados em Filmes Biográficos





The Music of Strangers: Yo-Yo Ma e o Silk Road Ensemble (2016) é um documentário sobre o Silkroad dirigido por Morgan Neville, que também produziu com Caitrin Rogers.
Silkroad, anteriormente conhecido como Silk Road Project, Inc., é uma organização sem fins lucrativos, iniciada pelo violoncelista Yo-Yo Ma em 1998, promovendo a colaboração entre artistas e instituições, promovendo o intercâmbio artístico multicultural e estudando o fluxo e refluxo de Ideias. O projeto foi inicialmente inspirado pelas tradições culturais das rotas comerciais históricas da Rota da Seda da Eurásia e agora abrange uma série de programas artísticos, culturais e educacionais focados em conectar pessoas e ideias de todo o mundo. Foi descrito como uma "organização artística e educacional que conecta músicos, compositores, artistas e públicos de todo o mundo" e "uma iniciativa para promover a colaboração artística multicultural".
Cristina Pato Lorenzo (nascida em 17 de agosto de 1980) é uma gaiteira, pianista e compositora galega.
Kayhan Kalhor (nascido em 24 de novembro de 1963) é um tocador de kamancheh e setar iraniano e vocalista, compositor e mestre da música clássica tradicional iraniana
Wu Man (2 de janeiro de 1963) é um tocador e compositor chinês de pipa. Treinada em performance de pipa no estilo Pudong no Conservatório Central de Música de Pequim, ela é conhecida por tocar uma ampla variedade de estilos musicais e por introduzir a pipa e sua herança chinesa nos gêneros ocidentais.
Yo-Yo Ma (nascido em 7 de outubro de 1955) é um violoncelista americano. Nascido em Paris, França, de pais chineses e educado na cidade de Nova York, ele foi uma criança prodígio, atuando desde os quatro anos e meio. Ele se formou na Juilliard School e na Harvard University, e já se apresentou como solista com orquestras ao redor do mundo. Ele gravou mais de 90 álbuns e recebeu 18 prêmios Grammy. Além de gravações do repertório clássico padrão, ele gravou uma grande variedade de música folclórica, como o bluegrass americano, melodias tradicionais chinesas, os tangos do compositor argentino Astor Piazzolla e música brasileira.








1- Johann Sebastian Bach (21 de março de 1685 —  28 de julho de 1750) foi um compositor, cantor, cravista, maestro, organista, professor, violinista e violista alemãoNascido numa família de longa tradição musical. Estudando incansavelmente, ele adquiriu um vasto conhecimento da música europeia de sua época e das gerações anteriores.



 A Crônica de Anna Magdalena Bach - The Chronicle of Anna Magdalena Bach (1968) é um filme dirigido pelos cineastas franceses Jean-Marie Straub e Danièle Huillet. O filme conta com o renomado cravista holandês Gustav Leonhardt no papel de Bach.


 
Meu Nome é Bach - Mein Name ist Bach (2003) é um filme suíço  dirigido por Dominique de Rivaz.
Ele desempenhou vários cargos em cortes e igrejas alemãs, mas suas funções mais destacadas foram a de Kantor da Igreja de São Tomás e Diretor Musical da cidade de Leipzig, onde desenvolveu a parte final e mais importante de sua carreira.
 Absorvendo inicialmente o grande repertório de música contrapontística germânica como base de seu estilo, recebeu mais tarde a influência italiana e francesa, através das quais sua obra se enriqueceu e transformou, realizando uma síntese original de uma multiplicidade de tendências. Praticou quase todos os gêneros musicais conhecidos em seu tempo, com a notável exceção da ópera, embora suas cantatas maduras revelem bastante influência desta que foi uma das formas mais populares do período Barroco.[
    Monumento a Bach erguido em Eisenach em 1884, criado por Adolf von Donndorf
A sua habilidade ao órgão e ao cravo foi amplamente reconhecida enquanto viveu e se tornou legendária, sendo considerado o maior virtuose de sua geração e um especialista na construção de órgãos. Também tinha grandes qualidades como maestro, cantor, professor e violinista, mas como compositor seu mérito só recebeu aprovação limitada e nunca foi exatamente popular, ainda que vários críticos que o conheceram o louvassem como grande. 
                                         Selo comemorativo do tricentenário de seu nascimento
A maior parte de sua música caiu no esquecimento após sua morte, mas sua recuperação iniciou no século XIX e desde então seu prestígio não cessou de crescer. Bach é tido como o maior nome da música barroca, e muitos o vêem como o maior compositor de todos os tempos. Entre suas peças mais conhecidas e importantes estão os Concertos de Brandenburgo, o Cravo Bem-Temperado, as Sonatas e Partitas para violino solo, a Missa em Si Menor, a Tocata e Fuga em Ré Menor, a Paixão segundo São Mateus, a Oferenda Musical, a Arte da Fuga e várias de suas cantatas.


2- Antônio Lucio Vivaldi conhecido como O Padre Ruivo por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos ( 4 de março de 1678 — 28 de julho de 1741) foi um grande compositor e músico italiano do estilo barroco, que compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas.  
Vivaldi: Um Príncipe em Veneza (2006). Um filme francês com produção italiana de Jean Louis Guilhermou
Antônio era o mais velho de sete irmãos. O seu pai, era um barbeiro, e talentoso violinista, depois de iniciá-lo na música, matriculou-o, ainda pequeno, na Capela Ducal de São Marcos, para aperfeiçoar seus conhecimentos musicais, e foi também responsável pela sua admissão na orquestra da Basílica de São Marcos, onde ele despontou como o maior violinista do seu tempo.
Em 1703, ele foi ordenado padre. 
Em 1704, foi-lhe dada dispensa da celebração da Eucaristia devido à sua saúde fragilizada (aparentemente sofria de asma), e ele se voltou para o ensino de violino num orfanato de moças em Veneza. Pouco tempo após assumir suas novas funções, as meninas ganharam seu apreço e sua estima. Ele compôs para elas a maioria dos seus concertos e músicas sagradas. Ele chegou a ser excomungado após abandonar uma missa no momento da transubstanciação eucarística para anotar uma melodia que lhe ocorreu durante a cerimônia.
Em 1705 é publicada a sua primeira coletânea - as Doze sonatas (Opus 1).
 Em 1708 é publicada uma segunda coletânea de 12 sonatas para violino e baixo contínuo (Opus 2),  

 Em 1711, a fama internacional seria alcançada com a publicação, em Amsterdam, de uma coletânea de 12 concertos - L'estro armonico (Opus 3), graças ao editor Estienne Roger, com suas novas técnicas de impressão, bem mais avançadas do que as dos editores venezianos. L'estro armonico repercutiu por toda a Europa. Mais tarde, seis desses concertos seriam transcritos por Bach, para vários instrumentos.


3- Amadeus Mozart batizado Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart ( 27 de janeiro de 1756 —  5 de dezembro de 1791) foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico. Amadeus Mozart começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Na adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso.


Amadeus é um filme estadunidense de 1984, do gênero drama biográfico dirigido por Milos Forman e com roteiro de Peter Shaffer. Amadeus é um compositor vienense jovem extremamente talentoso que inadvertidamente encontra um rival feroz no disciplinado e determinado Antonio Salieri. Antônio ressente Amadeus tanto pelo seu estilo de vida hedonista e seu inegável talento, este ciúme o torna  obcecado pela queda de Amadeus Mozart, levando a um esquema desonesto que tem consequências desastrosas para os dois homens.
Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidas, além de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. 
Ele deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos. Ele foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. A sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Amadeus Mozart é considerado um dos maiores compositores clássicos, conseguiu conquistar grande prestígio e sua imagem se tornou um ícone popular.

4- Antonio Salieri (18 de agosto de 1750 – 7 de maio de 1825), foi um compositor operístico italiano, compositor oficial da Corte de José II, Arquiduque da Áustria. Em sua  época a sua música era bem conhecida.
 A música de Antonio lentamente desapareceu do repertório entre 1800 e 1868, e foi raramente ouvida após esse período até  o renascimento de sua fama no final do século 20. Este ressurgimento deveu-se à representação dramática e altamente ficcionalização de Antônio neste filme.


5- Anna Maria Walburga Ignatia Mozart chamada Marianne e apelidada de Nanner (30 de julho de 1751 - 29 de outubro de 1829). Quando ela tinha sete anos, seu pai Leopold Mozart começou a ensiná-la a tocar cravo. Ele levou ela e Amadeus em excursões em muitas cidades, como Viena e Paris, para mostrar seus talentos. 

Irmã de Mozart (2010) é um filme de drama francês escrito e dirigido por René Féret e estrelado por duas de suas filhas. O filme apresenta um relato ficcional do início da vida de  Anna Mozart,  a única irmã  de Mozart que sobreviveu à infância. 
Diante da ideologia de seus pais, prevaleceu na sociedade da época. A partir de 1769 em diante ela já não estava autorizada a mostrar seu talento artístico em viagens com seu irmão, por ser mulher e tendo chegado a idade de casar. Há evidências de que ela escreveu composições musicais, como há cartas de Mozart elogiando seu trabalho, mas a volumosa correspondência de seu pai nunca menciona qualquer de suas composições, e nenhuma sobreviveu.

6- Frédéric François Chopin, também chamado Fryderyk Franciszek Chopin ( 1 de Março de 1810—  17 de Outubro de 1849), foi um pianista polonês radicado na França e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história.


À Noite Sonhamos - A song to Remember (1945) é um filme biográfico de ficção que conta a história de vida do pianista e compositor Frédéric ChopinO patriotismo de Frederic foi romantizado no filme,  a Polônia sofria  sob o domínio germânico. O filme mostra Frederic fazendo parte de atividades dirigidas ao salvamento da Polônia, com seus amigos.O primeiro trabalho de Frederic em Paris é a "Heróica" Polonesa, uma música dedicada à Polônia. Ele mostrou-se nacionalista mesclando sua música com elementos eslavos; hoje suas mazurcas são fundamentais para a música clássica nacional polonesa. O surgimento de George Sand, é retratada  como uma figura destrutiva na vida do compositor, que o seduz e o distrai sobre os assuntos poloneses. 
George & Frederic - Impromptu (1991)  dirigido por James Lapine, e estrelado por Hugh Grant e Judy Davis. Em 1836, numa festa organizada pela amante do compositor Franz Liszt, frederic conheceu Amandine-Aurore-Lucile Dupin, conhecida como George Sand ( 1 de Julho de 1804 —  8 de Junho de 1876), aclamada romancista e memorialista francesa, considerada a maior escritora francesa e uma das precursoras do feminismo. 




 Chopin: Desejo por Amor - Chopin: Desire for Love (2002) é um filme criado e dirigido por Jerzy Antczak. Relatando o período em que Chopin e George Sand estavam juntos, num turbulento inverno em Maiorca (1838-1839), onde tiveram problemas para encontrar acomodação e acabaram se alojando num frio mosteiro. 

 A casa em que nasceu, hoje é um local onde se realizam recitais de piano.
Ele nasceu no Ducado de Varsóvia, filho de mãe polonesa e pai francês-expatriado seu pai era professor de francês.  Aclamado em sua terra natal como uma criança prodígio, aos vinte anos ele deixou a Polônia para sempre. Em Paris, fez carreira como intérprete, professor e compositor.
Toda a obra existente dele inclui o piano predominantemente como um instrumento solo, e suas composições são amplamente consideradas como repertório essencial para este instrumento. 
Ele inovou com novas formas musicais, como a balada, e introduziu significativas inovações nas formas existentes, como a sonata de piano a valsa, o noturno, o estudo, o improviso e o prelúdio. Alguns citam suas obras como "os principais pilares" do romantismo na música erudita do século XIX. 
Ele morreu rodeado de amigos e como gostava muito de flores, logo depois da morte recebeu tal quantidade que parecia repousar num jardim. Como era costume na época, foi feita uma máscara mortuária por Auguste Clesinger. 
Antes do funeral de Frederic, de acordo com seu desejo ao morrer, seu coração foi retirado devido a seu medo de ser enterrado vivo.  O coração permanece até hoje lacrado dentro de um pilar da Igreja da Santa Cruz.
                                         Monumento a ele, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro
 Ele havia pedido que o Réquiem de Mozart fosse tocado em seu funeral. Os principais trechos do Réquiem foram compostos para cantoras, mas a Igreja de Madeleine nunca havia permitido cantoras em seu coro. O funeral foi atrasado em quase duas semanas até que a igreja aceitou, contanto que as cantoras ficassem atrás de uma cortina de veludo preto.

O funeral foi realizado em 30 de outubro, onde compareceram cerca de três  mil pessoas. 
                                        O seu túmulo no cemitério  em Paris.
A sua sepultura atrai numerosos visitantes e é invariavelmente enfeitada com flores, mesmo na calada do inverno.


7- Franz Liszt seu nome em húngaro é Liszt Ferenc (22 Outubro 1811- 31 de julho 1886) foi um compositor, pianista, maestro e professor e terciário franciscano húngaro do século XIX.
Canção Sem Fim - Song Without End (1960)
Uma história ficcional narrando 30 anos na vida do compositor húngaro Franz Liszt.
Franz Liszt ganhou fama na Europa durante o início do século XIX por sua habilidade como pianista virtuoso. Em 1840 ele foi considerado por alguns como, talvez, o maior pianista de todos os tempos. Ele foi um benfeitor para outros compositores, incluindo Richard Wagner, Hector Berlioz.
Ele deixou para trás um corpo extenso e diversificado de trabalho em que ele influenciou seus contemporâneos sobre o futuro e antecipou algumas ideias e tendências do século




Sonata de Amor - Song of Love (1947)
O romance ficcional no século 19, dos músicos Clara Schumann (Katharine Hepburn), Robert Schumann (Paul Henreid) e Johannes Brahms (Robert Walker). Clara larga a sua carreira próspera como pianista de concerto para dedicar-se ao seu marido  compositor Robert. Incapaz de lidar com a decepção e fracasso, Robert morre em um asilo, deixando a pobre Clara para lidar com sete filhos e dívidas crescentes.
8- Clara Schumann, nascida Clara Josephine Wieck ( 13 de setembro de 1819 - 20 de maio de 1896) foi uma pianista e compositora romântica alemã. 
Desde muito jovem, aprendeu a técnica do piano com seu pai, Friedrich Wieck. A mãe, Marianne, era uma excelente musicista e dava concertos. Quando Clara tinha 4 anos, os pais se divorciaram, e posteriormente Friedrich ganhou a custódia da menina. Aos 5, Clara começou a ter lições de piano mediante a disciplina rígida do pai. A partir dos 13 anos desenvolveu uma brilhante carreira pianística, apresentando-se em vários palcos pela Europa.
Ainda na adolescência iniciou um romance com Robert Schumann que na época era aluno de seu pai. Ao tomar conhecimento da ligação de Robert e Clara, seu pai ficou furioso, pois Robert tinha problemas com a bebida, o fumo e crises depressivas. Preocupado com o futuro da filha, proibiu a relação. A conseqüência foi uma longa batalha judicial, em que, após um ano de litígio, Robert conseguiu a permissão para desposar Clara, após ela completar 21 anos.
9- Robert Alexander Schumann (8 de junho de 1810 —  29 de julho de 1856) foi um compositor alemão. O quinto e último filho de um livreiro e romancista. Robert começou a compor antes da idade de sete anos, a sua infância foi gasta no cultivo da literatura e da música.
Em 1830, ele passou a dedicar-se exclusivamente à música.
Depois do casamento, Clara e Robert começaram uma longa colaboração, ele compondo e Clara interpretando e divulgando suas composições. Clara continuou a compor, mas a vida em comum era complicada, pois ela foi forçada a parar a carreira por diversos períodos, devido às 8 gestações e, apesar de Robert aparentemente encorajar sua criação musical, ela abdicou muitas vezes de sua carreira como compositora para promover a do marido. A situação era agravada por várias diferenças entre o casal: Clara adorava turnês, Robert as odiava; ele precisava de silêncio e tranquilidade para praticar, o que significa que Clara ficava em segundo plano, pois somente após o estudo do marido ela poderia ter suas horas de estudo.
Clara Schumann & Suas crianças em 1853: Ludwig, Elise, Felix, Marie, Ferdinand, Eugenie
A sua tendência era revolucionária na época, não gostava das - usando suas próprias palavras - áridas escolas do contraponto e da harmonia. 
Em conjunto com amigos e intelectuais da época fundou o Neue Zeitschrift für Musik (Nova Revista para a Música). Um jornal voltado para a música, em 1834. Nos dez anos em que esteve à frente deste, teve uma rica produção artística.
Ele foi diretor musical na cidade de Düsseldorf em 1850. Ele foi forçado a renunciar ao cargo em 1854, devido ao seu estado avançado de doença mental. Na verdade, Robert teve um longo histórico de transtorno mental, com suas primeiras manifestações em 1833. Depois de uma tentativa de suicídio em 1854, a família a internou-o num manicômio, onde ficou por dois anos, até sua morte. Após 14 anos de casamento, Clara ficou sozinha com os filhos, tendo que dar aulas e apresentações para sustentar a família. A partir daí, ela ficou livre para compor e dar concertos, e sua carreira finalmente se desenvolveu.

10- Johannes Brahms  (7 de maio de 1833 — 3 de abril de 1897) foi um compositor alemão, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX. Algumas de suas contribuições mais notáveis ​​foram a invenção do poema sinfônico, desenvolvendo o conceito de transformação temática, como parte de suas experiências em forma musical e fazer rupturas radicais em harmonia. Ele também desempenhou um papel importante na popularização de uma grande variedade de música de transcrição para piano.



Eu Quero Saber Quem Está Beijando Ela Agora - I Wonder Who's Kissing Her Now (1947) é um filme estadunidense dirigido por Lloyd Bacon. O título provisório deste filme foi Hello, My Baby. A história é baseada na vida do norte-americano
11- Joseph E. Howard (1867-1961). Joseph foi um compositor da Broadway, letrista e libretista. Um membro famoso de Tin Pan Alley, juntamente com a esposa e compositora Ida Emerson (17 de abril de 1873 - 25 de setembro de 1945) como parte da equipe de Howard e Emerson, seus sucessos incluem "Hello! Ma Baby" e musicais da Broadway como " Eu pergunto quem está beijando ela agora? "
12- Pyotr Ilyich Tchaikovsky (25 de abril / 07 maio de 1840 - 25 de outubro 1893) foi um compositor russo cujas obras incluem sinfonias, concertos, óperas, ballets, música de câmara, e um cenário coral do russo Divina Liturgia Ortodoxa. Ele foi homenageado em 1884 pelo Imperador Alexandre III, que lhe concedeu uma pensão vitalícia.
Delírio de Amor - The Music Lovers (1970) é um filme de drama britânico dirigido por Ken Russell. O roteiro foi baseado numa coleção de correspondência pessoal editada que enfoca a vida e a carreira de compositor russo do século 19.
Algumas delas estão entre a música teatral mais popular do repertório clássico.
Ele foi o primeiro compositor russo cuja música deixou uma impressão duradoura internacionalmente, que ele reforçou com apresentações como maestro convidado em sua carreira na Europa e nos Estados Unidos. 
Uma dessas aparições foi no concerto inaugural do Carnegie Hall, em Nova York em 1891. 

13- Scott Joplin (1867/1868 - 01 abril de 1917) chamado de o "Rei do Ragtime", e considerado o inventor do Jazz, Ele foi capaz de ampliar os seus talentos com a música que ele ouvia ao seu redor, misturando a música clássica tradicional com músicas gospel afro-americanas, músicas de plantação (onde os negros trabalhavam, normalmente em plantações de algodão, sendo considerado o berço do blues), ritmos sincopados, blues e coros. Inventou, assim, uma nova maneira de compor músicas.

Scott Joplin (1977) é um filme dirigido por Jeremy  e baseado na vida do compositor e pianista norte-americano Scott Joplin. É estrelado por Billy Dee Williams e Clifton Davis. 
A obra "Treemonisha", foi a primeira grande ópera composta por um americano africano.
Embora a música de Scott fosse popular e recebesse royalties modestos durante sua vida, o músico não recebeu o reconhecimento como um compositor sério.
O músico recebeu este respeito apenas postumamente, quando seu trabalho foi republicado em 1972 e aclamado pela comunidade popular e escolar. Em 1973, sua música foi caracterizada como um retrato do movimento "ragtime". Em 1976, a ópera Treemonisha ganhou o prêmio "Pulitzer".
O “Maple Leaf Rag” tornou-se a primeira peça instrumental a vender mais de um milhão de cópias de partituras.


14- Lucy Hickenlooper conhecida Olga Samaroff (8 de agosto de 1880 - 17 de maio de 1948) foi uma pianista, crítica musical e professora. 
Olga Samaroff - Virtuosa: A História de Olga Samaroff  é um documentário sobre a vida e os tempos de Lucy, que apesar das probabilidades reinventou-se como Olga e se tornou uma das primeiras e mais famosas artistas femininas de concerto da América. Esta é a história convincente da jornada de uma mulher excepcional.
Não havendo grandes professores mestres nos Estados Unidos, depois do seu talento para o piano ter sido descoberto, ela foi enviada para a Europa para estudar, primeiro no Conservatório de Paris, e mais tarde com  em Berlim, onde se casou, muito brevemente, com o engenheiro russo Boris Loutzky.
Após se divorciar de Boris e um desastre que acabou com o negócio de sua família, ela voltou para os Estados Unidos e tentou conquistar uma carreira como pianista, mas logo ela descobriu que  tanto pelo seu nome estranho e suas origens americanas a prejudicava . O seu agente sugeriu uma mudança de nome profissional, que foi pegado de um parente remoto.
Como Olga Samaroff, ela auto-produziu a sua estréia em Nova York, no Carnegie Hall, em 1905 (a primeira mulher a fazê-lo), a contratação do hall, a orquestra e o maestro Walter Damrosch, e fazer uma impressão esmagadora com sua performance de piano de Tchaikovsky Concerto No. 1. Ela interpretou extensivamente nos Estados Unidos e na Europa depois.
Olga descobriu Leopold Stokowski (1882-1977) quando ele era organista da igreja de St. Bartholomew, em Nova York e mais tarde condutor da Orquestra Sinfônica de Cincinnati. Ela tocou o primeiro Concerto para Piano de Tchaikovsky sob a direção de Leopold quando ele fez sua estréia oficial  em Paris, com a Orquestra Colonne em 12 de maio de 1909.
Ela se casou com ele em 1911 e sua filha Sonya nasceu em 1921. Naquela época, muito mais famosa do que ele, Olga pressionou seus contatos para apontamento para ele (em 1912) para o posto vago de condutor  na Orquestra de Filadélfia, que foi o lançamento de sua carreira internacional. Olga fez uma série de gravações no início da década de 1920 para a Victor Company.
Em 1923, Olga e Leopold-se  divorciaram; as razões incluiu infidelidade dele, a partir do qual ela nunca se recuperou. Em 1925 Olga caiu em seu apartamento em Nova York, sofrendo uma lesão no ombro que a obrigou a se aposentar do desempenho. Ela trabalhou principalmente como uma crítica e professora a partir de então. Ela também escreveu para o Nova York Evening Post, até 1928, e deu palestras em toda a década de 1930.


15- Igor Fyodorovich Stravinsky ( 05 junho de 1882 - 6 de abril de 1971) era um russo ( e, mais tarde, naturalizado francês e americano) compositor, pianista e maestro. Ele é amplamente considerado um dos compositores mais importantes e influentes do século 20.
 Coco Chanel e Igor Stravinsky
Um caso apaixonado entre dois gigantes criativos começa depois que a costureira francesa Coco Chanel  convidou o compositor russo indigente  e sua família para viver em sua casa de campo.
A Carreira de composição de Igor foi notável por sua diversidade estilística. Ele primeiro alcançou fama internacional com três Ballets encomendados pelo empresário Sergei Diaghilev. 
  O último destes, A Sagração da Primavera (1913), transformou a maneira em que os compositores posteriores pensaram a estrutura rítmica e foi o grande responsável pela reputação duradoura de Igor como um revolucionário musical que extrapolou os limites do design musical. A sua "fase russa" foi seguida em 1920 por um período em que ele se virou para a música neoclássica. As obras deste período tendiam a fazer uso de formas musicais tradicionais (concerto grosso, de fuga e Sinfonia). Ele muitas vezes prestou homenagem à música de mestres anteriores. 
Na década de 1950, Igor adotou procedimentos de série. As suas composições deste período compartilham traços com exemplos de sua produção anterior: energia rítmica, a construção de idéias melódicas estendidos para fora de alguns duas ou três blocos de celas e clareza de forma, e de instrumentação.


Villa Lobos - Uma Vida de Paixão (2011) dirigido por Zelito Viana
O filme conta a história de um homem intuitivo, aventureiro que amava seu país e ser brasileiro. Este homem lutou para ser fiel a si mesmo. Sua música é um retrato transparente de seu gênio, intuição, liberdade, aventura e paixão pelo Brasil. A história mostra o envelhecimento Villa-Lobos indo para um concerto de gala no Teatro do Rio de Janeiro para um tributo em sua homenagem. Esta é a última vez que ele está saindo de sua casa vivo. Seus olhares são febril e atencioso. Diferentes cenas do concerto trazem memórias de sua vida de volta. Villa-Lobos sofre muitas provações: a violência de seu pai, a tristeza de sua mãe, o desinteresse da Lucilia, sua primeira esposa, a incapacidade de ter filhos, a não aceitação de sua arte, a possível perda de Mindinha, seu grande amor, o abismo entre a genialidade  e a loucura.


16- Heitor Villa-Lobos (5 de março de 1887 — 17 de novembro de 1959) foi um maestro e compositor brasileiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. No Brasil, sua data de nascimento é celebrada como Dia Nacional da Música Clássica.
Desde cedo incentivado aos estudos, pois sua mãe queria vê-lo médico. No entanto, Raul, pai do compositor, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, deu-lhe instrução musical e adaptou uma viola para que o pequeno Heitor iniciasse seus estudos de violoncelo. Aos 12 anos, órfão de pai, Villa-Lobos passou a tocar violoncelo em teatros, cafés e bailes; paralelamente, interessou-se pela intensa musicalidade dos "chorões", representantes da melhor música popular do Rio de Janeiro, e, neste contexto, desenvolveu-se também no violão. De temperamento inquieto, empreendeu desde cedo escapadas pelo interior do Brasil, primeiras etapas de um processo de absorção de todo o universo musical brasileiro. Em 1913 Villa-Lobos casou-se com a pianista Lucília Guimarães, indo viver no Rio de Janeiro.

Em 1922 Villa-Lobos participa da Semana da Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. No ano seguinte embarca para Europa, regressando ao Brasil em 1924. Viaja novamente para a Europa em 1927, financiado pelo milionário carioca Carlos Guinle. Desta segunda viagem retorna em 1930, quando realiza turnê por sessenta e seis cidades. Realiza também nesse ano a " Cruzada do Canto Orfeônico" no Rio de Janeiro.[Seu casamento com Lucília termina na década de 1930. Depois de operar-se de câncer em 1948, casa-se com Arminda Neves d'Almeida a Mindinha, uma ex-aluna, que depois de sua morte se encarrega da divulgação de uma obra monumental. O impacto internacional dessa obra fez-se sentir especialmente na França e EUA, como se verifica pelo editorial que o The New York Times dedicou-lhe no dia seguinte à sua morte.Villa-Lobos nunca teve filhos.

17- Władysław Szpilman ( 5 de Dezembro de 1911 —  6 de Julho de 2000) foi um pianista polaco.
Nascido numa família judaica, trabalhou em Varsóvia como pianista para a rádio polaca até a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939. 
O Pianista - The Pianist (2002) é um filme dirigido por Roman Polanski e estrelado por Adrien Brody. O filme foi indicado a sete Oscars, incluindo na categorias de melhor filme e venceu nas categorias de Melhor diretor (Roman Polanski), melhor ator (Adrien Brody) e melhor roteiro adaptado (Ronald Harwood). O filme também ganhou outros prêmios, entre eles 2 BAFTAs, 6 Césares e a Palma de Ouro. 
Com a Alemanha Nazista estabelecendo o gueto de Varsóvia, ele foi forçado a instalar-se ali com a família, tal como todos os que eram de ascendência judaica. Continuou a trabalhar ali, como pianista, num restaurante. Permaneceu no gueto até a população judaica do mesmo ser conduzida aos campos de concentração, refugiando-se em três diferentes esconderijos. Após o amenizar da guerra, ele passou a residir em prédios abandonados. 
Em 1945, pouco depois do fim da guerra, escreveu um relato da sua sobrevivência em Varsóvia. O livro foi publicado na Polônia, com o título Śmierć Miasta, «Morte de uma Cidade». O livro foi fortemente censurado pelas autoridades comunistas, descontentes com a sua perspectiva da guerra, e o número de cópias impressas foi reduzido. As suas memórias não foram reimpressas senão cinquenta anos depois, em 1998, ano em que foram publicadas em inglês (e muitas outras línguas) com o título O Pianista, obtendo repercussão mundial.  Após a guerra, Szpilman prosseguiu a sua carreira musical, tornando-se um dos mais produtivos compositores polacos.

 Hilary e Jackie
Iris inspira o amor pela música - e uma rivalidade - em suas filhas, Hilary e Jackie. A violoncelista Jackie ofusca sua irmã flautista quando sua habilidade de tocar se torna internacional. Enquanto isso, Hilary constrói uma vida familiar tranquila, mas feliz. Quando Jackie sente a crescente pressão do mundo de alta-tensão de músicos clássicos de elite, ela se vira para Hilary para ajuda, e pode colocar o amor de sua irmã para o teste.
18- Hilary du Pré é uma flautista britânica e memorialista mais conhecida por sua co-autoria do livro Um Genius na Família e contribuições para o filme. Ela é casada com o maestro Christopher "Kiffer" Finzi. Eles têm quatro filhos juntos.
17- Jacqueline du Pré Mary, (26 de Janeiro 1945 -19 Outubro 1987) foi uma violoncelista inglesa. Ainda jovem, ela alcançou popularidade duradoura  incomum para um artista clássico. Apesar de sua curta carreira, ela é considerada como uma das mais talentosas violoncelistas da segunda metade do século XX. Ela é mais famosa por sua gravação icônica de Concerto para violoncelo de Elgar em Mi Menor, a sua interpretação  tem sido descrita como "definitiva" e "legendária".
A sua carreira foi interrompida pela esclerose múltipla, o que a obrigou a parar de executar com a idade de 28 anos. Ela lutou contra a doença por muitos anos, que finalmente resultou em uma morte prematura.
Esclerose Múltipla - Dureza Mental, dureza de coração, vontade de ferro,  inflexibilidade, medo.
Ela teria que acreditar" Ao escolher amor e pensamentos felizes, eu crio um mundo alegre e amoroso. Estou segura e livre.



Brilhante (1996) é um filme de drama australiano, estrelado por Geoffrey Rush,  e dirigido por Scott Hicks. Baseado na vida do pianista
19- David Helfgott ( 19 de maio de 1947) sofreu um colapso mental e passou anos em instituições.

  O grau em que a trama do filme reflete a verdadeira história da vida de David é contestada.

20- Jake Shimabukuro (nascido em 03 de novembro de 1976 em Honolulu, Havaí) é um virtuoso do ukulele e compositor conhecido por seu rápido e complexo trabalho com os dedos. A sua música combina  clássicos, elementos de jazz, blues, funk, rock, bluegrass, folk e flamenco. Ele tem escrito numerosas composições originais, incluindo todas as trilhas sonoras de dois filmes japoneses, meninas de Hula (2007) e do remake japonês de Sideways (2009).

Jake shimabukuro Vida em Quatro Corda
A vida de Jake , desde sua infância até sua ascensão ao estrelato internacional.
Bem conhecido no Havaí e no Japão durante sua carreira solo no início no início de 2000, ele tornou-se famoso internacionalmente em 2006, quando um vídeo dele tocando uma interpretação virtuosística da "Quando minha guitarra Weeps delicadamente" foi postado no YouTube sem o seu conhecimento e se tornou um dos primeiros vídeos virais nesse site. Suas participações em concertos, colaborações com músicos lendários, aparições na mídia.

21- Nathaniel Anthony Ayers, Jr. (nascido em 31 de janeiro de 1951) é um músico norte-americano. Uma fundação que leva seu nome foi iniciado em 2008 com o objetivo de apoiar as pessoas artisticamente dotadas com doença mental.


O Solista - The Soloist (2009) é um filme anglo-americano dirigido por Joe Wright, e estrelado por Jamie Foxx e Robert Downey, Jr. Ele é baseado na história real de Nathaniel, um músico que desenvolveu esquizofrenia e tornou-se mais um morador de rua entre os 90.000 mil moradores de rua na cidade de Los Angeles, Califórnia. O roteiro é baseado no livro, O Solista por Steve Lopez.

   Nathaniel e Steve Lopez no programa sessenta minutos da CBS

Steven M. Lopez (nascido em 1953) é um jornalista americano que tem sido um colunista do The Los Angeles Times desde 2001. Ele é o filho de imigrantes espanhóis e italianos.

Por Amor ao País: A Historia de  Arturo Sandoval - For Love or Country: The Arturo Sandoval Story (2000) é um filme sobre Arturo Sandoval estrelado por Andy García.. O trompetista de classe mundial Arturo Sandoval foi uma luz brilhante na excitante cena jazzística de Cuba e defendido pela lenda do jazz Dizzy Gillespie como um dos maiores músicos que ele já ouviu.O filme é a história da vida de Sandoval, até sua deserção para os Estados Unidos.
Arturo Sandoval ( 6 de Novembro de 1949) é um trompetista e pianista de jazz cubano. Arturo Sandoval começou a estudar o trompete aos 12 anos de idade e mais tarde foi co-fundador do grupo Irakere e a partir de 1981 iniciou sua carreira solo. É conhecido também pela facilidade em executar notas super agudas, muita agilidade e ser rápido e criativo com o improviso no trompete. Seu ídolo e amigo Dizzy Gillespie ajudou Arturo na sua naturalização americana, em 1990 e este é desde 1999 cidadão norte-americano.
22- Dizzy Gillespie - John Birks Gillespie (21 de outubro de 1917 —  6 de janeiro de 1993) foi um trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz, sendo, o par de Charlie Parker, um das maiores figuras no desenvolvimento do movimento bebop no jazz moderno.
Nos anos 1940, Gillespie liderou o movimento da música afro-cubana, trazendo elementos latinos e africanos para o jazz, e até para a música pop, em particular a salsa. Das suas numerosas composições destacam-se os clássicos do jazz "Manteca", "A Night in Tunisia", "Birk's Works", e "Con Alma".
Dizzy Gillespie publicou a sua autobiografia em 1979, To Be or not to Bop , e foi vítima de um cancro no início de 1993.

Em 1964, durante a campanha presidencial entre Lyndon Johnson e Barry Goldwater que ocupava as atenções do país, Gillespie lançou uma candidatura independente à Presidência dos Estados Unidos. Em tempos de conflitos raciais no país e Guerra do Vietnã, sua plataforma, apoiada por ativistas e amigos músicos, prometia oportunidade igual de empregos a negros e brancos e combate ao racismo. Sua intenção era chamar atenção para os problemas do país e ele anunciou que se eleito colocaria Miles Davis como chefe da CIA, Louis Armstrong como ministro da Agricultura, Duke Ellington como secretário-de-Estado e Malcolm X como procurador geral. Entre outras excentricidades, prometia também oficialmente trocar o nome da Casa Branca (White House) para Casa do Blues (Blues House).


Johann Strauss foi um compositor romântico, Kapellmeister austríaco,Sua peça mais famosa é provavelmente a Marcha Radetzky (do nome de Joseph Radetzky von Radetz).

Em  14 de março de 1804,  Johann Strauss nasceu  neto de um judeu convertido ao catolicismo.

Em 1811, a sua mãe morreu de "febre".

Em 1815, morreu-lhe o pai, Franz Borgias Strauss, afogado no rio Danúbio, tendo, então, a sua madrasta colocado-o como aprendiz de encadernador.

Johann Lichtscheidl deu-lhe aulas de violino e viola também estudou música com Johann Polischansky, conseguindo durante a sua aprendizagem assegurar um lugar numa orquestra local, de Michael Pamer. 

Em 1825, casou-se com Maria Anna Streim, e formou sua própria banda e começou a escrever música (principalmente, música de dança )fez digressões pela Alemanha, os Países Baixos, Bélgica, Inglaterra e Escócia. 

Johann Strauss II ( 25 de outubro de 1825 — 3 de junho de 1899), foi um compositor de música ligeira, particularmente música de dança e operetas. Compôs mais de 500 valsas, polcas, quadrilhas e outros tipos de música de dança, bem como várias operetas e um ballet. Em sua vida, ele era conhecido como "Rei da Valsa" e foi, em grande parte, responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX. Algumas das mais famosas obras de Johann Strauss incluem "O Danúbio Azul", "Kaiser-Walzer", "Contos dos Bosques de Viena", e "Tritsch-Tratsch-Polka". Entre suas operetas, Die Fledermaus e Der Zigeunerbaron são as mais conhecidas.

Os nazistas, que consideravam a música de Strauss "tão alemã", tentaram esconder, o fato de sua descendebcia nazista.

Josef Strauss ( 20 de agosto de 1827 — 22 de julho de 1870) foi um compositor. 

Eduard Strauss (15 de março de 1835 –  28 de dezembro de 1916) foi um compositor austríaco

O casamento de Johann e Maria foi instável com as suas ausências prolongadas, levando a um afastamento gradual entre o casal,

A condução e gestão desta "Strauss Orchestra" acabaria por passar para as mãos dos seus filhos diversas vezes até à dissolução por Eduard Strauss, em 1901.

Em 1834, se tornou amante de Emilie Trampusch,  com quem teve seis filhos. 

Em 1844, Anna Maria processa-o por divórcio, e isso permitiu ao filho homónimo, Johann Strauss, prosseguir activamente uma carreira musical, pois o pai era um disciplinador rigoroso e impôs a sua vontade aos seus filhos para seguirem carreiras não relacionadas com música.

Em 1849 Johann Strauss morreu de "escarlatina" que contraiu a partir de um de seus filhos ilegítimos. 


A família Strauss é uma série de 1972 da British Associated Television de oito episódios,  sobre a família de compositores com esse nome. A série foi escrita por Anthony Skene, David Reid e David Butler,  e dirigida por David Giles,  David Reid e Peter Potter.

No comments:

Post a Comment